Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

quinta-feira, 31 de março de 2016

Vereadora Janaína Furtado participa do ato de posse dos novos servidores concursados da Câmara Municipal

 

Aconteceu na manhã da última quarta-feira (30) de Março, a cerimônia de posse dos 12 aprovados no primeiro concurso em 53 anos de fundação da Câmara de Tarauacá. A solenidade foi conduzida pelo Presidente Ezi Aragão, e contou com a presença da Vereadora Janaina Furtado (Rede sustentabilidade).

Em sua fala, a vereadora Janaina fez questão de afirmar que esse é um momento de muita alegria pela conquista e legalidade no ingresso de novos servidores e ao mesmo tempo a despedidas dos atuais servidores provisórios, que mesmo sem serem concursados, prestaram relevantes serviços ao parlamento municipal. 

"Mesmo diante de uma realidade triste e desafiadora que o nosso pais enfrenta, eu estou grata a Deus por está vivenciando este momento de posse. No momento em que se imaginou fazer o concurso público, eu confesso que como vereadora o meu coração já ficou ancioso, para que este momento pudesse acontecer. Depois de todo processo, nos estamos aqui vivendo um momento do fechamento de toda a nossa trajetória do concurso do concurso do Poder Legislativo com os novos servidores desse parlamento, entrando pela 'porta da frente', por mérito de cada um’’, disse Janaína.

A vereadora finalizou sua fala parabenizando todos pela grande conquista.

Lista dos servidores que tomaram posse.

Auxiliares Administrativos
Adriel de Sá Oliveira
Sara Santos de Andrade
André de Matos Silva
Maria Rita de Lima Torres
Marcos Antônio Cavalcante Vitorino
Francisco Lázaro de Figueiredo Neri

Copeira
Maria Tailândia Neri da Costa

Serventes
Francélia de Oliveira Silva
Vânia de Oliveira Silva

Vigias
Antônio Fagner Lima de Araújo
Rosevânio de Souza Silva
Messias Olegário Lima Neto

*Marcos Antônio Vitorino não compareceu ao ato de posse.

Da Assessoria Parlamentar

quarta-feira, 30 de março de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO: SESSÃO DE TERÇA FEIRA 29 DE MARÇO

Vereadora Janaina Furtado
Na sessão da última terça-feira (29) de Março, a vereadora Janaína Furtado (Rede Sustentabilidade) falou sobre sua visita ao Centro Sócio Educativo no município de Feijó, agradeceu a direção da unidade pela homenagem dedicada a ela proporcionada, ‘’Me senti lisonjeada em receber uma homenagem simples, mas, sincera. Isso só me estimula cada vez mais a me dedicar ao trabalho’’.

Ainda durante o grande expediente, Janaína, falou sobre sua visita juntamente com o Dep. Jesus Sergio (PDT) ao município de Cruzeiro de Sul, onde na ocasião visitou a unidade prisional feminina daquele município. Lá estão 26 mulheres do município de Tarauacá cumprindo pena em regime fechado. Há 2 anos a vereadora Janaina Furtado vem se reunindo com familiares dessas presidiárias na luta para instalação de uma unidade prisional feminina em Tarauacá. A parlamentar já conversou com diversas autoridades sobre o assunto. Em 2016, a luta ganhou o reforço do Deputado Estadual Jesus Sérgio que se sensibilizou com a situação famílias das presas e está empenhado na causa. Afirmou também que vem recebendo algumas criticas pelo fato de ter apoiado causas acima citada.  "Eu fui muito criticada por apoiar esse tipo de causa, por apoiar as mulheres, mães que tem suas filhas lá na Unidade Prisional do município de Cruzeiro do Sul. Eu respeito a opinião alheia, quando é manifestada de maneira respeitosa. Muito me foi questionado se eu estava defendendo bandido. Eu simplesmente respondo eu não defendo bandido. Eu defendo o direito das mulheres e de seus familiares" comentou. 

disse ainda, que vai cobrar do Governo do Estado, para que as presas que estão no município de Cruzeiro do Sul, sejam transferidas para o município de Tarauacá. "O que as famílias querem é a garantia que os direitos de cada um respeitados. Que eles possam cumprir as sentenças determinadas pela justiça, próximas de seus filhos e demais familiares,que paguem pelo crime que cometeram, possam se recuperar e voltar para o convício social”, afirmou.

Nas considerações finais, Janaína, falou que não faz parte da "base do prefeito" e muito menos da "base da oposição". "Eu sou vereadora do povo de Tarauacá seja de que lado ele estiver e é a ele que devo satisfação do meu mandato", finalizou.

Da Assessoria parlamentar

segunda-feira, 28 de março de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO APOIA EVENTO DE MMA NO MUNICÍPIO


A vereadora Janaina Furtado foi uma das colaboradoras do TK Combate 2, evento de MMA realizado no último domingo em Tarauacá, com lutas entre atletas do município contra atletas de Rio Branco.  


"Eu entendo a prática de esportes como uma atividade saudável para todos os jovens. Sempre terão meu apoio os promotores de eventos esportivos. Parabéns ao jovem Oseias Ribeiro pela coragem e determinação de organizar um evento dessa magnitude, o que eleva o nome no nosso município no cenário estadual", disse Janaina ao comentar sobre o evento. A parlamentar esteve presenta nas duas edições do evento.

Da Assessoria Parlamentar

quinta-feira, 24 de março de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO É HOMENAGEADA PELO CENTRO SÓCIO EDUCATIVO EM FEIJÓ

Vereadora Janaina Homenageada em Feijó
A Vereadora Janaina Furtado foi convidada pela Direção do Centro Sócio Educativo em Feijó, para ser homenageada pela passagem do mês março, destinado a mulher. O Centro Sócio Educativo de Feijó, abriga atualmente 38 menores que cumprem medidas sócio-educativas por decisão da justiça. Desses 22 são de Tarauacá e 16 de Feijó.

Várias mulheres foram homenageadas
A solenidade em que várias mulheres foram homenageadas foi realizada no prédio do órgão, na manhã desta quarta feira, 23 de março, no município de Feijó. 

Janaina com as conselheiras tutelares do município e Feijó
Além, da Vereadora Janaina, foram homenageadas conselheiras tutelares, professoras, agentes penitenciárias, secretárias municipais, trabalhadoras rurais, familiares dos internos e mulheres que trabalham no centro. Vários menores que cumprem medidas sócio-educativas e que estão estudando, foram selecionados para  realizaram diversas apresentações culturais.

Janaina falando aos presentes
A vereadora agradeceu o convite, falou de sua jornada como mulher, mãe, professora e vereadora. "Me sinto lisonjeada em receber essa homenagem e isso só me estimula cada vez mais a me dedicar ao trabalho. Me coloco meu mandato a disposição da direção do centro para que eu possa contribuir com o trabalho de vocês", disse a Janaina.

Com o Diretor Júnior Gadelha
De acordo com o Junior da Silva Gadelha, Diretor do CSE-FJ, o centro conta hoje com Assistente Social, Pedagoga e 22 agentes penitenciários que se revezam na segurança. "Aqui no centro, os menores estudam, participam de atividades esportivas, atividades culturais, recebem cursos profissionalizantes e praticam artesanato", disse o diretor.

Com a Assistente Social Dorotéia Rodrigues
Para a Assistente Social do centro Dorotéia Rodrigues, todos esses menores precisam ser ressocializados para poderem coltar ao convívio de suas famílias e ao convívio social. "Esse é o nosso principal papel aqui dentro. Realizar atividades que possa contribuir decisivamente na recuperação desses menores", comentou.

Com a AGEPEN Graceli
As visitas acontecem nos finais de semana. Sábado as visitas são permitidas para familiares do menores de Tarauacá, que vão até Feijó num ônibus por conta da Prefeitura. Já os de Feijó, as visitas acontecem aos domingos.


Equipe de Segurança do Centro

Da assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

domingo, 20 de março de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO E DEPUTADO JESUS SÉRGIO VISITAM MULHERES DE TARAUACÁ PRESAS EM CRUZEIRO DO SUL

Deputado Jesus, Vereadora Janaina e o diretor Clinger Magalães
Na última sexta feira, 17 de março, a Vereadora Janaina Furtado (Rede sustentabilidade), juntamente com o Deputado Estadual Jesus Sérgio (PDT), visitaram as mulheres de Tarauacá que cumprem pena na Penitenciária Feminina Guimarães Lima no município de Cruzeiro do Sul. Atualmente são 40 mulheres que estão no presídio feminino e dessas, 24 são de Tarauacá. Como não há uma unidade prisional feminina no município, elas estão presas em Cruzeiro do Sul, sendo que algumas já foram sentenciadas e outras são presas provisórias. A maioria das que estão no presídio é por envolvimento com o tráfico de drogas.

Visita ao interior presidio feminino
Há 2 anos a vereadora Janaina Furtado vem se reunindo com familiares dessas presidiárias na luta para instalação de uma unidade prisional feminina em Tarauacá. A parlamentar já conversou com diversas autoridades sobre o assunto. Em 2016, a luta ganhou o reforço do Deputado Estadual Jesus Sérgio que se sensibilizou com a situação famílias das presas e está empenhado na causa. 

conversa com o diretor
Na visita a vereadora e o deputado conversaram o Diretor do Presídio Sr. Clinger Magalhães, que por sinal recebeu os parlamentares de forma muito cordial e respeitosa. Depois foram até o interior da unidade, conversaram diretamente com as presidiárias, ouviram suas histórias e reafirmaram o compromisso de lutar para que elas possam cumprir suas penas em Tarauacá.

Janaina fala com as presidiárias
Para nós não importa o que vocês fizeram lá fora. O que queremos é a garantia que os direitos de vocês sejam respeitados aqui dentro. Que vocês possam cumprir as sentenças determinadas pela justiça, próximas de seus filhos e demais familiares, paguem pelo crime que cometeram, possam se recuperar e voltar para o convício social”, disse Janaina.

Jesus Sério fala com as presidiárias
A luta não é fácil, porém não é impossível. Já conversei com a direção do IAPEN e nesse momento já estão a procura de um prédio para locar, fazer as adaptações necessárias para receber vocês. A Janaina em Tarauacá e eu em Rio Branco não vamos parar essa luta até conseguirmos nosso objetivo. Aproveitem esse tempo em que estão ai dentro e façam uma reflexão sobre o que fizeram, pensem nas suas famílias e tentem mudar seus pensamentos. Contem com a gente", falou o Deputado Jesus Sério.

Com o pessoal agentes penitenciárias e policial militar 
No ano de 2015, a pedido do promotor Luís Henrique Rolin, o juiz da nossa cidade Guilherme Aparecido Fraga, mandou o Governo Estadual instalar uma Unidade Prisional Feminina em Tarauacá num prazo de 180 dias, para que as presas possam cumprir suas penas perto dos filhos e dos demais familiares como manda a legislação. 

Espaço onde dormem as famílias quando fazem visitas às presidiárias
As famílias dessas mulheres, na sua totalidade de baixa renda, quando juntam dinheiro para visitá-las no presídio, passam por um verdadeiro transtorno. A visita acontece nos dias de quarta feira e domingo. Elas precisam locar um táxi ou comprar passagem de ônibus, sair de Tarauacá um dia antes, dormir em um hotel ou num prédio (tipo garagem) localizado nas proximidades da unidade. 

Outra situação refere-se ás audiências que acontecem geralmente no fórum de Tarauacá e elas precisam se deslocarem no “camburão” do IAPEN, por cerca de 500 quilômetros (ida e volta), o que demanda uma estrutura composta de veiculo, combustível, motorista e pessoal da escola.

LEIA ABAIXO A DECISÃO DO JUIZ

MPAC obtém antecipação de tutela em Ação Civil Pública que visa à instalação de Núcleo de Execução Penal Feminino no município.

Juiz de Direito Titular da Vara Cível da Comarca de Tarauacá, Guilherme Aparecido do Nascimento Fraga, concedeu antecipação de tutela requerida pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), pedido realizado pela Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá na Ação Civil Pública nº 0800025-46.2014.8.01.0014, que requer, em suma, a instalação de um Núcleo de Execução Penal Feminino naquele município. Na antecipação da tutela definitiva da ACP, o MPAC pede a locação e adaptação de um imóvel para receber o núcleo até que seja construída uma Unidade Penal Feminina no município, bem como, a lotação dos agentes penitenciários femininos e masculinos necessários ao seu bom funcionamento.

Atualmente, as tarauacaenses condenadas ou que cumprem prisões provisórias, são deslocadas para o município de Cruzeiro do Sul, distante 230 km de Tarauacá, permanecendo presas longe de seus filhos e de seus familiares.

Na Ação Civil Pública, o Promotor de Justiça Luis Henrique Corrêa Rolim, propositor da mesma, destacou que a assistência familiar, importante para o processo de ressocialização, é obstruída pela distância entre os municípios, uma vez que a maioria das famílias das presas é de baixa renda, sendo que com a atual situação vem ocorrendo um desrespeito até mesmo a preceitos constitucionais, já que a pena nunca pode passar da pessoa do condenado e atualmente os efeitos da prisão vêm atingindo os filhos menores das presas, que são privados totalmente do convívio com suas genitoras .

Essa é uma decisão muito importante para a sociedade local, já que existe um número considerado de presas provisórias e definitivas de Tarauacá e que hoje encontram-se cumprindo pena em Cruzeiro do Sul, longe dos familiares e dos filhos. Estamos dando uma resposta à sociedade, às presas, seus familiares e ao tempo que estamos resguardando direitos fundamentais, com tal ação”, disse o Promotor de Justiça.

Na decisão, o Juiz de Direito Guilherme Aparecido do Nascimento Fraga, fixou um prazo de 180 dias para que o Estado, através do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), conclua o processo de instalação do núcleo, sob pena de incidência de multa diária de R$ 1.000,00 em caso de descumprimento. (Agência de Notícias - MP/AC)

Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado




quarta-feira, 16 de março de 2016

Vereadora Janaína Furtado alerta sobre o aumento dos casos de malária nas comunidades do Tauari, Gregório e Taquari



Na manhã da última terça-feira, 15 de Março, na tribuna da Câmara Municipal, a vereadora Janaína Furtado (Rede Sustentabilidade), falou sobre o aumento nos casos de malária nas comunidades do Tauari e Taquari. Esse assunto foi pauta de debates entre os vereadores. 


"É notório que isso não é uma notícia nova. Há alguns meses fui pessoalmente ao setor de Endemias do município e conversei com responsável pelo órgão, Sr. Valderlei Tomé. O objetivo da visita foi exatamente me informar a respeito de um possível surto de malária naquela região, podendo constatar que esse aumento é real. Outra contatação é a redução das condições de trabalho dos agentes’’, disse a Vereadora.

A vereadora disse ainda que vai sentar com o Secretário de Saúde Carlos Tadeu, para debater sobre o assunto que tanto está afetando as comunidades Tauari, Taquari e Gregório . Janaina também vai solicitar da Secretaria Estadual da Saúde informações sobre o plano de eliminação da doença no estado.

Ainda no grande expediente a Vereadora agradeceu aos Vereadores pela aprovação do pedido de prorrogação do concurso da educação e que o prefeito Prefeito Rodrigo Damasceno atendeu prontamente.


"Eu enxergo um ponto positivo demonstrado pelo Prefeito com essa ação, que demonstra que ele quer agir de forma correta, pois, tinha a opção de seguir o edital. Agora desejo que todos os aprovados que ainda estão classificados possam ser convocados’’, Afirmou.

Da Assessoria Parlamentar

sexta-feira, 11 de março de 2016

A PEDIDO DA VEREADORA JANAINA FURTADO PRFEITURA PRORROGA PRAZO DE VIGÊNCIA DO CONCURSO DA EDUCAÇLÃO


O prefeito Rodrigo Damasceno assinou nesta quinta feira, 10 de março, o documento que prorroga o prazo de vigência do concurso publico da educação municipal pelo período de mais 2 anos. A assinatura aconteceu na presença de alguns concursados que ainda esperam ser chamados, ministério público e secretário de educação.

O pedido de prorrogação do concurso por mais 2 anos para todas as áreas é de autoria da vereadora Janaina Furtado.

TERÇA FEIRA, 2 DE FEVEREIRO DE 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO PEDE QUE PREFEITURA PRORROGUE O PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO DA EDUCAÇÃO


A prefeitura de Tarauacá deve prorrogar por mais 2 anos, a validade do Concurso Público Municipal, realizado no final de em abril 2014, válido por 2 anos e que segundo o seu edital, poderá ser prorrogado por igual período.

O pedido se deu através de uma indicação da Vereadora Janaina furtado (Rede Sustentabilidade), apresentada na sessão de desta terça feira, 2 de fevereiro, na câmara de vereadores e aprovada pelos parlamentares.

Segundo a vereadora a prorrogação se faz necessária pois ainda podem ser chamados muitos concursados devido ao grande numero de escolas que estão em construção e ainda há também muitas vagas nas escolas atuais. 

"Considerando que a prefeitura ainda está em fase de reestruturação e efetivação de seu quadro de pessoal, especialmente na área da educação e que ainda existem muitas pessoas aprovadas que poderão ser convocadas, a prorrogação do concurso evitando que sejam efetuados novos gastos de recursos públicos com a realização de novo certame", justificou Janaina Furtado. 

Da Assessoria Parlamentar

quarta-feira, 9 de março de 2016

TARAUACÁ: VEREADORA JANAINA FURTADO CUMPRE EXTENSA AGENDA NESSE INICIO DE SEMANA

A vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade), não tem medido esforços para representar bem o povo de Tarauacá. "Participar de todos os eventos que tratam da vida da população de Tarauacá em qualquer que seja as circunstâncias é meu dever como legítima representante do povo. Me elegi para representar toda as pessoas de nosso município e não os meus interesses pessoais ou partidários", disse Janaina.

SÁBADO, 5 DE MARÇO.


VEREADORA JANAINA E DEPUTADO JESUS SÉRGIO SE UNEM NA LUTA DAS FAMILIAS TARAUACAENSES. - A vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) realizou, na tarde deste sábado, 5 de março, mais uma reunião com representantes das famílias das mulheres tarauacaenses que estão no presídio feminino de Cruzeiro do Sul. Dessa vez a reunião contou com a presença importante do Deputado Estadual Jesus Sérgio (PDT). A luta da vereadora e das famílias é pela instalação de uma Unidade Prisional Feminina em Tarauacá, para que as mulheres possam cumprir suas penas próximos de suas famílias.

DOMINGO, 6 DE MARÇO:


VEREADORA JANAINA FURTADO VISTA ALDEIA PNUYÁ E PARTICIPA DE ATIVIDADES EM HOMENAGEM ÀS MULHERES INDÍGENAS - A vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) esteve presente neste último domingo na Aldeia 27, acompanhada de um grupo de mulheres da Rede de Mulheres de Tarauacá - REMUT. Elas foram participar de uma programação em homenagem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com a realização um torneio de futebol feminino entre mulheres hunikui da aldeia 27 (Pinuya) contra as mulheres da aldeia Caucho. As 'remutienses' hunikui da aldeia Pinuyá venceram a partida por 2x1. 

SEGUNDA FEIRA, 7 DE MARÇO:


JANAINA NA CAMPANHA DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI - Vereadora Janaina Furtado (Rede sustentabilidade) participou, na última segunda feira, 7 de março, do Ato de Lançamento da Mobilização Municipal de Combate ao Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Ações de educação, limpeza dos bairros e alerta a população, serão desencadeadas até o mês de abril.

TERÇA FEIRA, 8 DE MARÇO:


VEREADORA JANAINA PRESTIGIA ATO DE POSSE DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL - Na manhã desta terça feira, 8 de março, a Vereadora Janaina Furtado (Rede sustentabilidade) participou do Ato de Posse dos gestores escolares, eleitos na última eleição realizada no final do ano passado. A parlamentar representou a câmara municipal no evento e colocou o parlamento municipal e o seu mandato à disposição dos novos gestores.

TERÇA FEIRA, 8 DE MARÇO:


VEREADORA JANAINA PARCEIRA DO PROGRAMA "QUERO LER" - Vereadora Janaina Furtado (Rede sustentabilidade) participou do Ato de apresentação do PROGRAMA “QUERO LER”, voltado para a erradicação do analfabetismo no município. A apresentação, que aconteceu na noite desta terça feira, 8 de março, no câmara de vereadores, foi conduzida pelo secretário-adjunto de Educação e Coordenador, Professor Moisés Diniz , idealizador e criador do programa. A meta do governo do Estado é erradicar o analfabetismo no município e no estado em uma proporção de 4% ao ano, até 2018 e receber da Organização das Nações Unidas o Selo de “Território Livre do Analfabetismo”. Em Tarauacá deverão ser alfabetizados em média cinco mil pessoas. A Vereadora se colocou a disposição como uma das colaboradoras do programa.

Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

terça-feira, 8 de março de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO VISTA ALDEIA PNUYÁ E PARTICIPA DE ATIIVIDADE EM HOMENAGEM ÀS MULHERES INDÍGENAS


A vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) esteve presente neste último domingo na Aldeia 27, acompanhada de um grupo de mulheres da Rede de Mulheres de Tarauacá - REMUT. 


Elas foram participar de uma programação em homenagem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com a realização um torneio de futebol feminino entre mulheres hunikui da aldeia 27 (Pinuya) contra  as mulheres da aldeia Caucho. As 'remutienses' hunikui da aldeia Pinuyá venceram a partida por 2x1.


"Foi uma grande satisfação poder passar um domingo conversando com o Cacique Assis Kaxinawá e demais lideranças da aldeia, como também poder participar de atividades em homenagens às mulheres indígenas" disse Janaina.


O encontro contou ainda com a presença do prefeito Rodrigo Damasceno e do Vereador Indígena Narso Kaxinawá.


Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

domingo, 6 de março de 2016

VEREADORA JANAINA E DEPUTADO JESUS SÉRGIO SE UNEM NA LUTA DAS FAMILIAS TARAUACAENSES.

Reunião com as familias
A vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) realizou, na tarde deste sábado, 5 de março,  mais uma reunião com representantes das famílias das mulheres tarauacaenses que estão no presídio feminino de Cruzeiro do Sul. Dessa vez a reunião contou com a presença importante do Deputado Estadual Jesus Sérgio (PDT). 

A luta da vereadora e das famílias é pela instalação de uma Unidade Prisional Feminina em Tarauacá, para que as mulheres possam cumprir suas penas próximos de suas famílias. 

Reunião com o Deputado Jesus
"No ano passado, a justiça de Tarauacá, determinou que o Estado deveria construir a unidade ou locar um espaço para instalação da mesma. O que até hoje não aconteceu. O fato de estarem presas Cruzeiro do Sul dificulta a realização das audiências e até o direito de cumprirem penas no semi-aberto. As famílias, especialmente as mães, em sua maioria pobres, passa m por todo os tipos de dificuldades quando vão visitar uma das mulheres presas. Se elas cumprirem penas aqui o drama dessas famílias vai diminuir", relatou a vereador. 

Deputado Jesus e vereadora Janaina
Na reunião o Deputado Jesus ouviu o relato das mães e ficou muito impressionado. Disse que estava ciente da situação pois, a vereadora Janaina já havia conversado com ele sobre o assunto.

"Antes de vir para Tarauacá procurei o Doutor Martin Hussel, Diretor do IAPEN, e ele me disse que o estado no momento não tem condições de construir um espaço. Porém tem recursos para locação. "Eu mesmo vou procura juntamente com a Janaina, um local que possa ser alugado e readaptado para instalação dessa unidade prisional feminina em Tarauacá" garantiu o Deputado.

Na reunião, ficou combinado que, em breve, o deputado e a vereadora farão uma visita ao presídio feminino em Cruzeiro do Sul para conversar com as mulheres de Tarauacá que estão cumprindo pena no local. 

Da assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

EM REUNIÃO COM DEPUTADO LÉO BRITO JANAINA FURTADO SOLICITA MAMÓGRAFO PARA REGIONAL TARAUACÁ/FEIJÓ/JORDÃO

Deputado Léo Brito e Janaina Furtado
A Vereadora Janaina Furtado (rede sustentabilidade), aproveitou a vinda do Deputado Federal Léo de Brito (PT) a Tarauacá, para solicitar que o mesmo possa destinar recursos através de emenda parlamentar, com o objetivo da aquisição de um aparelho que realiza exames de mamografia (Mamógrafo). 

Desde o início do seu mandato que a parlamentar trava essa luta em defesa da saúde das mulheres de Tarauacá.

"Sabemos que o câncer de mama é o que mais mata nossas mulheres. Atualmente, uma tarauacaense que precisar realizar o exame, precisa se deslocar até Rio Branco. E todos sabemos que quanto mais cedo se identificar a doença maiores são as chances de tratamento", argumentou a vereadora. 

Reunião com participação de mulheres da REMUT
A reunião contou ainda com a presença de representantes da REMUT Maria Bento e Rosa Neri. 

"Entendo que esse aparelho ao ser instalado em Tarauacá no nosso Hospital Regional ou no Posto de Saúde da Mulher, que em breve será inaugurado pela prefeitura, deverá atender toda as demandas das mulheres de nossa Regional Feijó, Tarauacá e Jordão" disse a vereadora. 

O Deputado Federal Léo Brito, disse que já está destinando um razoável montante de recursos para a saúde em Tarauacá,porém a reivindicação é muito justa e fará todos os esforços para atender.

Da assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE PROGRAMAÇÃO DESTINADA ÀS MULHERES PROMOVIDAS PELO CREAS


Na quinta feira, 3 de março, a Vereadora Janaina Furtado  (rede sustentabilidade), participou do Encontro de Mulheres do Centro Especializado de Assistência Social - CREAS, como parte da programação da prefeitura do município para todo o mês de março em comemoração ao mês de março. 


"Foi mm evento acolhedor e sem duvida organizado com muito carinho. Obrigada pelo convite e parabéns estava tudo perfeito Dâmaris Andrade. Falamos dos os avanços e também dos desafios das politicas para as mulheres de Tarauacá", comentou a vereadora.


O encontro aconteceu no prédio do CREAS e contou com participação de representantes da SepMulheres, Remut e UTM. A vereadora aproveitou o encontro para falar um pouco sobre as ações de seu mandato destinada ao fortalecimento da luta das mulheres.


"Tratamos dos avanços da Saúde da mulher, com a Criação da Unidade de Saúde de atendimento especializado a Mulher, que está em construção no Bairro Senador Pompeu, Criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. Meu reconhecimento à gestão municipal por considerar relevante as duas propostas que foram apresentadas através do meu mandato e prontamente foram acolhidas. Continuaremos a luta por um aparelho de mamografia para atender as mulheres da Regional Tarauacá/Envira e por garantia de direitos das muitas famílias e das presidiarias Tarauacaenses  que estão cumprindo as medidas em Cruzeiro do Sul". finalizou.

Da assessoria Parlamentar

JANAINA CONCEDE ENTREVISTA PARA RÁDIO BOAS NOVAS DE FEIJÓ


Entrevista ao repórter Davi Gomes da Radio Boas Novas do município de Feijó, para o programa do radialista Oliveira Neto. Na oportunidade a vereadora falou de seu mandado e do mês março onde se comemora o dia internacional da mulher.

Assessoria Parlamentar

FALAS E PROPOSIÇÕES DA VEREADORA JANAINA FURTADO NA SESSÃO PARLAMENTAR DA ÚLTIMA SEMANA


FALAS

Na tribuna, a Vereadora Janaína Furtado (Rede), lembrou da importante data que se aproxima que é o dia da Mulher. Parabenizou o Senador Gladson Cameli pela postura que sempre apresentou tratando com respeito os adversários políticos dando, como exemplo, a assinatura ontem da Ordem e Serviço para a construção do Mercado do Peixe, mostrando que ele busca melhorias para os municípios do Estado do Acre independente de bandeira partidária.

A Vereadora mostrou-se preocupada com a retirada dos camelôs onde vai ser construído o citado mercado afirmando que essa não é uma situação fácil de resolver, mas que colocou-se a disposição para ajudar com que eles sejam realocados em um local onde eles possam trabalhar, pois o local onde ficam hoje, Beco Raimundo Lopes, fez com que tivessem queda de renda. 


PROPOSIÇÕES

Do Gabinete da Vereadora Janaína Furtado veio o Requerimento Nº 009/2016, solicitando ao Senhor Martin Hussel, Diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre – IAPEN, as seguintes informações:

1. Como está o andamento da construção ou locação de um espaço para Instalação da Unidade Prisional Feminina em Tarauacá;

2. Quantas mulheres de Tarauacá estão cumprindo pena na Unidade Prisional Feminina de Cruzeiro do Sul, e dessas, quantas já foram sentenciadas e quantas ainda esperam julgamento;

Do Gabinete da Vereadora Janaína Furtado veio a Indicação Nº 009/2016 para que o Beco Maria Anália, que liga a Rua Dona Constância de Menezes à Rua João de Paiva e Manoel Lourenço, seja transformado e via de mão única.

Assessoria de Comunicação da Câmara