VEREADORA JANAINA FURTADO ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO EXAME DE MAMOGRAFIA.


Hoje, 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, instituído a partir do Projeto de Lei da Senadora Maria do Rosário (PT-RS). A data objetiva sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.

No Acre, em alusão ao Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 7 de fevereiro, o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) vai oferecer atendimento neste dia às mulheres acima de 50 anos que nunca fizeram o exame, sem agendamento.

A mamografia é um exame que possibilita detecção do câncer de mama. A orientação do Ministério da Saúde (MS) é para que todas as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos tenham acesso ao procedimento uma vez ao ano.

A vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) disse que continuará firme na luta das mulheres do município para a instalação de um centro especializado em atendimento às mulheres em Tarauacá.

"Em nosso município eu vou continuar e intensificar a luta que iniciei no meu primeiro mandato objetivando a instalação de um 'centro de excelência' para atendimento exclusivo de nossas mulheres. O Espaço já existe no posto Padre Humbert, que é a Unidade de Saúde da Mulher Maria Helena T. Bayma. Faltam ainda os profissionais e os equipamentos necessários para o atendimento exclusivo destinado ás nossas mulheres", afirmou a vereadora. . 

O deputado Federal Moisés Diniz destinou uma de suas emendas para a aquisição de um aparelho de mamografia para nosso município. 

"Espero que o objetivo seja alcançado com maior brevidade, pois , nossas mulheres se quiserem se submeterem ao exame de mamografia precisam sair de Tarauacá para Rio Branco, tendo prejuízos financeiros, transtornos e correndo risco de desenvolverem o câncer de mama ", concluiu.

Assessoria Parlamentar 

Comentários

MAIS LIDAS