Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

quinta-feira, 28 de abril de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO QUER SABER COMO ESTÁ O ATUAL QUADRO DE PESSOAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Vereadora Janaina Furtado - Rede Sustentabilidade
Na manhã desta quarta-feira (27) de Abril, a vereadora Janaína Furtado (Rede Sustentabilidade), apresentou na tribuna da câmara , 3 três requerimentos. 

No primeiro, a parlamentar pede para que seja enviado pela prefeitura, o quadro funcional de todas as escolas da rede publica de ensino do município, especificando, cargo, data da lotação, situação funcional e formação. O segundo,  é um pedido para que a administração envie um relatório sobre a aplicação dos recursos provenientes do pagamento da Taxa de Iluminação Pública do município, desde o ano de 2012 até abril de 2016. Por ultimo, Janaina quer saber sobre os recursos que foram destinados no Orçamento/2016 para a Coordenação de Mulheres do Município.

Após a sessão, a vereadora juntamente com outros parlamentares, participou de uma reunião com o Secretário de Administração, Dilvo Barreta, sobre o atraso no pagamento dos servidores do Lar Novo Hamburgo, que estão há 7 sete meses com seus salários atrasados. Do Secretário, a parlamentar ouviu que o recurso já foi repassado para a empresa e já está na conta. "Acredito que amanhã o pagamento dos prestadores de serviço do Lar Novo Hamburgo, já seja liberado’’, afirmou Dilvo. 

Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Proposto pela Vereadora Janaína Furtado, prefeitura entrega primeiro Centro de Referência da Mulher em Tarauacá


No último sábado (23) de Abril, a Prefeitura Municipal de Tarauacá, realizou a cerimônia de entrega da Unidade Básica de Saúde Padre Humbert, acompanhada do Primeiro Centro de Referência da Mulher em Tarauacá, localizado na Rua Benjamim Constant, Bairro Senador Pompeu, que recebeu o nome da Professora Maria Helena Trindade Bayma. 


O Centro de Referência da Mulher, construído pela prefeitura, é fruto de uma proposição da Vereadora Janaina Furtado através de uma indicação apresentada na Câmara, aprovada por todos os vereadores, ainda no ano de 2014.


Durante sua fala na cerimônia, a vereadora cumprimentou os familiares da homenageada, Maria Helena Trindade Bayma, as autoridade presentes e agradeceu aos administradores municipais pela obra entregue para a comunidade. Num primeiro momento, o Centro de Referência da Mulher vai atender as mulheres, num primeiro momento, oferecendo exames preventivos do câncer de colo do útero, exames de ultrassonografia (compra do aparelho sendo licitada) e atendimento especial com um ginecologista. "Cumprimento aqui os familiares da nossa querida Helena, da qual tive a honra de conviver durante 2 dois anos da minha vida, quando a mesma foi minha professora. Uma mulher meiga e de muita fé. Estou muito feliz, por estarmos aqui colhendo uma semente que foi plantada lá atrás. Quero dizer ao prefeito Rodrigo que esse é só um belo começo. Quanto tempo as mulheres de Tarauacá estavam esperando por um espaço desses?. Hoje em comemoração aos 103 anos de Tarauacá, estou me sentido feliz como mulher, mãe e como vereadora desta cidade. Quero deixar aqui a minha gratidão ao prefeito Rodrigo e ao vice Batista, em nome de todas as mulheres", disse Janaína.


Da Assessoria parlamentar

domingo, 24 de abril de 2016

PARABÉNS PARA MINHA QUERIDA TARAUACÁ


Bom dia para a bela aniversariante de hoje!

Tarauacá nós te amamos!

Desejo sucesso ao povo em sua luta diária pela sobrevivência e, para a nossa cidade, que seja melhor pra gente viver .

Contem comigo nessa caminhada

Janaina Furtado

sexta-feira, 22 de abril de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO COMEMORA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER EM TARAUACÁ


Neste sábado, 23 de abril, a prefeitura de Tarauacá, vai inaugurar uma importante obra que é a Unidade Básica de Saúde Padre Humbert, acompanhada do Primeiro Centro de Referência da Mulher em Tarauacá, que vai receber o nome da Professora Maria Helena Trindade Bayma, localizado na Rua Benjamim Constant, Bairro Senador Pompeu. A solenidade de entrega da obra para a população faz parte de uma série de ações que marca as comemorações do aniversário de 103 anos de emancipação politica do município de Tarauacá. 

A homenageada Professora Maria Helena Trindade Bayma que faleceu no dia 7 de julho de 2014, vítima de câncer,  em Rio Branco. Helena era professora, tinha 38 anos, deixou duas filhas (09 e 10 anos) e 04 irmãos. Como Educadora, a contribuiu de forma substancial para o desenvolvimento da Educação no município. 

Num primeiro momento, o Centro de Referência da Mulher vai atender as mulheres, num primeiro momento, oferecendo exames preventivos do câncer de colo do útero, exames de ultrassonografia (compra do aparelho sendo licitada) e atendimento especial com um ginecologista. A informação é do Secretário João Janicélio Marinho.  


O Centro de Referência da Mulher, construído pela prefeitura, é fruto de uma proposição da Vereadora Janaina Furtado através de uma indicação apresentada na Câmara, aprovada por todos os vereadores, no dia 19 de março de 2014.


Em resposta, o Prefeito Rodrigo Damasceno, que é médico, parabenizou a parlamentar pela indicação e se comprometeu em não medir esforços para o atendimento.


Na sessão de terça feira, 11 de março, apresentei proposições em benefício das mulheres de Tarauacá.

Agradeço aos colegas vereadores pela aprovação das mesmas. Espero que o Poder Executivo possa atender os pedidos com maior brevidade possível.

Unidade de Saúde da Mulher.

A primeira propõe sugerindo ao Prefeito Municipal Senhor Rodrigo Damasceno e ao Secretário Municipal de Saúde Senhor Carlos Tadeu, a criação de uma Unidade de Saúde da Mulher.

A ideia é concentrar os atendimentos de ginecologia e obstetrícia, proporcionando às mulheres um local único e exclusivo para consultas, exames ginecológicos e outros.

O Centro de Saúde da Mulher deverá proporcionar também exames de prevenção do câncer de mama através de um aparelho de mamografia a ser instalado no local.

Em Tarauacá faz-se necessário um centro de atendimento especializado e exclusivo para nossas mulheres que muitas vezes precisam chegar de madrugada nos postos de saúde para agendamento de uma consulta através de uma das poucas fichas distribuídas que não atendem à demanda. Além disso, nossos profissionais de saúde não dispõem de um espaço exclusivo e equipado para atendimento de nossas mulheres.

O câncer de mama ainda é o tipo da doença que mais mata as mulheres entre 35-54 anos em todo o mundo. A cada 10 mulheres diagnosticadas com esse tipo de câncer no Brasil, três morrem por conta da doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, órgão do Ministério de Saúde.

O câncer de colo do útero, embora sua incidência esteja diminuindo, ainda está entre as enfermidades que mais atingem e matam as mulheres no Brasil.

No mês de março do ano de 2014, a vereadora Janaina Furtado apresentou proposições em benefício das mulheres de Tarauacá. a principal foi o pedido para que a prefeitura construísse uma Unidade de Saúde Exclusiva para atendimento às Mulheres. A ideia é concentrar os atendimentos de ginecologia e obstetrícia, proporcionando às mulheres um local único e exclusivo para consultas, exames ginecológicos e outros. O Centro de Saúde da Mulher deverá proporcionar também exames de prevenção do câncer de mama através de um aparelho de mamografia a ser instalado no local.

Em Tarauacá faz-se necessário um centro de atendimento especializado e exclusivo para nossas mulheres que muitas vezes precisam chegar de madrugada nos postos de saúde para agendamento de uma consulta através de uma das poucas fichas distribuídas que não atendem à demanda. Além disso, nossos profissionais de saúde não dispõem de um espaço exclusivo e equipado para atendimento de nossas mulheres.

O câncer de mama ainda é o tipo da doença que mais mata as mulheres entre 35-54 anos em todo o mundo. A cada 10 mulheres diagnosticadas com esse tipo de câncer no Brasil, três morrem por conta da doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, órgão do Ministério de Saúde. O câncer de colo do útero, embora sua incidência esteja diminuindo, ainda está entre as enfermidades que mais atingem e matam as mulheres no Brasil.

Na sessão da última terça feira, 27 de outubro de 2015, a vereadora voltou a cobrar do prefeito informações sobre a construção dessa obras que iniciou e depois parou. A vereadora falou da importância de uma unidade de saúde, exclusivamente para cuidar da saúde das mulheres do nosso município. O centro de saúde está sendo construído na Rua Benjamin Constant Bairro da Praia. Essa é uma luta antiga, encampada pelas nossas mulheres de Tarauacá, inclusive uma luta até estadual, para que em nosso município tenha uma unidade especializada, no atendimento de mulheres. Na oportunidade quero agradecer a Prefeitura de Tarauacá, em nome do prefeito, quando fiz a solicitação para aquela unidade que está sendo construído no bairro Senador Pompeu, fosse exclusiva para atender as mulheres, recebi a resposta do prefeito Rodrigo, assinado por ele, se comprometendo de que naquele espaço seria utilizado para o atendimento as mulheres. Esperamos que quando a unidade estiver pronta, seja equipada, com um aparelho de mamografia para as mulheres. O câncer de mama é uma doença que mata muitas mulheres. A segunda maior causa de morte entre as mulheres. E nós precisamos estar amparadas, se caso isso acontecer". Afirmou Janaina.

Da Assessoria Parlamentar

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Vereadora Janaína Furtado participa da hora cívica em comemoração dos 95 anos da Escola João Ribeiro

Vereadora Janaina Furtado - Rede Sustentabilidade
Na manhã da última quarta-feira (20) de Abril, a vereadora Janaína Furtado (Rede Sustentabilidade), participou do ato de comemoração dos 95 (noventa e cinco anos), da Escola de Ensino Fundamental e médio, João Ribeiro. A diretora Ilca Frota e toda a equipe de servidores da escola organizaram uma cerimônia que contou com a presença da Coordenadora do Núcleo de Educação, Francisca Aragão, representando a policia Militar Hálida Valéria, Vereadora Janaína Furtado, prefeito Rodrigo Damasceno, o Vice Chagas Batistas, alunos, professores, ex-professores, ex-alunos e membros da comunidade.

O evento teve início com a execução dos hinos do Brasil e do município. Em seguida, foi feita a leitura do histórico e pronunciamentos de pessoas que estudaram e trabalharam na escola, rendendo suas homenagens à instituição.

Em seu discurso a vereadora parabenizou a comunidade escolar escolar pelo desempenho, destacando sua grande importância para a educação, "Cumprimeioto a ao mesmo tempo parabenizo a todos educadores, pais, estudantes e comunidade pela bela homenagem a querioda escola João Ribeiro, falou a Vereadora.

Da assessoria Parlamentar 

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Na Rádio Difusora, Vereadora Janaína Furtado fala sobre a portabilidade de crédito e isenção da taxa de iluminação pública


Em entrevista ao Radialista Ivo Roberto da Rádio Difusora AM, na tarde da última terça-feira, a vereadora Janaína Furtado (Rede Sustentabilidade) parabenizou o município de Tarauacá pelos seus 103 anos e aproveitou para falar com a população do município sobre o atendimento insuficiente do Banco Bradesco no município e a portabilidade de crédito. Assunto que tem gerado muitos debates no município. “Muitas pessoas se deslocam da zona rural para a cidade à procura de atendimento no banco e, com a demora, eles precisam ficar vários dias no barco ou na casa de parentes, tendo que comprar alimentação e combustível. Quando recebem o dinheiro, muitas vezes não dá nem para pagar essas despesas. Não dá mais para tolerar esse desrespeito. Esse problema também acontece no município vizinho, Feijó, fazendo com que moradores de lá sejam encaminhados para receberem seus benefícios aqui em Tarauacá”, frisou.

Quanto a esse problema a parlamentar esclareceu que é possível trocar de banco através da chamada portabilidade de crédito, inclusive às pessoas que contraíram empréstimos. "Ao contrário do que se propaga pela cidade, empréstimo não amarra cliente em agência nenhuma. Para fazer a mudança é muito simples. Basta procurar o banco que deseja mudar a levar CPF, RG e comprovante de endereço para solicitar o serviço. Muitas pessoas adquiriram empréstimo e estão com dúvidas se pode mudar de banco. As pessoas que adquiriram empréstimos no banco Bradesco, podem mudar de agência com tranquilamente e continuar pagando seus empréstimos sem nenhum prejuízo ou correção de taxas de juros”, disse Janaina.

A vereadora destacou também um projeto de sua autoria que trata sobre a Isenção da Taxa de Iluminação Pública para a Zona Rural e que está em tramitação e análise nas comissões da câmara"Pela Nova Lei, os consumidores residentes na zona rural que não recebem esse serviço de iluminação pública, sejam isentos de pagarem a taxa. Só pagarão pela taxa onde houver um povoado ou uma vila com mais de 10 unidades consumidores, que essas comunidades sejam reconhecidas oficialmente pela prefeitura e que sejam beneficiadas com o referido serviço. Não é justo que essas comunidades rurais beneficiadas com o programa Luz Pra Todos, paguem por um serviço que não recebem", disse Janaína.

Da assessoria Parlamentar

Vereadora Janaína Furtado pede que a mesa diretora marque uma reunião com o prefeito Rodrigo para cobrar explicações sobre o Concurso da Saúde

Ainda sobre o polêmico concurso da Secretaria Municipal de Saúde, na tribuna da Câmara, a Vereadora Janaína Furtado, (Rede Sustentabilidade) sugeriu que a mesa diretora da casa, reúna vereadores e administração municipal, para cobrar explicações e saber das medidas que estão sendo tomadas por parte da Prefeitura em relação aos problemas que aconteceram.

O representante da Calegário X, empresa contratada para realizar o concurso, se manifestou, fazendo serias acusações aos administradores de Tarauacá, colocando em suspeição a conduta do prefeito e do vice.

A vereadora, já reuniu com as pessoas que prestaram o concurso e se sentiram prejudicados. A mesma defende que seja realizado de imediato um novo concurso. "Quero pedir ao presidente Ezir Aragão, para que marque uma reunião com o prefeito Rodrigo, tendo em vista que o representante da empresa Calegário X, fez acusações serias ao prefeito e ao vice. Na entrevista, ele insinuou que o prefeito Rodrigo pediu o cancelamento, pois o mesmo e sua esposa não foram aprovados e ai a prefeitura precisa dar uma satisfação a população de Tarauacá, inclusive para nos quanto parlamentares’’. Afirmou

Pediu também a colaboração de todos os parlamentares nesse processo, pois a população está sendo prejudicada. "Eu quero saber, quando será realizado um novo concurso", finalizou Janaina.

Da Assessoria Parlamentar

terça-feira, 19 de abril de 2016

MAIS UM PROJETO DE LEI DA VEREADORA JANAINA FURTADO É APROVADO NA CÂMARA

Projeto de Lei da Vereadora Janaína Furtado que torna obrigatória a instalação de portas giratórias com detectores de metais nos bancos do município é aprovado pela Câmara.

Na manhã da última terá-feira (19) de Abril, o Projeto de Lei de autoria da Vereadora Janaína Furtado, da Rede sustentabilidade, que obriga as instituições bancárias instalarem portas giratórias em todos os bancos do município, foi aprovado pelos vereadores.

A proposta tem por objetivo a prevenção contra entrada de pessoas portando armas de fogo ou outros objetos que possam ser usados em assaltos, preservando assim, a integridade dos funcionários e clientes. 

"Com esta lei eu estou atendendo uma reivindicação dos servidores dos bancos instalados no município que me procuraram e fizeram essa reivindicação, pois sem a lei a instalação desse dispositivo de segurança fica critério dos bancos’’. Disse Janaína.

A lei proposta pela parlamentar obriga todos os estabelecimentos bancários (públicos e privados) localizados no município, a instalarem em suas entradas de acesso aos usuários, portas giratórias com detector de metais. 

após sancionada pelo prefeito, a lei estabelece um prazo de 60 (sessenta) dias para o seu cumprimento.

A instituição bancária que descumprir a lei será multada pelo Poder Executivo Municipal de acordo com o código tributário do município. 

ABAIXO, A LEI NA INTEGRA

PROJETO DE LEI Nº 001/2016

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE INSTALAÇÃO DE PORTA GIRATÓRIA COM DETECTOR DE METAIS, NOS ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 

O PREFEITO MUNICIPAL DE TARAUACÁ: 

Faço saber que o Poder Legislativo Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: 

Art. 1º - Todos os estabelecimentos bancários de Tarauacá deverão instalar em suas entradas de acesso aos usuários portas giratórias com detector de metais, que garanta a integridade dos funcionários e clientes. 

Parágrafo único - Para garantir o acesso da pessoa portadora de deficiência, obesos, gestantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, ficam as instituições financeiras obrigadas a manter uma porta auxiliar junto às portas de segurança. 

Art. 2º - Fica estipulado o prazo de 60 (sessenta) dias para o cumprimento desta Lei. 

Art. 3º - O não cumprimento desta Lei implicará em multa, estipulado pelo Poder Executivo municipal. 

Art. 4º - O Poder Executivo Municipal fiscalizará o cumprimento da presente Lei. 

Art. 5º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 

Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 

Vereadora Janaina Furtado

Da Assessoria parlamentar.

VEREADORA JANAINA FURTADO NA DECISÃO DO FUTSAL

Vereadora Janaina presente no esporte
No último sábado, a vereadora Janaina Furtado (rede sustentabilidade), esteve no Ginásio Ruinet Lima de Matos, para assistir a final do campeonato municipal de futebol de salão deste no de 2016 entre as equipes do Verona e do Praia.

Vereadora ao lado do prefeito Rodrigo e do Secretário João Maciel
Na oportunidade a parlamentar foi convidada pelo Secretário Municipal de Esportes, Professor João Maciel, para participar da solenidade de abertura do evento. O campeonato foi promovido pela prefeitura em parceria com a liga de futsal.

Verona Campeão
O Verona sagrou-se campeão municipal do futsal em 2016 ao empatar em 3×3 com a equipe do Praia. No primeiro jogo da final, realizado na última quinta feira, o Verona já havia vencido 2×1. O campeonato, promovido pela prefeitura e liga de futsal, contou com a participação das equipes do Verona, Rivera, Praia ,Tarauacá ,Vasco , Chelsea e Grêmio.

"Fica aqui meu reconhecimento ao governo municipal por estar promovendo o nosso campeonato de futsal. Cada centavo público investido no esporte é um benefício inestimável para nossos jovens", disse a vereadora.

sábado, 16 de abril de 2016

REDE SUSTENTABILIDADE SE REÚNE PARA FORMAÇÃO DE COMISSÃO PROVISÓRIA MUNICIPAL.

Rede Sustentabilidade Tarauacá
Na noite desta sexta feira, 15 de abril, filiados da Rede Sustentabilidade em Tarauacá, se reuniram para a Formação da Comissão Provisória Municipal do Partido no Município. O encontro aconteceu no auditório do CEDUP e foi convocado pela direção estadual. 

José Eurico e Janaina Furtado são escolhidos Porta-vozes da Rede
A comissão Provisória Municipal escolhida será responsável para dirigir o partido nos 3 próximos meses até a realização da convenção municipal onde serão eleitos os membros do primeiro Diretório Municipal da Rede Sustentabilidade em Tarauacá.

Comissão Provisória Municipal da Rede em Tarauacá
José Eurico Paz e Janaina Araújo Furtado foram escolhidos os Porta-Vozes do partido. Flávio Santos, Ricardo Lima, Francisca Moura, Antônio Alves, Maria Antônia, Aldomir Albano, Manoel Pereira, Roneida Pires, Lalete Pontes, Nayara Aguiar, Edilene Silva, Cristina Costa, Tiago Moura, Raimundo Accioly e Raimundo Albuquerque, também compõem a comissão.

A Comissão Provisória é um órgão formado por um número bem menor de participantes, designado pela executiva do órgão partidário de instância superior, e pelo fato de se tratar de um órgão designado e não eleito, é considerado Comissão. Sua função é organizar o partido e prepará-­lo para realização da convenção encarregada de escolher o Elo Municipal. A diferença básica entre e Diretório e Comissão Provisória é que o Diretório é eleito em convenção com um prazo determinado de vigência. Já a Comissão Provisória é formada por um número bem menor de participantes e é nomeada pela Executiva do órgão partidário de instância superior, com um prazo de validade por ela determinado, até a formação do Elo. No caso da Rede Sustentabilidade, foi estabelecida, na Resolução n. 03/2016 do Elo Nacional, o prazo de 120 (Cento e Vinte) dias de vigência.

A Comissão Provisória é uma instância da REDE SUSTENTABILIDADE, com todas as atribuições legais de um Elo (Diretório), e só é válida com o registro e anotação na Justiça Eleitoral. No caso das Comissões Provisórias Municipais, o registro no Tribunal Regional Eleitoral. Nos termos do estatuto da REDE SUSTENTABILIDADE, compete à Executiva Nacional nomear as comissões provisórias Estaduais e, à Executiva Estadual, nomear as comissões provisórias Municipais.

Conforme resolução do Elo Nacional nº 03 de 2016, em seu artigo 2o, as Comissões Municipais Provisórias serão constituídas de, pelo menos: 2 Coordenadores Gerais (Porta Vozes), sendo necessariamente 1 do sexo masculino e 1 do sexo feminino; 2 Coordenadores Executivos; 2 Coordenadores de Organização; 2 Coordenadores de Finanças; 2 Coordenadores de Formação; De 2 a 5 vogais.

Assessoria Rede Sustentabilidade
Tarauacá-Acre

sexta-feira, 15 de abril de 2016

VEREADORA JANAINA COMPÕE COMITÊ DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO NO MUNICÍPIO


A Vereadora Janaina Furtado da Rede Sustentabilidade participou de uma reunião que tratou da questão do processo de municipalização do ensino de 1º ao 5º ano e estadualização do ensino de 6º ao 9º, além, de EJA e Ensino Médio. Janaina é Presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores do município. Participaram também do encontro, a Professora Francisca Aragão, Coordenadora do Núcleo Estadual de Educação, Professor Carlos Gomes, Secretário Municipal de Educação, Professora Maria do Carmo Lima , Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professor e Vereador a Ezi Aragão, Presidente da Câmara Municipal, Professor Lauro Benigno representando o Sinteac, Advogada Solange Abreu, representando o Ministério Público Estadual, Conselheiros tutelares e outros segmentos sociais. 

A vereadora foi uma das escolhidas para integrar o Comitê de Acompanhamento da Municipalização do Ensino, composto por representantes da sociedade civil organizada e pelos poderes públicos. "Essa é uma discussão que necessariamente tem que ter a participação da sociedade e eu como representante da população estou muito interessada em discutir esse processo que muda algumas estruturas da nossa educação aqui em Tarauacá", disse Janaina.

Com a municipalização, as escolas da Rede Estadual de Ensino receberão os estudantes do 6º ao 9º ano, das escolas do município e a Rede Municipal de Ensino deverá receber os alunos do 1º ao 5º das escolas Estaduais.

No Acre, o Município de Rio Branco já passou por esse processo e atualmente o ensino é. Até o 5º ano do fundamental é administração pelo município de Rio Branco. As demais classes, são geridas pelo Governo do Estado.

Da assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede Sustentabilidade

terça-feira, 12 de abril de 2016

VEREADORA JANAINA DIZ QUE AS PESSOAS ESTÃO MUDANDO DE BANCO POR NÃO AGUENTAM MAIS HUMILHAÇÃO NO ATENDIMENTO DO BRADESCO EM TARAUACÁ

Vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade)
Na sessão ordinária desta terça feira, 12 de abril, a Vereadora Janaina Furtado (rede Sustentabilidade) destacou mais uma vez a situação do Banco Bradesco que não presta um atendimento decente ao povo de Tarauacá. A parlamentar usou a tribuna da casa para anunciar que os clientes já começaram a usar a Portabilidade de Crédito, que é a transferência de suas operações de crédito para outra instituição bancária.  Se o banco não melhora o atendimento, a solução é o cliente trocar de agência e procurar uma instituição que lhe ofereça um serviço mais qualificado e mais humanizado”, comentou Janaina. 
Clientes passam por transtornos na agência do Bradesco em Tarauacá
Cansados de passarem por diversos transtornos na hora de receberam atendimento de agencias bancárias de Tarauacá, especificamente o Banco Bradesco, os clientes começam o processo de migração para outras agencias através da portabilidade de crédito. Isso tudo graças ao trabalho e a luta da vereadora Janaina Furtado (rede), que por diversas vezes denunciou o descaso no atendimento. A vereadora visitou os locais onde o banco possui pontos de atendimento e constatou pessoalmente a humilhação por quais passam os cidadãos e cidadãs. A vereadora afirma que recebeu inúmeras denuncias de usuários que se queixam da demora exagerada no atendimento, além de má qualidade no serviço prestado pela rede bancária. Além do reduzido número de atendentes também falta local adequado para o atendimento do banco. 

Cliente no Chão nos pontos do Bradesco Expresso
Durante esse tempo todo eu fiquei indignada. A cada dia só piorava o desrespeito do banco com seus clientes. Idosos, mulheres grávidas, outras com crianças de colo, deficientes, trabalhadoras e trabalhadores rurais que enfrentam uma verdadeira jornada em busca de receber seus benefícios financeiros como financiamentos, salário-maternidade, auxilio doença e outros serviços que muitos procuram e são humilhados pela situação que enfrentam para receber o que lhes é de direito” diz.

Mulheres com nos crianças passando horas nas filas
Entre os principais problemas denunciados pela parlamentar está a falta de um local adequado para o atendimento, sendo que muitos clientes do banco são obrigados a aguardar expostos ao sol ou chuva. Janaina também afirmou que os terminais eletrônicos são insuficientes. Na agencia e nos chamados Pontos do Bradesco Expresso (instalados em lojas) não há dinheiro suficiente nos caixas para atender aos clientes. Em muitos dos casos os clientes só recebem os benefícios se alguém efetuar algum pagamento. É quando esse dinheiro é repassado às pessoas que estão na fila e isso não é suficiente”, frisa. Janaína Furtado também salientou que os direitos de idosos, grávidas e deficientes são desrespeitados. “Em alguns locais, o espaço para atendimento não disponibiliza assentos para as pessoas. Mulheres enfrentam essa jornada com crianças de colo, sentadas em calçadas ou até mesmo no chão. Um absurdo. Isso eu e outras autoridades politicas e da Justiça já presenciamos”, diz.

Com os Gerentes Jairo Martins (BB) e Ednaldo Nogueira (Caixa)
Na busca de solucionar esses problemas a vereadora Janaína Furtado foi à luta. Primeiro se reuniu com os gerentes das outras agências bancárias instaladas no município para tratar sobre a Portabilidade Crédito, um direito de todos os clientes de banco.


A portabilidade de crédito é a transferência de operação de crédito da instituição credora original (que detém o empréstimo) para a instituição proponente (para onde será portado o empréstimo), por solicitação do devedor. O valor e o prazo da operação na instituição proponente não devem ser superiores aos do contrato original, podendo, com anuência do devedor, ser alterada apenas a taxa de juros e o valor das parcelas.   Para isso, a vereadora começou uma campanha para que a população tarauacaense, especialmente os beneficiários dos programas federais ( pensionistas do INSS) que recebiam atendimento pelo Bradesco, que fizessem o processo da portabilidade de crédito para outras agências, até que o Bradesco se adeque às condições e necessidade dos tarauacaense. Vale ressaltar que muitas das pessoas que procuram atendimento bancário são oriundos da zona rural e por conta da demora no atendimento acabam por prolongar sua difícil e cara estadia na cidade. Muitas pessoas se deslocam da zona rural para a cidade à procura de atendimento no banco e, com a demora, eles precisam ficar vários dias no barco ou na casa de parentes, tendo que comprar alimentação e combustível. quando recebem muitas vezes não dá nem para pagar essas despesas. Não dá mais para tolerar esse desrespeito. Esse problema também acontece no município vizinho, Feijó, fazendo com que moradores de lá sejam encaminhados para receberem seus benefícios aqui em Tarauacá”, frisou.

Idosos do Lar Novo Hamburgo já fizeram a portabilidade de crédito
Para se certificar que a portabilidade de crédito funcionava mesmo, a vereadora, juntamente com a direção do Lar Novo Hamburgo, encaminharam a documentação de 3 idosos que recebiam pelo Bradesco, para a Caixa Econômica Federal. “Há dois meses eles estão recebendo seus salários e um atendimento mais humanizado na nova agência”, explicou a vereadora. 

Para fazer a mudança é muito simples. Basta procurar o banco que deseja mudar a levar CPF, RG e comprovante de endereço para solicitar o serviço. Muitas pessoas adquiriram empréstimo e estão com dúvidas se podem mudar de banco. “As pessoas que adquiriram empréstimos no banco Bradesco, podem mudar de agência com tranquilamente e continuar pagando seus empréstimos sem nenhum prejuízo ou correção de taxas de juros”, disse Janaina.

Da Assessoria Parlamentar

VEREADORA JANAINA FURTADO SE REÚNE COM CONCURSADOS E DEFENDE A REALIZAÇÃO DE NOVO CONCURSO O MAIS BREVE POSSÍVEL

Advogada Solange Abreu e Vereadora Janaina Furtado
Depois que a prefeitura anunciou a anulação do concurso da Secretaria Municipal de Saúde, a Vereadora Janaina Furtado, da Rede Sustentabilidade, realizou uma reunião na noite desta segunda feira, 11 de abril, com os concursados para discutir as medidas que deverão ser tomadas por todos eles para serem ressarcidos dos prejuízos que tiveram e ao mesmo tempo lutarem pela realização de um novo concurso o mais breve possível. "A nossa luta agora é pela realização de um novo concurso o mais breve possível para que todos possam participar sem os problemas apresentados na prova do dia 3.", disse a vereadora.

concursados presentes
 A reunião contou com a participação da Advogada Solange Abreu que é assessora do Ministério Público Estadual em Tarauacá e também da servidora da saúde Marnilsa Martins , representando o sindicato dos servidores municiais- Simtar. A advogada Solange esclareceu todo os aspectos jurídicos que envolve a realização e o cancelamento do concurso por parte da prefeitura. "Se a prefeitura não tivesse anulado o concurso, o Ministério Publico já estava uma ação pronta para pedir a sua anulação ao mesmo tempo responsabilizar os culpados por todo esse tumulto que causou prejuízos à população", disse Solange. 

Solange, Janaina e Marnilsa
Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

segunda-feira, 11 de abril de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DO III ENCONTRO DOS VEREADORES DO ACRE



A Vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) esteve no Município de Cruzeiro do Sul, onde participou do III encontro dos Vereadores do Acre, promovido pela Associação dos Vereadores do Acre. Foram realizados 2 dias de encontro, onde os parlamentares dos municípios tiveram palestras sobre a crise econômica, legislação eleitoral e outros assuntos de interesses das câmara municipais. 


O evento aconteceu na sede do Ministério Público Estadual em Cruzeiro do Sul e contou com a presença de parlamentares de todos os municípios do Estado. Entre as atividades, esteve à discussão sobre o reflexo da crise nacional nas Câmaras Municipais, último ano de mandato e despesas com pessoal, tema ministrado pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Jorge Antonio Malheiros. Dentro da programação esteve também a empresa de consultoria Coelho e Farias, que tratou do tema  Legislação eleitoral.  



"Foi um encontro maravilhoso onde, nós vereadores, tivemos a oportunidade de nos informar sobre as origens dessa crise que o Brasil atravessa e também sobre as principais mudanças que aconteceram na legislação eleitoral. Agradeço ao Presidente da nossa associação, Vereador Arthemio Costa", disse Janaina.


Da Assessoria Parlamentar