Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

terça-feira, 28 de julho de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO ENTENDE COMO COVARDIA O CORTE DE PONTO DOS SERVIDORES EM GREVE.


A vereadora Janaina Furtado, vem acompanhando toda movimentação da greve dos servidores da educação estadual. Assembleias, Atos Públicos e reuniões tem contado com a participação da parlamentar. "Aluta é justa e a causa é de todos. Sou professora e a nossa classe é composta em sua grande maioria de mulheres. Acho que o governo deve reabrir o diálogo com os trabalhadores e se chegar a um desfecho para o conflito. Cortar o ponto de professores e servidores de apoio é uma atitude de pura covardia por parte do governo", disse a vereadora. 

sexta-feira, 24 de julho de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO COLABORA DOM GRUPO CULTURAL "MATUTOS PELO AVESSO"


A vereadora Janaina Furtado foi procurada pelos jovens integrantes do Grupo de Dança Matutos Pelo Avesso que fizeram uma verdadeira peregrinação para angariar fundos para custeio de figurinos e outras despesas que terão por ocasião da participação na Décima Sétima Edição do Arraial Cultural que começa neste sábado (25) em Rio Branco. 


Queima de fogos, o tradicional Concurso Estadual de Quadrilhas, a escolha da Rainha Caipira e os shows com artistas e grupos regionais fazem parte da programação oficial do Arraial Cultural. O evento será aberto neste sábado na Expoacre, no espaço do estacionamento do Rotary, e se estende até 2 de agosto. A entrada é franca. O Arraial Cultural é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), com o apoio da prefeitura de Rio Branco e da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac).



"Poder ajudar nossos artistas é uma satisfação, afinal eles vão representar nossa cidade através da arte da dança", disse a vereadora. 

Da Assessoria Parlamenta
Vereadora Janaina Furtado

quinta-feira, 23 de julho de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO NA DEFESA DOS INTERESSE DA POPULAÇÃO

Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (foto: Gilberto Coelho)
QUARTA FEIRA: Pela parte da manhã a vereadora Janaina Furtado participou Primeiro Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, provido pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o tema "Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos". O encontro aconteceu no auditório do Centro de Educação Permanente - CEDUP e reuniu além de pessoas com deficiências, membros da sociedade civil organizada, entidades representativas, poder legislativo e executivo. 

(Foto: Gilberto Coelho)
Além do Secretário do Secretário Municipal de Promoção Social, Antônio Araújo, o encontro contou ainda com a presença do prefeito em exercício Chagas Batista vereadores Manoel Monteiro, Janaína Furtado e Valdor do Ó e ainda, membros do CONEDE - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


QUARTA FEIRA: Pela parte da tarde, a vereadora Janaina Furtado participou da “Reunião Ampliada ”, sob responsabilidade da Secretaria de Assistência social municipal, o evento é etapa preparatória para IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto na cidade de Rio Branco. O mediador foi o Eudimar Nunes Bastos, Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar.

O tema deste ano é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” e o objetivo é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Foram eleitos para representar Tarauacá, na conferencia estadual, Raimunda Alves Augusto, Coordenadora de Comunicação da Rede de Mulheres de Tarauacá, Sergio Aragão Bevilacqua, Presidente da União Municipal das Associação de Moradores, Janaina Araújo Furtado, vereadora e José Nascimento, SEAPROF. 

Após as conferencias municipais e estaduais acontecerá a V Conferência Nacional com terá presença de governadores, ministros de Estado, parlamentares e observadores. Também será prestigiada por convidados nacionais e internacionais. Trata-se de um evento de inegável importância na agenda nacional, com visibilidade política e repercussão nos meios de comunicação.

"É imprescindível que nós parlamentares como representantes da população, possamos participar destes eventos onde se debatem os problemas específicos da vida da nossa sociedade, apresenta-se idéias para a elaboração das políticas públicas a serem desenvolvidas pelos governos em benefício da comunidade. Essa é a verdadeira participação popular nos governos",  observou a vereadora.

Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

quarta-feira, 22 de julho de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO A PARTICIPA DE ENCONTRO COM SENADOR GLADSON E AFIRMA QUE ESTÁ SEM PARTIDO

No encontro do PP
A vereadora Janaina Furtado participou de um encontro promovido pelo gabinete do Senador Gladson Cameli, onde reuniu diversas lideranças partidárias, vereadores e população, para um debate sobre as eleições do ano de 2016. O encontro aconteceu nesta terça feira, 21 de julho, na câmara municipal.

Vereadora defende a unidade das oposições
Em sua fala a vereadora falou pela primeira vez que está sem partido, já que o PSD resolveu "dispensá-la" através de um documento assinado pela direção do partido. "No momento estou sem partido, tenho conversado com dirigentes de diversas forças políticas e em breve estarei anunciando meu futuro político" disse Janaina. 

Encontro de diversos partidos
Sobre a reunião, Janaina agradeceu por ter sido convidada e reafirmou o que vem dizendo nesses encontros. "Precisamos de partidos organizados, fortes e atuantes para os embates do dia a dia, tando na eleição quando para orientar nossa condução política", disse a vereadora.

Da assessoria parlamentar

terça-feira, 21 de julho de 2015

A LUTA NÃO ACABOU: Vereadora Janaina Furtado se reuniu com aprovados no concurso público municipal

Vereadora Janaina com os concursados
Na noite desta segunda-feira (21) na Câmara de vereadores, a vereadora Janaina Furtado, voltou a se reunir com aprovados do concurso público para o quadro administrativo que estão no cadastro de reservas, do ultimo concurso da Prefeitura Municipal. Depois de uma reunião com o prefeito Rodrigo, o mesmo pediu um prazo de (20) vinte dias para que fosse realizada a mudança de do regime de previdência do município, só assim a prefeitura estaria apta a contratar mais servidores. 


Vereadora Janaina com os concursados
Nesta segunda (20) a vereadora fez questão de chamar os aprovados para uma conversa. "Eu quero agradecer a várias vezes e chega uma hora que você começa a cansar, pois, nem sempre a gente ouve o que gostaria de ouvir. Eu também já passei por isso muitas vezes fui para casa chateada, não só pela minha pessoa, mas também pôr todos os professores e auxiliares administrativo, serventes, merendeiras", afirmou Janaina. 

Vereadora Janaina com os concursados
No rosto de cada um ali presente, é possível ver o brilho no olhar e o sonho de conseguir entrar no serviço público pela porta da frente e pelos próprios méritos. "Eu serei bem direta com vocês. Essa semana eu conversei com o prefeito, ele afirmou e reafirmou que, o projeto de lei para a mudança do regime de previdência já está pronto e só falta se encaminhado para a Câmara Municipal de vereadores, para ser aprovado, tornando assim em uma lei, facilitando assim a convocação dos aprovados cadastro de reservas’’. 

Vereadora Janaina com os concursados
A Câmara de vereadores ainda está de recesso, mas o prefeito pode convocar uma sessão extraordinária para a votação do projeto de lei. Janaina pediu ainda que 3 três pessoas, do grupo de concursado, acompanhasse ela em todas as reuniões na prefeitura. A vereadora finalizou a sua fala dizendo. "O diálogo sempre é uma das melhores saídas, enquanto agente poder conversar, vamos conversar mais a partir do momento que esse projeto de lei for aprovado, depois de todo esse processo, nos não tivermos nenhuma resposta aí vamos ter que recorrer na justiça. Mas, eu acredito que não vamos precisar chegar a esse ponto’’. finalizou.

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

segunda-feira, 20 de julho de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA DA ESCOLA RILZA DANIEL

Vereadora Janaina com a Diretora Elmira Daniel
A Vereadora Janaina Furtado participou no último sábado, (18), da Inauguração da Quadra de Esportes da Escola Municipal Rilza Maria Daniel. O Evento foi promovido pela prefeitura e contou com as presenças do prefeito, vice prefeito, Deputado Estadual Jonas Lima, Deputado Federal Sibá Machado, Secretário Nacional de Alfabetização, Paulo Gabriel, vereadores, secretários municipais, reitora do IFAC, Senhora Rosana, equipe gestora da escola, lideranças comunitárias e vereadores.  A quadra recebeu o nome de Maria Letícia dos Santos Feitoza, garotinha que era estudante da escola e que morreu carbonizada num incêndio recente em sua residência. 


Vereadora Janaina Furtado
Em sua fala a vereadora agradeceu a oportunidade de ter sido convidada para presenciar aquele momento histórico e de conquista para a comunidade do Bairro Senador Pompeu. Disse que a sua conduta como pessoa e como parlamentar é sempre de reclamar de forma responsável das coisas que considera errado, porém, sabe reconhecer o trabalho que é realizado com sucesso pela administração. É o caso da construção da quadra.

Vereadora Janaina com as crianças da escola
"Não sei se o que mais me emocionou foi a fala da Diretora Elmira Daniel, o Hino de Tarauacá cantado pelas crianças, a homenagem à garota Letícia ou a conquista da comunidade com essa quadra poliesportiva. Quero fazer aqui um reconhecimento ao trabalho da administração municipal por estar entregando à comunidade uma obra com tanta importância social", falou Janaina Furtado. 

Janaina fala aos presentes
Para encerrar sua fala a vereadora lembrou da sua luta juntamente com a direção da escola para a instalação dos aparelhos de ar condicionado nas salas de aula. "Obrigado prefeito Rodrigo por mandar instalar esses aparelhos e climatizar nossas salas de aula. Uma ação que segundo a diretora aumentou o rendimento dos profissionais da educação e dos estudantes", finalizou a parlamentar.

Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaína Furtado

VEREADORA JANAINA SE REÚNE COM VEREADORAS DE FEIJÓ E JORRDÃO

Janaina Furtado, Matilde Silva e Zeina Melo
Na última semana, no município de Feijó aconteceu um encontro entre as vereadoras Janaina Furtado de Tarauacá, Zeina Melo de Jordão e Matilde Silva de Feijó. As três parlamentares estão se unindo para formar um bloco parlamentar da Regional Tarauacá, Jordão e Envira, para a troca de experiências, elaboração de proposições para toda a região e o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres dos três município. 

As vereadoras estão formando um bloco regional
Na conversa, as parlamentares pactuaram a elaboração de uma agenda para realização de diversas audiências em Rio Branco, onde apresentarão às autoridades do estado uma extensa pauta de questões relacionada às lutas do povo dos três municípios. A primeira audiência deverá acontecer, em breve, com a vice governadora Nazaré Araújo. Na oportunidade as parlamentares deverão visitar também outros órgãos dos diversos setores do governo estadual, Poder Judiciário, Assembléia Legislativa, Ministério Público, Defensoria Público, Polícia Federal, UFAC e outros. 

Bloco Parlamentar Regional fortalecerá a luta da população dos municípios
A vereadora Janaina Furtado - PSD, articuladora do bloco, disse que depois dessa agenda em Rio Branco, será desenvolvida uma agenda com os prefeitos de cada município. "Vamos apresentar um raio X dos problemas que afetam a população dos três municípios, a partir da visão de nós mulheres e parlamentares e debater com os governos as propostas de soluções", disse a parlamentar. 

Para Zeina Melo, vereadora em Jordão pelo PMDB, um dos municípios que mais sofre com o isolamento, a ideia é fortalecer a luta regional. "Os três municípios juntos já somam quase 100 mil habitantes com problemas estruturais que precisam ser combatidos", disse a vereadora.

Na oportunidade, a vereadora Matilde Silva do PSDB de Feijó, disse que a união das forças dos três municípios, fortalece a luta. "Uma ótima ideia a gente unir Tarauacá, Jordão e Feijó. Fortalecer os serviços de Saúde e Segurança para a população especialmente para as mulheres é uma necessidade urgente. Nossas mulheres são as que mais sofrem com tanto descaso desses governos", comentou.

As vereadoras conversaram também sobre a conjuntura política de cada município e o futuro político de cada uma delas, já que 2016 é ano eleitoral.

Fonte da Informação 
Blog do Accioly

domingo, 19 de julho de 2015

VEREADORA JANAINA NA CASA DE NAZARÉ


Na tarde da última quinta feira,16 de julho, a Vereadora Janaina Furtado esteve na Casa de Nazaré, juntamente da equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Acre e com a Rede de Mulheres de Tarauacá –REMUT, para participar da entrega de um fogão industrial doado pelo governo do estado, que vai ajudar no trabalho social da instituição tão bem administrada pela Irmã Nelda. A Casa de Nazaré desenvolve atividades de produção de sabão artesanal em barras, promove cursos a produção de  sabão líquido, sabonetes e detergentes, para as mulheres de baixa renda, distribui sopa para famílias carentes e outras atividades sociais.

"Lá fomos recebidas pela Irmã Nelda, uma pessoa extremamente receptiva, que coordena, cursos profissionalizantes, oferece alimentação e lazer para os idosos, gestantes e crianças. Em alguns meses da Secretária Concita Maia, esteve em Tarauacá e conheceu o trabalho da cooperativa que trabalhava de forma artesanal. Sensibilizada a secretária se comprometeu em ajudar e assim foi, ontem foi a entrega do fogão industrial doado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Mulheres. Parabéns a Sepmulheres e sucesso as mulheres da Cooperativa Beija Flor", foi o que disse a vereadora Janaina Furtado.

Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

sábado, 18 de julho de 2015

VEREADORA JANAINA NA DEFESA DA SAÚDE DAS MULHERES DE TARAUACÁ

Reunião com mulheres representantes de poderes e instituições de defesa da mulher
A Vereadora Janaina Furtado convocou um grupo de mulheres representantes de governos e de entidades de defesa dos direitos da mulher, para apresentar problemas específicos relacionados a saúde da mulher que tem observado aqui em Tarauacá. Segundo Janaina, faltam exames básicos como teste de HPV e quando é realizado há muita  demora na entrega de exames, falta um aparelho de mamografia que considera um dos problemas enfrentados na área da saúde das mulheres do município. O objetivo da reunião é tentar buscar uma saída a esses problemas. "Hoje em Tarauacá, não temos um mamógrafo, para realizar o exame de mama nas mulheres, isso é uma violência às nossas mulheres. Nossa mulheres sofrem também, com a falta de hospitais especializados no tratamento do câncer de mama no Acre. E com essas dificuldades pode provocar a detecção tardia da doença, e assim sucessivamente em outros casos como a demora na entrega dos (PCCUS) e a falta de exames de ( HPV)"alertou Janaina’’.

Janaina Furtado reunida com as mulheres
Participaram da reunião a representante do gabinete da vice-governadora Nazaré Araújo, Jaciara Rodrigues, Joelda Paes representando SEPMulheres, Rosa Nery representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Yonara Machado representando a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres e Socorro Nery presidente da REMUT - Rede de Mulheres de Tarauacá.  Jaciara Rodrigues, disse que fará o possível para ajudar nossas mulheres. 


Outro objetivo da reunião segundo a vereadora, era agendar uma reunião com a Vice Governadoras Nazaré Araujo com participação das vereadoras de Tarauacá, Feijó e Jordão, para tratar das demandas dos três municípios. "Depois de dois dias reunidas elaborando o fluxograma de atendimento as mulheres em situação de violência e o Plano com ações preventivas, foi a vez de receber essas valorosas mulheres no parlamento.tivemos conversas proveitosas", finalizou Janaina Furtado.

Por Edilene Silva
Assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

VEREADORA JANAINA NO DEBATE SOBRE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA TARAUACÁ.

Vereadora Janaina furtado (foto: Voz de Ouro)
Na manhã da última quinta-feira (16), a vereadora Janaina Furtado participou da 10° Conferencia Municipal de Assistência Social, realizada no Centro de Educação Permanente (CEDUP) através da Secretaria de Promoção Social e Conselho Municipal de Assistência Social, que teve como tema central ‘’ Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026.

Vereadora Janaina (foto: Voz de Ouro)
A vereadora Janaina Furtado considerou importante a realização da Conferência. "A participação social é fundamental na elaboração das políticas públicas, pois são vozes autorizadas que representam suas demandas e anseios. As palestras e debates vão subsidiar nosso trabalho parlamentar, pois nos municia com informações sobre o que já foi realizado e o que precisa ser feito no âmbito da Assistência Social, ‘’. Afirmou. 

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar 
Vereadora Janaina Furtado

sexta-feira, 17 de julho de 2015

VEREADORA JANAINA PARTICIPA DE MANIFESTAÇÃO E REAFIRMA SEU APOIO AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

Vereadora Janaina Furtado no protesto dos servidores da educação
A vereadora Janaina Furtado afirmou que é justíssima a luta dos funcionários da secretaria estadual de educação por melhorias em seus salários e das condições de trabalho. "Acho que todos os cidadãos e cidadãs deveriam apoiar esses valorosos servidores. Eu apoio e por essa razão me junto a essa luta e as ações desenvolvidas pela categoria como forma de pressão ao governo do estado", disse ela. 

Vereadora apoio a greve
A vereadora participou da manifestação realizada recentemente na BR 364 em defesa da recuperação da rodovia e também chamar a atenção da sociedade para a luta dos servidores que estão em greve. "Tive o privilégio de presenciar a forma mais democrática de se reivindicar direitos. Lá estavam professores, servidores de apoio, sindicalistas arrojados, taxistas, alunos e muito de seus familiares, autoridades municipais e claro os nossos valorosos policiais militares. Como vereadora sempre acompanhei as lutas da educação e não medirei esforços para que ninguém oprima quem realmente faz educação neste município. Sou vereadora, professora e apoio está causa", finalizou.


Por Edilene Silva
Da Assessoria Parlamentar

quinta-feira, 16 de julho de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE OFICINA REGIONAL EM DEFESA DAS MULHERES

Vereadora Janaina Furtado
Vereadora Janaina Furtado participou da Oficina Regional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher realizada na terça e na quarta feira, no salão paroquial da Igreja São José, promovida pela SEPmulheres – Secretaria de Políticas Para as Mulheres em parceria também com os poderes públicos e entidades de mulheres do município, com objetivo de fortalecer a integração entre os diversos entes que compõem a rede de enfrentamento da violência contra a mulher, como também elaborar um fluxograma de atendimento ás mulheres em situação de violência e um Plano com ações preventivas envolvendo todos os órgãos.


Na oficina, foram ministradas palestras e tivemos debates sobre sobre diversas temáticas relacionadas às politicas de enfrentamento da violência contra as mulheres. "Em Tarauacá Já temos o Centro de atendimento da Mulher e vamos reforçar essa política de enfrentamento da violência e também precisamos criar políticas mais amplas para a geração de emprego e renda, qualificação profissional e ações com diversas secretarias no âmbito da educação trabalho e cultura", falou Janaina na abertura do evento. 

Por Edilene Silva
Assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

terça-feira, 14 de julho de 2015

VEREADORA JANAINA PEDE EXPLICAÇÕES AO PREFEITO SOBRE DEMISSÃO DE TODOS OS SERVIDORES DO LAR NOVO HAMBURGO

Servidores demitidos
Na manhã da última segunda segunda-feira (13), a vereadora Janaina Furtado recebeu informações de que funcionários do Lar Novo Hamburgo haviam sido demitidos, fato que dificultaria o bom andamento dos serviços, já que são essas pessoas exercem as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Plantonista e Cozinheira, totalizando assim, 09 profissionais que cuidam desde alimentação, horários da medicação, higiene pessoal dos idosos e limpeza do local. Somente com o trabalho desses profissionais é possível oferecer uma melhor qualidade de vida aos 14 idosos que lá residem, todos com mais de 60 anos e com necessidades de assistência, cuidado e proteção.

Vereadora foi ao local e constatou a situação
De imediato, a parlamentar se deslocou ao Lar Novo Hamburgo para se certificar da situação. Em conversa com Coordenadora da instituição, foi confirmado que todos esses profissionais haviam sido demitidos e que os serviços de atendimento daquele dia estavam sendo realizados por três ex-funcionárias que se sensibilizaram com situação e ficaram voluntariamente. "Fui demitida e estou com meu salário atrasado, mas, estou aqui voluntariamente para ajudar a Dona Tereza e a Roneida. Não sou rica, mas, ajudar esses idosos me torna uma pessoa melhor", disse uma servidora demitida


servidores foram demitidos
De imediato, a vereadora ligou para o Prefeito Rodrigo Damasceno e o mesmo informou que a prefeitura estava com dificuldades de manter o abrigo dos Idosos, já que não havia sido firmando o convênio no ano de 2015. Além de impedimentos na contratação dos profissionais, já que se caso fizesse , o pagamento com pessoal ultrapassaria 56 %. O prefeito disse que mesmo diante das dificuldades resolveria aquela situação. Vale destacar que a que a administração municipal firmou convênio no dia 01 de abril de 2014, no valor de R$ 96.000,00, em contrapartida o município acrescentaria mais R$ 1.950,00 totalizando, R$ 97.950,00, para apoio as atividades da Casa Abrigo de Idosos de Tarauacá. O Plano de Trabalho prevê pagamentos pela contratação de Cozinheira, Plantonista da Noite, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, mais despesas com energia elétrica, compras de fralda geriátrica, luva e máscara de procedimento e outros materiais. a alimentação é custeada pelos próprios idosos, que pagam uma taxa mensal a partir de suas aposentadorias. "Sempre estive sensível as políticas públicas para os idosos. É de minha autoria  o Anteprojeto de Lei que criou o Fundo Municipal do Idoso em Tarauacá, que deverá ser implantado em 2016, tornando-se assim, um instrumento de captação recursos para que seja executadas ações dessa natureza. Sempre vi como necessidade o cuidado com os nossos idosos e para que se efetive essas políticas são necessários recursos. O que mais me chamou atenção nessa situação toda é que apesar da crise e  para a minha triste surpresa a administração municipal terá que devolver recursos para os cofres do estado, por falta de um planejamento mais adequado no cuidado com esses idosos", desabafou a Janaina Furtado. 



Vereadora Janaina Furtado
A vereadora já estava de saída, quando um senhor segurou a sua mão. Aparentemente muito solitário, pediu apenas um pouco de sua atenção para uma conversa e ficaram alí conversando. Satisfeito agradeceu a vereadora pela sua atenção. "O Lar precisa de cidadania para que se possa promover dignidade das pessoas idosas. Essa visita foi muito importante para mim. Os profissionais fazem tudo com carinho. Nossos idosos só precisam de mais atenção. Quero aqui citar um exemplo da Roneida Lima funcionária do Lar Novo Hamburgo. Ela está exatamente há 4 quatro meses sem receber seu salário. Mesmo assim continua aqui trabalhando firme e forte. São pessoas assim que nos motivam a lutar, a se organizar cada dia mais. Quero dizer que como vereadora desse município vou fazer o que estiver ao meu alcance para melhorar o funcionamento deste Lar’’, finalizou Janaina.

Por Edilene Silva
Assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

VEREADORA JANAINA NA CONVENÇÃO DO PMDB


No último domingo, 12 de julho, a vereadora Janaina Furtado foi convidada pela direção do PMDB para participar da convenção do partido, realizada no auditório da câmara municipal.


Na oportunidade a parlamentar cumprimentou todos os presentes, agradeceu por ter sido convidada e falou sobre a importância da organização partidária, pois, segundo ela, é o partido que deve orientar a ação política de seus membros. "Não adianta ter um partido político que se reúne somente em época de eleição para discutir candidaturas. Partidos devem ter vida orgânica e desejo isso ao PMDB", comentou. Janaina ainda desejou boa sorte aos membros do partido em seus projetos políticos que serão apresentados na disputa eleitoral de 2016. 



OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES INICIA HOJE


A SepMulheres - Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres em parceria com poderes públicos e entidades de mulheres do município promovem a partir desta terça, 14/07, até a próxima quinta feira 16/07, uma Oficina de Capacitação para gestores, policiais civis e militares, assistentes sociais, psicólogos, agentes de saúde, operadores de direito, dentre outros profissionais que compõem os serviços e instituições da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Tarauacá e Feijó.

O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja São José e tem o objetivo de fortalecer a integração entre os diversos entes que compõem a rede, como também, elaborar o fluxograma de atendimento às mulheres em situação de violência e um plano com ações preventivas envolvendo todos os órgãos. (programação anexa).

Esta ação está prevista nas metas 2015 do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e tem o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, através do Convênio nº 107/SPM-PR. 

A discussão do papel do sistema de justiça e segurança pública é de fundamental importância para o conhecimento e reconhecimento das responsabilidades das diversas áreas, com objetivo maior de fortalecer a cooperação entre o Poder Judiciário, o Ministério Público, o Governo do Estado, as Prefeituras e a Sociedade Civil para o enfrentamento à violência contra as mulheres.

Confira a PROGRAMAÇÃO 

OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA A REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES DE TARAUACÁ E FEIJO

DIA 14/07/2015- TERÇA FEIRA
ACOLHIMENTO
7h: 30m- CAFÉ DA MANHA
08h00minh - CREDENCIAMENTO
08h30min – ABERTURA OFICIAL
09h30min - PAINEL - GÊNERO E AS VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES
Aspectos históricos de Gênero, Patriarcado e Feminismo.
Gênero, Violência contra a Mulher e Mídia.
Palestrante- Professora Dra. Margarete Edul Prado ( UFAC)
11h00min - Debate
12h00min - INTERVALO ALMOÇO
RETORNO AOS TRABALHOS À TARDE
14h00min - PAINEL - A LEI MARIA DA PENHA, OS ASPECTOS JURÍDICOS E A REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA.
Segurança Pública-
Ministério Público-
Poder Judiciário-
15h00min – Debate
15h30min – COFFEE BREAK
16h00min - PAINEL - A QUESTÃO ETNICORACIAL E A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Palestrante- Isis Melo ( Coordenadora de Educação para os Direitos Humanos da Secretaria de Estado e Educação)
17h00min - Debate
17h30min - ENCERRAMENTO

Dia 15/07/2015 - QUARTA FEIRA 
08h00min - PAINEL - A POLÍTICA NACIONAL PELO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Rede de Enfrentamento à violência contra as mulheres
Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
Atendimento às Mulheres do Campo e Floresta
Enfrentamento à Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres
Centro de Referência de Atendimento à Mulher
Palestrante- Joelda Pais (Socióloga Coordenadora de Direitos Humanos das Mulheres da SEPMULHERES)
08h40min – Debate
09h30min- COFFEE BRAEK
10h00min - PAINEL - O SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) E O ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA:
Protocolos de atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual e as normativas para o atendimento humanizado;
Serviços e os seus papéis URAP, HERB, MATERNIDADE, HC, CAPS’S, UPAS, PSF’S, etc.
Decreto da Presidenta Dilma de 2013, sobre o atendimento às vítimas de violência sexual, no âmbito do Programa “Mulher Viver semViolência”
Palestrante- Hilzanete Carrilho do Rego Vilar.
11h30min - Debate
12h00min - INTERVALO PARA O ALMOÇO
RETORNO AOS TRABALHOS À TARDE
14h00min - PAINEL - O SUAS (SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL) E O ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA:
Programas Sociais (transferência de renda, geração de emprego, habitação, etc.)
Serviços e os seus papéis: CASA ABRIGO, CRAS E CREAS
Legislações
Palestrantes – Regina Claudia de Castro Cavalcante (Pós Graduada em Politica Social, Assistente Social da SEPMULHERES)
Antônio da Silva Araújo ( Secretário de Assistência Social de Tarauacá)
15h00min – Debate
15h30min – COFFEE BRAEK
16h00min - PAINEL - APRESENTAÇÃO DO DIAGÓSTICO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES EM FEIJÓ E TARAUACÁ.
Palestrante – PhD Denise Melo ( Consultora Sepmulheres)
17h00min - Debate
17: 30 ENCERRAMENTO

Dia 16/07/2015 - QUINTA FEIRA
08h00min - DIVISÃO DE GRUPOS
DEBATE - ELABORAÇÃO DO FLUXOGRAMA DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DE TARAUACÁ
Participantes de Tarauacá
DEBATE – ELABORAÇÃO DO FLUXOGRAMA DE ATENDIMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES DE FEIJÓ
Participantes do Feijó
09h30min – COFFEE BREAK
10h00min - VOLTA À PLENÁRIA - APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
12h00min ENCERRAMENTO DA OFICINA

segunda-feira, 13 de julho de 2015

JANAINA FURTADO SE REÚNE COM MORADORES DO IPEPACONHA NA LUTA POR RUA, ENERGIA E ÁGUA POTÁVEL

Vereadora Janaina Furtado em reunião no Bairro Ipepaconha
Enquanto parte da nossa população luta para que suas ruas sejam pavimentadas, outra parte luta para que pelo menos a prefeitura passe uma máquina para abrir a rua. É o caso de dezenas de famílias que ocuparam legalmente lotes em uma área de terra no final do Bairro Ipepaconha.
Comunidade reivindica rua,água e energia
No último final de semana A VEREADORA JANAINA FURTADO foi convidada por um grupo de moradores para uma reunião onde os representantes dessa comunidade reivindicavam essa ação. Além da urbanização da área eles precisam da rua e dos serviços básicos de extensão da rede de água e de energia elétrica.

Prefeitura mandou passar máquina numa das ruas
Para a satisfação de todos, o secretário de obras Manoel Célio, já mandou abrir as ruas com uma máquina da prefeitura. "Me comprometi em acionar as os órgãos responsáveis pelas distribuição de energia elétrica e água potável, para que as redes sejam estendidas até a comunidade",disse a vereadora.,