Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: FELIZ 2015


Em 2014 fomos bons.

Em 2015 podemos ser melhores.

E assim...

Vamos nos juntando em favor de nossa cidade e do nosso povo.

Com amor, serenidade, luta e glórias de Deus.

Feliz ano novo.

JANAINA FURTADO

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: HORA DE AVALIAR O MANDATO

Sessão realizadas nesta segunda feira
Ontem, segunda feira, realizamos pelo menos, 3 sessões extraordinárias, para votarmos projetos enviados pelo poder executivo. 

Reunião com os membros do Sinteac
Aos dirigentes do Sinteac e aos servidores da educação, manifestei meu incondicional apoio.

Na Câmara Municipal 
Quero aproveitar esse final de ano para fazer uma avalização dos meus dois anos de mandato, colocar na balança os acertos e os erros e me preparar para o ano de 2015.

JANAINA FURTADO


segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NESTA SEGUNDA FEIRA.

Janaina Furtado
Fomos convocados pelo presidente da casa, nobre Vereador Manoel Monteiro, para a realização de uma sessão extraordinária, nesta segunda feira, 29 de dezembro de 2014, para apreciarmos alguns projetos enviados ao nosso parlamento mirim pelo poder executivo.
Estarei lá cumprindo minha obrigação. 
Mas, já estou adiantando. alguns projetos são muito polêmicos e movimentam a situação dos servidores municipais. 
Vamos para o debate.

JANAINA FURTADO

sábado, 27 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: FORÇA VERONA...FORÇA TARAUACÁ...


Hoje, Tarauacá está sendo representada pelo time do Verona que vai jogar a final do Campeonato Acreano de Futebol de Salão, enfrentando uma equipe de Rio Branco.

Desejo Boa Sorte aos atletas e contem com minha torcida.

JANAINA FURTADO

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: NATAL COM A FAMÍLIA


Muito feliz no 25 de dezembro de 2014. 
Celebrar o natal com a família é maravilhoso.

Feliz Natal.

JANAINA FURTADO

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: É NATAL


Desejo que o natal do povo de Tarauacá seja marcado pelo amor, a esperança, a fé, a solidariedade e a paz.

Janaina Furtado

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: ENTRADA DA CIDADE ESTÁ UMA VERGONHA


Bandeiras do Brasil e do Acre,  no chão, jardim abandonado, depósito de bueiros em cima da grama, asfalto esburacado e nenhuma letra na placa de "BEM VINDOS A TARAUACÁ". 

bueiros em cima da grama
Um misto de falta de responsabilidade administrativa e ação de vândalos, fazem da entrada da cidade na rotatória do Bairro Triângulo, uma vergonha. Foi essa a realidade que encontrei numa visita que fiz no dia de ontem.

Nenhuma letra na placa
Informações dão conta de que o Deracre é o responsável pela manutenção do local e as letras foram retiradas por conta da ação de vândalos que sempre estão agindo e as arrancando. Uma nova estrutura para a placa está sendo pensada.

Bandeira do Brasil
Fica aqui registrada minha indignação com a administração estadual e com os órgãos de segurança que não conseguiram até hoje descobrir quem são esses vândalos que destroem o patrimônio público.

JANAINA FURTADO

ABAIXO FOTOS DO LOCAL



domingo, 14 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: PARABÉNS RADIALISTAS DA NOVA ERA FM


Às vezes, a gente tem a triste mania de conceituar as pessoas sem conhecê-las. 

Uma das alegrias recentes da minha vida foi ter tido o prazer de conhecer essa turma boa da Rádio Comunitária Nova Era FM. Eu não os conhecia e admito que nem imaginava que eram pessoas tão gentis e amigas. 

Um grupo de jovens guerreiros, sonhadores, persistentes, desapegados e alegres. Servem ao povo diariamente e voluntariamente.

São eles os responsáveis pela programação da emissora, das 5 da manha às 11 da noite.

Hoje, a rádio completa seus 11 anos de fundação e eles vão comemorar com a simplicidade e a humildade que as condições da emissora lhes oferece. Uma simples comemoração para um patrimônio do povo de Tarauacá.

Parabéns à todos e à todas.

Obrigado pelo trabalho que desenvolvem.

JANAINA FURTADO 

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: NO GABINETE DO PREFEITO RODRIGO DAMASCENO

No gabinete do prefeito
A Câmara Municipal de Tarauacá aprovou na reunião da última quarta-feira (03), o Projeto de Lei de autoria da Vereadora Janaína Furtado que regulamenta a utilização de som automotivo e propaganda volante em locais públicos e privados de Tarauacá.

No gabinete do prefeito
Um dos elementos que deram base ao Projeto de Lei da vereadora, é a resolução nº 204/2006 do CONTRAN que trata do novo parâmetro legal para utilização de equipamento de som em veículo automotor.

No gabinete do prefeito
O Projeto proíbe os abusos no que se refere ao alto volume dos veículos de som automotivos, protege o sossego da população e estabelece penalidades para a pratica indevida do uso de som automotivo. Ao que se pode observar no Art. 8º da proposta:

Art. 8º - Caso alguém desobedeça ao que está disposto nesta lei, além da responsabilidade cível, penal e administrativa, haverá punição através de multa correspondente a 01 (um) salário mínimo vigente no país, recolhidos à Fazenda Municipal pelas transgressões que venham a praticar.

Na tarde que sucedeu a votação por parte da Câmara Municipal, o prefeito Rodrigo Damasceno recebeu em seu gabinete a vereadora Janaína Furtado, e adeptos de som automotivo, bem como proprietários de carros e motos de som que utilizam seus veículos para realizar propagandas-volante que diariamente circulam em nosso município.

Após aprovação pelo Poder Legislativo municipal, o Projeto seguiu para sanção do Prefeito Rodrigo Damasceno, que avaliará se transforma ou não o Projeto em Lei Municipal.

Nos próximos dias, mediante as ordens do Chefe do Executivo, seja publicado no Diário Oficial do Estado do Acre, será cumprido devidamente e entrará em vigor.

Matéria escrita pela assessoria de comunicação da prefeitura

Saiba mais sobre o Projeto de Lei, aqui.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: ULTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DE 2014.

Vereadora Janaina Furtado - PSD

Muita gente me perguntando sobre o meu voto contrário à eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores na eleição realizada ontem.

Eu já havia dito ao próprio candidato Ezi Aragão que eu não concordava com o monopólio de um único partido dirigindo a câmara e a prefeitura simultaneamente. 

Deixei claro para o vereador e para os demais membros eleitos, que não tenho nada contra eles. O problema é o controle de dois poderes por uma única força política. Acho isso muito ruim para a democracia. Os poderes devem ser harmônicos e independente. 

O fato da gente não conseguir reunir condições de eleger uma mesa com outra composição, não me fez mudar minha opinião. Bem que tentamos ensaiar uma mudança mesmo que pequena, porém, alguns colegas participam ativamente do governo e devem fidelidade às forças políticas que governam o município. Ser vereador e governo ao mesmo tempo deve ser uma tarefa meio que incompatível mas, é real.

Mesmo assim, fica aqui minha torcida e meu empenho como vereadora para que a mesa diretora possa mudar "alguns vícios" e se comportar como um dos três poderes constituídos no município, diferentemente do que tem sido até hoje.

Continuarei cumprindo meu mandato com muita vontade de servir ao povo e ao município com serenidade, respeito e disposição.

JANAINA FURTADO

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: NO SEMINÁRIO DE POITICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES

Seminário de Apresentação do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres
Nesta segunda feira, 8 de dezembro, tive a honra de participar do Seminário de Apresentação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres 2011-2015 (PEMP), evento promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), com o apoio e parceria da prefeitura, movimento de mulheres e conselho municipal dos direitos da mulher.

Autoridades Presentes
O encontro aconteceu no auditório do Cedup e apresentou um resumo das políticas públicas para as mulheres do Acre construídas nos últimos anos e apontou os principais investimentos firmados até 2015. 

Vereadora Janaina Furtado
O documento é oriundo das conferências de mulheres municipais, regionais e Estadual, realizadas em 2011. Nesta quinta-feira, 11, o governo fará o lançamento oficial do plano, durante o Encontro Estadual de Gestoras.

A atividade faz parte da agenda dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Na oportunidade, a SEPMulheres realizou a entrega do Núcleo de Atendimento à Mulher na delegacia polícia de Tarauacá e apresentou as servidoras responsáveis pelo acolhimento das vítimas de violência doméstica. A demanda surgiu da necessidade de oferecer um serviço de atendimento específico no interior do Estado. (Informações do site da Agência de Notícias do Acre)

JANAINA FURTADO

domingo, 7 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: RRCTV - Hino de Tarauacá é oficializado

Vereadora Janaina Furtado
Em todas as instituições e organizações, de qualquer parte do mundo e em qualquer época da história, Sempre houve e sempre haverá grupos e Sociedades que se utilizam de símbolos e canções para representá-los seja por meio de imagem e som, a Sociedade, no decorrer da história, expressou suas ideologias, sua trajetória, suas forças e seus objetivos. Assim seguem os hinos e símbolos de um país, estado ou Município.

Nos brasões ou Bandeiras Civis estão expressas cores com significados nobres, e ícones que refletem as bases da história de um povo. Os hinos Civis são a mais democrática expressão de pertencer a uma Nação. São poemas que transcrevem em música o passado, o presente e a busca por futuro justo. É sempre uma declaração de esperança e amor a nação.

Daí a importância de conhecermos, propagarmos e respeitarmos os símbolos que nos representam. Foi baseado nessas fontes de informações que surgiu a idéia de oficializar o hino de Tarauacá para resgatar o costume e a interpretação do hino. Com o ensino do canto nas Escolas os alunos poderão aprender as verdadeiras lições de Cidadania, postura, respeito e Amor à Pátria e acima de tudo alimentar o Amor aos nossos costumes, Folclore e Cultura por meio do conceito de Nações.

Vereadora Janaína Furtado, que é autora do projeto fala: "é um projeto que vai ficar para a história do Município é sabido que Tarauacá é uma cidade centenária e infelizmente durante todo este período ainda não tinha sido regularizado o hino de Tarauacá. Já estava mais do que na hora de ser feita esta regularização por parte da câmara de Vereadores. No momento que comecei a me aprofundar no assunto vir à importância e de imediato criei o Projeto de Lei e apresentei na câmara na sessão do dia 27 de agosto de 2014 e no dia 23 de Setembro foi aprovado por todos os Vereadores. Agora em Dezembro de 2014, já como Lei, o Prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, mandou publicar no Diário Oficial do Estado. Tarauacá é uma cidade Centenária e o hino do Município é um de seus principais símbolos, ainda não tinha sido oficializado"

Prefeito Rodrigo Damsceno
Na última terça-feira, 02 de dezembro o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, publicou no Diário Oficial do Estado a Lei número 830, que institui o Hino Oficial de Tarauacá. O Hino será obrigatório em todas as instituições de ensino publica e privada e ainda em cerimônias oficiais do Município, na publicação mostra os autores da letra e música do Hino Tarauacaense professores Francisco Jânio Melo da Silva e Rogério Lopes Craveiro. 

O chefe do executivo do Município diz “esta é uma conquista de todos. É uma letra que tem um conteúdo muito lindo, criado por quem tem uma experiência de vida gigantesca que fez um belo hino. De agora em diante o nosso objetivo é de popularizar cada vez mais o hino por que nós já temos o orgulho de ser Tarauacáense e queremos sentir essa alegria a cada vez mais. A Prefeitura de Tarauacá e Câmara de Vereadores todos juntos vamos popularizar a letra deste hino em todos os centos Educacionais do Município. As Escolas vão ensinar as crianças para que desde pequenas elas já possam sentir o orgulho de ser Tarauacáense. Uma das nossas prerrogativas e levantar a nossa Bandeira e honra a cada vez mais o nosso Município”. Afirma o Prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno.

Escrito por Carlos Santos
Da RRCTV

sábado, 6 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: ÔNIBUS LILÁS CHEGA AO MUNICÍPIO E FARÁ ATENDIMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, DURANTE O FINAL DE SEMANA


Neste sábado (06), o serviço atende às mulheres, em frente à Prefeitura de Tarauacá. No domingo (07) será a vez das mulheres do bairro da Praia, em frente ao Posto de Saúde Maria da Luz.

Tarauacá recebe, hoje, sábado (06) e domingo (07), a ação itinerante da Campanha de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, da Prefeitura de Tarauacá e do Governo do Estado, feito por meio de um ônibus. No sábado, 06 as mulheres em situação de violência do Triângulo, Corcovado, Centro, Copacabana, Bairro Novo, Ipepaconha, Conquista, Cohab, contarão com orientação psicológica e de assistência social. Já no domingo, 07 será a vez das mulheres do bairro Senador Pompeu/ Praia. O atendimento vai das 9 às 17h.

De acordo com Yonara Machado, coordenadora de políticas para Mulheres da Prefeitura de Tarauacá, a ação é de “atendimento à população feminina que está em situação de violência e que precisa de orientações". Além disso, é feito um trabalho de conscientização a respeito da criminalização do machismo e os mecanismos garantidos pela Lei Maria da Penha, no sentido de punição aos agressores de mulheres.

O ônibus utilizado para o atendimento às mulheres que residem no interior é equipado com duas salas de atendimento individual, computadores com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais – para digitalização de documentos e fotocópias -, geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiro. Além disso, possui instalações para a acessibilidade de pessoas com deficiência.

SEGUE ABAIXO OS SERVIÇOS OFERECIDOS:
- ATENDIMENTO/ACOLHIMENTO, ORIENTAÇÕES DIVERSAS (ASSISTENTE SOCIAL/SEPMULHERES, PSICÓLOGAS/CREAS)
- TESTE RÁPIDO DE HIV, SÍFILIS, HEPATITE B E C (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE)
- CADASTRO DO BOLSA FAMÍLIA (SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
- PANFLETAGEM E CONVERSAS COM A POPULAÇÃO SOBRE OS HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – CAMPANHA DO LAÇO BRANCO (REDE ACREANA DE MULHERES E HOMENS)
- RODA DE CONVERSAS SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A VIDA DAS MULHERES E A LEI MARIA DA PENHA (SEPMULHERES)
- RODA DE CONVERSAS SOBRE “HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MUILHER” (REDE ACREANA DE MULHERES E HOMENS)
- APRESENTAÇÃO DE DANÇA PELO GRUPO “GUARDIÕES DO TALENTO RURAIS” (SECRETARIA DE CULTURA)
- CONSELHO TUTELAR
- RODA DE CONVERSA SOBRE SAÚDE DA MULHER E O PLANEJAMENTO FAMILIAR
- INFORMAÇÕES SOBRE GUARDA DOS FILHOS, PENSÃO ALIMENTÍCIA – ASSESSORIA JURÍDICA DA PREFEITURA
-PRESENÇA DA COORDENAÇÃO DO EJA, PARA DIVULGAÇÃO DAS MATRÍCULAS QUE ESTÃO ABERTAS PARA O PÚBLICO.

Publicado pela Assecom Tarauaca

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: MEUS PROJETOS PARA A POPULAÇÃO E MEUS PEDIDOS DE INFORMAÇÕES AO GOVERNO MUNICIPAL

Vereadora Janaina Furtado - PDS
Posso afirmar que essa foi uma semana bastante positiva e produtiva na câmara de vereadores de nossa cidade. Cada vereador, do seu modo, tentando contribuir com a vida da população. Discursos, proposições e votação de projetos foram os pontos principais da pauta do parlamento.

De minha autoria, tive a felicidade de ver publicada no Diário Oficial do Estado a Lei que oficializa O Hino do Município. 

Na quarta feira foram aprovados pelos vereadores mais dois projetos para o município. O PROJETO DE LEI Nº 022/2014 - que cria o Fundo Municipal do Idoso e LEI Nº 836/14 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2014, que Dispõe sobre o funcionamento dos equipamentos de som automotivos no âmbito do município de Tarauacá e dá outras providências.

Aproveitei a semana para pedir algumas informações que considero importantes para que se possa fiscalizar melhor a aplicação dos recursos do povo de Tarauacá.

Através do REQUERIMENTO Nº 032/2014, solicitei que a Prefeitura de Tarauacá encaminhe a nossa Casa Legislativa, a listagem completa dos imóveis alugados com as seguintes informações: números dos contratos; prazos de vigência dos contratos; endereços dos imóveis locados; nomes dos proprietários dos imóveis; valores dos contratos de locação e objetivos para os quais os imóveis foram locados. Na oportunidade relacione relação de todos os prédios públicos. 

Apresentei também um REQUERIMENTO Nº 033/2014, que solicita que a Prefeitura encaminhe a listagem completa dos veículos alugados, incluindo carros pipas com as seguintes informações: Copia dos contratos e objetivos para os quais os veículos foram locados. E ainda disponibilize a relação dos veículos oficiais do município.

Agradeço aos colegas vereadores pela aprovação das minhas proposições. Todos os méritos são do poder legislativo.

JANAINA FURTADO

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: NO DEBATE SOBRE A CRISE DO ABASTECIMENTO DE CARNE NO MUNICÍPIO

Reunião no gabinete do prefeito
Na tarde desta quarta feira, 3 de dezembro, participei de uma reunião no gabinete do prefeito com a participação dos proprietários de açougues, juntamente com representantes do IDAF, Cooperativa dos Criadores, Câmara e Prefeitura, para discutirmos o preço e o abastecimento de carne no município.


Reunião na Câmara (foto: assessoria câmara)
Pela manhã, os açougueiros estiveram na câmara reunidos com nós vereadores  para reclamarem do aumento indiscriminado do preço praticado pela cooperativa. Segundo eles, a cooperativa está aumentando o preço da carne e dos serviços indiscriminadamente, além de ficar com quase todo o lucro do gado abatido no matadouro pertencente à mesma. Esse aumento de preço é prejudicial, já que tem que ser repassado à população e quem fica com a culpa são os açougueiros, disse um açougueiro.

Os açougueiros deixaram vários alertas caso o problema deles não seja resolvido. 

O primeiro é que eles ameaçam boicotar o mercado local e comprar carde de Feijó ou Sena Madureira. E, o segundo é realizar um protesto mais radical fechando todos os açougues do município para forçar a queda dos preços. Os açougueiros disseram também que vão criar uma associação do setor.

Na prefeitura foi realizado um longo debate, porém sem se chegar a um acordo. Ficou pactuado uma nova reunião na presença de todos os criadores, vereadores, prefeitura e açougueiros. O setor quer que o preço do kilo do boi seja mantido em 7 reais e haja diminuição nos custos dos serviços oferecidos pelo Matadouro Boi Verde de propriedade da Cooperativa dos Criadores - Coopapec. (com informação do blog da câmara).

JANAINA FURTADO

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: AGORA É OFICIAL - PREFEITO MANDA PUBLICAR NO DIÁRIO OFICIAL A LEI DE MINHA AUTORIA, QUE INSTITUI O HINO DO MUNICÍPIO

Vereadora Janaina Furtado
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, mandou publicar no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 02 de dezembro, a Lei 830, de minha autoria, que institui o Hino Oficial de Tarauacá.

O ensino do canto e da interpretação do hino será obrigatório em todas as instituições de ensino publicas e privadas e ainda em cerimônias oficiais do município. 

Tarauacá é uma cidade centenária e o hino do município, um de seus principais símbolos, ainda não era oficializado.

Proposta foi apresentada na câmara ainda em agosto
Na sessão do dia 27 de agosto de 2014, tive a honra de apresentar o Projeto de Lei que Institui o Hino Oficial de Tarauacá como Símbolo do Município, ao lado da Bandeira e do Brasão Municipal. 

Na sessão do dia 23 de setembro de 2014, os meus colegas vereadores de Tarauacá votaram pela aprovação do projeto, que seguiu para ser sancionado pelo prefeito Rodrigo Damasceno.

No dia 02 de dezembro de 2014, agora já como Lei, o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, mandou publicar no Diário Oficial do Estado.

Jânio Melo e Rogério Craveiro - autores do hino
OS AUTORES: O Hino Oficial do Município de Tarauacá tem como compositores de sua letra e música, os professores Rogério Lopes Craveiro e Francisco Jânio Melo da Siva.

O PROJETO: Pelo projeto, será obrigatório o ensino do canto e da interpretação do hino em todos os centros e estabelecimentos educacionais, públicos ou particulares, de ensino infantil, fundamental e médio, no município de Tarauacá e será executado facultativamente nas cerimônias oficiais do município, em cerimônias escolares, esportivas e culturais, cerimônias e ocasiões festivas promovidas por entidades particulares, cerimônias civis, militares ou religiosas a que se associe sentido patriótico ao município de Tarauacá ou exprima regozijo público.

AGRADECIMENTOS: Meus agradecimentos aos autores, Rogério Craveiro e Jânio Melo  que gentilmente cederam a letra para que constasse no projeto, aos colegas vereadores que aprovaram por unanimidade e ao Prefeito Rodrigo Damasceno por promulgar a lei e publicar no Diário Oficial do Estado do Acre.

LEI N° 830/2014 DE 23 DE SETEMBRO DE 2014.
ESTADO DO ACRE
MUNICIPIO DE TARAUACA
LEI N° 830/2014 DE 23 DE SETEMBRO DE 2014. ‘INSTITUI O HINO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS ’’

O PREFEITO MUNICIPAL DE TARAUACÁ, Estado do Acre, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 60, inciso V da Lei Orgânica do Município; Faz saber ao povo de Tarauacá, que o Poder Legislativo Municipal aprova e ELE sanciona a seguinte lei:

Art. 1º- Fica oficialmente instituído o Hino Oficial de Tarauacá como Símbolo do Município, com letra e música dos professores Francisco Jânio Melo da Silva e Rogerio Lopes Craveiro, conforme anexo desta Lei.

Art. 2º - O Hino Oficial do Município de Tarauacá instituído pelo artigo anterior fará parte integrante da cultura da cidade e será executado em todas as ocasiões cívicas comemoradas no território municipal.

Art. 3º- Fica sendo obrigatório que as instituições de ensino do município públicas ou particulares, de ensino infantil, fundamental e médio, no município de Tarauacá incluam a aprendizagem do hino para os alunos, para com isso, ensinar-lhes a cidadania.

Art. 4º- O Hino Oficial do Município de Tarauacá será executado obrigatoriamente: 
I- Nas cerimônias oficiais do município;
II- Nas cerimônias em unidades escolares;

Art. 5º- O Hino Oficial do Município de Tarauacá será executado facultativamente: 
I- Nas cerimônias esportivas e culturais;
II- Nas cerimônias e ocasiões festivas promovidas por entidades particulares; 
III- Em cerimônias civis, militares ou religiosas a que se associe sentido patriótico ao município de Tarauacá ou exprima regozijo público.

Parágrafo 1º- A execução será instrumental ou vocal de acordo com o cerimonial previsto em cada caso.

Parágrafo 2º- Durante a execução do Hino Oficial do Município de Tarauacá, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio.

Art. 6º- Deverá na sede do Poder Executivo e Legislativo, bem como em todas as Secretarias ter um exemplar padrão de uma gravação digitalizada em Compact Disc (CD) ou em mídia digital, acompanhada da respectiva Letra e Partitura Musical do Hino Oficial do Município de Tarauacá, afim de servir de modelo obrigatório para a respectiva feitura, cópia ou reprodução, constituindo-se instrumento de confronto para a aprovação de exemplares destinados ao público.

Art. 7º- Os exemplares reproduzidos do Hino Oficial do Município de Tarauacá não podem ser postos à venda, nem distribuídos gratuitamente sem que tragam impresso na capa do CD e no corpo do material impresso reproduzido, o nome de seus autores, bem como a Lei Municipal que a instituiu.

Art. 8º- Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação revogada as disposições em contrário.

Tarauacá-Acre, 23 de Setembro de 2014, 126º da República, 112º do Tratado de Petrópolis, 53º do Estado do Acre e 101º do Município de Tarauacá.

RODRIGO DAMASCENO CATÃO
Prefeito de Tarauacá

LETRA DO HINO: 
Letra: Francisco Jânio Melo da Silva e Rogério Lopes Craveiro
Música: Rogério Lopes Craveiro 

"O anseio de uma nova terra
Fez nascer teu povo varonil
Ao surgir no encontro dessas águas
Eis mais um recanto do Brasil

As águas do rio das tronqueiras
Irrigam o solo fertil deste lar
A fauna, a flora e esta gente
Belezas do vale Juruá 

Tarauacá teus ideais
Com passos firmes iremos conquistar 

Oh! cidade florida de sonhos
Do passado de lutas e glórias
Teu futuro reluz a esperança
De almejar confiantes a vitória 

O sangue cabloco e nordestino
De um povo hospitaleiro e gentil
O brilho da estrela altaneira
Em tua Bandeira refletiu 

Tarauacá teus ideais
Com passos firmes iremos conquistar 

A semente de tuas origens
Fez brotar a fé no coração
Dádiva singela tão presente
Que enaltece o ser de emoção 

O canto que ecoa na floresta
Dos filhos da Amazônia a clamar
Que a faz fortaleza dessa selva
Reine nas entranhas do lugar 

Tarauacá teus ideais
Com passos firmes iremos conquistar"

JANAINA FURTADO

JANAINA FURTADO VEREADORA: AJUDA PARA AS MULHERES DE TARAUACÁ

Reunião na Casa de Nazaré
A Rede de Mulheres Tarauacaense - Remut, na luta campanha para ajudar as mulheres que produzem sabão artesanal na casa de Nazaré participou de uma reunião com Deputado Federal Gladson Cameli, onde o mesmo se sensibilizou pela causa, comprometendo-se de viabilizar recursos através de emenda parlamentar, para a ampliação da mini fábrica de sabão existente na casa de Nazaré.

Como única vereadora eleita em Tarauacá e que participa do movimento de mulheres no município, estou formalizando o pedido em nome das nossas mulheres, através do meu gabinete.

JANAINA FURTADO 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

TARAUACÁ: ENTREVISTA AO JORNAL DA CIDADE NA KSBTV CANAL 5

Apresentador F. Salles e Janaina furtado
Na última sexta feira, 31 de novembro, fui entrevistada pelo F. Salles, apresentador do "Jornal da Cidade" da KSBTV, Canal 5, o novo canal de televisão de Tarauacá. 

Na conversa falei sobre os dois anos do meu primeiro mandato  como única mulher vereadora eleita no município.

Agradeço imensamente o convite, a oportunidade e parabenizo pela implantação de mais esse canal de comunicação em nossa cidade.


O Jornal da Cidade, com o apresentador F. Salles, vai ao ar de segunda a sexta feira, ao vivo, pelo canal 5, TV local, sempre as 19:40h, com informações sobre os acontecimentos da cidade e também um bloco de entrevistas.

JANAINA FURTADO