VEREADORA JANAINA FURTADO COMEMORA INÍCIO DAS OBRAS DA UNIDADE PRISIONAL FEMININA EM TARAUACÁ


Uma luta do mandato da vereadora Janaina Furtado que começou quando ela recebeu uma carta das mulheres de Tarauacá que cumpriam pena num presídio feminino em Cruzeiro do Sul. Na carta, as “meninas” como Janaina costuma chamar, pediam ajuda da parlamentar para que a mesma lutasse junto às autoridades do Estado e Município, pela construção da Unidade Prisional Feminina em Tarauacá. 


Tudo que elas querem é pagar suas penas em Tarauacá, perto de suas famílias, o que é um direito garantido em lei” disse a vereadora. Na época eram 28 mulheres, pobres, a maioria jovem e mães que se envolveram em diversos crimes, sendo a maioria por tráfico de drogas. De acordo com a parlamentar, os relatos dos familiares sobre as condições do presídio e o tratamento às presas eram os mais dramáticos possíveis. As visitas acontecem nos dias de domingo e os familiares precisam sair de Tarauacá no sábado, pagar ônibus, dormir ao relento para poderem visitar as presas.


"Elas erraram e a justiça determinou as punições. Gostaríamos que o governo do estado e a prefeitura alugassem um espaço para que elas pudessem pagar suas penas aqui em Tarauacá, perto da família", disse a mãe de uma presidiária, na época.[

Nessa mesma época, ano de 2015, havia um pedido do promotor do município Dr. Luis Henrique Rolin atendido pelo juiz da nossa cidade que mandou o Governo do Estado instalar uma Unidade Prisional Feminina em Tarauacá num prazo de 180 dias, para que possam cumprir suas penas perto dos filhos e dos demais familiares. O Governo do Estado pediu mais tempo alegando falta de recursos.

Mas, a vereadora Janaina não desistiu e foi em busca de aliados. Reuniu as famílias com Ministério Público, levou o debate para a imprensa, discutiu com os seus colegas vereadores, foi em Rio Branco, procurou a direção do IAPEM, procurou a Assembleia Legislativa através do Deputado Jesus Sérgio, viajou até Cruzeiro do Sul para verificar pessoalmente a situação das apanhadas. 

Na tarde desta sexta feira, 26 de agosto de 2016, Janaina se emocionou ao visitar o prédio onde estão sendo realizadas as obras de instalação da Unidade Prisional Feminina de Tarauacá, localizado no Bairro de Copacabana. Estão sendo construídas as celas, os berçários, a parte administrativa e outras estruturas. 


Hoje mais uma vez eu constatei que quando você luta com determinação e por causas justas sem a politicagem costumeira, a vitória e a glória sempre aparecem”, disse Janaina. 


A vereadora fala ainda das críticas que recebeu por defender essa bandeira. “Recebi muitas críticas por abraçar essa causa das ‘meninas’ que estão presas por uma série de crimes, principalmente por tráfico de drogas. Não defendi e nem defendo os crimes delas. Elas estão pagando suas contas com a justiça. Alguém tem que estender à mão para essas mulheres e suas famílias. São meninas pobres, jovens mães e cidadãs. Só defendi que elas pudessem pagar suas penas em Tarauacá. E agora a unidade está sendo construída. Uma vitória de todos”, concluiu.


Assessoria Parlamentar
Janaina Furtado
Rede Sustentabilidade

Comentários

MAIS LIDAS