VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA REDE SUSTENTABILIDADE


Rede Sustentabilidade realizou sua Conferência Municipal na noite do último sábado (28), em Tarauacá com a presença de Carlos Gomes e Michele Silva Porta, Vozes do partido no Estado do Acre, Eurico Paz e Edilene Silva, Porta Vozes do Partido no município e Vereadora Janaina Furtado, que compuseram e coordenara os trabalhos. Participaram ainda os membros do diretório municipal, filiados e amigos convidados. 

O evento foi realizado, as 19 horas, no prédio da Câmara Municipal, é preparatório para a conferência estadual que acontece em Rio Branco no mês de novembro e o III Congresso Nacional da REDE. 

Na abertura, foi apresentado um vídeo sobre o partido. Depois os dirigentes estaduais e municipais fizeram uso da palavra e se manifestaram sobre os temas do encontro.

“Estamos felizes por receber vocês nesta noite”, disse o Porta Voz Eurico Paz em sua saudação, antes de falar sobre os princípios e os valores da Rede Sustentabilidade. Eurico falou ainda sobra aluta do partido no combate a corrupção no congresso nacional e em todo o país. “Em breve nossa vereadora Janaina Furtado deve apresentar aqui na câmara, a Lei Municipal da Ficha Lima, que vai proibir nomeação e contratação de pessoas envolvidas em corrupção, além de proibir que possam disputar cargos eletivos no âmbito do município”, concluiu.

A Porta Voz Feminina Edilene Silva em sua fala, lembrou do último processo eleitoral do qual o partido saiu vitorioso.”Há poucos meses estávamos em campanha eleitoral e saímos vitoriosos. Graças a união e a luta de nosso partido conseguimos êxito na eleição de Janaina, a primeira vereadora eleita pela Rede no Estado do Acre e nossa grande contribuição para a eleição da prefeita Marilete. Agora, temos mais um grande desafio em apresentar um nome alguém aqui de Tarauacá para a disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa do Acre“, destacou.


Em sua Saudação a Porta Voz Estadual Michele Silva destacou o trabalho de organização da rede em Tarauacá com a presença de muitas mulheres no partido. “Estou muito feliz em estar pela primeira vez em Tarauacá e presenciar um encontro bonito desses com a presença maciça das mulheres. O partido aqui é exemplo de organização para todo o estado. Destaco a atuação da nossa vereadora Janaina uma mulher atuante e de luta que é admirada por todos nós da rede no Acre e no Brasil, comentou.


Para o Porta Voz Estadual Carlos Gomes a Rede em Tarauacá já se configura como importante força e que poderá protagonizar mudanças no conceito, na forma e nos valores na política local. “Estou pela terceira vez em Tarauacá e sempre que participo de encontros do partido aqui na cidade, me alegro muito com o organização e o crescimento de vocês. O protagonismo político que estamos promovendo aqui e no Acre através da rede, é a nossa grande contribuição para as mudanças de atitudes que esperamos promover nas pessoas” pontuou. Carlos falou ainda da Conferência Estadual marcada para o mês de novembro e que os integrantes do partido em Tarauacá fizerem esforços para participarem. Na conferência Estadual estaremos discutindo uma extensa pauta, especialmente, a participação do partido na próxima eleição com a possibilidade de apresentar uma chapa própria para Presidente, governador, Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa do Acre.

Já a Vereadora Janaina Furtado disse que o momento era de agradecimento pela presença de todos que se deslocaram de suas casas para discutir a boa politica. “Eu me sinto muito feliz e gratificada com a presença de todos vocês aqui no encontro do nosso partido. Isso nos faz continuar acreditando que nossa atuação política precisa cada vez mais ser direcionada ao debate sobre a melhoria da vida do nosso povo. O mandato de vereadora que exerço é um instrumento dessa luta para buscar mecanismos de melhorias para nossa gente. Agradeço aos amigos de Rio Branco, aos dirigente locais da rede, nossos filiados, minha família e a todos os convidados” disse Janaina.

Um momento de destaque da reunião foi a filiação de novos integrantes do partido. Com destaque para o Diretor da Escola Djalma Batista, Professor Ivonaldo Benigno, a dançarina Thaís Freire, a atleta Ana Paula Félix, garota Fitness de Tarauacá e outros filiados que serão apresentados em breve.

Falando em nome dos novos filiados a dançarina Thaís Freire agradeceu ao convite e cobrou mais luta de todos pela valorização dos fazedores de cultura no município. “Eu estou na dança desde meus 14 anos quando comecei como dançarina de uma banda (Arco-Íres). Hoje o que eu sou e o pouco que ganho é graças a essa arte. As autoridades precisam valorizar mais os artistas locais, não só da danças mais de outros segmentos culturais” , desabafou.

Em sua fala, o Professor Ivonaldo disse que precisamos superar as cores partidárias e as disputas politiqueiras e olhar mais da nossa cidade que estar precisando de cuidados. Falou de sua alegria em compor o quadro de filiados do partido e pregou a liberdade. “Os partidos não mandam na gente. Somos pessoas livres. Agora posso dizer que tenho um partido. A rede somos nós e toda a diversidade das nossas vidas. Quero ajudar a melhorar a vida em Tarauacá. Chego na escola as 6:30 e saio às 22 horas. Converso com a juventude de todas as classes sociais. Acredito na educação como protagonista da mudança social” disse o professor. Muitos filiados e convidados também se manifestaram.

Por fim, um dos momentos mais esperados do encontro, quando o Porta Voz Eurico Paz, apresentou o nome do Professor Raimundo Accioy como pré candidato a Deputado Estadual pela Rede Sustentabilidade. Accioly é pedagogo, militante das causas sociais no município há muito tempo. Atua em movimentos esportivos, é ativista cultural, promotor de eventos sócio-culturais, líder comunitário, comunicador (radialista e blogueiro) e sindicalista dos mais renomados na lutas dos servidores da educação. O nome do professor foi aprovado por todos os presentes.


Falando da pré-candidatura, Accioly disse que a apresentação do seu nome demonstra o crescimento da rede no município e a necessidade do partido continuar unido para se fortalecer muito mais com vistas a se tornar uma grande força política em Tarauacá. “Minha pré-candidatura é pra valer e eu estou muito determinado para cumprir mais essa tarefa na vida. O momento político por qual passa o país, é muito triste e vergonhoso por conta da participação de corruptos na política. Acho que as pessoas bem intencionadas devem entrar na política. Vamos renovar esses cenários. Um mandato de deputado vai me instrumentalizar de mais recursos para lutar pelo povo que a cada dia perde mais as esperanças por conta do aumento das desigualdades sociais. E a corrupção deve ser combatida por todos” destacou. Accioly falou também do que chamou de forma conservadora de atuação politica da maioria dos deputados estaduais do Acre e que, na opinião dele, nunca deu certo. “O sujeito vem pedir o voto do povo, depois se elege e, ao chegar na ALEAC, coloca ‘na testa’ o rótulo de deputado da base governista (situação) e passa a defender o governo e tudo que o mesmo decidir. Junte-se a isso o fato de receber em troca os favores e os cargos que serão ocupados pelos seus correligionários indicados. Já os outros se rotulam de oposição e se unem para criticar todas as decisões do governo e trabalhar para que as mesmas não possam não dar certo. O objetivo é enfraquecer o governo para tomar seu lugar na eleição seguinte. Enquanto isso o povo é a última prioridade. Essas práticas não ajudam em nada o nosso povo”, afirmou. 


Por fim , Accioly disse que a renovação da politica passa por um novo entendimento da atuação de cada um. O eleitor que deve cobrar mais produção dos parlamentares e não só discurso ou pilhas e mais pilhas de requerimentos ou indicações que nunca são cumpridas pelo governo. “O respeito ao contraditório e o diálogo são os principais referenciais dessa mudança. A relação institucional não pode ser rompida por causa de interesses partidários e ideologias”, finalizou.

Comentários

MAIS LIDAS