JANAINA ALERTA PARA A CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O SUICÍDIO


O mês de setembro foi escolhido para a Campanha de Prevenção Contra o Suicídio. O país inteiro se mobiliza para alertar a sociedade que esse é um problema que diz respeito a todos. 

A Vereadora Janaina Furtado alerta os tarauacaenses para que fiquem alertas em relação a essa questão decorrente geralmente de situações de depressão. "Tivemos recentemente dois casos de suicídios em nossa cidade. Um trabalhador que enfrentava problemas familiares e, por último, uma estudante de 17 anos, por supostos problemas em um relacionamento amoroso. As famílias precisam ficar mais atentas para essas situações especialmente quando alguns de seus integrantes apresentar problemas referentes ao estado de depressão", destacou.   
 
O Suicídio - O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) há duas ou três décadas eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?


É possível prevenir - O suicídio pode ser evitado em mais de 90% dos casos. O Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional dos Médicos, Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, Cruz Vermelha, Centro de Valorização da Vida, Exército Brasileiro e o Ministério Público de São Paulo.

É um problema de saúde pública - Segundo dados da OMS, cerca de 805 mil pessoas cometem suicídio por ano. Em 2012, foram 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres. É a principal causa de morte entre jovens de 25 a 34 anos e a 15.ª causa no mundo. O suicídio passou a ser tratado como problema de saúde pública em 1990.

No Rio há menos casos - O Brasil é o oitavo país com mais episódios no mundo, mas em número de casos por 100 mil habitantes o país passa a ser o 113.º do ranking mundial. No país é registrada uma ocorrência a cada 45 minutos. O estado do Rio Grande do Sul tem mais casos por habitantes. E o Rio de Janeiro, menos.

CVV está na campanha - Os 70 endereços do Centro de Valorização da Vida (www.cvv.org.br) em todo o país vão colocar uma faixa amarela na sua fachada e seus voluntários buscarão apoio de municípios, estados e da federação para iluminar ou identificar monumentos e prédios públicos durante todo o mês de setembro. O Rio de Janeiro aderiu à campanha e terá o Cristo Redentor iluminado de amarelo.


Comentários

MAIS LIDAS