Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

domingo, 30 de outubro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE ENCONTRO DE JOVENS TARAUACAENSES


A Vereadora Janaina Furtado (Rede sustentabilidade) se reuniu na última sexta feira, 28 de outubro, no Galpão de Cultura, com o Grupo de Juventude MJA - Movimento de Jovens Acreanos. Na oportunidade falou da necessidade de mais atenção dos poderes públicos e da própria sociedade com  os jovens do município. 

"Fui convidada para participar de um encontro cultural promovido por um grupo de jovens aqui do município de Tarauacá. Eles fizeram uma apresentação em homenagem ao grande e saudoso Maico Gomes, ator de teatro que nos deixou recentemente. Tive também a satisfação de estar ao lado da prefeita eleita Marilete Vitorino e nós duas nos comprometemos em tratar a juventude de forma responsável e justa", disse a vereadora. 

Janaina colocou seu mandato à disposição dos jovens e pediu que todos os grupos de juventude do município possam se unir para que lutem juntos pela garantia de seus direitos. 

"De minha parte coloquei meu mandato à disposição dos jovens disse que eles precisam a cada dia mais estar unidos em defesa de seus direitos", finalizou

Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina furtado
Rede Sustentabilidade - Tarauacá/Ac

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

NOTA DE PESAR


Em meu nome e  em nome da minha família, manifesto o meu mais profundo pesar pelo falecimento do jovem agente sócio educativo Vando Medeiros. 

Que Deus possa confortar seus familiares e amigos.

Vereadora Janaina Furtado
Rede Sustentabilidade

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

NO PARLAMENTO, JANAINA FURTADO FALA SOBRE ELEIÇÃO MUNICIPAL E VITÓRIA DOS PROFESSORES CONCURSADOS

Na manhã desta terça-feira, (18) de outubro, na Câmara Municipal de Tarauacá, a Vereadora Janaína Furtado (Rede Sustentabilidade), falou sobre dos 1.017 votos de diferença entre a candidata Marilete Vitorino e o atual Prefeito Rodrigo Damasceno. Janaína, pediu que a prefeita trabalhe para honrar cada voto a ela dado, com trabalho e dedicação.

Quando aos seus posicionamentos políticos por ter participado da coligação que elegeu a nova prefeita Janaina disse que não terá problemas pois sua postura sempre será a mesma. 

"Para a população pouco importa, quem é o vereador da base ou de oposição. Ela quer simplesmente que o vereador chegue aqui no parlamento e faça a sua defesa quando necessário for. Eu nunca tive essa preocupação quanto a oposição ou situação. Continuarei firme, sendo combativa assim como eu fiz durante todo o meu mandato. Que a prefeita Marilete faça uma boa gestão. É isso que nos desejamos e vamos ajudar’’, afirmou na sessão ordinária. 

Ainda no grande expediente a parlamentar pediu calma aos demais colegas de parlamento, reeleitos e não reeleitos. 

"Vamos saber tirar aproveito desse momento difícil. Tentar tirar o melhor resultado disso com calma para que a gente encerre esse processo com tranqüilidade. Não há necessidade nos tornarmos inimigos nesse momento, comentou. 

Na oportunidade, a vereadora apresentou na tribuna da casa, o Mandato de Segurança que dá posse em 30 dias a todos os professores concursados no último concurso realizado pela prefeitura.

"Esse documento aqui põe fim a uma situação de grande debate e especulações nessa casa e nas redes sociais. Eu me orgulho muito de ser uma das pessoas que mais lutou para que esse momento chegasse. Esse aqui é o mandato de segurança. Por ele o Juiz determina ao prefeito atual que dê posse, num prazo de 30 dias, a todos os concursados que concorreram ao cargo de professor. Nós entramos com os mandatos de segurança para 34 pessoas e se formos falar no geral nos ganhamos 50 mandatos de segurança. Atribua-se essa vitória ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTEAC), sempre combatível  e o advogado tarauacaense Pinheiro Zumba, que atuou como verdadeiro companheiro dos professores. Eu, através do mandato tive a oportunidade de juntar e conceder toda a documentação comprobatórios de que existiam vagas na rede municipal de ensino para que essa decisão fosse tomada em favor dos profissionais", disse Janaina. 

A parlamentar lembrou ainda isso só está acontecendo porque ele solicitou a prorrogação do prazo de validade do concurso e o prefeito acatou. 

"Reconheço que o Prefeito Rodrigo  Damasceno ao prorrogar o prazo do concurso por mais 02 anos, a pedido do meu mandato, teve uma atitude de grandeza. Fico muito feliz pelas pessoas que serão convocadas. Viva a liberdade e viva a justiça de Tarauacá", finalizou a vereadora

Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede Sustentabilidade

terça-feira, 18 de outubro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO COMEMORA MAIS UMA VITÓRIA DOS CONCURSADOS DA EDUCAÇÃO EM TARAUACÁ

Vereadora Janaina furtado e advogado Pinheiro zumba
Resultado do Mandado de Segurança impetrado no último dia 1º de outubro de 2016 tendo o advogado Pinheiro Zumba como patrocinador e o SINTEAC e a Vereadora Janaína Furtado (REDE) como apoiadores, 34 candidatos aprovados no último concurso público municipal obtiveram decisão liminar proferida pelo Juiz de Direito Dr. Guilherme Aparecido do Nascimento Fraga para serem nomeados em até 30 (trinta) dias, contados da intimação do Prefeito, no cargo de Professor NII.

Professor Eurico Paz e Vereadora Janaina Furtado
"Essa foi uma das grandes bandeiras do meu primeiro mandato e que agora tem um desfecho final, onde a justiça garante o direito desses professores e professoras de ingressarem no serviço público sem depender de favores políticos. Agradeço o apoio e a determinação do presidente do Sinteac, professor Eurico Paz, que foi determinante nessa luta e também ao grande advogado Pinheiro Zumba por tão bem representar esses profissionais em busca de seus direitos na justiça", comentou Janaina. 

A decisão judicial põe fim a um conjunto de especulações que circula na cidade sobre o destino dos Professores concursados, além de determinar que deverão ser convocados todos os candidatos aprovados ao sobredito cargo de Professor, em vista de o último colocado ser parte ativa no Mandado de Segurança, ponto da decisão que o magistrado faz questão de explicar:

Ressalta-se que algumas pessoas aprovadas no concurso público, não são impetrantes nesse Mandado de Segurança, porém, para que seja alcançada a classificação dos impetrantes, deverá ser observada estritamente a ordem cronológica de aprovação. Explico. A primeira impetrante é Edineia da Costa Lima que ocupa a classificação 104º, o último impetrante Fredison Lima Gomes ocupa a 151º posição. Porém, para se chegar à classificação do último impetrante, faz-se necessário convocar todos os aprovados anteriormente, mesmo que não estejam no polo ativo da ação, sob pena de violação aos princípios constitucionais”.

Abaixo a decisão na íntegra, que poderá ser acompanhada no site do Tribunal de Justiça do Acre, autos n. 0700548-79.2016.8.01.0014.

Trata-se de mandado de segurança impetrado por:

Edineia da Costa Lima (1ª impetrante); 
Maria de Fátima de Aguiar Leite (2ª impetrante); 
Maria Rosenir Lima da Rocha (3ª impetrante); 
Valderlandia Alcântara Aquino (4ª impetrante); 
Giselia do Nascimento Souza (5ª impetrante); 
Elza da Silva Braga Melo (6ª impetrante); 
Manoel da Silva e Silva (7º impetrante); 
Maria Zeneide Brasil da Silva (8ª impetrante); 
Aurimar Marques dos Santos (9º impetrante); 
Cliciamara Torres (10ª impetrante); 
José Francisco Viana do Nascimento (11º impetrante); 
Júlia de Cácia Madeiro de Lima (12ª impetrante); 
Dulceida Ferreira Sampaio (13ª impetrante); 
Elane Maria Lima Gomes (14ª impetrante); 
Silvania das Chagas Rodrigues (15ª impetrante); 
Gilberto Aires Furtado (16º impetrante); 
Fátima Iberlandia Oliveira da Silva (17ª impetrante); 
Gláucia Alves Rivera (18ª impetrante); 
Maria Ivone da Rocha Melo (19ª impetrante); 
Francisco das Chagas Marques de Araújo (20ª impetrante); 
Jocicleia Machado do Bonfin Correia (21ª impetrante); 
Gilmara Rodrigues de Freitas (22ª impetrante); 
Maria Salete Pontes (23ª impetrante); 
Raimunda Nonata da Costa Coelho (24ª impetrante); 
Elivania Rodrigues de Farias (25ª impetrante); 
Fabrícia Prado Bayma (26ª impetrante); 
Maria José Nascimento de Souza Albuquerque (27ª impetrante); 
Katiana de Albuquerque e Silva (28ª impetrante); 
Francisca Elizabete Araujo Silva (29ª impetrante); 
Deiz Maria Fontineles Marinho (30ª impetrante); 
Maria Luciene Sombra Leão (31ª impetrante); 
Maria de Souza Freitas (32ª impetrante); 
Fredison Lima Gomes (33º impetrante); 
Eliane Corrêa da Silva (34ª impetrante) ...

VEREADORA REELEITA JANAINA FURTADO RECEBE MANIFESTAÇÕES DE APOIO DA POPULAÇÃO


Janaina Furtado continua recebendo espontanemente, carinho, apoio e reconhecimento da nossa população por conta de seu trabalho como vereadora em Tarauacá. Um exemplo é a declaração do ex-candidato a vereadora PH da Van (PTN) em sua página no Facebook.

"De todos os eleitos e reeleitos, escolho essa Vereadora para me representar, pelo seu desempenho no primeiro mandato. Acredito e tenho certeza que fará muito mais. Boa sorte amiga Janaina Furtado" (PH da Van)

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO FALA SOBRE A ELEIÇÃO E O QUE PENSA PARA O FUTURO


Passada a eleição em Tarauacá, é chegada a hora dos agradecimentos pelos apoios e votos recebidos, analisar os resultados e fazer planos para o futuro. Quem se elegeu vai assumir as responsabilidades que o povo lhe atribuiu e quem não se elegeu vai continuar com sua importância, esperando uma próxima oportunidade.

O MOMENTO - Para a Vereadora reeleita Janaina Furtado da Rede Sustentabilidade, o momento é de extrema importância para o município, pois, a cada eleição municipal, as mudanças se apresentam sejam nas vitórias ou nas derrotas. 

"O fato de eu ter sido reeleita e ter meu mandato aprovado pela população, não significa que devo me dar por satisfeita e achar que já faço o melhor. Nada disso. No segundo mandato pretendo trabalhar mais ainda para honrar os votos e a confiança do povo" afirmou a vereadora.


REDE SUSTENTABILIDADE - Janaina Furtado foi a única parlamentar eleita no Estado do Acre pela Rede Sustentabilidade. O partido, fundado em Tarauacá no final de 2015, teve mais duas candidaturas em Tarauacá, saindo da eleição com 802 votos. 

"As pessoas sempre me falavam que eu merecia ser reeleita pelo trabalho que desenvolvi no primeiro mandato. Falavam também que eu poderia ser a mais votada pelas intenções de votos a meu favor. Sempre achei isso também. Eu merecia ser reeleita, porém, a mais votada seria praticamente impossível. Eu não tinha as estruturas de governo ou de outras instituições à minha disposição. Pra se ter uma ideia não tive condições de fazer campanha na zona rural. É tanto que não tive nenhum voto nas urnas de lá. Mas, quem me conhece e conhece meu trabalho me ajudou e fui reeleita e é isso que me importa agora, " disse ela.

NOVO GOVERNO - Quando às expectativas do novo governo que assumirá em 2017, com Marilete Vitorino no comando, a vereadora fala que pelo que conhece da nova prefeita ela fará um bom governo com respeito ao povo e aos recursos do município. 

"Eu e meu partido vamos ajudar Marilete e Chico Batista a governar o município. Temos bons quadros no nosso partido e boas idéias", comentou.

NOVO MANDATO - Perguntada como será seu segundo mandato, já que no primeiro a vereadora atuou de forma independente e autônoma mantendo posicionamentos de reconhecimentos, elogios e também de críticas ao prefeito que saiu. Sendo que agora ela se elegeu na mesma coligações da prefeita eleita, o que lhe coloca na condição de vereadora de base. 

"Sempre fui contra essa história de vereadora de base do prefeito ou de oposição. Posicionamento político não pode ser mudado por conta de um resultado eleitoral. Esse rótulo não fez parte do meu primeiro mandato. 'Criticar sem ofender, elogiar sem bajular', esse é o meu conceito de posicionamento político na câmara de vereadores, em qualquer lugar e em qualquer tempo. Aliás, acho que esse deveria ser o posicionamento de todos. Sou vereadora de posição e proposição. Sempre tive um lado. O lado da população. E vou continuar com esse pensamento independentemente de ter ajudado a eleger a prefeita".

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA - Janaina Furtado disse que vai colocar seu nome sim a disposição dos colegas vereadores para disputar a presidência da câmara. 

"Quero debater com os novos vereadores e os que se reelegeram junto comigo se eles querem uma câmara omissa no seu verdadeiro papel ou radical com atuação politiqueira. O Poder Legislativo historicamente sempre foi considerado uma mera  extensão da prefeitura ou um palanque de oposicionistas. Precisamos nos fazer respeitar enquanto poder e termos uma relação harmoniosa e institucional com os demais poderes", afirmou.

(ASSESSORIA)

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

QUEM SÃO: MARILETE VITORINO, CHICO BATISTA E JANAÍNA FURTADO?


Ainda era criança quando se alegrava ao receber os avôs de Janaína Furtado hospedados na casa de meus avôs Ivo Gregório e Rita Vidal. Era uma alegria só. A canoa estava ancorada à beira do rio e muitas crianças (parentes), se revezavam em carregar àquelas imensas malas e pertences de Geraldo Furtado e Terezinha Furtado. Chegados do seringal. Ao final íamos receber àqueles 'dinheirinho' para comprar algumas coisinhas.

Raimundo Furtado ainda era um rapaz e Antonio Furtado (mais sério) um rapaz inteligente e comportado. Nossa família sempre foram muitos próximos dessa gente humilde e hospitaleira. Janaína Furtado também é assim. De caráter exemplar e humilde representa bem seus ante passados. Nunca íamos imaginar que se tornaria essa política representante do povo de Tarauacá. Uma vereadora.

Naquela época Antonio Furtado ingressou um "namorico" com Amélia Gomes (filha de Antonio Gomes"Tabaco"). Sabíamos que ia dá em casamento. Naquela época era assim, namorou casou. Raimundo Furtado (pai de Janaína), ingressou também um namoro com Flávia Santos ( filha de Negreiros dos Santos e Dagmar da Silva Santos). Não foi pra frente, pois Francisco Pereira dos Santos (meu irmão Gimgim) também disputava o amor daquela bonita jovem irmã do amigo Faílton Santos e Flávio Santos (daí deriva meu nome Flávio Santos em homenagem à essa família que tanto nos ajudou nas épocas duras de nossas vidas).

Chico Batista sempre foi político. Quer queira, quer não. Homem de muitos negócios e de trabalho. Há quem diga que nasceu para disputar votos e ser candidato. Isso estar em sua carreira com 30 anos de vida pública. Já passou por algumas fases ruins de sua vida. Possui trabalho prestado à nossa sociedade tarauacaense e agora será o vice prefeito de Tarauacá. Foi candidato à deputado estadual, e por poucos votos não conseguiu se eleger. Com o apoio do mais famoso dos vereadores, Cabo Orlando. ( na época muito respeitado no esporte de Tarauacá e comunidade rurais). Naquela época faziam o trio "parada dura" com Cabo Orlando, Maranguape e Chico Batista. (apelidado por mim enquanto apresentava os comícios de Vando Torquato em uma das eleições para prefeito de Tarauacá).

Marilelte Vitorino é uma representante da família Vitorino na política de Tarauacá. Ainda era muito "desconhecido" quando ouvia meus pais falarem e dizerem que Odilon Vitorino era o prefeito que Tarauacá merecia. Marilete é casada com Firmino (meu ex professor de matemática na época de ginásio na escola Rosaura Mourão a Rocha), e ao entrar na política assumindo o cargo de vice prefeita me convidou para ajudá-la a desenvolver um trabalho na coordenação do CRAS/TK para logo em seguida me convidar para ingressar no PSD de Tarauacá. 

Uma pessoa de sorriso largo e simpática com todos. Desenvolve um trabalho com as pessoas mais humilde, não cobrando o trabalho desenvolvido em defesa daqueles que enfrentam a justiça. Ela têm nas mãos o poder de revigorar a sensação da população ser mais assistida e abraçada. O dever de garantir a melhoria na qualidade de vida da população mais carente de Tarauacá. 

É o que todos nós esperamos que aconteça de fato. Que todos os tarauacaenses sintam-se privilegiados e orgulhosos de morar na "princesinha do Acre". Que resgate um pouco de nossa história esquecida nos livros de história e de nossa população. Resgatar a memória daqueles que batalharam em prol das conquistas de nossa cidade e que fizeram nos lembrar da época do "buraco quente" e "ponte da aninga". Comércio do seu Júlio Cachico e Mansuêto. Sei lá... Foram épocas marcantes, e talvez me fizeram guardar na memoria que tento relembrar agora. 

São 3 ícones de nossa política tarauacaense e que têm o dever e civilidade de guardar nossas histórias para futuras gerações estudarem e conhecerem. Faço um pouco disso. Relembrar o que foi importante e crucial para a construção de nossa memoria. Cada um tem o papel de fazer a construção daqueles que fizeram o nosso passado ser tão memorável e inesquecível. Espero que estes também possam contribuir para tal finalidade.

De uma forma ou de outra fazemos parte da construção de uma história. Acontecimentos que devem prevalecer na memória e escritos para o que conhecimento de todos de Tarauacá e do mundo.

 (Flávio Santos - Kbym)

REDE VAI SE REUNIR PARA AVALIAR RESULTADO DA ELEIÇÃO 2016


A Rede Sustentabilidade de Tarauacá, deve reunir sua direção nesta segunda feira, 10 de outubro, para fazer uma avaliação da participação do partido na eleição municipal, o resultado eleitoral e participação no futuro governo.


A rede lançou apenas três candidaturas a vereadores (Janaína Furtado, Chiquinha Moura e Ricardo Lima) e apoiou a prefeita eleita Marielte Vitorino do PSD e seu vice Chico Batista do PP.


Apesar de ainda está em formação, o partido obteve 802 votos e manteve o mandato na câmara com a reeleição da vereadora Janaína Furtado, com votação de 562 votos.

A reunião acontece na sede do partido e vai tratar também de sua participação no governo da prefeita eleita Marilete Vitorino.

Fonte: acciolytk.blogspot.com.br/