VEREADORA JANAINA NA DEFESA DA SAÚDE DAS MULHERES DE TARAUACÁ

Reunião com mulheres representantes de poderes e instituições de defesa da mulher
A Vereadora Janaina Furtado convocou um grupo de mulheres representantes de governos e de entidades de defesa dos direitos da mulher, para apresentar problemas específicos relacionados a saúde da mulher que tem observado aqui em Tarauacá. Segundo Janaina, faltam exames básicos como teste de HPV e quando é realizado há muita  demora na entrega de exames, falta um aparelho de mamografia que considera um dos problemas enfrentados na área da saúde das mulheres do município. O objetivo da reunião é tentar buscar uma saída a esses problemas. "Hoje em Tarauacá, não temos um mamógrafo, para realizar o exame de mama nas mulheres, isso é uma violência às nossas mulheres. Nossa mulheres sofrem também, com a falta de hospitais especializados no tratamento do câncer de mama no Acre. E com essas dificuldades pode provocar a detecção tardia da doença, e assim sucessivamente em outros casos como a demora na entrega dos (PCCUS) e a falta de exames de ( HPV)"alertou Janaina’’.

Janaina Furtado reunida com as mulheres
Participaram da reunião a representante do gabinete da vice-governadora Nazaré Araújo, Jaciara Rodrigues, Joelda Paes representando SEPMulheres, Rosa Nery representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Yonara Machado representando a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres e Socorro Nery presidente da REMUT - Rede de Mulheres de Tarauacá.  Jaciara Rodrigues, disse que fará o possível para ajudar nossas mulheres. 


Outro objetivo da reunião segundo a vereadora, era agendar uma reunião com a Vice Governadoras Nazaré Araujo com participação das vereadoras de Tarauacá, Feijó e Jordão, para tratar das demandas dos três municípios. "Depois de dois dias reunidas elaborando o fluxograma de atendimento as mulheres em situação de violência e o Plano com ações preventivas, foi a vez de receber essas valorosas mulheres no parlamento.tivemos conversas proveitosas", finalizou Janaina Furtado.

Por Edilene Silva
Assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

Comentários

MAIS LIDAS