MULHERES DE TARAUACÁ SE REÚNEM E DISCUTEM ORGANIZAÇÃO E LUTA


A quarta feira, 6 de dezembro, em Tarauacá foi marcada pelo movimento das mulheres do município, que se reuniram para discutir a conjuntura politica atual em relação à participação das mesmas nos espaços de poder e também no movimento popular.


O encontro promovido pelas vereadoras Janaina Furtado (REDE) e Neirimar Lima (PDT), contou com o apoio das entidades REMUT - Rede de Mulheres Tarauacaense, UTM - União Tarauacaense de Mulheres, SepMulheres, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Coordenação Municipal de Políticas para Mulheres. Marcaram presença a Promotora Bianca Silva, Prefeita Marilete Vitorino Secretárias Municipais Meirivânia Daniel e Edna Yawanawá, Diretoras do Hospital Anísia Aragão e Mirasilvia Lima, Coordenadora do CRAS, Dulcivânia Fonteneles, Presidente da Associação dos Portadores de Hepatite Shirley Espanhol, Representante da FEPAC Liberdade Silva, Estudantes do Instituto Dom Moacir e outras representantes de segmentos.


Para a Vereadora Janaina a ideia do encontro foi juntar num mesmo lugar, todas as mulheres que assumem funções de destaque no município para discussão de temas relacionados aos segmentos que cada uma delas ocupa. "O objetivo do encontro Mulheres em Luta é ouvir e catalogar as demandas apresentadas e, a partir daí, preparar a pauta que norteará a lutas das mulheres de Tarauacá no ano de 2018”, destacou a parlamentar.


Yonara Machado presidente da UTM falou que o encontro foi de fundamental importância e marcou uma espécie de reencontro do movimento. "Me sinto feliz em poder falar novamente num encontro de mulheres que se reúnem para fortalecer a nossa a luta", disse.


Socorro Neri presidente da REMUT falou das demandas que precisam ser debatida pelas mulheres e que devem ser pauta de discussão com os poderes. "Nós da Remut estamos nessa caminhada com as vereadoras e as entidades para buscarmos solução para nossos problemas e fortalecermos a luta das nossas mulheres" destacou.  


A Secretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres - SepMulheres bem como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher dos Direitos da Mulher foram representadas pela a presidente Rosa Neri. "Precisamos nos unir e combater a violência que assola nosso município. As mulheres de Tarauacá, especialmente as mães estão com muito medo", comentou.


A Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres Angelina Angelin se colocou à disposição das mulheres para encampar as lutas. "Assumi a coordenação a pouco tempo e ainda nem tive tempo de reunir com as entidades de defesa das mulheres. em breve espero fazer isso e a gente poder realizar um panejamento" disse. 


Bianca Silva, Promotora de Justiça conversou com as mulheres, parabenizou pela iniciativa e disse que pelo pouco tempo que está no município já pôde perceber o grau de violência que as mulheres enfrentam. "Vocês estão no caminho certo em se organizarem nas entidades. Contem com o MP na luta pela garantia das conquistas", destacou.


Falando para as mulheres presentes, a prefeita Marilete Vitorino disse que o que depender do governo municipal e que tiver possibilidades as mulheres podem ficar certas que ela fará todos os esforços para ajudar. "A prefeitura estará a disposição das mulheres para juntos tentarmos fortalecer as políticas públicas e garantir que os serviços públicos cheguem a todas", comentou.


Ainda no encontro, foram realizados debates sobre temas importantes como o direito à laqueadura, saneamento ambiental, violência, lei da ficha limpa, reorganização o movimento e fortalecimento das entidades de defesa dos direitos das mulheres, fortalecimento das ações das vereadoras, maior aproximação entre governo e movimento e outros.


Tudo que está sendo discutido será conteúdo de um documento com as bandeiras de lutas das mulheres de Tarauacá e que será apresentado no dia 8 de março por ocasião do dia internacional da mulher. O encontro acontecerá na sala de reuniões do Sinteac, na tarde desta quarta feira.


















Comentários

MAIS LIDAS