JANAINA FURTADO VEREADORA: DOIS ANOS DE MANDATO EM DEFESA DA POPULAÇÃO

Janaina Furtado
Estamos no chamado recesso parlamentar. Estou aproveitando o momento para fazer uma avaliação dos meus dois primeiros anos de mandato parlamentar. Também dar uma reorganizada na vida, nas idéias, cuidar dos filhos, exercer papel de dona de casa, cuidar da saúde e das coisas do coração. 

A Câmara Municipal de Tarauacá está em recesso legislativo, voltando com às Sessões Ordinárias no início de fevereiro. Em breve estarei prestando contas do meu trabalho.

Blog atualizado diariamente
DOIS ANOS - Há dois anos eu tomava posse como vereadora e única mulher eleita em minha cidade para representar a população de Tarauacá na Câmara de Tarauacá. 

MESMO DISCURSO MESMA PRÁTICA - Procurei ser coerente com o que digo e o que faço. Reafirmo que fui eleita para servir ao povo sem traí-lo, sem usar o mandato para me beneficiar pessoalmente e sem me rotular com os conceitos conservadores de situação ou oposição. Me considero uma vereadora que exerce a representatividade, a liberdade de atuação parlamentar de ser propositiva, capaz de reconhecer publicamente os as boas ações dos administradores públicos, porém de me posicionar contrária às que eu entender que não são de interesse ou que prejudique o povo. Respeito quem não pensa assim, mas, considero que os que enveredam por esse caminho, optam por uma postura de representar grupos políticos e outros interesses alheios aos do povo.

Com trabalhadores demitidos 
É inegável que a prefeitura sempre atua para que tenha apoio da maioria dos colegas vereadores na câmara para aprovar seus projetos sem grandes problemas. Volto a afirmar que essa é uma tradição de caráter extremamente conservador, mas, que é uma realidade aqui em Tarauacá. A história prova que o fato de ter maioria na câmara não significa necessariamente, receituário de sucesso para os administradores. Se for pra ter maioria na câmara e terminar o mandato enrolados na justiça não compensa. Disse e repito, quem tem que ter maioria na câmara é o povo e não o prefeito. 
No Parlamento
AS EXPERIÊNCIAS - Muitas experiências boas e ruins acumuladas nesses dois anos para uma jovem de 27 anos, na convivência com políticos já experientes e outros com militância popular muito extensa. 

ÚNICA MULHER VEREADORA - Parece simples, mas, a minha responsabilidade é imensa por ser vereadora e, ainda, a única mulher eleita na última eleição. Representar as mulheres do meu município é uma missão extremamente honrosa e desafiadora. Cuidar dos filhos e das tarefas domésticas e ao mesmo tempo exercer o papel de vereadora aumenta minha responsabilidade e minhas obrigações. Tive a oportunidade de me aproximar e me integrar ao movimento das mulheres de nossa cidade com o objetivo de fortalecer a nossa luta em parceria com a UTM - União Tarauacaense de Mulheres, REMUT - Rede de Mulheres, Associações de Moradores, Igrejas, Sindicatos, demais instituições públicas e meus colegas vereadores.

PRODUÇÃO PARLAMENTAR - Tarauacá tem uma constituição composta de uma infinidade de leis elaboradas pelos nossos parlamentares que me antecederam e que se estivessem sendo cumpridas a vida do povo seria melhor. Muitos me perguntam pelos meus projetos, já que vereadores foram eleitos para legislar e fiscalizar os recursos públicos e eu respondo sempre que além de sermos propositivos temos que também lutar para que as leis atuais sejam respeitadas. Se não for assim não vale à pena propor novas leis que não sairão do papel.

Com o Juiz da cidade Flávio Mariano
Tive presente em quase todas as sessões e participei de eventos oficiais, solenidades diversas, visitei e ouvi a a população, conversei com crianças, jovens, adultos e idosos, fui às assembleias do trabalhadores em educação, aos movimentos populares, fiz uso da tribuna da câmara para falar pelo povo, usei os meios de comunicação disponíveis para conversar com as pessoas e manifestar minhas opiniões. Meu blog é atualizado diariamente e participo ativamente das redes sociais para interagir com a população. Exerco meu mandato com honestidade, transparência e serenidade. Espero que nos próximos dois anos eu possa produzir muito mais para a nossa população e para nossa cidade.

Espero, finalmente, que a gente possa construir em parceria com o povo, um ano de 2015 verdadeiramente melhor que 2014.

Nesse dois anos já apresentei 6 (seis) projetos de lei e também foi possível apresentar algumas proposições, que considero importantes.

2 ANOS DE MANDATO

14 pedidos de providências;
44 Requerimentos;
18 indicações;
04 Sessões Solenes;
05 Moções de Aplausos;
01 Moção de Pesar;
06 Projetos de Lei;

Logo estarei divulgando a relação dessas proposições.

JANAINA FURTADO


Comentários

MAIS LIDAS