Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

terça-feira, 31 de março de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: PRIMA DOUTORA SOCORRO NERI NA POLÍTICA - “Fui convidada para ajudar a construir um projeto para Rio Branco”, diz Socorro Neri

A professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Socorro Neri, confirmou na tarde desta segunda-feira (30), que recebeu um convite para se filiar ao PSDB. A ex-pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac) disse que ainda analisa o convite formulado pelo presidente do ninho tucano, Márcio Bittar e pelo deputado federal Major Rocha, que assume o partido no mês de abril.

A última vez que Socorro Neri participou de disputas políticas foi em 1992, quando foi candidata a vereadora de Rio Branco. “Depois decidi que não me envolveria mais em política partidária. Passei muito tempo de PMDB, só me desfilei no final da gestão do prefeito Isnard Lei, em 2004, daí resolvi me dedicar à Ufac e me desvincular de política partidária. Em maio de 2012 assumi a vice-reitoria da Ufac e de novembro de 2012 a março de 2015 fui pró-reitora”, enfatiza.

Segundo Socorro Neri, um motivo que pesou para ela analisar o convite do PSDB, foi possibilidade de pensar e ajudar a construir um projeto para Rio Branco. “Não sou candidata a nada. Quero discutir soluções para a cidade onde moro. A construção de uma candidatura é um processo democrático, discutido com todos os partidos que integram o bloco de oposição no Acre”, avalia.

Ela acredita que os partidos de oposição precisam pensar em renovação de seus quadros, mas devem priorizar a construção de projetos administrativos, elaborados com ajuda de equipes técnicas que promovam estudos das reais necessidades da população. “Ajudar nesta construção é o que me faz analisar o convite do PSDB, juntamente com meus familiares e amigos”, diz Socorro Neri.

Questionada se ela aceitaria uma candidatura à prefeita da capital, Socorro Neri foi enfática: “Medo de desafios nunca tive, eu levo o trabalho muito a sério, mas vinculo tudo a estudos e planejamento. No momento, não sou candidata, estou avaliando um convite para me filiar e ajudar a construir um projeto com especialistas de diversas áreas. Quem decide candidatura é o conjunto da oposição”.

Ray Melo
Da editoria de política de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

segunda-feira, 30 de março de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: SESSÃO SOLENE PELO FALECIMENTO DO VEREADOR ROBERTO FREIRE


Saiba um pouco sobre a trajetória política do Vereador Roberto Freire.

O Vereador Roberto Freire iniciou sua vida política quando se elegeu Vereador pela primeira vez em 2005, hoje já se encontrava em seu terceiro Mandato.

Em seu primeiro mandato exerceu o cargo de 2º Secretário no biênio de 2005/2006 e 1º Secretário em 2007/2008.

Em seu segundo Mandato foi 1º Secretário em 2009/2010 e em março de 2011 assumiu como Presidente até o final de 2012.

Atuou em vários Partidos Políticos tais como PT, PDT, PP, PSD E por último no PROS. Roberto participou ativamente dos trabalhos desta Casa Legislativa, chegando a ser Relator de CPI.

A Sessão também contou com a Presença do Deputado Estadual Jenilson Leite o Pastor Sérgio Melo, e o Prefeito em Exercício, Chagas Batista.

A Vereadora Janaína Furtado se perguntava o que ia dizer, e concluiu que nesse momento não há palavras que expressem um sentimento de perda e dor tão grande. Disse ser muito triste ver um colega de parlamento partir, mas sabe que a dor e a saúde maior é para a família e para os amigos, já que em breve todos voltarão para suas rotinas. A Vereadora finalizou deixando toda sua solidariedade para com a esposa Conceição, familiares e amigos. Disse que o Vereador Roberto Freire merece como ser humano e parlamentar, todo nosso respeito.


Assecom

sexta-feira, 27 de março de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: Município não tem defensor e Estado gasta com advogados, denunciam parlamentares

Deputado Jesus e vereadora Janaina denunciam a falta de defensor em Tarauacá
Publico aqui na íntegra, uma matéria escrita pela Jornalista Gina Menezes, sobre a falta de um defensor público em nossa cidade.

CONTILNET - 26 DE MARÇO - Durante a sessão desta quinta-feira (26), o deputado Jesus Sérgio (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para denunciar a falta de defensores públicos que possam atender na comarca de Tarauacá.

O deputado pedetista afirmou que é lamentável que não haja defensor público na cidade e que os mais carentes tenham seus direitos ameaçados.

Ele ressaltou, ainda, que sai bem mais caro para o Estado custear um advogado particular para acompanhar os mais carentes.

“Sairia bem mais em conta manter um defensor naquela cidade. É lamentável que não exista um único defensor naquela cidade”, ressaltou.

A denúncia feita por Jesus Sérgio foi endossada pela vereadora de Tarauacá, Janaína Furtado (PSD), que utilizou o blog pessoal dela e página no Facebook para afirmar que desde novembro de 2014, não há um único defensor público na cidade.

“Um prejuízo para a população. Quando há necessidade grande, o juiz nomeia um advogado para responder pela Defensoria e o Estado paga”, frisou.

De acordo com informações dos parlamentares daquela cidade, os serviços que são mais procurados são referentes à pensão, auxílio-doença e acesso aos benefícios do INSS, entre outros.

Escrito pela Jornalista Gina Menezes
Da Redação do Site ContilNet Notícias

quinta-feira, 26 de março de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: MINHAS CONDOLÊNCIAS PELA MORTE DO VEREADOR ROBERTO FREIRE.

População de Tarauacá acordou hoje com essa notícia no blog do Accioly, sobre a morte do colega vereador Roberto Freire. 

Faleceu hoje às 5:15h, na UTI do Hospital do Câncer em Rio Branco, vitima de câncer, o Vereador Roberto Freire do município de Tarauacá. Roberto estava internado desde o dia 8 de fevereiro. 


Seu corpo deve ser transladado para para Tarauacá no dia de hoje e deve ser velado no prédio da câmara de vereadores.

Roberto de Souza Freire tinha 48 anos, servidor público municipal, estava no terceiro mandato de vereador, era casado e tinha um casal de filhos.

Na oportunidade, manifesto minhas condolências aos seus familiares e amigos. 

JANAINA FURTADO 

quarta-feira, 25 de março de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: AÇÃO PARLAMENTAR


TERÇA FEIRA - 24 DE MARÇO DE 2015 - Sessão parlamentar na câmara onde o debate foi a investigação no poder executivo através da criação de Uma CPI. 


Depois um encontro com o Secretário Estadual de Educação, Professor Marcos Brandão reivindicando Ensino Médio Regular para a Comunidade da BR 364.


Uma conversa com o Vice Prefeito Chagas Batista sobre os ônibus escolares da Prefeitura que estão precisando ser recuperados.

À noite uma reunião com as famílias de pessoas, especialmente crianças, portadoras de necessidades especiais.

JANAINA FURTADO

segunda-feira, 23 de março de 2015

TARAUACÁ: JUSTIÇA PARA OS PROFESSORES CONCURSADOS

Professora Lucileide Silva (foto: Blog do Accioly)
Essa aí da foto E uma professora Lucileide Silva that vai assumir uma vaga de professora Pela Rede Estadual DEPOIS Que a Justiça Mandou o Governo do Estado contrata-la.

Lamentável that essas PESSOAS tenham that garantir na Justiça OS DIREITOS POR desrespeitados Quem foi eleito e Tomou posse jurando Cumprir a Constituição. 

E o Caso de muitos Outros Professores concursados ​​do Estado e do Município that were Aprovados em concursos Públicos e viram Otras PESSOAS assumindo como vagas that erma SUAS de Direito.

Mas, a Justiça ESTÁ Sendo Feita eA Confiança em Deus é tudo nessa vida.  

Leia a Matéria

Na jornal Última quinta feira, 20 de Maço, foi publicado no Diário oficial o DECRETO Nº 1.508 DE 19 DE MARÇO DE 2015, assinado cabelo Governador Tião Viana nomeando um Professora Pedagoga Lucileide DA SILVA OLIVEIRA, 32 anos, casada, residente no município de Tarauacá, aprovada / não classificada Concurso público Realizado Pela Secretaria de Estado de Educação, Aberto atraves do edital nº 096 / SGA / SEE / 2013, de 15 de Outubro de 2013, para- O de carga das Séries Iniciais de Professor do ensino fundamental, Nível 2, parágrafo um Cidade de Tarauacá, o qua estavam previstas três vagas, restando uma classificada, em 22º (vigésimo Segundo) lugar. E MESMO existindo necessidade e hum concurso vigente a Secretaria de Estado de Gestão Administrativa Processo Seletivo promoveu simplificado, parágrafo o provimento de vagas parágrafo o cargo de professora, com O Fim de atender uma Rede Estadual de Ensino.

Decreto do Governador
ISSO Só foi Possível Graças a decisão do Juiz de Direito da Comarca de Tarauacá, Dr. Guilherme Aparecido do Nascimento Fraga, that DEFERIU o mandato de Segurança impetrado POR Lucileide da Silva Oliveira, atraves dos Advogados Ribamar de Souza Júnior Feitosa e Andreia Vidal Barros.

Com Todos Os Documentos e Fatos comprovados, a Justiça deferiu o PEDIDO, garantido um MESMA O Direito Líquido e Certo fazer contrato, determinando (Júdice soluço) that Secretaria de Gestão Administrativa FAÇA nomeação e posse da MESMA PARA O cargo Ao Qual foi aprovada em concurso Público. 

A professora TEM ágora 30 dias um parágrafo apresentar uma Documentação exigida e assinatura do Termo de Posse.

"Estou feliz POR ESSA vitória, MESMO tendão that recorrer à Justiça do Pará garantir respeitado Os Meus Direitos. Achoe that that todos se sentirem injustiçados devem Lutar Para Que SEUS DIREITOS Sejam sempre respeitados. Passei 15 anos da minha vida Trabalhando atraves de Contratos temporarios. Agora , com uma efetividade, Posso replanejar minha vida " , Disse uma professora Lucileide.

Além de Lucileide, página Outros Professores also ingressaram na Justiça alegando that were Aprovados em concurso EO Governo do Estado estaria contratando PESSOAS de Processos seletivos simplificados, AO inves de Chamar OS Aprovados em concurso efetivo. ELES aguardam decisão da Justiça. 

INFORMAÇÕES do Processo:
Autos Nº: 0700027-71.2015.8.01.0014
Classe: Mandado de Segurança
Autor: Lucileide da Siva Oliveira
Impetrado: Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA)

Blog do Accioly

sábado, 21 de março de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: NO PLENÁRIO DA CÂMARA


A Vereadora Janaína Furtado trouxe a Casa à preocupação de não ter Defensor Público no município desde novembro do ano passado. 

A Vereadora foi procurada por pais de portadores de deficiência física pedindo sua intervenção para arrumar transporte para seus filhos irem ao hospital Dr. Sansão Gomes fazer tratamento fisioterápico. Nesse interem, elogiou os Secretários das pastas da Saúde e Ação Social, Carlos e Príncipe, respectivamente porque os convidou para a reunião e foi prontamente atendida. 

Em relação ao debate sobre o aluguel pago pela Prefeitura Municipal para um espaço exíguo concorda que o valor é exagerado, mas discorda de que tenha que ir ao Ministério Público porque em sua opinião a Câmara pode tomar providências em ralação a isso, caso contrário, ai sim, a Casa deve procurar o MP, como ela fará em relação aos ônibus escolares que não estão tendo o devido cuidado pelo poder público. 

Finalizou dizendo que não abre mão de ver resolvido o mais rápido possível o problema dos concursados que até hoje não foram admitidos.

sexta-feira, 20 de março de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: UM BOM DEBATE SOBRE TARAUACÁ E AS ELEIÇÕES DE 2016


Ontem à noite participei de uma reunião com representantes de vários partidos que não compõem a atual administração municipal. Na pauta, um debate sobre a situação do nosso município, a possibilidade de união dessas forças em torno de um projeto de gestão para nossa cidade e a disputa eleitoral em 2016.

Leia matéria do blog do Accioly


Representantes de 7 dos principais partidos que não participam da administração municipal em Tarauacá, se reuniram na noite desta quinta feira, 19 de março, para uma conversa a respeito da atual conjuntura política local, avaliação da atual gestão municipal e o início de um debate com vistas ao processo eleitoral de 2016. 

PSD, PP, PSDB, DEM, PSB, PDT e PMDB acenaram com a possibilidade de se discutir a formação de uma grande frente de partidos em torno de um projeto e de um nome para a disputa com a Frente Popular em 2016. Outros partidos devem se juntar a essa ideia.

A reunião contou com as presenças da Ex- Prefeita Marilete Vitorino (PSD) , Ex- Vereador Chico Batista (PDT), Vereadores  Valdor do Ó (PMDB), Mirabor Leite (PMDB), Vereadora Janaina Furtado (PSD), dirigentes partidários Ivonaldo Benigno (DEM), Gomes da Rocha e Gilson Amorim do (PSDB) Lázaro Almeida (PSB) , Antônia Rodrigues do (PP), Antônio Abreu (PMDB) e Sebastian Gomes (Sem Partido). 

"Nessa reunião não pactuamos nenhum tipo de acordo ou aliança. O que ficou combinado foi o aprofundamento desse debate que poderá unificar todas essas forças em torno de uma projeto de gestão para Tarauacá", disse a Vereadora Janaina Furtado do PSD.

Uma bateria de reuniões internas desses partidos acontecerão para a realização desse debate com suas direções e filiados. O próximo encontro com todo mundo já está marcado para o mês de abril, onde será discutida uma agenda positiva de debates sobre o futuro de Tarauacá. (blog do Accioly)

quinta-feira, 19 de março de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: PROERD TEM MEU APOIO


Com o início do ano letivo, começaram também as aulas do PROERD em Tarauacá, nas escolas da rede estadual. O PROERD é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, desenvolvido pela Policia Militar do Acre, em parceria com a Secretaria de Estado e Educação, Secretaria de Justiça e Segurança Pública, CONEN-AC, afim de prevenir o uso e abuso de drogas e a violência entre crianças e adolescências.

Em 2015, já são 276 crianças de 9 a 12 anos de 5 escolas, sendo maioria do Bairro Senador Pompeu, onde reside um terça da população do município e também o que apresenta maior incidência de crimes. 

A Policial Militar Hálida Valéria, instrutora do programa, pede a colaboração das famílias para que as mesmas possam colaboras primeiro na identificação se as crianças apresentam algum tipo de comportamento suspeito, como também caso identifiquem que procurem ajuda do Proerd. 

"Gostaria de ressaltar que os mesmos alunos que ora estão sendo atendidos já tiveram o primeiro contato com o Proerd kids ano passado (2014) e que o meu trabalho este ano é de fazer um acompanhamento do aluno procurando observar a evolução do mesmo e o possível envolvimento com drogas. Só que esse atendimento sem a ajuda dos pais fica inviável. Então, dessa maneira gostaria que aqueles pais que estão passando por problemas de drogas com seus filhos, que procure-nos e busque nossa ajuda", disse Hálida.


O que é o PROERD?

PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, desenvolvido pela Policia Militar do Acre, em parceria com a Secretaria de Estado e Educação, Secretaria de Justiça e Segurança Pública, CONEN-AC, afim de prevenir o uso e abuso de drogas e a violência entre crianças e adolescências.

Histórico - O Proerd surgiu nos EUA em 1993, mais precisamente na cidade de Los Angeles. Expandido rapidamente, hoje esta em mais de 56 paises, 35 milhões de crianças atendidas pelo programa de prevenção às drogas e a violência.

No Brasil, o Proerd chegou em 1992 através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, sendo extinto em 1995. Em São Paulo surgiu em 1993, através da Academia de Polícia Militar de Barro Branco. A partir daí, o programa foi revigorado e expandido para os demais estados da federação.

Surgimento no Acre

A criação do PROERD no Acre foi uma iniciativa do comandante geral da PMAC, na época, o Cel PM Gilvan Oliveira Vasconcelos, sendo continuado pelo comandante geral Alberto Camelo de Oliveira que também preocupou-se em desenvolver um projeto de prevenção voltado para um maior esclarecimento da população, em especial àqueles de menor faixa etária, dos diversos malefícios causados pelas drogas.

O programa teve inicio no primeiro semestre de 1999, conta atualmente com 63 instrutores em todo o estado e já foram formadas 11.060 crianças das escolas estaduais de todo o estado do Acre.

Aplicação do Programa - O programa é aplicado em parceria com as escolas, e é direcionado para crianças e adolescentes de 9 a 12 anos. Durante 17 semanas, com uma aula ministrada por semana, ao londo de um semestre letivo, os instrutores do Proerd, que são policiais militares fardados, auxiliados por uma cartilha, contam com a ativa participação dos professores, que atuam como divulgadores das ideias do PROERD para as demais salas de aulas e dos pais que alavancam o programa na família.

Lições do Programa - As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência as pressões dos companheiros às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

Ao concluir a aplicação do programa, há uma solenidade de formatura, onde a criança receberá um certificado, com a participação dos pais, professores e representantes da comunidade.

Habilitação do Corpo Docente - O corpo de instrutores é composto por policiais militares voluntários, os quais são selecionados e submetidos a rigoroso treinamento, onde é observado a conduta moral elevada, auto-estima, experiência policial. O curso de habilitação, é composto por profissionais que atuam em áreas afeta à prevenção, como saúde, educação, medicina, psicologia e legislação.

Valores Sociais - Acreditando em um ideal, o Proerd tem como um de seus objetivos proporcionar o crescimento e desenvolvimento global de nossas crianças, tornando-os cidadãos críticos capazes de resistir a pressão para usarem drogas e ajudar no processo para construção de um tão sonhado país melhor.

Benefícios Comunitários - Os policiais militares especializados em orientar crianças sobre as drogas e a violência são exemplos de cidadanias; sua presença nas escolas traz segurança a toda comunidade escolar. As informações que são transmitidas aos alunos são sempre as mais atualizadas a respeito das drogas e dos vários tipos e dos tipos de abordagens, para que os estudantes tenham condições e postura equilibrada com relações as drogas de maneira pacífica, conscientizados das conseqüências de quem se transforma em um dependente químico e de quem entra para o tráfico de entorpecentes.

fonte: Blog do Accioly

quarta-feira, 18 de março de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: DEFENSORIA PÚBLICA DESDE NOVEMBRO DE 2014 SEM DEFENSOR.

Na defensoria Públiuca
Muitas pessoas me procuraram e me telefonaram ou falaram comigo pelas redes sociais, pedindo minha intervenção junto às autoridades para que se possa buscar uma solução para a falta de Defensor Público no município. O Defensor Público é o advogado do povo, pago com dinheiro publico, para prestar assistência jurídicas às pessoas de baixa renda.


Desde o mês de novembro de 2014, não temos defensor no município e todos os serviços oferecidos pela defensoria estão suspensos. um prejuízo para a população. Quando há necessidade grande o juiz nomeia um advogado para responder pela defensoria e o estado paga.

Atualmente 4 pessoas prestam serviços no prédio da defensoria pública em nosso município. Nas áreas de limpeza e manutenção, no atendimento ao público e na parte administrativa.  Os serviços que são mais procurados referem-se à pensão, separação, auxílio doença, INSS, soldados da borracha e outros.


Fiz contado com os Deputados Estaduais Jesus Sérgio e Jenilson Leite para  que possamos intervir junto ao governo do estado sobre essa questão. Na próxima semana termos uma resposta.

JANAINA FURTADO


terça-feira, 17 de março de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: FAMÍLIAS DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PRECISAM DE NOSSA AJUDA.

Reunião com famílias de portadores de necessidades especiais
Nesta segunda, 16 de março, organizei uma reunião que considero de muita importância e grande alcance social para nossas famílias, especialmente, as que precisam de atendimento diferenciado quando um de seus membros é portador de cuidados e necessidades especiais.

Reunião
Trata-se de Inclusão Social de pessoas portadoras de necessidades especiais e os passos fundamentais que devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas. Um alerta a todos os integrantes da sociedade para que lutem pela inclusão social dessas pessoas. São muitos os problemas que essas famílias sofrem.

Reunião com secretários municipais
Essas famílias me procuraram em busca de ajuda e que eu pudesse intervir junto aos poderes públicos para que seus entes queridos portadores de deficiências possam ter garantidos os atendimentos com fisioterapeutas, transporte e tratamento fora de domicílio.

Portadores de necessidades especiais precisam de ajuda
Convidei o Secretário Municipal de Saúde Carlos Tadeu e o Secretário Municipal de Assistência Social Antônio Araújo(Príncipe), além do presidente do Sinteac Professor Eurico Paz. Gentilmente todos compareceram e assumiram os compromissos de tratar essa questão como prioritária. 

Secretário Príncipe fala aos presentes
A prefeitura já contratou um profissional da áreas de fisioterapia que já atende muitas famílias. o Secretário Carlos disse ainda a Secretaria de Saúde vai fazer um levantamento de todas as famílias que tenham um membro com necessidades especiais, reorganizar a estrutura para esse tipo de atendimento. Príncipe também, se comprometeu em ajudar através da Secretaria de Promoção Social. O presidente do Sinteac, Eurico paz, colocou a entidade a disposição das famílias,dentre elas famílias de servidores da educação.

Com, os secretário Carlos e Príncipe
Representantes do Governo do Estado também serão contactados para ajudar nessa luta. Na próxima semana será realizada uma nova reunião, com todas as famílias, que segundo informações são muitas em Tarauacá. 

De coração, agradeço aos dois secretários e a presidente do Sinteac pela atenção dispensadas a todas essas famílias 

JANAINA FURTADO

sexta-feira, 13 de março de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: A LUTA DE TODOS OS CONCURSADOS DA PREFEITURA

Janaina Furtado(foto: Alcionildo Fontinele)
A luta dos concursados da prefeitura, professores e servidores do quadro administrativo, é para que a administração possa chamá-los ao trabalho e lhes garantir à realização do grande sonho do ingresso ao serviço público por méritos próprios.

Não escondo de ninguém que esse também é meu sonho. Sou formada em pedagogia e estou na lista de classificação. É bem verdade que estou depois do cadastro de reservas. Mas sei que a demanda do município é grande e tenho chances de garantir meu primeiro emprego através de um concurso.

Pelos levantamentos que já fiz é possível contratar todos os companheiros e companheiras e ainda sobram vagas. 

Como disse o próprio Prefeito Rodrigo, é mais barato chamar os já aprovados do que realizar novo concurso.

Já fizemos várias reuniões. 

Uma com o prefeito e mais duas com o advogado. 

A fase da negociação já passou e a guerra agora é jurídica. 

VAMOS À LUTA.

JANAINA FURTADO

quinta-feira, 12 de março de 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: ÔNIBUS ESCOLARES DO MUNICÍPIO SENDO DESTRUÍDOS PELO TEMPO E PELO ABANDONO

Veículos abandonados
Essa semana tive um debate com alguns colegas vereadores sobre a frota de Ônibus Escolares da prefeitura. Essa DISCUSSÃO veio à tona em função da reivindicação dos moradores da BR que pedem a Implantação do ensino médio regular na Escola 15 de Junho.

Poltronas danificadas
Diante do debate resolvi visitar mais uma vez o espaço do acampamento do Deracre, no Bairro do Corcovado, uma espécie de cemitério de veículos e máquinas, onde estão vários ônibus da prefeitura. As imagens não mentem. Os ônibus estão literalmente sendo detruídos por falta de manutenção e exposição ao tempo.

Peças retiradas para outros ônibus
São 13 veículos adquiridos através do Programa do Governo Federal, Caminhos da Escola. Esses ônibus deveriam transportar as crianças que estudam em escolas públicas das zona urbana e rural. Muitos estão estavam parados parados em frente à Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista e com uma denúncia do Sinteac de que os ônibus estavam sendo deteriorados devido à exposição ao tempo, a única medida que a prefeitura tomou foi a transferência dos mesmos para o pátio de um acampamento do Deracre, no Bairro do Corcovado.

Veículos expostos ao tempo
Segundo a denuncia do sindicato (veja AQUI), desde que foram adquiridos, na maioria dos 13 ônibus que compõe a frota do transporte escolar não foi realizada a devida manutenção. Os ônibus que estão dando problemas pela falta de manutenção estão servindo para desmanche e consequentemente as peças retiradas colocarem em outros ônibus que estão circulando. 

Destruição
Sabe-se que a prefeitura recebe mensalmente repasses oriundos do Governo Federal através do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) para realizar manutenção nos ônibus. 

JANAINA FURTADO

VEJAS FOTOS 
'