Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

sábado, 30 de janeiro de 2016

REDE E PCdoB


Em reunião com a direção do PCdoB na noite desta sexta feira, 29 de janeiro de 2016, a Rede Sustentabilidade fecha um ciclo de conversas com os partidos políticos com maior representatividade. Na próxima semana haverá uma conversa com os partidos menores. A ideia é ouvir todos indistintamente para colher subsídios que vão nortear os rumos que o partido deve seguir neste ano de disputa eleitora. 

A Reunião com o PCdoB, foi muito importante e o partido falou de suas intenções em continuar compondo com o PT, apoiar a reeleição do atual prefeito Rodrigo Damasceno e fortalecer as alianças para que se tenha um segundo governo melhor que o primeiro.

Assessoria

REDE E PT SE REÚNEM E DEBATEM SOBRE ANO ELEITORAL


TARAUACÁ - Com o objetivo de dialogar com as diversas forças políticas municipais para falar das intenções do partido e ouvir o que elas pensam sobre o ano eleitoral, a Rede Sustentabilidade se reuniu na noite desta quinta-feira, 28 de janeiro, com a direção do Partido dos Trabalhadores.

Pela Rede Sustentabilidade participaram os dirigentes Eurico Paz, Janaina Furtado, Ricardo Lima, Aldomir albano, Flávio Santos e Raimundo Accioly. Pelo PT os dirigentes Adriano Cacau (presidente), Edmundo Maicel, Marcus Vinícius, Enivaldo do Ó, Carlinhos Félix e Márcio André.

O PT é O partido do atual prefeito Rodrigo Damasceno. Segundo sua direção o projeto é trabalhar a formação de uma boa aliança para garantir a reeleição da gestão. No que se refere à chapa de vereadores, o partido deve apresentar uma chapa própria.

A rede deve apresentar seu projeto político eleitoral após a rodada de conversa com todos os partidos.

Assessoria Rede/Tarauacá

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PREFEITURA CONVOCA MAIS 15 PROFESSORES CONCURSADOS


Aconteceu na noite desta quinta-feira, 28, no gabinete do prefeito Rodrigo Damasceno, uma importante reunião com os novos professores convocados para contratação por meio de concurso público para o quadro de permanentes da Secretaria Municipal de Educação. 

Serão 15 novos contratados que irão alavancar ainda mais o quadro de professores da rede municipal, aprovados no certame realizado ainda no ano de 2014 pela Prefeitura de Tarauacá. 

O Prefeito Rodrigo Damasceno destacou a importância da valorização e do compromisso do executivo com a rede de ensino municipal que tem alcançado avanços significativos. Presentes, ainda, o Vice-Prefeito Chagas Batista e o Secretário Municipal de Educação Carlos Gomes, que reafirmou não medir esforços para garantir uma educação de qualidade para a população rural e urbana do nosso município.

Por Gilberto Coelho
Assecom

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

REDE SUSTENTABILIDADE TEM SEUS PRIMEIROS FILIADOS INDÍGENAS EM TARAUACÁ

Ato de filiações em Tarauacá
Com a presença dos dois Coordenadores do Partido em Tarauacá Vereadora Janaina Furtado e Professor Eurico Paz, além dos membros do Coletivo Municipal Professor Flávio Santos (Kbym), Professor Raimundo Accioly, Artista Plástico Luzivan Alves, Radialista Edilene Silva e Estudante de Administração Ricardo Lima, aconteceu hoje na Câmara Municipal, um Ato de Filiação de 3 membros da Aldeia Indígena Nova Esperança, localizada no alto rio Gregório. Charle da Silva Luiz Yawanawá, Edna Luiza Alves Yawanawá e Antônio Luiz Rodrigues Yawanawá. A Aldeia Nova Esperança conta hoje com uma média de 470 habitantes.

Charle da Silva Luiz Yawanawá
Charle da Silva Luiz Yawanawá, 30 anos, estudante de Agronomia Pela UNB (fase de conclusão), um dos coordenadores do Festival Yáwa e Presidente da Cooperativa dos Yawanawas.

Edna Luiza Alves Yawanawá E Antônio Luiz Rodrigues Yawanawá.
Professora Formada em História Edna Luiza Alves Yawanawá, casada com Antônio Luiz Rodrigues Yawanawá. Ela ministra aulas do 6º ao 9º ano no Presídio Moacir Prado para 15 presidiários de bom comportamento.

A direção da Rede Sustentabilidade em Tarauacá manifesta sua alegria por conta do ingresso ilustre dos três indígenas e abre assim um espaço para os povos tradicionais da nossa floresta amazônica, possam conhecer as idéias e os objetivos do partido.

Assessoria Rede Sustentabilidade
Tarauacá-Acre

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Vereadora Janaina Furtado participa da entrega do 1° ponto de táxi do município

Vereadora Janaina Furtado e o presidente dos Taxistas César Augusto Rocha
Na manhã da última terça-feira, (26) de janeiro, a vereadora janaína Furtado (Rede sustentabilidade), participou da cerimônia de entrega do 1° primeiro ponto de táxi do município, que recebeu o nome do falecido Francisco das Chagas Saraiva “Chico Saraiva”, um dos primeiros taxistas de Tarauacá, trabalhou na década de 90. A construção se deu através de uma parceria entre prefeitura, associação dos Taxistas, Banco do Brasil e Deputado Jesus Sérgio.

Inauguração do espaço
O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Damasceno, taxistas, familiares do homenageado, Vereadora Janaina Furtado e representantes do Banco do Brasil. O espaço atende uma reivindicação de quase 20 anos da categoria e vai abrigar os taxistas do município que durante esse tempo todo ficaram a mercê do sol e da chuva. 

Vereadora Janaina Furtado
A vereadora Janaína, presenteou a categoria com um rádio  e destacou em sua fala, o empenho dos taxistas na luta pelo ponto. 

"Agradeço o convite feito a mim pelo Presidente da Associação dos Taxistas de Tarauacá, o amigo César Augusto, gostaria de destacar e parabenizar a todos que se envolveram para que nos pudéssemos estar aqui no dia de hoje inaugurando esse ponto, que será de grande importância para toda categoria. O ponto já tem uma TV, um bebedoruro e eu faço agora a entrega de um rádio como uma pequena contribuição do meu mandato, que tenho certeza será de grande utilidade" Afirmou

Conversa com Secretário Municipal de Administração Dilvo Bareta
Ainda pela manhã a vereadora participou de uma conversa com o secretário de administração Dilvo Bareta sobre a posse dos concursados do quadro administrativo que está marcada para o início do m~es de fevereiro.

Por último, ainda na terça feira, a vereadora foi mais uma vez ao Lar Novo Hamburgo, onde se reuniu com a coordenadora Roneida Farrapo, pra falar de sua ida a Rio Branco para tratar da possível parceria do Governo do Estado com a Prefeitura para manutenção do abrigo.  A mesma convocou uma reunião com o secretário de Promoção Social para está quarta-feira. 

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede Sustentabilidade - Tarauacá
Fotos Abimael Lopes (AssecomTK)

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

VEREADORA JANAINA PARTICIPA DE REUNIÃO DA REDE SUSTENTABILIDADE

Coletivo da rede sustentabilidade
A Vereadora Janaina Furtado esteve reunida nesta segunda feira, com os membros de seu partido, a Rede Sustentabilidade. Foi a primeira reunião do pardido e seus militantes em 2016, para debater sobre seu fortalecimento e também a participação do partido no ano eleitoral. Análise de conjuntura e o quadro eleitoral que se desenha no município, bem como a atuação parlamentar da Vereadora Janaina Furtado e a organização do partido, foram as principais pautas do encontro.

Reunião da Rede sustentabilidade
O partido fez um balanço das reuniões que sua direção está realizando com as diversas forças politicas locais. Já aconteceram reuniões com PMDB, PP, PDT e PSDB. Ainda vão acontecer reuniões com PSD, PT, PCdoB e demais partidos legalmente constituídos no município. A partir daí a direção do irá apresentar um relatório ao coletivo partidário, que vai subsidiar a elaboração do projeto eleitoral do partido para 2016. Vários militantes usaram da palavra democraticamente e se manifestaram livremente sobre os diversos temas do debate.

No final, foram criadas algumas coordenações com o objetivo de compartilhar as tarefas da atuação partidária.

Assessoria/Rede Sustentabilidade/Tarauacá

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO PEDE AJUDA PARA FAMÍLIA EM SITUAÇÃO DE DIFICULDADES

Família pede ajuda
Neste domingo, 24 de janeiro, a Vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade), visitou a família da Dona Maria José Mariano Braga, moradora do Bairro de Copacabana. Uma senhora de apenas 42 anos, mãe de 8 filhos, sendo que o mais novo, José Guilerme, tem apenas 28 dias de nascido. Os outros filhos são Maria Laedia, 19 anos, Laercio Braga, 17 anos; Lauanna Braga, 14 anos; Lainne Braga, 12 anos; Lis Laine Braga, 10 anos; Francisca Evilin, 7 anos e Davi Lucase apenas 3 anos.

Dona de casa ficou viúva e não sabe como sustentar a familia
Dona Maria há uma semana ficou viúva, após a morte do seu companheiro, Senhor Francisco dos Santos Nascimento. Seu Francisco estava, há alguns anos, muito doente de hepatite e não resistiu. Ele era quem sustentava a família trabalhando. Depois que adoeceu e sem condições de trabalhar, ele recebia o benefício de um Auxílio doença no valor de um salário mínimo. Desde sua morte, a família entrou num certo desespero sem saber como vão sobreviver, já a mãe não tem emprego, muito menos a filha  mais velha de 19 anos. 

A situação dela é a seguinte:

A família Mora de aluguel pagando R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) mensais e tem que sustentar os 8 filhos, pagar luz, gás e água, além da alimentação, sem que ninguém da família tenha renda. Todas as crianças com idade escolar estudam e a filha mais velha conclui o ensino médio em 2016. 

Vereadora Janaina Furtado com Dona Maria
A situação da família é preocupante. Vou procurar as entidades e os outros órgãos de defesa dos direitos da mulher, o conselho tutelar pra acompanhar a situação das crianças, os poderes públicos para que possam socorrer a família e a sociedade para se mobilizar e ajuda-los”, disse a Vereadora. A secretaria Municipal de Promoção Social doou um sacolão de alimentos para que a família pudesse se alimentar nesses últimos dias. “Dona Maria chora muito e demonstra muita preocupação com a situação de seus filhos e precisamos ajuda-la. A família vivendo a chama situação de risco” finalizou Janaina. 

Da Assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede Sustentabilidade - Tarauacá

domingo, 24 de janeiro de 2016

ELEIÇÕES 2016 - SITE TIRA DUVIDAS SOBRE O PROCESSO ELEITORAL

O primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 2 de outubro, e o segundo turno no dia 30 de outubro.

Nas Eleições 2016 os eleitores brasileiros vão escolher através do voto e dentro de seus próprios municípios, um prefeito e um vice-prefeito, assim como os vereadores, membros que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.

O segundo turno é realizado apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta, ou seja 50% dos votos mais um. Os dois candidatos mais votados no primeiro turno disputam o segundo turno entre si.

As Eleições Municipais acontecem no Brasil de quatro em quatro anos.

Data das Eleições

O 1º turno acontecerá no dia 2 de outubro de 2016 e o 2º turno no dia 30 de outubro de 2016. O calendário das Eleições Municipais de 2016 no Brasil foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 10 de novembro de 2015.

Data/Eventos

2 de outubro de 2015/Último dia para alteração de domicílio eleitoral dos candidatos.

4 de maio de 2016/Final do prazo para os eleitores solicitarem a inscrição ou alterações do título eleitoral.

5 de julho de 2016/Data limite para os partidos e coligações registrarem seus candidatos.

3 de agosto de 2016/Último dia para o eleitor fora do seu domicílio eleitoral requisitar a 2ª via do título eleitoral.

22 de setembro de 2016/Data limite para o eleitor, no seu domicílio eleitoral, solicitar a 2ª via do título de eleitor.

2 de outubro de 2016/Primeiro Turno (das 08h às 17h - horário local)
30 de outubro de 2016/Segundo Turno (das 08h às 17h - horário local)

Candidatos das Eleições de 2016

O site Eleições 2016 disponibilizará informações sobre possíveis candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador das principais cidades do Brasil.

Até que sejam oficializados pelo Tribunal Superior Eleitoral todos os possíveis candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador serão considerados pré-candidatos.

Guia do Eleitor

Calendário Eleitoral, todas as datas importantes para as Eleições Municipais de 2016.
Cargos Disputados, informações sobre os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Título de Eleitor, o que você precisa saber para tirar o título de eleitor.
Justificativa de Ausência do Voto, tudo que é necessário para fazer o requerimento.
Eleições Municipais, veja como funciona a eleição para prefeito, vice-prefeito e vereador.

Sobre o site Eleições 2016

O site eleições2016.com.br não está relacionado a nenhum órgão governamental, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista, e também não representa o site oficial das Eleições 2016.

O site não realiza nenhum tipo de propaganda eleitoral. O site irá disponibilizar apenas com o caráter informativo, dados sobre possíveis candidatos nas Eleições Municipais de 2016

O site não realiza nenhum tipo de levantamento de opiniões ou enquetes, e não realiza nenhum tipo de pesquisa eleitoral prevista no artigo 33 da Lei nº 9504/97.

VEJA TUDO EM eleições2016.com.br

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO VISITA CENTRO DE JUVENTUDE DO IPEPACONHA E CONSTATA SITUAÇÃO DE ABANDONO

Vereadora Janaina Furtado
A Vereadora Janaina Furtado foi procurada por moradores dos bairros Ipepaconha e Esperança, especialmente jovens que fazem uso dos espaços para prática de esportes do Centro Municipal de Juventude, de responsabilidade da Prefeitura de Tarauacá. 

Campo de Futebol
Os jovens denunciam as condições de abandono em que a quadra, o campo de futebol, o parquinho infantil construído em madeira  e a quadra de voleibol, se encontram. 

Quadra de esportes
Para se certificar da denúncia, a vereadora visitou o local e constatou que realmente as condições dos espaços esportivos são muito ruins como mostram as fotos aqui postadas.

Parquinho infantil
Nesta sexta feira, Janaina vai procurar a Secretaria Municipal de Esportes e a Secretaria Municipal de Assistência Social, que segundo informações são os setores da prefeitura responsáveis pelo Centro de Juventude. A parte de escritórios foi cedida para funcionamento provisório do Instituto Dom Moacir. 

Inaugurado em 2011 e reaberto em 2013
Esse espaço foi entregue à comunidade em outubro de 2011, no governo da prefeita Marilete Vitorino (Veja AQUI). Foi reaberto em março de 2013 já na administração do prefeito Rodrigo Damasceno (Veja AQUI).

"O que se espera é que as autoridades recuperem o local com maior brevidade e que os jovens possam continuar realizando suas atividades esportivas",disse Janaina.

Da Assessoria
Vereadora Janaina Furtado
Rede Sustentabilidade

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TARAUACÁ: VEREADORES JANAINA E MARLINDO CUMPREM AGENDA EM RIO BRANCO

Reunião com Senador Gladson Cameli
Os vereadores Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) e Marlindo Pinheiro (Sem Partido) estiveram em Rio Branco cumprindo uma agenda de reuniões, representando a população de Tarauacá. Eles se reuniram na última terça feira, 19 de janeiro, com o Senador Gladson Cameli e trataram da questão do aumento da taxa de energia elétrica, um problema que afeta quase todos os consumidores e também pediram ao senador que intercedesse junto ao DNIT, sobre as condições da Ponte sobre o rio Tarauacá, que devido desbarrancamento do rio ainda no início do ano de 2014, a mesma teve um dos acessos comprometidos o que fez com o governo instalasse uma rampa metálica provisoriamente e que uma de suas vias fosse interditada. Por conta desse problema a ponte pode ser interditada totalmente. 


Reunião com eletroacre

Outra reunião aconteceu no escritório da Eletroacre, onde foram recebidos pelo Gerente de Departamento, Danilo Domingos, ocasião em que os vereadores fizeram uma série de reclamações sobre a questão da energia elétrica em Tarauacá. Primeiro foi tratado sobre o aumento no preço das faturas o que levou a população a criar até um comitê de defesa dos consumidores locais. Sobre esse tema o gerente deu uma séria de explicações e em breve acontecerá uma audiência pública no município para que a população possa participar da discussão junto com as autoridades. Extensão de rede, Taxa de Iluminação Pública, Luz Pra Todos, Leituras, Bandeira Vermelha foram outros assuntos tratados.
Reunião na Sessacre

Por último, ainda na terça feira, a reunião aconteceu na Secretaria Estadual de Saúde onde o assunto em pauta foi o Lar Novo Hamburgo em Tarauacá, onde seu bom funcionamento depende de uma parceria entre prefeitura e governo do estado.

sábado, 16 de janeiro de 2016

Do blog Tarauacá Agora :Vereadora Janaína Furtado ( Rede) inícia campanha para clientes do Bradesco migrarem para outras intituições bancárias


Na busca de solucionar os problemas decorrentes dos clientes do Banco Bradesco em Tarauacá, a vereadora Janaína Furtado ( Rede), se reuniu com os gerentes da Caixa Econômica e do Banco do Brasil para tratar sobre a Portabilidade Crédito, um direito de todos os clientes de banco. 

A portabilidade de crédito é a transferência de operação de crédito da instituição credora original (que detém o empréstimo) para a instituição proponente (para onde será portado o empréstimo), por solicitação do devedor. O valor e o prazo da operação na instituição proponente não devem ser superiores aos do contrato original, podendo, com anuência do devedor, ser alterada apenas a taxa de juros e o valor das parcelas.


A população tarauacaense, em especialmente, os beneficiários dos programas federais ( pensionistas do INSS) convivem diariamente com o desrespeito da instituição Bradesco. Falta de Dinheiro, espaço pequeno, mau atendimento. Devido todos estes transtornos, a vereadora está propondo aos clientes do Bradesco que façam a portabilidade de crédito para o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal até que o Bradesco se adequade as condições e necessidade dos tarauacaense. 

Além da reunião com os gerentes das outras intituições bancárias, a vereadora iniciou uma campanha na Rádio Difusora AM sobre este tema.

Existe ainda uma ação coletiva do MPF contra o Bradesco por desrespeito aos clientes.

Por Leandro Matthaus
Blog Tarauacá Agora
Foto: reprodução do facebook

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

TARAUACÁ: POPULAÇÃO CRIA COMITÊ CONTRA AUMENTO ABUSIVO DAS CONTAS DE LUZ E ÁGUA

Na noite desta última quarta-feira 13 (treze) de janeiro, aconteceu na Câmara de Vereadores do Município de Tarauacá, uma importante reunião para tratar sobre o aumento, considerado abusivo, nas tarifas de água e luz,no município.

                                                               reunião na câmara

A iniciativa é da Rádio Comunitária Nova Era FM, que em sua programação recebeu diversas reclamações dos ouvintes. Também estão na organização do movimento, o Sindicato dos Trabalhadores Em Educação do Acre, Associação de Moradores do Bairro Bento Marques (Cohab) e o Gabinete da Vereadora Janaína Furtado. O aumento na conta de água e luz desse mês causou indignação em Tarauacá. Através de redes sociais, muitos moradores se mostraram insatisfeito com o aumento que chegou a mais de 100%.

Professor Ivonaldo
"Quando abri o meu 'talão', me assustei e não acreditei. Nunca paguei um valor tao alto. Só de agosto são mais de 100 reais de aumento", garantiu o professor José Ivonaldo Gomes. 


Zé Bodin

"Outro morador disse que está economizando água devido as tarifas que nos últimos meses estão vindo altíssimas e mesmo assim pagou 190 reais na última conta. Fiz minha parte, reduzi o consumo, estou economizando, mas esse aumento é criminoso. Já reclamei com o Departamento de Pavimentação e Saneamento (DEPASA). Mas não adiantou", lamentou o SR. conhecido por Zé Bodim. 


 Raimundo Accioly

O professor e sindicalista, Raimundo Acioly, em sua fala mostrou-se, indignado com esses aumentos elevados nas tarifas de água e luz, "Nos estamos reunidos aqui hoje para iniciar um processo de reação, se nos vamos ser vitoriosos ou não, nos não sabemos. O que não dá é pra gente se sentir derrotados sem ao menos ter tentado reagir", afirmou 


                                                               Vereadora Janaina Furtado

A vereadora Janaína Furtado participou do debate juntamente, com os vereadores, Marlindo Pinheiro, Manoel Monteiro e a presidente do Bairro Senador Pompeu, Rosa Monteiro. Durante sua fala na tribuna da Câmara, a parlamentar se mostrou insatisfeita, com essas taxas consideradas abusivas, cobradas nas tarifas de água e luz. ''Eu preciso saber o que eu estou pagando, é um direito meu como consumidora da Eletrobras, e de todos. A final de contas o salário minimo aumentou um pouquinho, mais tudo aumento também. e aí, enquanto lá em São Paulo, por causa de 30 (trinta) centavos, aquela briga toda, e nos aqui em Tarauacá vamos permitir que continue dessa forma? será que por causa de situações politicas nos vamos deixar que continue assim", questionou a vereadora. Disse ainda que Tarauacá tinha problema critico aqui no nosso município, com relação a iluminação pública e hoje a administração, através, inclusive da Câmara que aprovou, nos vamos passar 390 (trezentos e noventa) meses, pagando dividas de anos, de gestões passadas. Vai entrar prefeito e sair prefeito, e nos vamos continuar devendo''.Afirmou Finalizou dizendo que esse tipo de situação é inadimissível e que as prestadoras de serviços precisam explicar o que está acontecendo. na oportunidade convidou todos os consumidores que estão sendo lesados, a integrarem ao Comitê Contra o Aumento Abusivo das Taxas de luz e água em Tarauacá. 


                                                           Vereador Manoel Monteiro

Vereadores Manoel Monteiro e Marlindo Pinheiro se manifestaram duramente contrários ao aumento das taxas dos serviços em questão e se colocaram a disposição da população para comporem o comitê e encampar a luta de todos


                                                         Vereador Marlindo Pinheiro

No final da reunião foram escolhidos os membros que vão compor o Comitê Municipal de Combate ao Aumento Abusivo das Taxas de Água e Luz.


O comitê vai propor uma audiência publica com a presença das autoridades e da sociedade civil organizada, além das empresas responsáveis pela geração, distribuição e leitura da o consumo de energia.


COMPOSIÇÃO DO COMITÊ

IVONALDO BENIGNO GOMES
VALTER JUNIOR
GILBERTO COELHO
MARISLÂNGELA SOUZA
DEISE FIGUEIREDO
ANDRÉ AGUIAR
ROSA OLIVEIRA
RAILDO ARAÚJO
FRANCISCO SALES FRANÇA
RAIMUNDO ACCIOLY
SEBASTIAN GOMES
ZÉ BODIN
CÍCERO SAMPAIO
JANAINA FURTADO
MANOEL MONTEIRO
MARLINDO PINHEIRO

sábado, 9 de janeiro de 2016

Vereadora Janaína Furtado participa da cerimônia de posse dos novos Conselheiros Tutelares de Tarauacá




O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) empossou na última sexta-feira (08) de janeiro, os 05 (cinco) novos conselheiros tutelares e seus respectivos suplentes.


O evento foi realizado na Câmara de vereadores, e contou com presença de membros do conselho e representantes de instituições ligadas à rede de proteção à criança e ao adolescente. Foram os primeiros conselheiros eleitos pelo processo unificado e vão exercer o cargo por quatro anos.


A vereadora Janaína Furtado, que é uma parceira do conselho local, se fez presente na solenidade. A mesma há tempo vem trabalhando em pela valorização dos nossos conselheiros. A mesma conquistou o repeito da maioria.

"Gostaria de cumprimentar os nossos gloriosos conselheiros e seus suplentes e dizer que é sempre uma alegria poder prestigiar eventos do Concelho Tutelar. Sei da importância desse trabalho para nossa sociedade, que infelizmente na maioria das vezes, nossos conselheiros não são valorizados como deveriam. A falta de muitas autoridade na posse dos conselheiros, nesta noite, é um exemplo de desprestígio por partes dos governos. Que nos possamos incentivar e conscientizar as pessoas do nosso município para que possa conhecer o trabalho do Concelho Tutelar. No mais eu quero desejar sucesso a todos vocês", disse a Vereadora Janaína.

Tomaram posse os seguintes conselheiros.

1- Antônio Teles;
2- Rosa do PETI;
3- Camila Figueiredo;
4- José Carlos;
5- Antônio Elino;

Suplentes:

1- Rosa do Ipepaconha;
2- Eliana Farias;
3- Lesivaldo Alves;
4- Raimunda Mota;
5- Maria José Damasceno;

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A principal função dos conselheiros tutelares é de atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção como determina o Estatuto da Criança e do Adolescente sempre com o acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário sempre com o acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário.











sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO DENUNCIA MAIS UMA VEZ O DESRESPEITO DE UM BANCO PRIVADO COM A POPULAÇÃO DOMUNICÍPIO

Mulheres com crianças sentada no chão a espera de atendimento
A vereadora Janaina Furtado (rede sustentabilidade), mais uma vez denuncia as péssimas condições de atendimento da agência do Bradesco em Tarauacá. A parlamentar visitou ontem a agência e os pontos do Bradesco Expresso, conversou com a população que sofre por vários dias e horas na fila de em busca de um atendimento e constatou total falta de respeito com a população. 

Faltam servidores e espaço para atendimento às pessoas
"Nada mais me surpreende. A cada dia só piora o desrespeito do Bradesco/Tarauacá com seus clientes. São idosos, mulheres gravidas, mulheres com crianças de colo, deficientes, trabalhadoras e trabalhadores rurais, que enfrentam uma verdadeira jornada em busca de receber seus benefícios financeiros. São financiamentos, salario maternidade, auxilio doença e outros serviços que muitos procuram e são humilhados pela situação que enfrentam para receber o que lhe é de direito" disse a vereadora.

Pessoas se aglomeram num pequeno espaço
Em sua visita a vereador identificou os principais problemas. 

1 - A agencia não tem servidores nem espaço suficientes  causando, assim a aglomeração de muitas pessoas. Grande parte fica na fila exposta ao sol e a chuva.

2 - Terminais eletrônicos insuficientes.

3- Na Agencia e nos chamados Pontos do Bradesco Expresso (instalados em lojas), não há dinheiro suficiente nos caixas para atender os clientes. Em muitos dos casos, os clientes só recebem os benefícios, se alguém efetuar algum pagamento.  É quando esse dinheiro é repassado às pessoas que estão na fila e isso não é suficiente.

4 - Idosos, gravidas,deficientes, têm seus direitos amplamente desrespeitados. Em alguns locais, o espaço para atendimento, não disponibilizam assentos para as pessoas .

5- Mulheres enfrentam essa jornada com crianças de colo, sentadas em calçadas ou até mesmo no chão. Um absurdo. Isso eu e outras autoridades politicas e da justiça já presenciamos.

6 - Muitas pessoas se deslocam da zona rural para a cidade à procurarem de atendimento no banco e, com a demora, eles precisam ficar vários dias no barco ou na casa de parentes, tendo que comprar alimentação e combustível. quando recebem muitas vezes não dá nem para pagar essas despesas.

O maior desrespeito com as familias
"E se isso já não fosse suficiente, esse problema também acontece no município vizinho Feijó, fazendo com que moradores de lá sejam encaminhados para receberem seus benefícios aqui em Tarauacá. Hoje conheci um grupo de pessoas da Comunidade Porto Rubim, a quatro dias de subida no Rio Envira, que estão há dias em busca de atendimento no banco", enfatizou a vereadora Janaina.

Vereadora Janaina Furtado 
A vereadora anunciou que vai mobilizar as pessoas que procuram atendimento no Bradesco e orientá-las que possam mudar para um banco que lhes proporcionem um atendimento mais respeitoso. 

"Não dá mais para aturarmos esse desrespeito. Vou ao Ministério Público Pedir Providências e ao mesmo tempo vou fazer uma campanha junto a outros bancos e nos meios de comunicação, para que esses trabalhadores e trabalhadoras exerçam o direito à PORTABILIDADE. Que essas pessoas exerçam o direito de escolherem um outro banco para receberem seus benefícios", finalizou, Janaina.

Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede Sustentabilidade

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

VEREADORA JANAINA FURTADO E REDE SUSTENTABILIDADE EM DESTAQUE NO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ

Vereadora Janaina Furtado
A boa novidade da política em Tarauacá no ano de 2015 foi o surgimento da Rede Sustentabilidade, o novo partido criado no município, por um grupo de educadores. 

Ato de filiação na Rede Sustentabilidade em Tarauacá
O partido, que já ganhou a adesão e a simpatia de muitas pessoas, tem na Vereadora Janaina Furtado sua maior expressão, por conta de seu desempenho frente ao mandado. Janaina que foi escolhida coordenadora municipal da rede, foi eleita também para integrar a executiva estadual do partido. Ela tem desenvolvido um mandado com seriedade, simpatia e determinação, atuando na defesa da população tarauacaense, o que lhe rendeu um lugar de destaque na câmara de vereadores do município em 2015. 

Mandato propositivo
O mandato de Janaina Furtado, assim como a Rede sustentabilidade, fogem dos padrões conservadores da eterna e improdutiva briga entre oposição e situação. A parlamentar tem atuado com liberdade e autonomia, podendo se expressar publicamente sem ter que está vinculada aos grupos políticos conservadores, geralmente divididos entre os que estão no poder (chamados de situação) e os que estão fora dele (chamados de oposição). O mandato sob a orientação da Rede Sustentabilidade vai além disso. Propõe superar essa dicotomia, pensar na sociedade como um todo, respeitar as diferenças, reconhecer as tomadas de decisão que são benéficas ao povo, criticar os erros, denunciar e combater os inimigos do povo, ser propositivo e tentar unir as pessoas que, de fato, defendem os interesses coletivos. 

Professora e Vereadora Janaina Fuurtado
Janaina Araújo Furtado, 28 anos, casada, mãe de dois filhos, formada em pedagogia, além de vereadora, é professora concursada da rede pública de educação municipal. Na última eleição, recebeu 542 (quinhentos e quarenta e dois) votos, o que lhe rendeu a quinta colocação entre os onze vereadores mais votados, sendo a única mulher eleita no município, pelo PSD - Partido Social Democrático, mesmo partido da candidata a prefeita, Marilete Vitorino, que perdeu a eleição para Rodrigo Damasceno do PT. No final de 2015, Janaina Furtado se filiou na Rede sustentabilidade, sendo a primeira parlamentar acreana a integrar o partido idealizado pela Ilustre Acreana Marina Silva. 

Vereadora Janaina Furtado falando no encontro da rede
Sempre senti falta e sonhei em pertencer a um partido que pudesse se reunir frequentemente para discutir os nossos problemas, as boas ideias e as ações em defesa do povo da população da minha cidade”, disse Janaina ao se filiar na Rede. "Não uso meu mandato para fazer sensacionalismo político ou qualquer jogo eleitoreiro. O mandato conferido a mim pela população deve ser exercido essencialmente em sua defesa. É ISSO O QUE EU PENSO", finalizou a parlamentar.

Coletivo da Rede em Tarauacá
A criação da rede sustentabilidade em Tarauacá teve entre seus primeiros integrantes, um grupo composto de Servidores Públicos, Profissionais Liberais, Ativistas Culturais, Esportivos, Sindicalistas, Integrantes de Movimentos Sociais, Religiosos, Estudantes e pessoas da comunidade. Destaque para as filiações de da Vereadora Janaina Furtado, primeira parlamentar acreana a se filiar na rede, Professor José Eurico Paz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – Sinteac, Professor Raimundo Accioly, radialista, blogueiro e militante do movimento social, Radialista Antônio Alves Pereira, Professor Aldomir Albano, Presidente da Associação dos Músicos de Tarauacá, Professor Flávio Santos (Kbym), líder comunitário e desportista, Professora Socorro Neri, presidente da Rede de Mulheres Tarauacaenses – REMUT, Radialista F. Sales, Radialista Edilene Silva, Estudante Universitário Ricardo Lima, Sindicalista e Professor Edvan Barbosa e mais um grupo seleto de pessoas ligada a diversos segmentos. 

Eurico Paz coordenador da rede em Tarauacá
Sobre o posicionamento político da rede em relação à administração do Prefeito Rodrigo Damasceno em Tarauacá, os dirigentes do partido, deixaram claro que a intenção do partido é ser uma força política coerente, propositiva e exigente. “O que acharmos correto vamos elogiar e até, se possível, propormos melhorar, o que acharmos errado vamos combater e, se possível, propor as soluções. Só não vamos fazer a política do 'ódio, ou do amor extremo'. O que queremos é que haja harmonia, o que chamamos de sustentabilidade. Não vamos existir em Tarauacá para vivermos nos consumindo apenas no entorno da administração municipal. Vamos atuar em todos os setores da nossa sociedade”, disse Eurico Paz coordenador do partido. Em relação às eleições 2016 em Tarauacá, a rede irá reunir e debater com todas as forças políticas locais, apresentar o partido, suas idéias e ouvir  o que elas estão pensando sobre o processo eleitoral que vai escolher prefeito e vereadores da cidade. “O partido não nasceu com a rotulação tradicional de oposição ou situação. Estamos nascendo com a proposta de sermos alternativos. Em nossos quadros não haverá espaço para políticos carreiristas e que se utilizam dos poderes para se servirem e não servirem ao povo. Poderemos ter chapa própria para vereadores e também apresentarmos nossa candidatura majoritária. Poderemos também manifestar apoio e fazermos alianças com outras forças. Tudo vai depender do diálogo. Não estamos criando mais um partido para existir apenas numa pasta e só aparecer em período eleitoral como legenda de aluguel”, concluiu Eurico.

A Rede Sustentabilidade é fruto de um movimento aberto, autônomo e suprapartidário que reúne pessoas decididas a reinventar o futuro. É uma associação de cidadãos e cidadãs dispostos a contribuir de forma voluntária e colaborativa para aprofundar a democracia e superar o monopólio partidário da representação política institucional. A efetiva participação de brasileiros e brasileiras nos processos decisórios é condição fundamental para a promoção do desenvolvimento justo e sustentável. Aberta ao diálogo e construída com a participação direta de seus integrantes, a Rede Sustentabilidade é um espaço de mobilização e inovação, no qual floresce uma nova cultura política. Uma legenda capaz de abrigar candidaturas de cidadãos que não façam parte de seus quadros, mas que compartilhem de seus ideais, comprometida com a transparência de seus processos internos e empenhada na renovação de suas lideranças.

Plataforma de ação política da Rede sustentabilidade

Estamos construindo uma organização política diferente, que abra à sociedade uma porta para se engajar na quebra do monopólio que os atuais partidos exercem sobre o Estado, demonstrando que outra forma de governabilidade e poder político é possível e viável, com os objetivos de:

1) Mudanças no modelo econômico para a construção de um projeto de desenvolvimento socialmente includente e ambientalmente sustentável que considere como estratégias prioritárias:

2) Reforma do sistema político que permita a emergência de outro modelo de governabilidade que não se baseie na troca de vantagens fisiológicas para a manutenção de feudos de poder e garanta:

3) Educação pública e universal de qualidade em todos os níveis, integral inclusiva, formadora de cidadãos comprometidos com uma vida social solidária e sustentável e preparados para os desafios de uma sociedade cada vez mais demandante de informação e conhecimento, como princípio fundante de uma verdadeira República baseada na igualdade de oportunidades para todos.

4) Democratização do sistema de comunicação, garantindo-se a liberdade de expressão, transparência, livre acesso à informação e ao conhecimento, valorização das diversas formas de manifestação cultural e o princípio de neutralidade da rede, a governança com ampla participação de setores da sociedade civil e uma banda larga de qualidade.

5). Respeito aos direitos humanos, garantia de igualdade de gênero e repúdio a todas as formas de discriminação: étnica, racial, religiosa, sexual ou outras, garantindo a cada grupo espaço próprio de participação política e de respeito e atenção às suas demandas específicas.

6) Redução das desigualdades e erradicação da pobreza por meio da garantia do acesso e da oferta de oportunidades a indivíduos e famílias, para sua inclusão na sociedade.

7) Universalização e melhoria dos serviços de saúde, com ênfase na atenção básica, da qualidade de vida com condições dignas de moradia, alimentação saudável e em quantidade suficiente, prevenção de doenças, saneamento básico, redução da violência e promoção da cultura de paz como valores centrais das políticas governamentais.

8) Defesa dos Direitos animais por meio da abolição de todas as formas de crueldade contra animais e de políticas púbicas para o bem-estar de animais urbanos, selvagens e de uso comercial.

9) Reforma urbana que transforme nossas cidades em espaços saudáveis, democráticos e seguros, que garanta o direito a moradia como forma de cidadania e possibilite o redirecionamento do investimento em mobilidade para priorizar os pedestres, o transporte ativo e o transporte público.

10) Política externa baseada na cultura da paz, na promoção dos direitos humanos, da autodeterminação dos povos, do não intervencionismo bélico, de uma ampla democracia e da sustentabilidade e comprometida com a redução das desigualdades e a construção de instituições efetivas de governança global. Promoção do debate, do intercâmbio e do diálogo a nível internacional com outros movimentos e partidos que defendam as mesmas bandeiras propostas pelo Partido.

Da Assessoria Parlamentar
com informações do Site