VEREADORA JANAINA PARTICIPA DE REUNIÃO ENTRE DEPASA E PREFEITURA. OBRAS DE SANEAMENTO AMBIENTAL ESTÃO PREVISTAS PARA 2018.

Nei, Janaina, Márcia e Edilene
Na última semana, a vereadora Janaina Furtado da Rede Sustentabilidade participou de uma reunião que considera importante para o futuro do município e para a conscientização da população em relação e educação ambiental, especialmente relacionada à utilização da água e a destinação do esgoto.

A reunião foi proposta pelo DEPASA - Departamento Estadual de Água e Saneamento, através de sua representante para o assunto, Márcia Costa da Silva. Participaram ainda o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Gleycionei Fernandes e a Coordenadora Municipal de Assuntos da Floresta, Edillene Silva.

Na oportunidade Márcia apresentou o Projeto de Educação em Saúde Ambiental - ESA. A proposta tem principais objetivos, o desenvolvimento de ações de educação ambiental, o fortalecimento do processo de análise da inter-relação entre as condições sanitárias, sócio-ambientais e de saúde, considerando a percepção da população da população sobre o controle da qualidade da água para o consumo humano, bem como a correta destinação do esgoto. Foi também discutida uma atenção diferenciada para os bairros que receberão intervenção de Saneamento Ambiental com recursos da Funasa e Governo Estadual.

O Mandato de Janaina Furtado tem se pautado muito por essa questão da água tratada em Tarauacá. "Recentemente o Governador Tião Viana esteve em Tarauacá onde inaugurou as novas estruturas do DEPASA no que se refere ao sistema de captação e tratamento de água para ser distribuída no município. Porém, o resultado disse ainda não foi sentido pela população devido a falta de extensão da rede de distribuição para os diversos bairros da cidade. A cidade cresceu e o atual sistema de rede não atende mais a demanda. Fiquei feliz pois a previsão é que esses investimentos estão previso para acontece no próximo ano", disse Janaina. 

Janaina Furtado afirma que por causa da falta de água tratada nas em suas casas, pessoas pessoas estão se valendo da boa ação de empresários e de vizinhos.

"Se não fossem empresários como J. Mourão e Bubu da Farmácia que fornecem água gratuitamente de seus poços artesianos, para as pessoas consumirem a situação era dramática. Todos os dias as pessoas fazem filas para buscarem água nesses locais, Quero destacar ainda solidariedade de quem tem poço semi-artesiano que socorrem os vizinhos. O uso de bombas na rede do DEPASA se tornou comum pois é a solução encontrada para muitas pessoas poderem ter o água em suias casa" destacou a vereadora.

Em 2018, está previsto a realização dessas ações de saneamento ambiental, especialmente de extensão de rede, executadas pelo Governo do Estado. A Contribuição da prefeitura nesse processo será a parte de campanhas de educação ambiental. 

A extensão de rede é esperada com muita expectativa pela população, especialmente bairro da praia, triângulo, esperança, Bairro Novo e outras localidades. 

(Assessoria)

Comentários

MAIS LIDAS