Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

MENSAGEM DE FIM DE ANO DA VEREADORA JANAINA FURTADO


"Que tenhamos um ano de lutas, conquistas e muita paz.
Feliz ano novo para todos vocês"
(Janaina Furtado)

VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE CAFÉ DA MANHA COM MEMBROS DA REDE SUSTENTABILIDADE

Encontro da Rede Sustentabilidade
Um café da manhã com filiados marcou o final do ano dos integrantes da Rede Sustentabilidade em Tarauacá, neste dia 30 de dezembro de 2015. O encontro aconteceu na Churrascaria São Francisco.

Encontro da rede sustentabilidade
Os coordenadores do partido em Tarauacá, Professor Eurico Paz e Vereadora Janaina Furtado, deram boas-vindas aos presentes, falaram sobre a Conferência Regional do Partido realizada recentemente em Rio Branco e suas principais decisões. Outros membros do partido como o Radialista Antônio Alves Pereira, a Líder do Movimento de Mulheres (REMUT) Professora Socorro Neri, o Estudante de Administração e Servidor Público Ricardo Lima, usaram da palavra, desejaram feliz ano novo aos presentes e reafirmaram suas posições de fortalecimento da rede. O professor Raimundo Accioly fez uma explanação sobre a organização e os ideais do partido, bem como os desafios que se apresentam para o ano de 2016.

Café da manha para filiados
No encontro ainda foram, apresentados alguns novos filiados do partido como os professores Ramon Prest, Salete Pontes, a estudante Jayne Furtado e o Autônomo Luciano Patrício. No final, foi servido um delicioso café da manhã a todos os presentes.

Vereadora Janaina Furtado
A vereadora Janaina Furtado falou sobre o encontro com os amigos e amigas da Rede sustentabilidade. "Organizamos hoje, um café da manhã com nossos filiados da Rede sustentabilidade, para marcar o nosso final de ano.Nos reunimos na Churrascaria São Francisco. Fizemos a chamada "vaquinha" e pagamos nossa despesa. Conversamos, recebemos nossos novos integrantes e depois saboreamos um delicioso café da manhã. Em minha fala mais uma vez, externei a minha satisfação de fazer parte de um partido que se reúne, se movimenta e que discute a vida da nossa cidade e da nossa população. Eu sempre senti falta disso. A fundação da Rede sustentabilidade foi uma das coisas boas que me aconteceram em 2015. Agora vamos nos fortalecer para encarar 2016".

Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede Sustentabilidade
Tarauacá-Acre

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Vereadora Janaina Furtado participa de confraternização da Remut


A Rede de Mulheres Tarauacá ( Remut) encerou as atividades do ano de 2015 em grande estilo, promovendo um ato de confraternização com palestras, novas filiações, atividades culturais, sorteio de prêmios e lanche, para cerca de 100 mulheres integrantes do movimento. O evento aconteceu na noite desta segunda feira, 28 de dezembro, no auditório do Centro de Educação Permanente,(CEDUP). 



A Rede de Mulheres, que tem como presidente a Professora Socorro Neri,  tem desenvolvido um importante trabalho no município na defesa dos direitos das mulheres. A entidade, desde sua fundação em 2011,de  a cada dia se vem se fortalecendo por conta de sua atuação na prevenção, combate e enfrentamento da violência contra a mulher, bem como a assistência ás mulheres em situação de violência.


Integrante da Rede de Mulheres, a Vereadora Janaina Furtado (Rede sustentabilidade), é uma 'remutiense ilustre' e, através do seu mandato, tem atuado no sentido de fazer proposições para fortalecer cada vez mais a luta das mulheres tarauacaenses. 

Na oportunidade, a vereadora falou sobre as ações do seu mandato para garantir a todas as mulheres, as políticas públicas de acesso à saúde, educação e segurança, especialmente, no que se refere ao combate a violência doméstica. Estimulou as mulheres presentes para que participem da vida política e ocupem os devidos espaços nas esferas de poder na sociedade, inclusive participando como protagonistas no processo eleitoral do próximo ano.


“Todos os avanços nas políticas para as mulheres foram conquistados com muita luta, mas ainda temos muito a conquistar. Essas funções institucionais, são espaços legítimos para que possamos avançar ainda mais. A união de nossas mulheres através da Remut já é um bom começo", disse Janaina Furtado. No final, a vereadora desejou feliz ano novo a todas as presentes e afirmou que no próximo ano continuará presente nas lutas das mulheres de Tarauacá.


Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina furtado
Rede Sustentabilidade - Tarauacá

domingo, 27 de dezembro de 2015

FINAL DO ANO COM A FAMILIA


Aproveitando o recesso parlamentar, recesso escolar e as festas de final de ano de, para celebrar com a família, o ano que se encerra e receber o ano novo com mais alegria. Deixo aqui um abraço a todos vocês leitores do meu blog.

(Janaina Furtado)



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

MENSAGEM DE NATAL DA VEREADORA JANAINA FURTADO


Amigos e amigas 

Em meu nome e da minha família, manifesto os meus desejos de que nossas famílias possam passar um bom natal e celebrar com amor e alegria a chegada do filho de deus.

Que todos os homens e mulheres aproveitem a data especial, para reascenderem a chama da nova vida e da esperança em dias melhores.

Que nossas crianças possam sonhar com um mundo melhor e que todos nós, possamos ajudar a construir a verdadeira liberdade de viver, se alimentar todos os dias, ter uma casa pra morar, ter trabalho e renda pra construirmos nossos próprios caminhos. 

Muita paz pra vocês neste natal e no ano que vai chegar. 

Vereadora Janaina Furtado. 

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Vereadora Janaina Furtado participa da 2º edição do Festival de Musica Gospel


Aconteceu na tarde do último sábado (19) de dezembro, no Swing Clube o 2º Festival da Música Gospel de Tarauacá, como parte da programação de aniversário dos 12 anos de fundação da Rádio Comunitária Nova Era FM. O projeto do festival tem como objetivos, revelar e divulgar para o grande público, os artistas da música gospel do município.


A vereadora Janaina pelo segundo ano consecutivo participa ativamente da coordenação de organização e ainda ajuda a patrocinar a realização do evento. "Estou muito orgulhosa e emocionada de ser parceira e poder contribuir com a organização e a realização do Festival Gospel de Tarauacá pelo segundo ano consecutivo. Uma oportunidade para conhecermos nossos talentos da música gospel das diversas igrejas de Tarauacá”, disse Janaina.

Ao todo 14 participantes, se apresentaram. Uma difícil missão para o corpo de jurados, composto, pelo Professor e cantor, Aldomir Albano, Martinha Nascimento, cantora, Janderson Forrozeiro Cantor, professor Edmundo Maciel, e o Radialista e artista plástico Luzivan Alves.

E a grande campeã da 2° Edição do Festival de Musica Gospel, foi a Maria Alcirene, 26 anos, que deu um show, interpretando a música Filho de Jessé de Andréa Fontes, recebendo dos 4 jurados as 5 notas máximas.

O evento, promovido pela Rádio comunitária Nova Era FM, teve apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Galpão de Cultura, Associação de Moradores do Bairro Cohab, Gabinete do Deputado Jesus Sérgio, Gabinete do Deputado Jenilson Lopes, Gabinete da Vereadora Janaina Furtado, Swing Clube outros parceiros.

Por Edilene Silva
Da Assessoria Parlamentar
Fotos: Adaílton Mascarenhas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

TARAUACÁ: FESTIVAL DA CANÇÃO GOSPEL DE TARAUACÁ FOI UM SUCESSO

Festival da Canção Gospel - (foto:Adaílton Mascarenhas)
Foi um sucesso a segunda edição do Festival da Canção Gospel de Tarauacá, realizada na tarde do último sábado, 18 de dezembro, no Swing Clube. Participaram 15 intérpretes entre cantores e cantoras adolescentes, jovens e adultos das diversas igrejas do município.

Palco do festival (foto:Adaílton Mascarenhas)

O evento foi promovido pela Rádio Comunitária Nova Era FM, como parte das comemorações do 12 anos de fundação da emissora, que tem como principal papel, o incentivo à cultura e luta pelas melhorias das condições de vida do povo de Tarauacá. Sinteac, Prefeitura, Deputados Jesus Sérgio e Jenilson Lopes, Senador Gladson Cameli, Vereadora Janaina Furtado, Swing clube, Associação de Moradores do Bairro da Cohab, Central Xérox e Central Kids, colaboraram para a realização do evento.

publico (foto:Adaílton Mascarenhas)

Foi uma tarde maravilhosa que oportunizou aos nossos valorosos artistas da música cristã de se apresentarem ao grande público, depois de mais de um mês de ensaios, acompanhados de uma banda com músicos de primeira linha.
banda (foto:Adaílton Mascarenhas)
BANDA - A banda composta de músicos de Tarauacá e Feijó, trabalharam voluntariamente para que o evento acontecesse. A banda foi formada com Vanilson nos teclados, Giovanni no contrabaixo, Christian na bateria, Orlenilson no violão e David na guitarra. Tivemos ainda a colaboração voluntária dos técnicos Japão Pontes, Nilson Filho e Tamaio Carvalho.

CANTORES E CANTORAS - As cantoras e os cantores com idade entre 11 a 44 anos, num total de 15, se apresentaram com muita desenvoltura e mostraram ao público que temos grandes artistas no interior das nossas igrejas.

APRESENTADOR - O festival teve como apresentador o Radialista da Rádio Comunitária Nova Era FM, Gilson Amorim.
público (foto:Adaílton Mascarenhas)
PÚBLICO – O Swing Clube ficou lotado público formado essencialmente por jovens composto de familiares, torcidas dos artistas e também, comunidades das diversas igrejas do município.

jurados (foto:Adaílton Mascarenhas)
JURADOS - Os cantores Aldomir Albano, Janderson Forrozeiro e Martinha Nascimento, juntamente com o professor Edmundo Maciel e o Artista Plástico e Radialista Luzivan Alves, foram os jurados do festival. 

RESULTADO - Pela votação do corpo de jurados com pontuação de 5 a 10, considerando os critérios de afinação, ritmo, interpretação, timbre vocal e dicção, os cantores e cantoras vencedores da Segunda Edição do Festival Gospel de Tarauacá, foram:

foto:Adaílton Mascarenhas
Primeiro Lugar – Maria Alcirene cantando a música Filhos de Jessé de Andréa Fontes, com 50 pontos;

foto:Adaílton Mascarenhas
Segundo Lugar – Luã Medeiros cantando a música Colisão de Anderson Freire, com 48,5 pontos.

foto:Adaílton Mascarenhas
Terceiro Lugar – Keytia Batista, cantando a música Deus Vem me Socorrer de Bruna Carla, com 48,00 pontos

foto:Adaílton Mascarenhas
Quarto Lugar - Ana Ketule, cantando a musica presença de Eliane Fernandes, com 46 pontos.

foto:Adaílton Mascarenhas

Quinto Lugar – Sara Ferreira, cantando a música Casa do Pai de Aline Barros, com 45 pontos.

foto:Adaílton Mascarenhas
Sexto Lugar (Revelação) – Marcelo Ferreira, cantando a música O Nardo do grupo Trazendo a Arca com 43 pontos.
                                                              
                                                       Blog do Accioly

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO DIZ QUE ELEIÇÃO DE DIRETOR É ASSUNTO DAS COMUNIDADES ESCOLARES.


A Vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade), vem a público se manifestar em relação ao processo eleitoral que está sendo realizado nas escolas da rede estadual e municipal de ensino, ocasião em que as comunidades escolares vão escolher através de eleição direta, os gestores dessas unidades. 

Para Janaina, o papel dos vereadores foi o de aprovar a Lei de Gestão que garante esse processo democrático nas nossas escolas e isso aconteceu ainda no mês de novembro com a aprovação de todos os parlamentares. 

"Nosso papel não é o de interferir na escola do diretores. Nosso papel é elaborar as leis, votá-las e fiscalizar suas aplicação", comentou.. 

Quanto ao processo de eleição de cada escola, a parlamentar afirma que o mesmo é de livre escolha das comunidades escolares e que não acha correto que haja interferência externa, seja de partidos,  parlamentares, e membros do poderes públicos de maneira geral.   

"Tenho muitos amigos e amigas que são candidatos ou parentes de candidatos a diretores e que me pediram apoio. Eu deixei claro minha posição de que não acho correto eu 'me meter' nas eleições das escolas. Isso é assunto para os professores, funcionários, pais e alunos. Vou votar na escola onde trabalho, na qualidade de professora e como mãe na escola onde meus dois filhos estudam. Nesse processo, esse é o meu papel", disse Janaina Furtado.

A Câmara de Vereadores de Tarauacá aprovou, com votos favoráveis de todos os parlamentares presentes na sessão desta terça feira, 10 de novembro, a Lei que ESTABELECE A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO MUNICIPAL, ADOTANDO O SISTEMA SELETIVO PARA A ESCOLHA DE DIRIGENTES DE UNIDADES ESCOLARES, popularmente conhecida como Lei de Gestão Democrática. a LEI garante a eleição direta dos gestores das escolas da rede municipal de ensino.

Depois de aprovada, a lei foi para sansão do prefeito Rodrigo Damasceno em seguida publicada no diário oficial, para entrar em vigor. A partir daí , a Secretaria Municipal de Educação publicou o Edital de convocação do processo de para provimento da função de Diretor mediante processo classificatório composto das seguintes etapas:

I- Curso de gestão escolar com exame final de certificação ocupacional; 
II- II - Escolha, através de eleição direta e secreta pela comunidade escolar.

A gestão escolar democrática do ensino público do município de Tarauacá é fundamentada nos princípios contidos no inciso IV do art. 206 da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988; nos artigos 14 e 15 da Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e na Lei Estadual nº 1513 de 11 de novembro de 2003, que trata da gestão democrática do sistema público do Estado do Acre.

A lei disciplina a gestão escolar democrática do ensino municipal que deverá ser exercida, harmonicamente, pelas gestões administrativa, financeira e pedagógica, em obediência aos seguintes aos princípios da corresponsabilidade entre poder público e sociedade na gestão da escola; gestão descentralizada, com autonomia pedagógica, administrativa escolar, mediante organização e funcionamento do Conselho Escolar, respeitando as normas da Secretaria Municipal de Educação e a legislação vigente; Gestão participativa que garanta a presença de todos os segmentos da comunidade escolar nos processos de elaboração das políticas educacionais das unidades de ensino e nas instâncias decisórias da escola; Definição clara das responsabilidades e atribuições de todos os segmentos da comunidade escolar, com efetiva implementação de prestação de contas, respeitando as normas da Secretaria Municipal de Educação e da legislação vigente; Transparência dos mecanismos administrativos, financeiros e pedagógicos, com monitoramento e avaliação de resultados e gestão administrativa e pedagógica com foco voltado para o acesso, a permanência e a qualidade do ensino. 

A lei garante também a autonomia administrativa das unidades escolares públicas do município de Tarauacá exercida pelos Conselho Escolar e Direções das Unidade de Ensino.

O mandato dos gestores terá duração de 4 anos com direito a uma reeleição consecutiva. 

A direção da unidade de ensino será exercida por um(a) Diretor(a) aprovado(a) em todos os critérios estabelecidos nesta lei e eleito pela comunidade escolar, em consonância com as deliberações do Conselho Escolar e da Secretaria Municipal de Educação-SEME. 

O(a) Diretor(a) eleito(a) escolherá o(a) Coordenador(a) de Ensino e o Coordenador(a) Administrativo(a), dentre os funcionários docentes e não docentes do quadro permanente da SEME, preferencialmente lotados na Unidade Escolar, ficando vetada a nomeação de parentes até segundo grau ou cônjuges para a função de coordenador de ensino, pedagógico, administrativo e secretário escolar. 

Da assessoria parlamentar

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Vereadora Janaina Furtado participa da cerimônia de certificação dos novos Conselheiros Tutelares de Tarauacá

Diplomação dos conselheiros
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) diplomou na última terça-feira (15/12) os 10 (dez), novos conselheiros tutelares do município. O evento foi realizado na Câmara de vereadores, e contou com presença de membros do conselho e representantes de instituições ligadas à rede de proteção à criança e ao adolescente. 

Capacitação dos conselheiros
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Guilherme Filho, lembrou que a diplomação dos conselheiros marca um momento importante na cidade. “Temos a sensação de dever cumprido. O processo eleitoral, conduzido de forma transparente, com a participação direta do Ministério Público, está finalizado e, agora, cabe a cada um dos conselheiros eleitos trabalhar com afinco. O conselheiro tutelar é peça fundamental na rede de proteção à criança e ao adolescente. É ele quem, na maioria das vezes, tem o primeiro contato com a realidade da criança ou do adolescente. É ele quem, primeiramente, a livra da situação de vulnerabilidade”, ressaltou, pedindo empenho de todos. 

Certificados
A Vereadora Janaina Furtado participou do evento onde na oportunidade recebeu da Associação dos Conselheiros Tutelares do Acre, um certificado de participação na Capacitação dos Conselheiros Tutelares do Município, realizada no CEDUP.

Vereadora falando aos presentes
“Estamos hoje aqui para celebrar a verdadeira democracia”, disse. A vereadora, também falou sobre a importância do conselho e dos próximos passos dos novos conselheiros. “Estejam preparados porque, lá fora, existem muitas crianças precisando de auxílio. Vocês são a linha de frente dessa rede”, destacou. A vereadora disse ainda, que já é parceira do conselho tutelar e que vai continuar com seu mandato à disposição do órgão e dos conselheiros para contribuir com o trabalho na defesa e na proteção das criança e dos adolescentes do nosso município. Por fim, a parlamentar desejou sucesso a todos e afirmou que agora a luta também é para que a prefeitura possa melhorar os salários dos conselheiros.

Recebendo certificado de participação
Durante a cerimônia foram certificados: 
1- Antônio Teles; 
2- Rosa do PETI; 
3- Camila Figueiredo; 
4- José Carlos; 
5- Antônio Elino; 

Os Suplentes: 

1- Rosa do Ipepaconha; 
2- Eliana Farias; 
3- Lesivaldo Alves; 
4- Raimunda Mota; 
5- Maria José Damasceno; 

Os eleitos devem atuar no Conselho Tutelar da cidade, a partir de 2016. A gestão dura quatro anos. A média salarial para o cargo de conselheiro tutelar em Tarauacá é de R$ 1.250,00. 

Antes da Câmara entrar em recesso, a vereadora Janaina, solicitou que fosse realizada uma sessão solene em homenagem aos conselheiro atuais e aos ex-conselheiros. A cerimônia deve acontecer nos próximos dias. 

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Vereadora Janaina Furtado cumpre extensa agenda nesta segunda feira


PELA MANHÃ, desta segunda feira, 14 de dezembro, a Vereadora Janaina Furtado, que também é professora da rede municipal de ensino, participou juntamente dom todos os professores, de um debate sobre a Base Nacional Curricular, que servirá como um norte e um guia das aulas para todos os professores e ainda irá, reorganizar todo o sistema educacional. Materiais didáticos, formação de professores, avaliações terão a Base como referência.


À TARDE, a vereadora Janaina (Rede Sustentabilidade), participou da capacitação de novos Conselheiros Tutelares e Suplente de Tarauacá, Feijó e Jordão, no Centro de Educação Permanente, (CEDUP) realização da Prefeitura Municipal através da Secretária de Promoção Social. Os conselheiros tutelares eleitos para o biênio 2015/2017 passarão por oficinas de capacitação para o exercício de suas atividades antes de tomarem posse nos cargos, participaram ainda, representantes do poder público, conselhos de direitos, educadores, assistentes sociais. Durante a capacitação foram debatidos  dois temas relevantes, entre os quais, o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente encaminhamentos e processos de gestão e as Estratégias de ação eficientes na relação entre Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.

A vereadora que acompanhou de perto a capacitação desejou sorte aos novos conselheiros “O trabalho de conselheiro é árduo e cheio de muitos desafios. Nosso desejo é que vocês estejam preparados para enfrentar esses obstáculos. Na câmara solicitei que fosse realizada uma sessão solene para homenagear nossos atuais e  os ex-conselheiros", comentou.


NO FINAL DA TARDE,, Janaina participou da Cerimônia de Formatura de 60 alunos do projeto Bombeiro Mirim. O curso teve a duração de 40 horas, onde foram repassadas informações essenciais para um bombeiro “iniciante” como: noções de prevenção a acidentes, primeiros socorros e acidente de trânsito, meio ambiente, prevenção ao uso de drogas, higiene e prevenção de doenças.

Para a vereadora, essas iniciativas são dignas de muitos elogios. "Ainda essa semana participei da formatura de mais quatrocentas crianças no PRROERD. Agora tenho a satisfação de presenciar a formatura de crianças e adolescentes no projeto Bombeiro Mirim. Parabéns ao comando do corpo de bombeiros em Tarauacá" disse a vereadora.


À NOITE, a vereadora foi convidada para participar da cerimônia de entrega de certificados de formatura dos estudantes do SENAC, que fizeram os cursos na Unidade Móvel de Turismo e Hotelaria. O evento aconteceu as 19 horas no Clube Swing.

POR EDILENE SILVA
DA ASSESSORIA PARLAMENTAR



segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO ACOMPANHA SERVIÇOS DA PREFEITURA NO BAIRRO DA COHAB


A Vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) fez reivindicações juntamente com a Associação de Moradores do Bairro da Cohab e agora está acompanhando o trabalho da Secretaria de Obras junto a comunidade. Recuperação da Avenida Antônio Frota, Revitalização da Praça, Drenagem da Rua José Higino e Iluminação Pública, são alguns dos serviços que estão sendo realizados.


"Nosso agradecimento em nome da nossa comunidade, ao prefeito e, especialmente, ao Secretário de Obras Manoel Célio, pela sua atenção com as nossas reivindicações", disse a vereadora.



Assessoria Parlamentar