Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO FALA SOBRE ÚLTIMA SESSÃO DA ATUALLEGISLATURA


A Vereadora Janaina Furtado (Rede) usou a rede social Facebook para escrever sobre sua participação na última sessão legislativa da câmara de Tarauacá. A sessão também encerrou a legislatura atual que teve início em janeiro de 2013. A vereadora aproveitou para se despedir dos colegas ao mesmo tempo em que se disse feliz e cumpridora de ua missão nesse primeiro mandato, em que procurou  representar o povo com dignidade e liberdade.

Leia abaixo o que ela escreveu: 


"Ontem realizamos a última sessão desta atual legislatura. Aprovamos o orçamento municipal,os planos de carreias e salários dos servidores municipais, a doação de uma área para os indígena na rua João Pessoa. Para uns a despedida, para outros o início de mais uma etapa de trabalho em defesa do povo. Em breve farei aqui um balanço dos meus 4 anos de mandato. Mas já quero adiantar que sou a mesma Janaina de 4 anos atrás. As riquezas que acumulei nesses 4 anos não foram de bens materiais e posses. Elevei meus conhecimentos, meu espírito de luta e exerci um bem inestimável que é a liberdade. Não me ajoelhei diante das "ofertas generosas" do poder e nem fiz oposição irresponsável e odiosa. Não usei o cargo para me servir. O povo reconheceu e me reelegeu. vou continuar firme. Obrigado". (Janaina Furtado)

Da Assessoria

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO ENTREGA PRESENTES DE NATAL PARA CRIANÇAS CARENTES


"Podem achar sensacionalismo de minha parte. Não me importo. A disputa eleitoral já acabou. Durante a semana fui aos correios, retirei algumas cartinhas onde crianças carentes pediam presentes de natal e hoje fui entregar. Um garoto queria uma chuteira, outros dois irmãos pediram sandálias, carrinho de controle remoto, mochila escolar e por aí vai. Hoje na companhia do meu esposo e meus dois filhos fizemos a entrega. Foi muito emocionante vê-los felizes, pelo menos por hoje. FELIZ NATAL A TODAS AS CRIANÇAS". (JANAINA FURTADO) 


quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

ASSESSOR DA PREFEITURA DISSE QUE NÃO ENTREGOU CONVITE PARA VEREADORA JANAINA POR QUE RECEBEU ORDENS SUPERIORES.


Na sessão ordinária de terça-feira (20) de dezembro, a Vereadora Janaina Furtado (Rede) lamentou a atitude deselegante de um dos assessores do Prefeito Rodrigo Damasceno, que veio até a câmara entregar convites em nome do prefeito para os vereadores participarem da posse dos concursados, que aconteceria na mesma data no auditório da Escola Djalma da Cunha Batista. Ele entregou os convites apenas para os vereadores de sua base aliada. 

"Eu condeno esse ato irresponsável que acabou de acontecer aqui. Uma pessoa que trabalha na assessoria de comunicação da prefeitura entra no plenário da câmara e entrega convite apenas para alguns vereadores. Essa pratica velha é bem comum nesse governo que está saindo. Só quero deixar claro que eu não preciso de convite para participar do ato de posse. Eu já sabia que eu não seria convidada. Quero dizer que eu estarei lá sim, pois, ainda sou vereadora dessa cidade. O povo me reelegeu e eu vou continuar trabalhando, independente de quem seja o prefeito", desabafou a Vereadora.


À noite aconteceu o tão esperado ato de posse e mais uma vez a vereadora Janaina Furtado, a única parlamentar que empunhou a bandeira dos concursados, não foi convidada para a mesa das autoridades. 

O assessor do prefeito que distribuiu os convites e não entregou para Janaina, a procurou, pediu desculpas e disse que estava apenas "cumprindo ordem superiores".

Mais tarde a parlamentar escreveu em uma rede social o seguinte: 

VITÓRIA DOS QUE NUNCA PARAM DE LUTAR

"Em nome da Professora Concursada e empossada Maria Soares quero externar meus parabéns à todos os concursados que tomaram posse na noite de ontem no ato promovido pela prefeitura. A vitória é de todos que contribuíram com a realização do concurso e com a luta para a realização da posse, o mérito é de vocês e a conquista é do povo. Sou grata de ter participado dessa caminhada. Agradeço aos gestores municipais. Agradeço também ao Sinteac, ao Advogado Pinheiro Zumba e aos que nunca param de lutar. Não fui convidada para a festa, mas, eu me fiz presente. O ato era público e eu sou vereadora. Dentre as minhas prerrogativas uma delas é participar de todas as atividades públicas realizadas no meu município e que são de interesse do nosso povo. Não adianta discursos inflamados e odiosos. O povo sabe identificar e reconhecer quem são seus verdadeiros amigos. Em 2017, 2018, 2019 e 2020, eu estarei novamente exercendo meu mandado de forma independente em defesa do povo, como fiz nesses últimos 4 anos. Acho que dei minha contribuição para esse grande presente de natal de todos vocês".

Da Assessoria Parlamentar
 Vereadora Janaina Furtado
 Rede Sustentabilidade

sábado, 17 de dezembro de 2016

JANAINA FURTADO É DIPLOMADA PELA JUSTIÇA ELEITORAL


O Ato Solene de Diplomação de todos os eleitos, foi Realizado sexta feira, 16/11, às 10 horas, no Fórum Desembargador Mário Strano.






quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO FALA DE SUA IDA A RIO BRANCO


Na sessão ordinária desta quarta-feira, (14) de dezembro, a Vereadora Janaina Furtado (Rede), falou sobre sua viagem a Rio Branco, onde foi participar de uma palestra promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre, (TCE-AC), destinada aos prefeitos e vereadores eleitos em 2016. 

A vereadora aproveitou a ida até Rio branco e foi até o Instituto de Terras do Acre -ITERACRE, para tratar sobre a regularização fundiária das terras do Bairro Corcovado e Conquista, tendo em vista que o projeto de lei de doação das terras do Estado para o município de Tarauacá, já foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado ( ALEAC). De acordo com Janaina o que falta é apenas a prefeitura de do município realize os procedimentos de finalização do processo junto à Procuradoria Geral do Estado, (PGE). Faltam as assinaturas das certidões que garantem a doação oficial e também para que possam ser expedido os títulos definitivos dessas terras. 

"Fiquei feliz ao saber. Já contactei os deputados e representes do nosso município e vou acompanhar todo esse processo para que nos primeiros meses 2017, as pessoas do Bairro Corcovado e Conquista, sejam beneficiadas com os títulos definitivo de seus terrenos", disse Janaina.


Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede - Tarauacá

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE PALESTRA NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


Na manhã desta segunda-feira (12), no Plenário Conselheiro Hélio Saraiva de Freitas, no Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), a vereadora Janaina Furtado da Rede sustentabilidade Tarauacá, juntamente com prefeitos, vereadores e novos gestores eleitos nas últimas Eleições, participou da palestra “Debatendo os Planos Anuais dos Municípios”. Ministrada pelo Professor Márcio Assumpção. A palestra abordou diversos temas que envolvem a gestão pública, controle interno de gastos e demais assuntos pertinentes.


O Professor Márcio José Assumpção, responsável por ministrar a palestra, aborda a necessidade da boa gestão e da responsabilidade com o patrimônio público.

O grande objetivo da palestra foi de capacitar e debater a importância do planejamento na administração pública em tempos de grandes mudanças no Brasil. Desde o começo de 2016 estamos vivendo profundas mudanças políticas e sociais. Estamos muito perto de aprovar um PEC que mexe agressivamente com os gastos públicos e se isso acontecer deveremos estar preparados para controlar o máximo possível de gastos”, diz.


A conselheira presidenta do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Nalu Gouveia, ressalta a importância do bom planejamento das prefeituras para os próximos anos de mandato.

No índice de efetividade verificamos que um dos maiores problemas que foi unanime em todos os municípios acreanos foi no quesito planejamento. Diante disso, nos reunimos com a Infoco e priorizamos em levar para os novos gestores eleitos a palestra 'Debatendo os PPAs dos Municípios'. É de suma importância que todas as prefeituras busquem se capacitar e fazer um planejamento para os próximos quatro anos. Quem não planeja fica incapacitado de executas ações que serão organizadas no decorrer do mandato. Temos também que levar em conta que a administração que assumirá o comando em janeiro ainda irá trabalhar durante um ano com o PPA da gestão anterior”, frisa.


Durante o evento aconteceu o lançamento do “Programa em Administração Pública Municipal” que por meio de conhecimentos teóricos e práticos, forma profissionais aptos à compreensão dos processos de mudança no campo da gestão com visão integrada sobre a construção da administração pública municipal.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

JANAINA FURTADO COBRA SOLUÇÃO PARA PAGAMENTO DE TERCEIRIZADOS E DEBATE PLANOS DE CARREIRAS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS.


TERÇA FEIRA - Na sessão desta terça-feira, (06), de dezembro, a Vereadora Janaina Furtado, (Rede sustentabilidade), relatou que tem recebido muitas denúncias, pela falta de coleta de lixo na cidade. Em sua fala na tribuna da Câmara, a vereadora questionou também, por quê os prestadores de serviço da Prefeitura Municipal, estão há meses sem receber seus vencimentos. 

"A cidade está praticamente abandonada, tudo isso por que os homens que fazem a limpeza da cidade, cruzaram os braços, devido estarem há 3 meses que não recebem. Existe uma empresa que presta serviço para a Prefeitura de Tarauacá, empresa essa que recebe um valor bem significativo para que seja efetuado o pagamentos dessas pessoas. Os servidores já procuraram a empresa e a prefeitura. Quais são as medidas que estão sendo tomadas para solucionar o problema?", Questionou Janaina. 

Recentemente, foi divulgado um vídeo nos meios de comunicação, onde o prefeito afirmava que, estava saindo, mas que ia deixando a prefeitura sanada de dívidas.

"Eu só leio noticias que a prefeitura está ficando quitada, eu fico feliz com essa notícia, porém, na contra-mão disso, as pessoas estão  me procurando e fazendo denúncias também nos meios de comunicação. Esse final de semana umas 40 pessoas me procuraram, para reclamar exatamente disso", comentou.

A Vereadora, fez um pedido ao presidente da Câmara, Ezi Aragão, que o mesmo possa convocar uma reunião com o prefeito Rodrigo, para que o gestor possa explicar o que de fato estar acontecendo,que as empresas contratadas pela prefeitura, não estarem efetuando o pagamento dos prestadores de serviço. "Já que tantos problemas estão acontecendo, relacionado a cooperativas, por que a Prefeitura de Tarauacá não suspende o contrato com essa empresa?", indagou a parlamentar. 


No pequeno expediente, Janaina, falou sobre a demora na construção da Biblioteca pública do município pelo governo do estado. 
"Foi cedido um espaço no Galpão de Cultura para a transferência da biblioteca enquanto seria realizada uma reforma no prédio e até hoje nada se fezVou buscar informações e saber o que está acontecendo que essa obra ainda nem iniciou" disse. 


QUARTA FEIRA - Na sessão ordinária desta quarta-feira, (07), de dezembro, a Vereadora Janaina Furtado, (Rede Sustentabilidade), participou de uma reunião para debater os Planos de Cargos, Carreira e Salários dos servidores municipais da administração e da secretaria de saúde. Em sua fala na tribuna da casa legislativa, a parlamentar afirmou que é favorável à aprovação dos planos, desde que seja amplamente debatido com os servidores e corrigidas as distorções já identificadas. 

"Eu estou feliz, inclusive porquê o plano está na casa, embora tenha muitas discussões. Me parece que ´para uma parte dos servidores, desde que o plano chegou na casa, parece que a câmara de vereadores é o "lobo mal" e a prefeitura a "Chapeuzinho Vermelho". Chegaram até colocar questionamentos sobre a minha pessoa afirmando que eu votaria contra o projeto, sem sequer termos nós recebido o projeto oficialmente", afirmou a vereadora. 


A parlamentar lamentou a forma com que a Prefeitura elaborou os planos e que em momento algum as categorias que estão incluidas na proposta foram convidadas para participar do debate. 

"Eu fiquei sabendo que o plano seria disponibilizado para os vereadores pelas Redes Sociais". Recebemos os planod na terça feira e já identificamos inúmeras distorçoes e muitas divergências entre os servidores. A palavra de ordem é equidade entre todos os servidores. Não é possível que servidores que estão aí trabalhando ha 20, 30, 40 anos sejam prejudicados com o novo plano", comentou Janaina.


Outra polêmica é a divergência de números em relação ao limite de gastos da prefeitura com pagamento de pessoal. Algumas informações relatam que é 45,34%, já outra seria 53,35% e ainda uma de 54,49%", relatou.  Por fim, Janaina disse que defende que os servidores sejam enquadrados na tabela de acordo com o seu tempo se serviço. 

No final, foram escolhidas as pessoas que para compor as comissões representativas de servidores da saude e da administração. Uma nova reunião será realizada nesta quinta-feira (8), com a participação do setor setor jurídico da prefeitura. 

Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado 
Rede Sustentabilidade
Tarauacá-Acre

domingo, 4 de dezembro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO REÚNE-SE COM DEPUTADOS PARA DISCUTIR O PROBLEMA DOS "SEM TETOS"


Pelo Facebook, Vereadora Janaina Furtado fala da luta de centenas de famílias por um pedaço de terra para construção de suas residências. Vereadora lembra ainda do apoio que estão recebendo dos Deputados Jesus Sérgio e Jenilson Lopes.


"Mais de 300 famílias já ocupam uma área de terra nas proximidades do Bairro do Triângulo. E Todos os dias chegando mais gente. A área é particular e pertence ao Sr. José Almeida Silva (Zequinha). Estive lá na área da ocupação mais uma vez e convidei os meus amigos Deputados Estaduais Jenilson Lopes Leite e Jesus SérgioFizemos uma grande reunião com as famílias e dissemos que não estávamos lá para incentivar aquela prática. Porém, já que as famílias estão lá, uma solução deverá ser encontrada pelas autoridades. São homens, mulheres e crianças na luta por um pedaço de terra para construção de suas moradias. Segundo relato dos líderes da ocupação, a maioria dos invasores são famílias que perderam suas casas com as alagações, outras tiveram suas casas interditadas pelo governo e também aqueles que residem no aluguel em quarteirões da cidade. Nosso compromisso com todos eles é buscar uma saída. 
As lideranças do movimento já cadastraram os ocupantes, delimitaram os lotes, as ruas e elaboraram uma planta do local. Depois da conversa com as famílias, eu e os deputados nos reunimos com o proprietário da terra. Zequinha disse que está preocupado pois ha 12 anos a área que pertenceu ao seu pai está sendo invadida. Ele disse que foi proibido de lotear e vender os terrenos porém, as mesmas autoridades não proibiram as pessoas de invadirem a área. Disse também que tem interesse em vender a terra. Agora vamos tentar reunir as autoridades do município, os órgãos ambientais, o governo do estado e tentar uma saída para a situação. Só não queremos o confronto. Esse é o meu papel. Estar junto da população, acompanhando seus dramas e buscando soluções junto às autoridades. Obrigado aos Deputados Estaduais Jenilson Leite e Jesus Sérgio", disse ela.

Assessoria Parlamentar

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO VISITA UNIDADE PRISIONAL FEMININA DE TARAUACÁ


"A Persistência é a irmã gêmea da excelência. Uma é a mãe da qualidade, a outra é a mãe do tempo"

Nesta quarta feira Vereadora Janaina Furtado (Rede sustentabilidade) fez uma visita à Unidade Prisional Feminina de Tarauacá, instalada recentemente em Tarauacá. Uma luta de mais de 2 anos do seu mandato, do Ministério Público e dos famílias das presidiárias de Tarauacá que cumprem pena em Cruzeiro do Sul. 


O prédio está localizado no Bairro de Copacabana, pronto para ser inaugurado. 

Em uma rede social a parlamentar escreveu: 

"Essa foi uma bandeira de luta que poucos tiveram coragem de assumir mas, que é uma conquista de muitos. O prédio está pronto para ser inaugurado. Mérito ao Governo do Estado através do Instituto de Administração Penitenciária - IAPEN, através do seu diretor Martin Russel, que mesmo sem condições de construir um prédio novo, conseguiu locar e adaptar esse espeço.  Agradeço também ao Deputado Estadual Jesus Sérgio pelo seu empenho através da Assembléia Legislativa em também encampar essa bandeira.  É mais uma luta das mulheres pobres do nosso município que teve como instrumento o meu mandato e meu empenho. Obrigado a todos e todas", comentou.