Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO SE FILIA A REDE SUSTENTABILIDADE

As movimentações políticas com vistas às eleições de 2016, continuam acontecendo a todo vapor em Tarauacá. Depois de se reunir com quase todos os partido do município, a Vereadora Janaina Furtado, que se elegeu pelo PSD e atualmente estava sem partido, decidiu pela sua filiação a Rede Sustentabilidade, novo partido idealizado e criado pela acreana Marina Silva e que teve seu registro nacional deferido pelo TSE recentemente. Janaína é a primeira pessoa a se filiar no partido em Tarauacá e a primeira vereadora do Acre a ingressar na Rede.


Em Tarauacá, o partido está em processo de criação e já conta com adesão de muitas pessoas. Existe ainda a expectativa da filiação do Vereador Marlindo Pinheiro que está deixando o PCdoB. Em breve o partido apresentará seus primeiros filiados e fará uma campanha de filiação no município. Um membro da direção estadual do partido deve vir ao município em breve para um curso de formações sobre os princípios do partido.


Sobre seu ingresso no novo partido, a vereadora disse que está feliz e vê na Rede a possibilidade de se tornar uma grande força política no município. "Sempre procurei desenvolver meu mandato de forma serena, equilibrada, respeitosa e propositiva, buscando ser fiel ao povo da minha cidade. Isso é sustentabilidade. Reconhecer as ações do executivo sem precisar bajular e também criticar e apontar saídas para os problemas sem precisar ofender as pessoas é o que tento fazer com vereadora do meu município", disse a vereadora. A vereadora agradece também aos representantes e ás direções de partidos pelos convite que a fizeram para se filiar. "Tenho amigos em todos os partidos. Não trato adversários políticos como inimigos. A política da raiva e da intriga não é minha prática. Me senti extremamente lisonjeada pela forma como os dirigentes dos partidos me trataram nas conversas que tivemos nas diversas reuniões que participei. Tratei todos com o devido respeito. Disse a todos eles que iria analisar todas as conversas e depois decidir. Com o registro da Rede, decidi me filiar e procurar meu espaço na politica de Tarauacá", finalizou.

Blog do Accioly

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

VEREADORA JANAINA PRESTIGIA ATO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

Vereadora Janaina Furtado (foto: Kézio Araújo)Kezio J
A convite da direção municipal, no último sábado, 26 de setembro, a Vereadora Janaina Furtado, participou de um ato do Partido dos Trabalhadores onde aconteceram várias filiações. A vereadora presenciou e prestigiou as filiações de seus colegas vereadores Lulu Neri e Maria José. 

"Desejo boa sorte ao partido dos trabalhadores, sucesso aos novos filiados e boa sorte aos que vão se candidatar nas próximas eleições", disse Janaina.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Vereadora Janaina Furtado participa de reunião para tratar da criação da Rede Sustentabilidade em Tarauacá

Na noite desta quinta-feira (24), de setembro, aconteceu no Centro de Educação Permanente (CEDUP), um debate, para tratar sobre a criação da Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva. Depois de um intenso trabalho de coleta de assinaturas, a Rede Sustentabilidade teve o seu registro aprovado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e passa a ser oficialmente um partido político. O julgamento aconteceu nesta terça-feira, dia 22 de setembro, no plenário do Tribunal. Participaram da reunião os vereadores, Marlindo Pinheiro, Janaina Furtado, presidente do Sinteac, Eurico Paes, presidente da Rede de Mulheres de Tarauacá (REMUT), Professora Socorro Nery, comunicadores e população em geral. 

A Rede Sustentabilidade já existe no Acre, a ideia é lançar o partido aqui em Tarauacá. O debate para a criação da Rede aqui no município foi proposto pelo professor e sindicalista Raimundo Accioly.

A vereadora Janaina Furtado, atualmente esta sem partido, afirmou que muitos questionamentos já têm sido feitos às propostas apresentadas nessa ocasião pela ex-senadora acriana, que vem defendendo uma 'nova forma de fazer política', um 'novo tipo de partido', assim como um 'novo tipo de militância'. Mas, a verdadeira rede de Marina é muito mais ampla e foi sendo construída ao longo de sua trajetória política. "Alguns dos elementos centrais dessa ideia farão parte do seu novo partido e foram fundamentais para a construção do projeto político que dá sustentação à atuação pública de Marina Silva e à criação da Rede Sustentabilidade’’, afirmou.

Seu Antônio Alves de 80 anos, agradeceu ao convite, participou da reunião e atribuiu que novos nomes virão ingressar à Rede, pois, em sua visão as chances de eleger mais de dois vereadores neste grupo são grandes. “Estarei pronto para somar e contribuir com este partido, nós precisávamos de uma oportunidade desta, para entender e passar adiante as coordenadas do Rede Sustentabilidade, um partido que presa pelo bem-estar do ser humano e defende o meio ambiente e os povos indígenas, que luta pelo cidadão idoso”, ressaltou .

O professor Raimundo Accioly ressaltou que a Rede Sustentabilidade tem apresentado uma nova proposta para uma reestruturação partidária no país, o que atualmente tem se mostrado necessário. Ele disse que desde o lançamento da Rede tem acompanhado seu desenvolvimento e, ressalta que o interessante do movimento é a troca de idéias entre pessoas que estão pensando em outros caminhos para se trilhar na política. “A política tem que ser muito mais do que discutir o que interessa aos grupos. Ela deve encontrar soluções para os problemas que aí estão. Acho que os partidos estão perdendo esse sentido. Dentro da Rede a gente espera que isso aconteça”, finalizou.

Por Edilene silva
Assessoria Parlamentar
Vereador Janaina Furtado

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Na luta por pavimentação de ruas, vereadora Janaina Furtado reúne morasdores e Secretário de Obras

Reunião com moradores da Rua Manoel Bayma
A vereadora Janaina Furtado teve uma quarta feira, de muita movimentação sendo que as principais foram:

Apoio aos Moradores do Bairro Esperança
Pela manhã, participou do protesto dos moradores do Bairro Esperança, que foram pra frente do escritório da Eletrobras reclamar do problema da falta de rede elétrica na comunidade. Janaina procurou intermediar uma conversa entre a comunidade e o poder público em busca da solução do problema.

Pela Tarde participou de uma reunião com moradores da Rua Manoel Bayma no Bairro Avelino Leal.

Moradores da rua Manoel Bayma procuraram a vereadora Janaina Furtado para que a mesma cobrasse da prefeitura a pavimentação da referida rua que está em péssimo estado, dificultando a trafegabilidade das pessoas. Diante da situação, a vereadora convidou o secretário de obras Manoel Célio, para fazer uma visita no local e, ainda, participar de uma reunião com os moradores. A reunião aconteceu na tarde desta quarta feira (23), contou com aproximadamente 20 pessoas.

O Secretário ouviu atentamente as reivindicações do moradores e disse que vai fazer todo o esforço necessário para melhorar o acesso com a pavimentação da rua.

A vereadora fez questão de agradecer a atenção da prefeitura através do secretário Céli. "Manifesto aqui a minha alegria em saber que esse problema que se arrasta há tantos anos, finamente será resolvido. Quero agradecer ao secretário pelo empenho em solucionar de fato o problema’’, disse a vereadora. 

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado



quarta-feira, 23 de setembro de 2015

AGORA É OFICIAL: VEREADORA JANAINA SEM PARTIDO POLÍTICO

Vereadora Janaina Furtado
Recentemente a vereadora Janaina Furtado esteve no TRE para receber a certidão que comprova que a mesma no momento não está filiada a partido político. Janaina era filiada ao Partido Social Democrático - PDS, partido pelo qual foi eleita,sendo a quinta maior votação para a câmara, obtendo 542 votos.

Na manhã desta terça-feira, (22) de setembro, a vereadora Janaina, comunicou na tribuna da câmara que oficialmente não faz mais parte do PSD e que no momento está sem partido. 

"Quero aqui comunicar aos meus colegas e às pessoas aqui presentes, que não foi minha a decisão sair do PSD. Aliás, até hoje eu não fui informada pela direção do mesmo, das reais causas da minha dispensa do partido. Não sei do que me acusaram e não me deram sequer o direito de apresentar minha defesa. Toda a cidade já sabia que o partido iria me "expulsar" e eu fiquei sabendo disse por comentários de terceiros. Não tiveram sequer a dignidade de me convidarem para uma reunião e debater essa questão", comentou a vereadora.

Segundo a vereadora, nunca houve uma reunião da direção do partido para discutir os caminhos do mandato. "Nunca cometi infidelidade pois, o partido nunca se reuniu comigo para ajudara traçar os rumos do mandato. Não há uma deliberação da direção do partido em relação a isso. Eu precisava fazer mais pelo povo do que o grupo político em torno do partido pretendia. Analisar e apoiei todos os projetos que eu entendia que significavam ganhos para a população. Nunca deixei de votar num projeto da prefeitura, que eu considerava bom, somente por ser de um partido de oposição", desabafou.

Com essas atitudes a vereadora ganhou o reconhecimento da população e se tornou um dos destaques da câmara municipal. Segundo Janaina isso fez com que passasse a ser ser “discriminada” por membros de seu próprio partido. A parlamentar disse ainda, ficou muito evidente a desorganização do PSD. 

"A prova maior do que digo é o partido elegeu 3 vereadores numa coligação com nomes muito fortes de outros partidos e hoje não resta se quer um vereador nesta Câmara pertencente ao partido. De quem será a culpa? Será que é da vereadora Janaina Furtado? Afirmo aqui nesta tribuna posso ter errado, porque ninguém é perfeito, mas, em todos os dias procuro honrar o meu mandato nesta casa’’, comentou.

Em relação ao seu futuro politico, a vereadora disse que tem participado de extensas reuniões com todos os partidos, para que a mesma possa definir, ainda esta semana, em qual irá se filiar.

"Tenho procurado ao longo desses dias conversar com todas as pessoas de todos os partidos no sentido de dizer que quero um partido para eu poder reunir, discutir, planejar.. quero um partido para que eu possa crescer e também contribuir para que esse partido possa crescer... não quero um partido que só se reúne quando estamos no período da eleição. Vamos nos organizar. Um partido político não é só um 'faz de conta'. Partido político é importante para a vida da sociedade. Ele constrói junto com a população as idéias. Partido que só existe numa pastas, pode ter certeza que a vereadora Janaina Furtado não vai fazer parte’’, finalizou.

Na oportunidade a vereadora afirmou que pretende concorrer a reeleição em 2016.

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar 
Vereadora Janaina Furtado

terça-feira, 22 de setembro de 2015

VEREADORA JANAINA PEDE AJUDA PARA ADOLESCENTE DOENTE


Recentemente a Vereadora Janaina Furtado juntamente do a médica Joelza Silva, fizeram uma visita à garotinha Cleane da Silva Souza de apenas 15 anos, moradora da Rua Alípio Alves, Bairro Avelino Leal em Tarauacá.

Há 3 anos, ela passou por uma cirurgia cardíaca e hoje se encontra com o lado parte de seu corpo (lado direito) paralisado, não consegue falar e nem pode caminhar. Aluna da Escola Adelmar de Oliveira, há um ano parou de estudar. 

Sua mãe é separada do marido e parou de trabalhar para cuidar da filha. A família pede ajuda para o seu tratamento, especialmente a fisioterapia

"Peço ajuda das pessoas e das autoridades cujas suas competências é o atendimento e a prestação de assistência a esse tipo de situação. Peço aos empresários e demais pessoas que puderem ajudar a família", disse Janaina Furtado.

Da assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

sábado, 19 de setembro de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO SER REÚNE COM PREFEITO E ESTUDANTES, EM BUSCA DE SOLUÇÃO PARA TRANSPORTE ESCOLAR.

Reunião no gabinete do prefeito
Atendendo um pedido dos estudantes, a vereadora Janaina Furtado agendou uma reunião com o prefeito Rodrigo Damasceno para discutir com o prefeito a possibilidade da prefeitura ajudar para que seja disponibilizado um transporte para escolar para eles. 

Estudantes na Rádio Comunitária
Esses estudantes que residem no Bairro do Corcovado e região e, que estudam na Escola de Ensino Médio Djalma Batista, na última quinta feira, procuraram a Rádio Comunitária Nova Era FM, para reivindicar perante às autoridades e a sociedade, que seja providenciado um transporte escolar para os mesmos, que já não aguentam mais ter que caminhar diariamente os mais de 3 quilômetros do percurso do bairro até a pé ou em bicicletas até a escola. Somando ida e volta somam na verdade 6 quilômetros. Os mais de 50 alunos, alunos reclamam que no período do inverno sofrem com as chuvas e no período do verão o problema é o sol muito forte. Os alunos do turno da tarde correm ainda o risco sofrerem violência devido a escuridão na ponte do rio Tarauacá, na voltarem para suas casas que geralmente acontece no início da noite. Sem falar os que estudam em outras escolas no período da noite.

Na rádio, os estudantes disseram que vão procurar as autoridades em busca de diálogo e solução para o problema e se não forem atendidos poderão reunir todos os estudantes e a comunidade do bairro para um protesto na BR 364 com o possível fechamento da ponte sobre o Rio Tarauacá.

Reunião com a vereadora Janaina furtado
No mesmo dia se reuniram com a Vereadora Janaina Furtado que se comprometeu intermediar o debate entre eles e as autoridades. A vereadora agendou uma reunião entre estudantes e o prefeito Rodrigo Damasceno para discutir a possibilidade da ajuda da Prefeitura. A reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira (19) no gabinete do prefeito vereadora Janaina Furtado.

Reunião no gabinete do prefeito
Na reunião a vereadora e os estudantes expuseram o problema para o prefeito. "Sabemos que a Escola Djalma da Cunha é de responsabilidade do estado, porém, diante desse problema, Vossa Excelência como prefeito pode sim colaborar com agente, para que possamos juntos buscar resolver essa questão reivindicada pelo nossos estudantes", disse Janaina.

Prefeito Rodrigo se compromete em ajudar
O prefeito Rodrigo disse que o mesmo vai fazer o possível para ajudar. "Desde já eu me comprometo em colaborar para a solução desse problema e buscar ajuda junto ao governo do estado e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que são responsável tanto pela BR 364, como pela iluminação da ponte’’, afirmou Rodrigo.

No final ficou pactuado que haverá uma nova reunião entre prefeito, estudantes, Secretário Municipal de Educação e coordenadora Estadual de Educação, para firmarem uma parceria com o fim de providenciarem um transporte para os estudantes. 

A vereadora agradeceu ao prefeito pela atenção e disse aos estudantes que ela vai continuar firma na tentativa de ajudá-los. "É uma luta de interesse de todos nós e só precisamos juntar nossas forças para resolvermos esse problema", finalizou.

Por Edilene silva 
Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Vereadora Janaina Furtado pede informações sobre recuperação da ponte do Rio Tarauacá e apresenta indicações

Estrutura da cabeceira da ponte está comprometida devido a erosão
Durante as sessões ordinárias realizada durante essa semana,a Vereadora Janaina participou dos debates de interesses da população como também apresentou proposições. 

Preocupada com situação da ponte sobre o Rio Tarauacá, a parlamentar apresentou o REQUERIMENTO Nº 023/201 para que seja encaminhado ao representante do DERACRE local, senhor Hugo Oliveira, solicitando que informe se há por parte deste departamento ou via DNIT, algum projeto de recuperação do acesso à ponte sobre o Rio Tarauacá. 

Segundo a vereadora, a ponte teve parte interditada desde o mês de maio de 2014, devido desbarrancamento, tendo que ser realizado um trabalho de fixação de uma rampa metálica, sendo que somente meia pista está liberada para o trafego de veículos, correndo o risco de ceder a qualquer momento. Ela quer saber se ha projeto a cerca desse assunto e se houver, quando está prevista sua execução e em quais condições serão efetuados os serviços de recuperação do local.

Outras proposições

Do Gabinete da Vereadora Janaína Furtado foi apresentado e aprovada em apreciação o Ante-Projeto de Lei Nº 001/2015 que cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher de Tarauacá e dá outras providencias.
Do Gabinete da Vereadora Janaína Furtado foi apresentada a INDICAÇÃO Nº 037/2015 para que a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Obras providencie a recuperação da Rua Isaura Borges;

Do Gabinete da Vereadora Janaína Furtado foi apresentada a INDICAÇÃO Nº38 /2015 para que a prefeitura através da Secretaria de Obras construa uma lombada (redutor de velocidade) na Estrada do Ipepaconha, próximo ao Centro da Juventude.

Do Gabinete da Vereadora Janaína Furtado foi apresentada a INDICAÇÃO Nº 39/2015, para que a Secretaria Municipal de Obras construa uma lombada (redutor de velocidade) na rua João Pessoa, bairro da Cohab.

Da Assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Vereadora Janaina Furtado apresenta Ante-Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher no município de Tarauacá

Vereadora Janaina Furtado
Depois de participar ativamente da II Conferência Intermunicipal dos Direitos da Mulher e ser eleita como delegada para representar as mulheres de Tarauacá na conferência estadual, a vereadora Janaina apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (15) na câmara municipal, um Ante-Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. A proposta atende ainda uma reivindicação das entidades de defesa dos direitos da mulher em Tarauacá.


De acordo com a vereadora, a proposta cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, que dentre outros objetivos, destina-se a disponibilizar e gerir recursos para pôr em prática a execução de programas, projetos, ações ou atividades voltadas à promoção, à garantia e à realização dos direitos das mulheres, assim como para fomentar e estimular a implantação, a implementação, a execução ou a divulgação da Lei Federal n. 11.340, de 07 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha. 

Vereadora na conferência intermunicipal de mulheres
"Apresentei essa proposta na conferência intermunicipal  realizada recentemente em Feijó e agora quero transformá-la em lei aqui em Tarauacá. Os recursos oriundos dessa lei deverão ser geridos pelo próprio Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O fundo será um importantíssimo instrumento para o fortalecimento da luta de nossas mulheres na busca por políticas públicas que nos proporcione  melhores condições de vida", disse Janaina

O CMDM vai estar vinculado à Secretaria de Assistência Social, com finalidade de elaborar e implementar, em todas as esferas da Administração Pública no âmbito municipal, políticas públicas sob a ótica de gênero, destinadas a garantir a igualdade de oportunidades e de direitos de homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania, sendo seu funcionamento regulado por Regimento Interno.

A apreciação do ante-projeto foi aprovada por unanimidade, vai para as comissões para ser analisado e depois será votado em plenário. No final, a vereadora agradeceu o apoio dos demais vereadores.

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

ABAIXO, A PROPOSTA NA SUA INTEGRA




Ante-Projeto de Lei Nº 001/2015

CRIA O FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER DE TARAUACÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 

O PREFEITO MUNICIPAL DE TARAUACÁ: 

Faço saber que o Poder Legislativo Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: 

Art. 1º Fica criado o Fundo Municipal dos Direitos das Mulher – FMDM, instrumento público municipal, de natureza contábil, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenação Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Tarauacá, que tem como objetivo gerenciar recursos para a implantação de programas, desenvolvimento e manutenção das atividades relacionadas aos direitos das mulheres no Município. 

Parágrafo único. O FMDM visa assegurar recursos necessários para a efetivação das políticas públicas dedicadas à promoção da equidade de gênero, à garantia e à realização dos direitos das mulheres, ao empoderamento da população feminina e ao combate à violência contra a mulher. 

Art. 2º Constituirão receitas do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher – FMDM: 

I – Recursos oriundos de convênios, termos de cooperação ou contratos, celebrados com a finalidade de destinar recursos ao desenvolvimento de ações para a defesa e a implementação de políticas públicas pela igualdade de gênero; 

II– Verbas consignadas para esse fim em dotações orçamentárias, originárias da Lei Orçamentária Anual – LOA do Município de Tarauacá e de seus créditos adicionais; 

III – Repasses provenientes da União e do Governo Estadual, ou de organizações governamentais e não governamentais, doações em espécie efetuadas destinados ao Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres – FMDM; 

VII – outras receitas correlatas. 

Art. 3º Os recursos do Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres – FMDM deverão estar em consonância com os critérios estabelecidos pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e deverão ser aplicados: 

I – Na divulgação dos programas e projetos desenvolvidos pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres – CMDM; 

II – No apoio e promoção de eventos educacionais e de natureza socioeconômica relacionados aos direitos das mulheres; 

III – Em programas e projetos de qualificação profissional destinados à inserção ou reinserção das mulheres no mercado de trabalho; 

IV – Em programas e projetos destinados ao combate à violência contra as mulheres; 

Art. 4º As diversas receitas do Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres previstas nesta Lei, observada a programação financeira, quando liberadas, serão depositadas em banco oficial, em conta bancária denominada “PREFEITURA MUNICIPAL DE TARAUACÁ – FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS MULHERES” 

Art. 5º O orçamento do Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres evidenciará as políticas e programas de trabalhos governamentais, e deve constar no Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município de Tarauacá. 

Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 

MENSAGEM 

Excelentíssimo Senhor Presidente, Tenho a honra de encaminhar a Vossa Excelência o projeto de lei que “CRIA O FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS MULHER DE TARAUACÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. O presente projeto de lei tem como objetivo criar o Fundo Municipal dos Direitos das Mulher 

. A criação do Fundo objeto deste Projeto de Lei resulta da necessidade de assegurar recursos necessários à efetivação de políticas públicas dedicadas à promoção da equidade de gênero e a garantia e realização dos direitos das mulheres. Embora o Município de Tarauacá já disponha de mecanismos e instrumentos de gestão da política voltada às necessidades das mulheres, tais iniciativas não lograram excito integralmente em razão da ausência de recursos. 

Nesse sentido, o Projeto de Lei ora apresentado se insere nos propósitos desta parlamentar o em estabelecer um novo marco institucional para a dinamização da área de atuação em favor das mulheres, que se delineia pela possibilidade de captação de recursos que serão aplicados nessas políticas públicas. Na oportunidade, coloco-me à disposição de Vossa Excelência para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários durante a tramitação do projeto de lei anexo, esperando contar com o apoio indispensável para a sua aprovação imediata. 

Cordiais saudações. 

Tarauacá-Acre, 15 de setembro de 2015 

JUSTIFICATIVA 

Padronizar a identificação dos veículos que prestam serviço para o povo de Tarauacá é uma medida que se faz necessário, para que os órgãos fiscalizadores e a própria população, possam ter condições de acompanhar, cobrar e denunciar os possíveis abusos decorrentes de mau uso dos bens públicos. 

A transparência no uso dos recursos públicos fortalece o controle externo coletivo exercido pela população e cria condições para que se possa evitar o uso de bens público em benefício de da individualidade. 

(Vereadora Janaina Furtado)

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Vereadora Janaina Furtado participa de debate sobre o transporte coletivo em Tarauacá

Vereadora Janaina Furtado
Na manhã da última sexta-feira (11) de setembro, a vereadora Janaina participou na Câmara de vereadores de Tarauacá, de uma audiência pública, com a presença de vereadores, prefeitura, Agencia Reguladora do Serviços Público do Acre (AGEAC) e sociedade civil organizada, para debater sobre a implantação do transporte coletivo no município.

Vereadora Janaina
A vereadora Janaina, afirmou que o debate nesse tipo de debate não há lado e a responsabilidade é de todos. Todos os interessados devem se envolver sem a chamada politização política do tema. "O assunto está na mesa e é preciso debater às claras quem serão os beneficiados e quem serão os prejudicados, caso essa ação venha a ser efetivada. Gostaria de sugerir aqui para os responsáveis para que possamos ter uma reunião com os taxistas e moto taxistas e assim vamos poder analisar melhor o impacto que isso causará na vida desses trabalhadores’’. Disse Janaina 


Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

sábado, 12 de setembro de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO E PREFEITO RODRIGO SE REÚNEM COM COMERCIANTES DO MERCADO PÚBLICO

Reunião com comerciantes do mercado público
A pedido da Vereadora Janaina Furtado, aconteceu na noite da última quinta feira, 10 de setembro, no gabinete do prefeito, a segunda reunião com os comerciantes que trabalham no mercado público, para tratar do reinicio da obra de reforma do prédio do mesmo. Outro assunto tratado na reunião refere-se ao Projeto 07/2015, que trata das Concessão do Uso dos Espaços Públicos Municipais, que atinge diretamente esses trabalhadores. A primeira reunião para tratar desse mesmo assunto já havia acontecido no dia 25 de agosto veja AQUI

Vereadora Janaina Furtado fala aos comerciantes
A Vereadora Janaina Furtado, iniciou sua fala reafirmando seu compromisso em colaborar seriamente com esse debate. "Agradeço a atenção e a agilidade da gestão em regularizar os pagamentos da empresa, para que assim a obra seja concluída. Defendo a regularização dos concessionários dos boxes e que os valores das taxas cobradas pela prefeitura sejam dendro das condições de cada um", disse a vereadora. 

Janaina Furtado e Rodrigo Damasceno
O prefeito Rodrigo Damasceno reafirmou o empenho do poder público em melhorar a vida da população, em especial das pessoas que trabalham no mercado. Falou dos investimentos da Praça Beira Rio, pavimentação nas imediações do mercado, da rampa de acesso, da viabilização de mão única e agora, da reforma do mercado, um investimento na ordem de 700 mil reais.

Empresário Nelcir Moura
Por fim o prefeito anunciou que todas pendências junto a empresa serão sanadas até o próximo dia de outubro, e que a obra será reiniciada neste período. O empresário Nelcir Moura presente na reunião é o responsável pela obra da reforma do mercado.

Reunião no gabinete do prefeito
A vereadora agradeceu ao prefeito, agradeceu também a presença dos homens e mulheres comerciantes que  que trabalham no mercado público e disse que nada melhor do que o diálogo verdadeira, necessário e sincero entre o poder público e a sociedade para que os problemas sejam debatidos e resolvidos. "Quando o diálogo prevalece, todos saem ganhando e esse deve ser o caminho que todos devem buscar", finalizou.


Texto e  fotos: Edilene Silva
Assessoria Parlamentar 
Vereadora Janaina Furtado

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Vereadora Janaina Furtado é eleita Delegada para representar mulheres de Tarauacá na Conferência Estadual de Mulherers


Durante todo o dia de quinta feira, 10 de setembro, o município de Feijó Sediou a II Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres, com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” . O evento contou com as presenças da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, vereadoras Janaina Furtado de Tarauacá e Matilde Silva de Feijó, prefeitos Rodrigo Damasceno e Mêrla Albuquerque, entidades como Rede de Mulheres Tarauacaenses – Remut, União Tarauacaense de Mulheres - UTM, Organismo de Políticas Públicas para as Mulheres  - OPM e  Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM. A Conferencia foi Promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres - SepMulheres, com apoio das prefeituras de Feijó e Tarauacá.


Os eixos a debatidos primaram pela contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; sistema nacional de políticas para as mulheres: subsídios e recomendações. 


A vereadora Janaina fez questão de participar do encontro do início ao fim e debater todas as questões em pauta. "É importante destacar que a 2ª Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para Mulheres é um momento de participação democrática e cidadã, que agrega muito significado para a garantia da igualdade, equidade e dos direitos das mulheres”, diz Janaina.  Além de representar a câmara de vereadores e as mulheres do seu município, a Vereadora Janaina Furtado foi destaque na conferência, sendo eleita , Delegada à conferência Estadual.  


De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Concita Maia, a Conferência tem caráter avaliativo e vai possibilitar diagnóstico qualificado das políticas públicas voltadas às mulheres Tarauacaenses e Feijoenses . "Esta avaliação possibilita à gestão municipal avançar cada vez mais nos programas, projetos e ações municipais, norteando o aprimoramento e fortalecendo de uma política pública de ação afirmativa que têm como conseqüência o empoderamento e melhoria da qualidade de vida das mulheres"’. Afirma.


A vereadora Janaina se mostrou muito feliz, pois além de defender mais do que ninguém as mulheres no parlamento legislativo, também foi eleita pela segunda vez, como delegada para representar as mulheres "Gostaria de agradecer cada mulher que estar aqui presente, pois não foi fácil chegarmos até aqui, principalmente as mulheres de Tarauacá. Cada uma deixou um pouco dos seus compromissos de casa, do trabalho, para hoje se fazer presente nesta Conferência, Mas, nossas lutas não são em vão, podem ter a mais absoluta certeza’’, finalizou Janaina. 


Texto: Edilene Silva
Fotos: Edilene Silva e Voz de Ouro

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES EM FEIJÓ

Reunião com o prefeito Rodrigo Damasceno

A vereadora Janaina Furtado viajou, na manhã desta quinta feira, 10 de setembro,  para a cidade de Feijó,onde participa de Segunda Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres. Promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres - SepMulheres, com apoio das prefeituras de Feijó e Tarauacá, acontece hoje no CEDUP, em Feijó, a II Conferência Intermunicipal dos direitos da Mulher. Poderes Públicos e Sociedade Civil estarão reunidos e debatendo uma extensa pauta.

De Tarauacá as entidades de mulheres Rede de Mulheres Tarauacaenses - Remut e União Tarauacaense de Mulheres - UTM, Organismo de Politicas Públicas para as Mulhere - OPM, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM e Câmara Municipal representada pela Vereadora Janaina Furtado, estiveram reunidos ontem com o prefeito Rodrigo para os acertos finais da participação das delegadas representando o município de Tarauacá. O encontro começa as 7:30, em Feijó.

Da assessoria parlamentar
Com informações do blog do Accioly

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Vereadora Janaina Furtado participa de reunião com o secretário de educação do município

Vereadora Janaina com o Secretário Carlos Gomes
Na manhã desta terça-feira, (08) de setembro de 2015, a vereadora Janaina Furtado participou de uma reunião interna da câmara de vereadores com o Secretário Municipal de Educação, a parlamentar foi a articuladora da reunião. O secretário  Carlos Gomes compartilhou com parlamentares suas intenções e primeiras ações com o poder legislativo. 

Reunião dos vereadores com o secretário de educação
A vereadora Janaina, que é Presidente da Comissão de Educação do Município, se fez presente na reunião e fez questão de afirmar que esta a disposição para ajudar no que for necessário. "Primeiro quero afirmar que Calos Gomes iniciou seu mandato com o pé direito, vindo até esta casa dialogar com o poder legislativo. Isso é de fundamental importância para a sua gestão. Vejo nos seus olhos essa vontade de trabalhar e de contribuir para melhorar a educação de Tarauacá’’, disse Janaina.

Após a sessão, a vereadora participou de uma reunião para analisar 5 cinco projetos de lei que serão votados na sessão desta quarta-feira (09).

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

domingo, 6 de setembro de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE REUNIÃO COM MORADORES QUE VIVEM EM ÁREA DE RISCO


A vereadora Janaina Furtado participou na última sexta feira, 4 de setembro, de uma reunião entre Prefeitura, Governo do Estado e moradores que habitam em áreas consideradas de risco nos Bairros da Prais e Triângulo, para tratar de uma ação da Secretaria de Estado de Habitação (Sehab), por meio do programa federal Minha Casa, Minha Vida, em parceria, com a Prefeitura de Tarauacá, que projeta a construção de 1000 (mil) casas em Tarauacá, destinadas às famílias que tiveram as residências atingidas pelas cheias do Rio Tarauacá e Murú. A reunião aconteceu na quadra de esportes da Escola Municipal Rilza Daniel.

Janaina Furtado
Falando ao blog a vereadora desabafou: "Prefiro acreditar, apoiar e ajudar, do que 'remar pra traz' em relação a esse tipo de ação que visa tirar nossas famílias do sofrimento, especialmente em períodos de alagação", falou Janaina. A vereadora refere-se à construção das casas populares que muita gente insiste em dizer para os moradores que é mentira e que as mesmas não serão construídas. "Em Rio Branco essa ação já é realidade com a construção da cidade do povo em que grande parte das casas já foram construídas e entregues às famílias que necessitavam e muita gente também dizia que era só enganação do governo. Na política e na vida, para reconhecermos os méritos das pessoas não precisamos 'puxar o saco' e para cobrar suas responsabilidade não precisa usar da mentira e da esculhambação. Faço política dessa forma e repeito quem pensa diferente" , finalizou.

Da Assessoria Parlamentar

sábado, 5 de setembro de 2015

EMPRESA EXTRAI AREIA DO LEITO DO RIO TARAUACÁ ATRAVÉS DO SISTEMA DE DRAGAGEM


DIANTE DA POLÊMICA, FIZ UMA VISTA AO EMPRESÁRIO.

Muito se tem falado na nossa cidade sobre uma empresa local que está retirando areia do leito do Rio Tarauacá através do sistema de dragagem numa área nas imediações do bairro Ipepaconha. Todos dizem que é uma atividade ilegal e que prejudica o rio.

Para esclarecer tudo isso, a vereadora Janaina Furtado decidiu se inteirar do assunto e procurar o empresário Serginho Tomaz, proprietário da empresa Construtora Tomaz. De fato, a empresa está mesmo explorando areia do leito do rio através do sistema de dragagem, porém, segundo o seu representante, tudo está sendo feito de forma legal, com registros e autorizações concedidas pelos governos Federal, Estadual e Municipal, num processo que durou quase dois anos para ser totalmente legalizado. Durante esse tempo, a empresa contratou serviços técnicos para realização dos estudos necessários e recebeu vistorias de representantes de diversos órgãos ambientais, para que fosse concedida a chamada LO (Licença Operacional).


Em todo esse processo de licenciamento gastamos quase R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) e estamos operando desde o mês de julho com nossa atividade totalmente legalizada”, disse o empresário Serginho. Uma carrada de areia retirada do rio é comercializada pela empresa pelo valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).

“Essa atividade é muito comum no país inteiro. No Rio Acre, em Rio Branco são várias empresas explorando areia. Em nossa vizinha Feijó existem 3 dragas no Rio Envira. Aqui em Tarauacá, por enquanto, somos só nós, mas, nada impede que outras empresas também exerçam a atividade desde que se legalizem e paguem seus impostos assim como nós”, finalizou Serginho.

A Vereadora Janaina Furtado disse ao empresário que seu interesse era exatamente obter as informações para que a mesma pudesse tratar do assunto de forma séria e sem acusar as pessoas ou as empresas da nossa cidade de desenvolverem atividades ilegais, sem provas.

Muitas pessoas me procuraram, outra me ligaram sobre esse assunto e minha função exige que eu tenha muita responsabilidade sobre o que falo e faço. Foi então, resolvi procurar a empresa para ouvir os seus representantes e, pelo que vi e ouvi, não encontrei nenhuma ilegalidade”, disse Janaina.

Draga numa barcaça no leito do Rio Tarauacá
A extração de areia visa suprir, principalmente, a construção civil.

Fica a cargo do município, a definição das diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades extrativas em seu território tato no rio como em terrenos, observando a legislação pertinente ao assunto como: lei de uso e ocupação do solo, plano diretor, código de posturas, leis ambientais, etc. Essa atividade é muito importante na geração de renda local, pois, com a regularização do empreendimento,

O registro da extração de areia é feito pelo regime de licenciamento. Este regime é disciplinado pela Lei Federal no 6.567, de 24 de setembro de 1978, que dispõe sobre o aproveitamento das substâncias minerais da classe. A licença deve ser expedida pela autoridade administrativa local, com validade somente após o seu registro no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e sua publicação no Diário Oficial da União. Além do regime de licenciamento, a extração também deve obter sua licença ambiental, para regularizar o empreendimento minerário.

A dragagem é feita através de bombas de sucção instaladas sobre uma barcaça. A bombas de sucção é acoplada à tubulações que efetuam o transporte da areia na forma de polpa até os reservatórios, umas espécies de tanques cavados à margem do rio. O processo de cava de leito pode provocar danos ao meio ambiente, sendo os mais frequentes o aprofundamento do leito do rio, poluição orgânica, causando turbidez às águas, poluição química com o óleo diesel utilizado para abastecer os motores, perturbação e destruição da flora e fauna aquática.

Fotos e Texto
Por Raimundo Accioly

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Vereadora Janaina furtado participa da Sessão Solene na Escola Municipal José Augusto de Araújo


Aconteceu na tarde desta quinta-feira (03) de setembro, no auditório da Escola José Augusto de Araújo, uma Sessão Solene, para demonstrar aos alunos como acontece uma sessão no parlamento. Participaram da sessão os vereadores, Ezi Aragão, Janaina Furtado, Mirabor, João Moreira, Manoel Monteiro, Valdor do Ó, Diretor da Escola, Professor Lauro Benigno, professores da escola, servidores administrativos e estudantes. A ideia de realizar da realização da sessão na escola foi proposta pelas professoras, Rosineide Santos e Raimunda Acioly. O tema escolhido, Meio Ambiente, foi proposto pelos alunos.

Durante a sessão a vereadora Janaina, fez questão de parabenizar o diretor Lauro e as professoras pela iniciativa de mostrar aos estudantes o que os vereadores fazem e quais suas atribuições no parlamento. Falou também que foi na José Augusto em que estudou e iniciou sua carreira como profissional da educação. "Eu gostaria de cumprimentar todos os estudantes em nome do meu filho Neto que estuda nesta escola, dizer que é sempre uma satisfação poder chegar aqui na José Augusto. Fui estudante desta escola, há alguns anos quando eu vim da zona rural. A primeiro escola que eu me matriculei foi aqui. Anos depois eu retornei como professora e hoje estou aqui como vereadora da minha cidade com muito orgulho e alegria", Disse Janaina.


Na oportunidade os alunos, fizeram um pedido ao parlamentares, para que o poder legislativo tomasse providencias com relação aos resíduos sólido do nosso município. Aqui em Tarauacá, a coleta do lixo é feita de forma irregular, os profissionais não usam qualquer tipo de proteção e o mais complicado é o local em que fica armazenado todo o resíduo solido urbano que é tudo a céu aberto, onde fica livre a circulação de pessoas e animais.

"É necessário realmente que se faça políticas públicas buscando a preservação do meio ambiente, o primeiro passo é começar pela nossa casa, em seguida pela nossa cidade, sabemos que assim como em Tarauacá e também em outras cidades, não temos um local adequado para armazenar o lixo, mais se cada um fizer sua parte já é um bom começo"’. finalizou Janaina.

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado