Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

terça-feira, 30 de junho de 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO CONTINUA SUA LUTA PELOS CONCURSADOS DA PREFEITURA

Vereadora com os concursados
A Vereadora Janaina Furtado reuniu na noite desta segunda feira (29), com um grupo de pessoas, aprovadas no último concurso da prefeitura para o quadro de auxiliares administrativos e que ficaram no cadastro de reserva. O grupo luta para que a prefeitura possa chamá- los para trabalhar e realizar o sonho de entrar no serviço público pela porta da frente.

"Na última reunião com o prefeito ele garantiu para essas pessoas que se fosse aprovada a lei que institui o Estatuto dos Servidores Públicos do Município, eles às convocaria para trabalhar. A lei foi aprovada e agora vamos conversar com o prefeito sobre essa situação", disse a vereadora. 

O prefeito Rodrigo fez o mesmo com os professores, cumpriu sua palavra e já os convocou para o trabalho a partir do final do mês de julho. "Agora é a vez do pessoal do quadro administrativo", finalizou a vereadora.

Uma reunião com todos os concursados da lista de cadastro de reserva e o prefeito será realizada nesta quarta feira, 01 de julho, às 15 horas, no gabinete do prefeito para tratar do assunto. 

Por Edilene Silva
Assessoria parlamentar 
Vereadora Janaina Furtado

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Vereadora Janaina Furtado no debate do Plano Municipal de Saneamento Básico de Tarauacá

Vereadora Janaina no debate do saneamento básico
Aconteceu na manhã da última sexta feira, 26 de junho, na sede do Centro de Educação Permanente (CEDUP), um importante encontro para tratar do Plano Municipal de Saneamento Básico. Prefeitura e Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) foram promotoras do debate. 

A Vereadora Janaina Furtado, fez questão de está presente para poder acompanhar de perto a discussão do planejamento de ações que visam melhorias ao município. 

Para a vereadora Janaina Furtado é preciso fazer uma mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento básico no município. "Entende que somente com mobilização, conscientização e cobrança por parte da população será possível alcançar a universalização do saneamento". 

O engenheiro representante da ECO Engenharia, Ronald Camargo, explicou à importância do Plano de Saneamento Básico. "O Plano é de extrema importância para a cidade, pois, ele que apontará um projeto de gestão que irá apresentar quais são as demandas da população quanto ao saneamento em quatro eixos: esgoto, água, resíduos sólidos e drenagem, além de possibilitar a captação de recurso”. Explicou. 

Por Edilene Silva
Assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

sábado, 27 de junho de 2015

JANAINA FURTADO: "E foi assim que conheci Seu João Paulo Rodrigues."


"Um senhor de 55 anos, pai de 9 filhos, que nasceu no Rio Juruá e mora em nossa cidade.

Ele tem uma das pernas deficiente e na outra o seu joelho está "Estourado" , o que lhe impede de ficar de pé. 

Para se locomover ele faz o mesmo que fazia quando era criança. Precisa "Engatinhar".

Sua família me procurou para saber se eu o ajudaria conseguir uma cadeira de rodas, para que ele pudesse sair de casa .

Lembrei de uma velha cadeira que pertenceu ao meu avô.

Mandei revitalizá-la e levei para Seu Paulo, que ficou feliz. 

Eu fiquei mais feliz ainda.

Sua família também.

Fiz questão de dar a primeira volta com ele.

E foi assim que eu o conheci.

Seu Paulo, um cidadão que trabalhou por todo esse tempo e agora não pode caminhar com suas próprias pernas" 

(Janaina Furtado)

sexta-feira, 26 de junho de 2015

NO PARLAMENTO VEREADORA JANAINA FALA SOBRE A CRESCENTE ONDA DE VIOLÊNCIA EM TARAUACÁ

Vereadora Janaina Furtado
Vereadora Janaina Furtado, usou a tribuna da casa Legislativa, nesta quarta-feira (23), para externar sua preocupação com o alto índice de violência no município de Tarauacá. Ela destacou que no ano de 2013 aconteceram 08 homicídios e 17 tentativas. Já em 2015, estamos ainda no mês de junho e já temos registrados 07 casos de assassinato no município. A parlamentar manifestou ainda a sua preocupação diante da insegurança que, a população tarauacaense vem vivendo. "Infelizmente temos um problema grande no nosso município. As pessoas estão se matando na nossa cidade, a droga está nas nossas escolas e no nosso bairro. A agente precisa fazer alguma coisa. Nós vereadores precisamos fazer algo. Estamos perdendo essa batalha para o mundo das drogas. Varias cidades estão perdendo essa luta. A cada dia mais eles se qualificam e inventam novas drogas", desabafou a vereadora. 

Vereadora Janaina Furtado
Ainda durante o grande expediente, Janaina falou da reintegração de posse da área de terra na fazenda Paranacre, localizada na Região do Tauary, Br 364, sentido Tarauacá-Cruzeiro do Sul, que seria propriedade do apresentador do SBT, Carlos Massa(Ratinho), onde 27 famílias sem terra que estavam acampadas. "Acredito que aqui nesta casa nenhum vereador tem conhecimento aprofundado de toda essa situação e por isso fica difícil a gente falar. Sempre disse que essa casa precisa ter assessoria jurídica para nos orientar nessas horas para que possamos intervir em favor dos trabalhadores. Se for só para prestar solidariedade aos mesmos eu faço isso agora", enfatizou Janaina Furtado.

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Vereadora Janaina Furtado participa da 2º Conferencia Municipal da Pessoa Idosa

Na tarde da última terça-feira (22), a vereadora Janaina furtado participou da Conferência Municipal da Pessoa idosa, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, realizada no Centro de Educação Permanente (CEDUP). O evento contou com palestras, atividades culturais, trabalhos de grupo e definiu as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual, além de eleger os delegados que irão representar Tarauacá. 


A vereadora Janaina Furtado esteve presente no evento confirmando o seu compromisso em prol dos direitos dos idosos. A parlamentar que é autora do projeto de lei que cria o Fundo Municipal do Idoso no município, ressaltou que esta empenhada em garantir políticas públicas efetivas para os idosos. 


Acreditamos que a criação de ações específicas para a população idosa é essencial para a criação de uma sociedade mais democrática e inclusiva”, disse. Janaina salientou ainda a importância do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e se colocando à disposição para trabalhar em prol da garantia da qualidade de vida para os idosos e a valorização social dos mesmos: “Valorizar as pessoas idosas é uma obrigação de todos nós’’. 


Ela também enalteceu o trabalho que vem sendo realizada pelas entidades ligadas a terceira idade em nosso município e a importante participação e contribuição dos grupos de idosos. ‘’Nosso reconhecimento a todas as entidades, que muitas vezes de forma voluntária, realizam este trabalho de amor, carinho e valorização de nossos idosos. Aos membros dos grupos de idosos meus parabéns pela participação, afinal vocês são peças fundamentais deste contexto, pois sabem aproveitar todos esses momentos únicos e fundamentais em vossas vidas’’, finalizou.

Por Edilene Silva
Assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

quarta-feira, 24 de junho de 2015

VEREADORA JANAINA COMEMORA APROVAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Vereadora Janaina
Vereadores de Tarauacá aprovaram por unanimidade, na sessão de terça feira, 23 de junho, o Projeto de Lei que institui o Plano Municipal de Educação - PME, um documento elaborado por uma equipe da Secretaria Municipal de Educação, com participação da Câmara de Vereadores, Sindicato da Educação, Conselho Municipal de Educação e Sociedade Civil Organizada. Nele estão contidos os objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos.

Vereadora Janaina Furtado
A Vereadora Janaina Furtado foi uma das pessoa que participou desse processo de discussão, representando os colegas vereadores. "Estou feliz por ter a oportunidade de participar desse debate, da elaboração e aprovação dessa Lei que vai nortear os princípios do sistema municipal de educação nos próximos 10 anos", disse a parlamentar.

Vereadores que aprovaram o projeto com a equipe de elaboração
"Parabenizo os professores Francisco Sousa, Socorro Goes, Carlos Gomes e Marisete Silva que comandaram os trabalhos de discussão e elaboração do plano e todos que contribuíram nesse processo", concluiu.


Da Assessoria Parlamentar

terça-feira, 23 de junho de 2015

MEU APOIO À APROVAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Já está na câmara de vereadores e deve ser apreciado hoje pelos parlamentares, o Plano Municipal de Educação, fruto de um longo debate realizado com participação do governo e da sociedade civil. O plano é um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos. Após ser aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Rodrigo, será transformado em lei municipal.

Constituição Federal determina a elaboração do plano, e este em seu artigo segundo, Lei nº. 10.172 de 9 de janeiro de 2001, determina a elaboração do Plano Estadual e do Plano Municipal.

O Prefeito Municipal Rodrigo Damasceno se reuniu na semana passada com o Presidente da Câmara Municipal Vereador Ezi Aragão, Líder do Governo, Vereador Sidenir e a Presidente da Comissão de Educação da câmara, Vereadora Janaína Furtado, para fazer uma prévia da apresentação do Plano Municipal de Educação (PME). Presentes na reunião ainda o Vice-Prefeito Chagas Batista e o Secretário de Educação Francisco das Chagas Silva e membros da equipe de elaboração do plano.

O PME foi elaborado sob a coordenadoria da Professora Socorro Góes e do Secretário Executivo Carlos Gomes de Souza, com a colaboração dos seguintes membros: Marisete Silva de Souza, Jesuíno Bandeira Rodrigues, Antônia Leila de Souza Oliveira, Antonio Henrique Martins de Carvalho, Carlos Tadeu Lopes da Silva, Elisângela Galvão de Lima França, José Eurico de Lima Paz, José Guilherme Filho, Lauro Benigno de Souza, Manoel Batista de Figueiredo, Maria Badra Eleamen da Silva, Maria do Carmo de Lima Gomes, Vereadores Marlindo Pinheiro, Janaína Furtado e associação de pais. Todos não mediram esforços para que o plano fosse amplamente debatido para um diagnóstico preciso e ficasse pronto em tempo de ser aprovado na câmara de vereadores dentro do prazo limite, que é dia 24 de junho.

São 20 metas audaciosas, que precisará da participação de todos e não somente da equipe responsável, só para citar um exemplo teremos que elevar a taxa de alfabetização da população maior de 15 (quinze) anos para 90,0% (noventa por cento) até 2016 e, até o final da vigência deste PME, elevar a taxa para 95% e reduzir o índice de analfabetismo funcional em 50% (cinquenta por cento). 

Vale lembrar que esse plano é vinculado ao do estado e da federação, cabendo ao município a responsabilidade até o 5º ano do ensino fundamental, portanto com alguns objetivos já pré- determinados a nível nacional pelo PNE (Plano Nacional de Educação), tendo que o município achar o caminho para cumpri-lo.

Fonte: Blog do Accioly
Com informações da assecom

domingo, 21 de junho de 2015

VEREADORA JANAINA PARTICIPA DE VÁRIAS AÇÕES REALIZADAS EM TARAUACÁ


A vereadora Janaina Furtado, procurando cada vez mais aperfeiçoar seu mandado na representação do povo de Tarauacá, tem se esforçado para estar presente na vida da população e nos eventos importantes que acontecem no município que são de interesse público. Mesmo tendo que dividir o tempo com o trabalho parlamentar, a família e os afazeres de casa, ela tem colhido resultados positivos frutos de sua ação parlamentar focada na responsabilidade, respeito, cobrança e no reconhecimento. 

Um pequeno resumo da última semana.


Em Tarauacá debatendo com a sociedade e os poderes públicos os direitos das crianças e dos adolescentes na 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, na  sexta feira, 12 de junho, no auditório do CEDUP


No início da semana participando do Primeiro Encontro das Câmara Municipais, em Rio Branco, na companhia dos demais vereadores de Tarauacá e do Acre.


Na Conferência Municipal de Saúde, discutindo como melhorar os serviços e o atendimento ao povo.


Uma reunião no gabinete do prefeito para apresentação da minuta da lei que deverá ser votada na próxima semana pelos vereadores, que institui o Plano Municipal de Educação.


Na caminhada contra a exploração do trabalho infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social.


Reunião na Associação de Moradores do Bairro da Cohab, com a presença do prefeito para reivindicar melhorias para a comunidade.


Sexta feira na câmara participando do ato de prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato do Deputado Estadual Doutor Jenilson. 


Participando da entrega de tratores e implementos agrícolas por parte da prefeitura.


Falando na inauguração da biblioteca Hélio Fonteneles


Inauguração do Terminal Rodoviário de Tarauacá.

Da Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

sábado, 20 de junho de 2015

VEREADORA JANAINA EM PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO DE MORADORES FORTALECE A LUTA DA COMUNIDADE DA COHAB

Vereadora e Presidente do Bairro ao lado do Secretário de Obras visitando o bairro
A Vereadora Janaina Furtado, que é moradora do Bairro da Cohab, iniciou juntamente com a Associação de Moradores do Bairro, uma parceria para desenvolvimento de uma série de ações visando melhoras as condições de vida da comunidade. Juntamente com o presidente do bairro o Radialista José Gomes, realizaram visitas em diversas ruas, conversaram com moradores e levantaram uma série de problemas que foram apresentados ao prefeito numa reunião que aconteceu no início da noite desta sexta feira. 

Esgotamento Sanitário pe o principal problema apontado pelos moradores do bairro
Com o início do verão, a prefeitura deverá realizar serviços de melhorias no bairro, especialmente no que se refere ao esgotamento sanitário, apontado pelos moradores como principal problema a ser enfrentado pelo poder público. "O problema principal do bairro é a drenagem, pois faça chuva, faça sol, durante o ano inteiro, a água e o esgoto do bairro ficam represados sem ter pra onde sair. Temos ainda, problemas com nossos jovens envolvidos no tráfico e no consumo de drogas, falta um espaço para prática de esportes, a praça do bairro precisa ser revitalizada, iluminação pública precisa melhorar, mesmo sendo o único bairro com suas ruas 100% pavimentadas,muitas já estão precisando de reparos, o posto de saúde mesmo com os bons profissionais que trabalham lá, não atende a demanda e outras questões que serão apresentadas aos poderes públicos, disse a vereadora. 

Na rádio do Bairro conversando com a comunidade
Pela manhã dessa sexta feira (19), a vereadora e o presidente do bairro foram até a rádio comunitária do bairro (Nova Era FM), para conversar com a comunidade e convidá-la para as reuniões.

NO posto de saúde se inteirando das coisas
Ainda pela manhã de sexta, uma visita ao Posto de Saúde 24 de Abril, para levantamento das demandas e dos problemas apresentados na unidade, que prejudicam os serviços oferecido para a comunidade do bairro.

Nas casas dos moradores
A vereadora visitou moradores, conversou sobre os principais problemas enfrentados pela comunidade e se comprometeu em lutar para que fossem resolvidos.

Na reunião da associação
Para finalizar a sexta feira na luta da Comunidade da Cohab, a vereadora participou de uma reunião com a Associação de Moradores e o prefeito Rodrigo Damasceno, onde foram apresentados ao poder público os principais problemas da comunidade para que a prefeitura possa iniciar os trabalhos no bairro. O prefeito Rodrigo ouviu atentamente a comunidade e disse que a prefeitura não medirá esforços para trabalhar no bairro. 

"Agradeço ao prefeito por ter a sensibilidade de conversar com a comunidade e atender nossas principais reivindicações. O diálogo é sempre o melhor caminho", finalizou, a vereadora.

Presidente José Gomes, Prefeito Rodrigo e Vereadora Janaina
Na segunda feira, a vereadora e o presidente do Bairro estarão no gabinete do prefeito entregando formalmente, ao prefeito, a proposta da associação de moradores com os principais problemas a serem enfrentados no bairro.


Da Assessoria Parlamentar

sexta-feira, 19 de junho de 2015

VEREADORA JANAINA PARTICIPA DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Vereadora Janaina Furtado na abertura da Conferência de Saúde (foto: Edilene Silva/Assessoria)
Na noite desta quinta feira, 18 de junho, a Vereadora Janaina Furtado participou da abertura da 4ª Conferência Municipal da Saúde, que aconteceu no Centro de Educação Permanente(CEDUP) com as presenças de autoridades, profissionais da área, representantes da sociedade civil e população. 

Janaina e o Secretário Estadual de Saúde Armando Melo (foto: Edilene Silva/Assessoria)
Entre as autoridades, o prefeito Rodrigo Damasceno, representante do Conselho Estadual de Saúde, Bill Souza, Secretario Estadual de Saúde Armando Melo, Secretario 
Estadual de Saúde Carlos Tadeu, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Mirna Fonteneles e demais representantes.

Conferência de Saúde (foto: Edilene Silva/Assessoria)
Em sua fala, a vereadora Janaina Furtado, cumprimentou as pessoas presentes, agradeceu pelo convite e disse que sentia  grande satisfação em participar de momentos como esse. "Um momento de discussão, de ouvir a população do nosso município e de construir o nosso plano e com isso vamos poder melhorar o atendimento ao povo e a valorização dos nossos profissionais", disse. A parlamentar falou ainda que seu mandato vai estar sempre à disposição para ajudar a melhorar o atendimento de saúde de nossa população. "Quero me colocar à disposição, assim como acredito que todos os meus colegas vereadores não medirão esforços para também colaborarem nesse processo", finalizou.

Bill e Mirna - Conselhos Estadual e Municipal de Saúde (foto: Edilene Silva/Assessoria)
Hoje acontecem os debates e os trabalhos de apresentação de propostas durante todo o dia.

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

quinta-feira, 18 de junho de 2015

JESUS SÉRGIO E JANAÍNA FURTADO DESTACAM INÍCIO DOS ATENDIMENTOS POR DEFENSOR PÚBLICO NO MUNICÍPIO

Sérgio e Janaina Furtado
Após uma série de denúncias e reivindicações do deputado Jesus Sérgio (PDT) e da vereadora de Tarauacá Janaína Furtado (PSD), a população mais carente do município já está sendo atendida nos próximos dez dias com o defensor público Gerson Boaventura. O deputado Jesus Sérgio destaca que “serão 10 dias de atendimento, entre consultas, abertura e acompanhamento de processos, audiências e, se possível, até julgamentos. Os atendimentos serão realizados na sede da Defensoria Pública do município”, informou. 

Defensor Gerson Boaventura de Souza
A vereadora de Tarauacá, Janaína Furtado (PSD), reforçou a importância em priorizar a realização do concurso público, uma vez que os tarauacaenses estão desde novembro de 2014 sem defensor público na cidade. O que para ela representa “Um prejuízo para a população. Quando há necessidade grande, o juiz nomeia um advogado para responder pela Defensoria e o Estado paga”, frisou. Tarauacá é um dos poucos municípios acreanos que não possui um defensor para atender as demandas jurídicas da população. 

O deputado Jesus Sérgio esteve no mês de maio reunido com o chefe da defensoria pública, Fernando Morais de Souza, onde reivindicou a disponibilização de um profissional em tempo integral, mas foi informado que a princípio os serviços serão ofertados por meio de uma escala de defensores para atender o município até que um novo concurso público seja realizado para suprir a demanda das localidades não alcançados.

Por Angela Rodrigues

quarta-feira, 17 de junho de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: MEUS PARABÉNS AO COLEGA EZI ARAGÃO


O Presidente da Câmara Municipal de Tarauacá Vereador Ezi Aragão foi um dos escolhidos para a direção executiva da Associação das Câmaras Municipais, criada no Primeiro Encontro de Câmaras Municipais, realizado no início dessa semana em Rio Branco, com a participação de vereadores dos 22 município do Estado do Acre.

Manifesto aqui meus parabéns ao nobre colega ao qual desejo sucesso, assim como todos os membros da direção.

JANAINA FURTADO