Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO EM AÇÃO NO PARLAMENTO


SESSÃO DE TERÇA, 24 DE AGOSTO

PROPOSIÇÕES

Do Gabinete da Vereadora Janaína Furtado:

REQUERIMENTO Nº. 017/2015 - Que seja enviado a esta Casa Legislativa relação contendo nome de todos os professores da rede municipal, que passaram no concurso público efetivo do município, realizado no dia 27 de abril de 2014, bem como sua lotação funcional. 

REQUERIMENTO Nº. 019/2015- Que seja enviado a esta Casa Legislativa relação contendo nome de todos os bolsistas, local de trabalho e data de contratação. Bem como documentos comprobatórios que estão exercendo a função.   

REQUERIMENTO Nº. 018/2015 - Que seja enviado a esta Casa Legislativa informações sobre a área de terra que é utilizada para aterro sanitário, bem como sua situação, caso seja alugado encaminhe cópias de todo o processo licitatório. 

REQUERIMENTO Nº. 020/2015 - Que seja enviado a esta Casa Legislativa relação contendo o quadro funcional de todas as Escolas da rede municipal urbana e da Escola 15 de Junho. Especificando bolsistas, profissionais efetivos e provisórios. 

DISCURSO - A Vereadora Janaína Furtado (sem partido), disse que cumprindo com seu dever por ter sido eleita pelo povo reuniu-se com as partes interessadas para colher informações sobre o Projeto de Lei nº 007/2015 sendo informada que não vai haver terceirização no mercado municipal e que também não serão cobrados valores exorbitantes para uso das dependências do mesmo. Ainda em relação ao mercado, disse que ele como um bem público deve ser organizado e bem administrado para evitar injustiças.


SESSÃO DE QUARTA, 26 DE AGOSTO

PROPOSIÇÕES 

Do Gabinete da Vereadora Janaína Furtado:

INDICAÇÃO Nº 032/2015 - ara que a Prefeitura Municipal de Tarauacá possa criar a Casa dos Conselhos. Esse pedido tem como justificativa que os Conselhos Municipais garantem a participação popular, assegurada na Constituição Federal, como mecanismo de controle social, tentam transformar o poder público num instrumento eficiente para o exercício e realização da cidadania, sendo uma forma de favorecer no acompanhamento da gestão pública. Os conselhos auxiliam na fiscalização e ampliam o debate entre comunidade e município sobre questões relevantes a toda comunidade. 

INDICAÇÃO Nº 033 /2015`- para que a Prefeitura Municipal de Tarauacá construa uma Pista de Skate na Avenida Antônio Frota Bairro da COAHB.

DISCURSO - A Vereadora Janaína Furtado (sem partido), parabenizou a Professora e Poetisa tarauacaense Núbia Wanderley pela passagem dos seus 80 anos, e também pela 1ª edição do seu livro Miscelânea 4. A Vereadora falou também do Projeto de formação cultural e inclusão social desenvolvido pela associação de moradores do bairro da COHAB e custeado pelo Governo Federal e Fundação Elias Mansour que está oferecendo formação para 1500 jovens e adultos com aulas de violão, teclado, dança etc.

Sobre o Projeto de Lei nº 007/2015 deixou claro que quer o valor da cobrança especificado na Lei, para evitar o que acontece em outros municípios que é a cobrança de valores exorbitantes.

Assecom
Câmara Tarauacá

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

NA SESSÃO PARLAMENTAR, VEREADORA JANAINA FURTADO FAZ PROPOSIÇÕES E FALA EM DEFESA DA POPULAÇÃO

Vereadora Janaina Furtado
Na sessão ordinária desta quarta-feira (26), na câmara de vereadores de Tarauacá, a vereadora Janaina Furtado, prestou homenagens à professora e poetisa tarauacaense Professora Núbia Wanderley, pela passagem de seus 80 anos e também pela 1ª edição do seu livro Miscelânea 4. Na próxima semana a nobre parlamentar irá propor a realização de um ato solene para que todos possam homenagear a aniversariante.

CASA DOS CONSELHOS - Na oportunidade a Vereadora apresentou uma indicação para que a Prefeitura Municipal de Tarauacá possa criar a Casa dos Conselhos, justificando a importância do papel importante dos Conselhos Municipais que garantem a participação popular, assegurada na Constituição Federal, como mecanismo de controle social, tentando transformar o poder público num instrumento eficiente para o exercício e realização da cidadania, sendo uma forma de favorecer no acompanhamento da gestão pública. "Os conselhos auxiliam na fiscalização e ampliam o debate entre comunidade e município sobre questões relevantes a toda comunidade" disse Janaina. 

PISTA DE SKATE - Outra indicação e já é pela segunda vez que a parlamentar pede a que a Prefeitura Municipal de Tarauacá construa uma Pista de Skate na Avenida Antônio Frota Bairro da COAHB, uma reivindicação antiga dos praticante deste esporte. 

Vereadora Janaina Furtado
Na tribuna, a vereadora falou ainda sobre o Projeto Formação Cultural e Inclusão Social, desenvolvido pela Associação de Moradores do bairro da Cohab. "Nós sabemos que no nosso município tem muitos eventos culturais, festival de praia, aniversário da cidade e ExpoTarauacá, porém, esse projeto é diferenciado. Ele trabalha com a formação das pessoas. Atualmente, em sua terceira etapa, contemplado cerca de 1.500 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Que fique registrado nesta tribuna, o meu reconhecimento, para a Associação do bairro da Cohab’. Disse Janaina

Ainda no grande expediente a vereadora pediu que a administração municipal providencie o transporte das mulheres de Tarauacá que vão participar da Conferência das mulheres que será realizada em Feijó. Janaina, antes de ser vereadora foi coordenadora de Políticas Públicas para ás Mulheres do município de Tarauacá.

Por último, a vereadora fez referência à lei que trata da concessão dos bens públicos do município. "Eu gostaria de reafirmar a mesa diretora, quanto a necessidade de que antes que nós possamos aprovar essa lei, quer sejam definidos a forma e os valores dessa cobrança, para que possamos aprovar com tranquilidade. "A única insegurança de todos os vereadores é em relação ao custo, até por experiências de outros municípios que o valor é bem elevado, a câmara de vereadores precisa ser cautelosa. Eu tenho essa preocupação e que a Câmara de vereadores possa colaborar com esse debate", finalizou a vereadora.

Por Edilene Siva
Assessoria Parlamentar 
Vereadora Janaina Furtado

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

"Não trabalho para prefeito muito menos para vereador e sim para o povo", disse a vereadora Janaina Furtado.

Vereadora Janaina Furtado
Durante sessão realizada na manhã da última terça-feira (26), a vereadora Janaina Furtado pediu que a mesa diretora da casa pudesse fazer esclarecimentos sobre a assessoria jurídica da câmara, já que é sabido pelos nobres que existe um assessor contratado.

Vereadora Janaina cobra explicações sobre assessoria jurídica
Ainda usando o grande expediente, a vereadora falou sobre a reunião que a mesma intermediou entre os comerciantes e prefeitura, para debater o uso do Mercado Público. Fez questão de lembrar que ela não trabalhar para prefeito e muito menos para vereador. 

"não trabalho para prefeito nem vereador"
"Trabalho para a população que a elegeu.  Quanto a comentários sobre a reunião que eu convoquei entre a prefeitura e os comerciantes do mercado, afirmo aqui que esta vereadora antes de analisar o projeto que será votado por esta casa, fez questão de ir até o outro lado da rua, chamar o chefe de gabinete do prefeito, o responsável pelo setor de tributos e propôs uma conversa", disse Janaina. Disse ainda que tratou do assunto com quem elaborou o projeto, que foi a prefeitura. 

"Então tive que cobrar da prefeitura, em momento algum eu citei nome de vereador desta casa. Não sou irresponsável para sair propagando informação sem antes me inteirar dela", desabafou Janaina.

Em breve, a nova lei com as regulamentações do uso dos espaços públicos, será encaminhada para o legislativo e ser votada pelos vereadores.

Nas considerações finais, a vereadora afirmou que em momento algum a mesma fugiu do debate e que a mesma é defensora de um debate sadio. 

"Em momento algum eu quis ofender ninguém, só peço respeito a minha pessoa’’. Finalizou a vereadora. 

Por Edilene Siva
Assessoria Parlamentar 
Vereadora Janaina Furtado

terça-feira, 25 de agosto de 2015

VEREADORA REÚNE COMERCIANTES E PREFEITURA PARA PARA DEBATER O USO DO MERCADO PÚBLICO

Reunião com comerciantes do mercado
A vereadora Janaina Furtado foi procurada, recentemente, por vários comerciantes que trabalham no mercado público de Tarauacá, atualmente em reforma. A grande preocupação desses trabalhadores externada para a parlamentar e, que segundo eles, tava tirando o sono de muitos, é a informação que circulou entre eles, sobre uma lei que a prefeitura enviou para a câmara, nela definia que o espaço iria ser terceirizado e que os valores das mensalidades dos boxes seriam reajustadas em valores elevados. 

Reunião com presença do prefeito e assessores
Sem perder tempo a vereadora marcou uma reunião com todos na noite desta segunda feira, 24 de agosto, para que a prefeitura pudesse fazer os esclarecimentos sobre a obra em andamento e a utilização do espaço quando o mesmo for inaugurado. Em seguida foi até a prefeitura e conversou com o pessoal do setor de tributos, também com o chefe de Gabinete do Prefeito e por fim com o prefeito em exercício Chagas Batista. Tratou do assunto com eles e os convidou para a reunião com os comerciantes.

Reunião com comerciantes do mercado
À noite, aconteceu a reunião, na câmara municipal, com as presenças da Vereadora Janina, do Chefe de Gabinete do Prefeito Romário Costa, do Chefe do Setor de Tributos Luís Carlos, do Prefeito em exercício Chagas Batista e de muitos comerciantes.

Vereadora Janaina Furtado
A vereadora falou aos presentes e disse que é muito mais proveitoso para os trabalhadores quando se tem as informações corretas. “Reunir prefeitura e comerciantes para tirar todas as dúvidas é uma necessidade. Se assim não for a gente só faz politicagem e não ajuda a cidade. Meu papel de vereadora é esse de representar bem nossa população e agir com responsabilidade e respeito a todos”, disse a vereadora.

O prefeito Chagas Batista tranquilizou a todos, disse que aquelas informações não passam de boatos maldosos e politiqueiros, que a prefeitura vai concluir a obra e que ninguém será prejudicado, os preços não serão reajustado como estão dizendo e que a carne vai continuar sendo vendida para a população por um preço camarada, pois, foi um direito conquistado pelos mais pobres e será mantido. O prefeito disse, ainda, que os trabalhos de conclusão da obra deverão ser reiniciados ainda durante essa semana.

O Chefe de Gabinete Romário Costa, fez uma explanação sobre a lei e disse que a prefeitura pensou exatamente em beneficiar os que já trabalham no local. A lei veio para organizar o uso do bem público e garantir aos comerciantes o direito de permaneceram no local, com contrato assinado e tudo. 

Chico Satilho, João Mateus e Seu Tibúrcio - Comerciantes antigos do mercado público
No final a vereadora Janaina se colocou à disposição da prefeitura e dos comerciantes para ajudar no que ela puder em relação à essa questão do mercado público. "Eu e meus colegas vereadores, vamos estudar a lei elaborada pelo executivo e vemos promover as mudanças que se fizerem necessárias para que contemple os anseios desses trabalhadores do comércio", finalizou Janaina.

Por Edilene Siva
Assessoria Parlamentar 
Vereadora Janaina Furtado

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO ANUNCIA PARCERIA COM PROJETO CULTURAL

Vereadora já é parceira do projeto
A Vereadora Janaina Furtado participou na noite do último sábado, 23 de agosto, do lançamento da terceira etapa do Projeto Formação Cultural e Inclusão Social que aconteceu no Galpão de Cultura de Tarauacá. Janaina que reside no bairro da Cohab, fez questão de parabenizar os organizadores desse grande projeto. "Não poderia deixar de elogiar, esse belo trabalho desenvolvido pela nossa Associação da Cohab. Digo nossa, porque eu também faço parte do bairro. Esse projeto vai atender cerca de 1.500 pessoas, isso é o que podemos chamar de inclusão social e cultural e mais oportunidade de conhecimento para nossos jovens’’, disse Janaina.

Janaína fala aos presentes
O evento contou com a presença de muitas crianças, jovens e adolescentes, pais mães, de alunos matriculados nas oficinas, além do presidente do Bairro Radialista José Gomes, Coordenador do Projeto Professor Sérgio Aragão, Prefeito em Exercício Chagas Batista, Deputado Jenilson Leite, Vereadora Janaina Furtado, Presidente do Sinteac Professor Eurico Paz e a empresária Silvia Gomes, representando as famílias beneficiadas.

Janaina com as crianças
Janaina anunciou ao público presente a sua colaboração para o desenvolvimento do projeto, com a cessão de 6 violões  para serem utilizados nas oficinas de musicas. "Vou fazer uma concessão de 6 violões para que sejam utilizados durante esse projeto. Sei que os que têm aqui no nosso ponto não atenderiam a demanda e por isso, quero entregar esses violões para a nossa comunidade, aliás, para a nossa cidade", Afirmou Janaina. em seguida a vereadora fez a entrega oficial ao coordenador do projeto Professo Sérgio Aragão. Janaina finalizou sua fala, desejando boa sorte a todos os oficineiros e aos alunos. 

Projeto de formação cultural e inclusão social
A vereadora Janaina, tornou-se uma parceira do projeto, assim como a Associação de Moradores do Bairro Cohab, Governo Federal (Ministério da Cultura) e Governo do Acre (Fundação Elias Mansour), com apoio da rádio Comunitária Nova Era FM, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre e Gabinete do Deputado Jenilson Lopes. 

Por Edilene Silva
Assessoria parlamentar
vereadora Janaina Furtado

fotos do encontro


fotos: Jardy Lopes e Edilene Silva

sábado, 22 de agosto de 2015

APRESENTAÇÃO DA TERCEIRA ETAPA DO PROJETO CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO DA COHAB


Acontece hoje em Tarauacá, mais precisamente no Bairro da Cohab, e todos estão convidados, para o lançamento de mais uma etapa de um importante projeto cultural, promovido pela Associação de Moradores do Bairro, através de uma parceria com os governos estadual e federal. O evento acontece as 19:30 horas no espaço do galpão de Cultura do Bairro.

Professor Sérgio Aragão - Coordenador
Trata-se da 3ª e última etapa do Projeto FORMAÇÃO CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL, que tem como objetivo a aquisição de infra estrutura e a realização de oficinas de formação nas áreas de Música com aulas de teclado e violão, Artes Cênicas com teatro e dança, Artes Visuais, Artes Circenses, Capoeira, Cultura Popular e Patrimônio Cultural. O projeto tem como coordenador o professor e ativista cultural Sérgio Aragão e é supervisionado pela diretoria da associação do bairro. 


Em 2015 o projeto, que deverá atender certa de 1.500 pessoas, oferecerá trabalho remunerado para cerca de 13 jovens que vão trabalhar no desenvolvimento das oficinas. Os espaços onde deverão funcionar as oficinas e o calendário das aulas serão divulgados em breve. O projeto tem como principais parceiros locais, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre - Sinteac, a Rádio Comunitária Nova Era FM e o Galpão de Cultura. A associação espera em 2015 receber mais apoio de poderes e instituições do município.

fonte: Blog do Accioly

JANAINA FURTADO, PROFESSORA SIM SENHORA.


Dediquei essas duas últimas semanas ao meu novo trabalho onde exerço a honrosa profissão de professora. Nela ingressei através de um concurso público e vou permanecer, se deus quiser, até minha aposentadoria. Trabalhar com crianças é cansativo, desafiante, encantador e uma responsabilidade imensurável. Estou me inteirando e me adaptando a esse novo tempo em minha vida com essas criaturinha maravilhosas. Próxima semana o mandato volta com força total. (Janaina Furtado)


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

PARTICIPAÇÃO DA VEREADORA JANAINA NAS SESSÕES ORDINÁRIAS DA CÂMARA


SESSÃO DE TERÇA, 11 DE AGOSTO - A Sessão Ordinária contou com a presença de cinco Vereadores, já que os demais se encontravam cumprindo agenda de trabalho em Rio Branco e em outras localidades. Desta feita, quem conduziu os trabalhos foi o Vice- Presidente Vereador Lulu Neri (PP). 

A Vereadora Janaína Furtado (atualmente sem partido), defendeu veementemente o direito a greve referindo-se a pressão porque o Secretário disse que iria cortar os pontos dos que não retornassem. Segundo a Vereadora, isso já se tornou uma questão pessoal extrapolando o ambiente político. A Vereadora foi averiguar a veracidade já que é um assunto que diz respeito ao município da concessão para uma Auto-escola de um terreno público. O que a Vereadora pôde constatar é que houve precipitação do empresário que limpou o terreno antes de ter algum documento o autorizando em mãos.


SESSÃO DE QUARTA, 12 DE AGOSTO - O Presidente Ezi Aragão juntamente com a Mesa Diretora promoveram uma Sessão Solene em comemoração aos 80 anos da Igreja Assembléia de Deus em Tarauacá. Essa Sessão Solene foi fruto de um pedido do 1º Secretário, Vereador Manoel Monteiro. 

A Vereadora Janaína Furtado afirmou que o Poder Legislativo sempre estará à disposição da Igreja Assembléia de Deus registrando inclusive que foi votado nesse mandato o último Projeto de Lei de seu colega Roberto Freire tornando a Assembléia de Deus de Utilidade Pública para o município. Finalizou parabenizando a Igreja pela passagem dos seus 80 anos e pelo trabalho desenvolvido, lembrando que a Igreja não é o prédio, mas sim as pessoas que a congrega. 

Da Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal

sábado, 15 de agosto de 2015

Vereadora Janaina Furtado participa de Audiência Pública do MPAC

Vereadora Janaina Furtado na audiência do MP
A vereadora Janaina Furtado participou manhã desta sexta-feira (14), no Centro de Educação Permanente (CEDUP), da Audiência Pública promovida pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), como parte do Planejamento Estratégico da instituição para subsidiar a avaliação do Planejamento Estratégico 2010-2015 e a elaboração do Planejamento Estratégico 2016-2021. A finalidade geral é promover consulta popular ao MPAC para focar suas ações nos problemas levantados pela comunidade. Participaram da audiência, líderes comunitários, gestores, conselheiros, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, vereadores, técnicos do MPAC, além da sociedade civil e organizada.

A vereadora Janaina agradeceu o convite e falou da grande demanda da Promotoria de Justiça e do trabalho do promotor. "Eu sei da sua dedicação, em Tarauacá e  Jordão para dar conta da grande demanda de trabalho, situação que às vezes fica praticamente inviável dar conta desse grande volume de trabalho, principalmente, depois dessa onde de violência que estamos vivendo Tarauacá"’. Afirmou a vereadora.

Vereadora Janaina, que estava representando a Câmara municipal de vereadores no evento, fez questão de destacar o aumento acentuado dos índices de violência doméstica,especialmente contra as mulheres.  "Muitas pessoas pensam que violência doméstica é coisa comum e não é. De cada 10 ocorrências registradas na Delegacia de Polícia de Tarauacá, no mínimo, 7 sete são de violência contra as mulheres. Houve um aumento significativo no número de denuncias, após a criação e implantação do núcleo. Sessenta por cento dos registros de ocorrências registradas na Delegacia de Polícia de Tarauacá são referentes a casos de violência contra as mulheres, precisamos pensar em ações no sentido de combater esses índices", destacou Janaina Furtado. 

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

VEREADORA PARTICIPA DE ASSEMBLÉIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS


Servidores da rede municipal de ensino do município de Tarauacá decidiram na manhã desta quinta-feira, 13 de agosto, pela aprovação de uma proposta encaminhada pela prefeitura municipal, que concede um benefício sob forma de Auxílio Alimentação para professores e servidores do quadro administrativo. A assembleia foi realizada na sede do sindicato da educação. 

Proposta
A proposta, concede R$ 200,00 (duzentos reais) para professores e R$100,00 (cem reais) para servidores administrativos, sendo que 50% (cinquenta por cento) serão pagos no final de 2015 e os outros 50% no início de 2016. 

Segundo o Presidente do Sinteac Professor Eurico Paz, a proposta aprovada é fruto de muito esforço por parte do sindicato e da equipe de negociação da prefeitura. “Diante dessa crise econômica em que os governo se dizem inviabilizados para concessão de reajustes salariais e outros benefícios, tivemos que optar por uma alternativa tipo essa do auxílio alimentação. Outros municípios, como por exemplo Cruzeiro do Sul, também tiveram que recorrer ao mesmo benefício. Várias rodadas de negociações e duas reuniões no tribunal de Contas do Estado – TCE, buscando informações sobre as contas da prefeitura para que a gente se certificasse se procediam as informações repassadas aqui pelos administradores municipais. Realmente as despesas com pessoal aqui em Tarauacá estão no limite exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, devido as constantes quedas de arrecadação. Essa proposta foi construída no diálogo e a categoria aprovou”, disse o presidente.

Reunião no TCE
Para o prefeito Rodrigo Damasceno não está sendo fácil encarar essa crise que assola os municípios brasileiros. Segundo o prefeito dos cerca de 5.500 municípios brasileiros metade não pagará o décimo terceiro de seus servidores. "Enquanto a grande maioria das prefeitura está com dificuldades de pagar os salárias em dia e outras talvez nem o décimo terceiro terão condições de pagar, nossa administração acena com esse gesto de conceder um benefício aos nosso servidores da educação. Lembrando que já pagamos 50% do décimo terceiro e o restante está garantido. Isso só está sendo possível com muita esforço por parte da nossa administração e a boa relação com o sindicato e a câmara de vereadores", foi o que disse o prefeito.

Vereadora Janaina Furtado
Para a vereadora Janaína Furtado que acompanhou grande parte das negociações entre sindicato e governo, a câmara sempre esteve de portas abertas para contribuir com a causa dos servidores. "Esse benefício só está sendo possível por conta da mudança de regime votada a aprovada pela câmara, onde os servidores deixaram de ser regidos pela CLT e agora dispõem de seu próprio estatuto" falou a parlamentar.

Assembléia dos servidores
Ainda como parte do acordo a prefeitura firmou compromisso de manter o auxílio mesmo no período de recesso e enviar para a câmara a nova Lei de Gestão municipal. Quanto ao Plano de Cargos Carreiras e Remuneração – PCCR, continuará sendo debatido e poderá ser aprovado até o final do ano para entrar em vigor em 2016.

A proposta que concede o Auxílio Alimentação aos servidores, ainda terá que ser apreciada e votada pelos vereadores.

Assessoria Sinteac
Tarauacá

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Vereadora Janaina Furtado participa de Sessão Solene em homenagem aos 80 anos da igreja Assembléia de Deus

Vereadora Janaina Furtado (foto: Jardy Lopes)
A Igreja Assembléia de Deus está comemorando 90 anos de fundação no município de Tarauacá. Diante disso a instituição está promovendo uma vasta programação em seu templo localizado na Rua João de Paiva. 

Vereadora Janaina Furtado (foto: Jardy Lopes)
Para homenagear a igreja pela passagem de seus 80 anos, a Câmara de Vereadores de Tarauacá realizou na noite da última quarta-feira (12), uma sessão Solene em homenagem, através de uma proposição do vereador Manoel Monteiro. 

Vereadora Janaina Furtado (foto: Jardy Lopes)
O evento contou, com a presença do Pastor Sergio Melo e membros da igreja, vereadora Janaina Furtado, demais vereadores, vice prefeito Chagas Batista, pastores de diversas denominações e representantes das instituições homenageadas pela Casa legislativa. A Igreja Assembléia de Deus conta com aproximadamente 2.000 dois mil membros em Tarauacá. 

Vereadora Janaina Furtado (foto: Jardy Lopes)
Em nome da igreja, o pastor Sergio Melo falou ao público presente. “Hoje é um dia de celebração. Uma comemoração importante que nos faz refletir sobre a nossa caminhada de 80 anos. Nesse período sofremos perseguições, porém, tivemos muitas vitórias. Destaco a importância dos pastores que se dedicam a propagação do evangelho, que cuidam de suas igrejas e das pessoas, contribuindo em ações que impactam toda sociedade”, disse o Pastore Sergio Melo.

Vereadora Janaina Furtado (foto: Jardy Lopes)
Em sua fala, a vereadora e professora Janaina Furtado, parabenizou todos os membros da igreja. "Entre estes heróis da fé, falo com a alma farta de alegria e satisfação, do pastor Sergio Melo, que pastoreia a Igreja Assembléia de Deus em Tarauacá. Parabenizo toda a história, todo o esforço de vocês. Hoje se agente vai à BR ou ao rio, encontramos templos da Assembléia de Deus, com pessoas comprometidas em levar á palavra de Deus. Em fim parabéns, continuem com essa mesma garra ao levar á palavra’’, afirmou.

Vereadora Janaina Furtado (foto: Jardy Lopes)
Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

DEPOIS DO RECESSO VEREADORA JANAINA VOLTA AO PARLAMENTO

Vereadora Janaina furtado
Na manhã desta terça-feira (11), a vereadora Janaina Furtado, concedeu entrevista ao radialista Albanir Moraes, pela Rádio Comunitária Nova Era FM 87,9, falou sobre vários assunto principalmente sobre sua atuação parlamentar e também sobre seu futuro político. Janaina disse que em breve anunciará sua filiação partidária. Em seguida foi para á Câmara Municipal, onde depois de um mês de recesso parlamentar, os trabalhos foram retomado esta semana. Durante a sessão foram apresentados vários requerimentos, projetos de lei, indicações. 

Janaina Furtado
A vereadora Janaina Furtado, usou a tribuna da casa para falar sobre a greve da educação que já dura quase 60 dias no estado. 

"Inicio aqui minha fala digamos que um pouco surpresa, com o governador do Partido dos Trabalhadores que nunca imaginei  que mandaria cortar o ponto dos trabalhadores. Logo o PT, um partido que foi criado pelos trabalhadores do nosso pais e hoje apresenta em contradição. A partir do momento em que o governador e o próprio secretário de educação vão para as mídias comunicar que irão cortar ponto e dizer quem está em estado probatório e quem tem contrato provisórios, não podem se manifestar. Daí em me pergunto: E o direito de greve dos nossos trabalhadores? Onde é que fica os direitos da nossa categoria?", disse ela. Janaina disse ainda que a greve é legitima e tem o seu total apoio.

Ainda no grande expediente á vereadora aproveitou para falar sobre uma polêmica, sobre um espaço público que supostamente seria cedido para uma empresa particular e que muito foi comentada nas redes sociais. 

Entenda o caso. 

o prefeito Rodrigo Damasceno (PT), teria feito á doação de uma área de terra, no bairro Avelino Leal, onde funcionou a sede da extinta Cobal (Companhia Brasileira de Alimentos) com isso muitas pessoas ficaram imaginando, a troco de que o prefeito Rodrigo havia cedido uma área de terra pública. "Muitos vereadores usaram a tribuna da casa, para falar algumas informações que não procediam. Diante dessa situação, eu mesma fiz questão de ir pessoalmente verificar o que estava acontecendo de fato, ouvi os 2 dois lados da história". Disse Janaina

Reunião com professores
Depois da sessão na Câmara, Janaina Furtado reuniu-se com professores, aprovados no último concurso da Prefeitura de Tarauacá, que estão além do cadastro de reservas, mas, que pedem que seja realizada uma reclassificação já que muitos não assumiram e assim eles ficariam dendro dos 75 aprovados e teriam direito de pleitear uma vaga. De imediato, Janaina se dispôs a ajudá-los, afirmando que não será uma luta fácil. "Gente quero dizer para vocês que em nenhum momento eu deixarei essa bandeira da educação de lado. Sempre fui muito firme diante dessa situação não foi em vão que eu comprei essa luta. Quero adiantar que precisamos ter muita paciência. Passei por esse processo e sei que não é difícil e cansativo. Tem dias que voltamos para casa sem esperança. Só que o nosso sonho de entrar para o serviço público pela porta da frente fala mais alto. Vamos ter calma e se vocês tiverem direitos vamos buscá-los"’’, Desabafou Janaina. 

Por Edilene Silva
Assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

terça-feira, 11 de agosto de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO CONVERSA COM EMPRESÁRIO E COM PREFEITURA SOBRE A POLÊMICA DA SUPOSTA DOAÇÃO DE ÁREA PÚBLICA PARA EMPRESA PARTICULAR.

Vereadora Janaina e o empresário Adson Leite
Depois da polêmica em que a prefeitura teria cedido uma área pública para uma empresa particular utilizar como pista de uma autoescola. Depois também que recebeu telefonemas e cobranças a cerca desse caso, na  qualidade de fiscalizadora da coisa pública, a vereadora Janaina Furtado resolveu se certificar do assunto e na semana passada visitou o Sr. Francisco Adson Leite Silva, policial militar e agora dono de um empreendimento na área de formação de condutores, a chamada autoescola. Ele seria o empresário beneficiado com o bem público.


De acordo com Adson ele fez um grande investimento na construção de um prédio e também na estruturação de um Centro de Formação de Condutores - AB – Felipe, ou mais popularmente Autoescola Felipe, visando à formação e a capacitação de alunos futuros condutores para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação – CNH, nos moldes estabelecidos na legislação de trânsito, que foi inaugurado recentemente. Acontece, segundo ele, que por não ter ainda juntado condições para construção de um espaço para o treinamento prático de direção de moto e carros, resolveu requerer da prefeitura que pudesse autorizar a empresa utilizar, por um período de 1 (um) ano, o espaço do antigo prédio do IBAMA, localizado no Bairro Avelino Leal, que atualmente pertence ao município. A empresa se comprometeria em realizar melhorias no local.

Requerimento enviado à prefeitura
Foi um erro meu começar a limpeza do terreno antes que a prefeitura autorizasse o uso pela minha empresa. Queremos que tudo seja realizado dentro da lei. Agora que gerou essa polêmica toda resolvi suspender o trabalho e aguardar a prefeitura se manifestar”, foi o que disse Adson para a vereadora. A vereadora Janaina Furtado disse, ainda, que caso a prefeitura cedesse não seria nenhuma novidade em Tarauacá. "Quando os amigos da Autoescola Soares também estavam iniciando em Tarauacá, a prefeitura autorizou por um bom tempo, o uso da Avenida Tancredo Neves para o mesmo objetivo, até que a empresa pudesse se estruturar e construir seu próprio espaço lá no Bairro do Corcovado.   O grande problema é que essas coisas devem ser feitas à 'luz do dia' e com conhecimento da câmara de vereadores, que inclusive acho que uma ação dessa natureza deve passar pela autorização do parlamento, caso ela deseje ceder o local”, disse a vereadora. 

Para completar a informação a vereadora foi até a prefeitura. "Na prefeitura tive a informação que se se trata de uma área de terra do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente que foi formalmente cedida pelo órgão através de termo de concessão à prefeitura de Tarauacá pelo período de 20 anos e que no local será construída uma creche com 12 salas, no valor de pouco mais de dois milhões para atender mais de 370 crianças da cidade, finalizou.

Da assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado 

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

VEREADORA JANAINA BUSCA AJUDA PARA TRATAMENTO DE APOSENTADO DOENTE


A família do Senhor Raimundo Mendes da Silva, 75 anos, aposentado, procurou a vereadora Janaina Furtado para que a mesma pudesse levar o caso a conhecimento das autoridades de saúde do município e do estado. De acordo com familiares, Seu Raimundo tem diagnóstico de um câncer na região do pescoço e até agora não conseguiu internação e nem tão pouco tratamento. Enquanto isso a família sofre para cuidar do mesmo, numa residência humilde localizada no Bairro Avelino Leal.   


Uma das três filhas do aposentado, Eliana Silva, disse que já não aguenta mais, pois, além do problema no pescoço ele sofre também do coração tendo que tomar uma série de medicamentos. A moça é quem compra os remédios, faz os curativos e já teve que carregar o pai nos braços por um trapiche, para que o mesmo fosse ao hospital.


"Não é possível que um cidadão nessas condições, sofrendo isso tudo, ainda não esteja sendo tratado pelo sistema público de saúde do nosso estado. É vergonhoso. Se as autoridades de saúde não tomarem providências vamos ingressar com uma ação no Ministério Público para que o tratamento do seu Raimundo seja garantido", disse a vereadora Janaína Furtado.

Da Assessoria Parlamentar 
Vereadora Janaína Furtado