VEREADORA JANAINA FURTADO: "SE A PREFEITURA PAGOU A DÍVIDA POR QUÊ SERVIDORES ESTÃO SENDO COBRADOS PELO BANCO"?

Na gerânica da caixa econômica
Depois da polêmica gerada após denunciada Vereadora Janaina Furtado de que a prefeitura não repassou para o banco, o dinheiro descontado dos salários dos servidores municipais, a parlamentar voltou a afirmar que cerca de 600 servidores públicos municipais que contraíram empréstimos consignados na Caixa Econômica Federal, estão sendo injustamente cobrados e tendo seus nomes incluídos no SPC/SERASA, por uma dívida que eles já pagaram e que a responsabilidade de repassar o dinheiro é única e exclusiva da administração municipal.

Vereadora Na prefeitura 
Diante disso a vereadora esclarece o seguinte:

1. Na qualidade de parlamentar fui procurada por um grupo desses servidores e denunciei o fato na tribuna da câmara; 

2. Antes de falar sobre o assunto na Tribuna da Câmara ou nas redes sociais, primeiramente ouvi os servidores, juntei documentos e em seguida falei com o Secretário Municipal de Finanças Sr. Dione Von. Esses servidores me disseram que já haviam procurado a prefeitura e nada foi resolvido. Quando falei com o secretario, fui informada que os servidores estavam sendo notificados pela falta de pagamento recolhido e não repassado à Caixa Econômica Federal em dezembro de 2012. Diante disso, denunciei na tribuna da Câmara de vereadores e também em minha pagina na internet. 

3. A prefeitura reagiu imediatamente publicando uma nota de esclarecimento e ordenando que assessores fossem para as redes sociais defender a administração. Muitos deles começaram uma onda de ataques que vão além da defesa da gestão e que feriram minha honra, com insinuações consideradas covardes. 

4. Só quero deixar claro para a população que o problema é real e que minha denúncia é verdadeira. Só estou defendendo os servidores que estão sendo prejudicados. Muitos deles com cargos na própria administração e que me pediram para ajuda-los. É isso que estou fazendo;

5. A prefeitura deixou sim de repassar para o banco, os recursos recolhidos dos servidores com empréstimos consignados, confirmada em nota oficial publicada e depois por mim mesma em visita à gerência do banco;

6. Atualmente quem responde pela administração municipal é o prefeito Rodrigo Damasceno e é dele que devemos cobrar uma solução;

Se pagou como pode os servidores estarem sendo cobrados?

7. Se o problema foi gerado na administração anterior que a assessoria jurídica do município tome providências e não permita que os servidores sejam penalizados por isso;

8. Vale lembrar que os ‘prints’ dos depósitos espalhados aos quatro ventos, afirmando que é referente a essa divida, a gerencia do banco só tomou conhecimento desse depósitos após minha visita à instituição com esses documentos em mãos. A prefeitura fez um depósito sim, porém, não informou ao banco e os valores depositados não foram suficientes para cobrir o total de dívida. Cobrei da prefeitura o documento informando à caixa que esses valores eram referentes a divida de 2012. Me disseram que o banco nunca foi informado.

9. Já a caixa econômica afirma que notificou a prefeitura no mês de marco de 2016, sobre essas dividas. Tive acesso ao documento. Solicitei da gerencia e, segundo fui informada, o pedido foi negado pelo setor jurídico da agencia.

10. A caixa me informou que não reconhece esses valores porque o pagamento foi realizado de forma parcelada. Pedi informação sobre o dinheiro em conta e o banco informou que quase metade dos R$ 113.347,44 (cento e treze mil, trezentos e quarenta e sete reais e quarenta e quatro centavos), foi descontada automaticamente para cobrir os juros da dívida em decorrência do atraso no pagamento dos repasses.

11. Atualmente são 600 servidores que tem consignado com caixa.

12. O repasse que deveria acontecer em 01/05/2016 já esta em atraso. Isso porque o mesmo tinha que ter sido pago com os recursos do mês de abril de 2016.

Documento do banco cobrando os servidores
Pra finalizar, uma indagação: Se a prefeitura alega que a divida foi do governo anterior e que a mesma já teria efetuado esses pagamentos, como explicar o fato da própria caixa econômica enviar documentos cobrando essa dívida dos servidores e os incluindo no SPC/SERASA?

Reafirmo meu compromisso com a verdade e com a população de Tarauacá e minha relação sempre respeitosa com as pessoas, instituições e poderes desse município, Finalizou a parlamentar.

VEREADORA JANAINA ARAÚJO FURTADO

Comentários

MAIS LIDAS