Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: VOU PROPOR MUDANÇA NA LEI MUNICIPAL QUE OBRIGA MORADORES DA ZONA RURAL PAGAREM TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Em visita aos Consumidores da Zona Rural

O Programa Luz Pra Todos é, de fato, uma grande revolução na vida das comunidades rurais de nosso município. Sem dúvida, a energia elétrica mudou a vida dessas pessoas pra melhor. Mesmo assim alguns problemas se apresentam e que precisam da nossa ajuda para que sejam resolvidos. 

Mesmo assim, os "novos consumidores" apresentam algumas reclamações. Fui visitar alguns moradores da zona rural e constatei que há dois problemas a serem discutidos pelas autoridades e que precisam de resolução.

Primeiro: A cobrança da taxa mensal de energia não é regular. O pessoal responsável pela leitura não passa todos os meses e os talões são entregues, geralmente acumulados. Povo reclama muito disso.

Segundo: A Lei Municipal Nº 637/2007, que "institui no município a contribuição para custeio da iluminação pública"O serviço, de acordo com a Lei, compreende o consumo de energia elétrica destinado à iluminação de vias, logradouros e demais bens de uso público, como instalação, manutenção, melhoramento e expansão da rede de iluminação. 

Adicionar legenda
O problema é que a Lei obriga todos os consumidores residentes ou estabelecidos no território do município, cadastrados junto a concessionária distribuidora, sejam obrigados a pagar a taxa de iluminação pública, independentemente de residirem na cidade na zona rural. Com exceção claro daqueles em que o consumo é muito baixo.

Quem tem baixo consumo é isento da taxa
Vou propor na câmara a mudança na Lei para que os habitantes residentes na zona rural que não recebem esse serviço de iluminação pública, sejam isentos de pagarem a taxa. Não é justo que essas comunidades rurais beneficiadas com o programa Luz Pra Todos, paguem por um serviço que não recebem.

JANAINA FURTADO


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

JANAÍNA FURTADO VEREADORA : MAIS CURSO SUPERIOR PARA OS PROFESSORES DE TARAUACÁ

Janaina Furtado e Professora Socorro Neri
Na última sexta feira, 24 de outubro, tive a honra de participar de um encontro com a presença da Professora Doutora Socorro Neri, representando a Universidade Federal do Acre - UFAC, autoridades locais e professores de Tarauacá que ainda não tiveram a oportunidade de ingressar numa faculdade.

No início do próximo ano esses professores ingressarão como alunos alunos do curso Pedagogia através do Parfor - Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, oferecido pela UFAC em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O PARFOR - O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do PDE - Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação – que estabeleceu no país um novo regime de colaboração da União com os estados e municípios, respeitando a de autonomia dos entes federados. 

É destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade.

Desde o início de 2014 que essa luta vem acontecendo aqui em Tarauacá e agora a UFAC a nuncia a data do início do curso, para 05 de janeiro de 2015,com a participação de 06 turmas garantindo a formação de  227 alunos. Pedagogia será o curso ofertado. 

Professora Socorro Neri
Em sua explanação a Professora Socorro Neri fez questão de dizer que a UFAC no seu planejamento deve nos próximos anos se instalar de vez em Tarauacá com a construção do Campus da Instituição. Estive aqui num dos momentos mais felizes da minha vida quando a população se organizou, foi às ruas bravamente para pedir cursos de nível superior em nossa cidade e a instalação da universidade de forma permanente. Aquele Movimento organizado pelo Sinteac com a participação maciça das escolas, foi histórico", disse Socorro.

Secretário Francisco e Vereadora Janaina 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

JANAÍNA FURTADO VEREADORA: CAMPANHA OUTUBRO ROSA NO POSTO DO MEU BAIRRO

Passei algumas horas no Posto de Saúde 24 de Abril que atende meu Bairro da Cohab.
Coordenado pela amiga Camila Figueiredo e sua equipe de profissionais, que atenderam várias mulheres no dia de hoje através da Campanha Outubro Rosa.
Tudo começou com um delicioso café da manhã, palestras e atendimentos médicos.

JANAÍNA FURTADO

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: REUNIÃO COM A DIRETORIA DO SINTEAC

Reunião com a diretoria do Sinteac
Na terça feira (21), fui convidada juntamento com os colegas vereadores, pelo Presidente Eurico Paz, para participar de uma reunião com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação-Sinteac. No encontro, o sindicato apresentou os resultados das negociações com a prefeitura referente as leis de Reformulação do PCCS e  de Gestão, que tratam da organização dos trabalhadores e da rede municipal de educação. O que avançou e o que ainda não avançou foi a pauda do debate.. 

Janaina Furtado
Manifestei aos presentes meu apoio incondicional às decisões da categoria. Contem comigo nas votações da câmara para fazermos as mudanças nas leis de acordo com os anseios da dos trabalhadores em educação.

JANAINA FURTADO 

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: OUTUBRO ROSA NO PARLAMENTO

Janaina Furtado
Na sessão desta terça feira, 21 de outubro, aproveitei o meu tempo para falar e convidar os colegas veradore para ingressarem na Campanha Outubro Rosa. 

Janaína Furtado e a repórter Edilene Silva
Depois do segundo turno da eleição espero que o parlamento volte à sua normalidade. 

As sessões estão acontecendo com pouca participação dos colegas e do publico, por conta do envolvimento da maioria dos vereadores na campanha eleitoral.

JANAINA FURTADO

terça-feira, 21 de outubro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO - CAMPANHA "OUTUBRO ROSA"

Na Escola de Ensino Medio Djalma Batista

Estamos na campanha Outubro Rosa em alerta aos problemas de saúde que afetam nossas mulheres, especialmente o câncer de mama. 

Ontem, eu, as mulheres do movimento e o enfermeiro Karife Eleamem, fomos à escola de Ensino Médio fazer uma panfletagem e conversar com a comunidade escolar.

Fomos bem recebidos por todos.

JANAINA FURTADO


domingo, 19 de outubro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: REMUT NA DEFESA DAS MULHERES DE TARAUACÁ

Com as mulheres da REMUT
Nessa vida de participação como parlamentar na luta política do meu município, admito que tem uma lacuna na minha formação intelectual, que ainda não foi preenchida. 

O fato de não ter tido oportunidade de atuar ativamente no movimento social organizado. Acho que a luta popular é uma escola de formação inigualável. Vejo isso em outras pessoas que admiro.


Mas, ainda sou nova e nunca é tarde pra gente se inserir nas lutas do dia a dia. Assim me integro a Rede de Mulheres de Tarauacá REMUT, uma entidade plural e que luta em defesa dos direitos das mulheres daqui, que está se reorganizando e reformulando sua forma de atuação.



Neste sábado (18/10) à noite, participei de um encontro com as mulheres que coordenam a entidade. Lá discutimos a luta das nossas mulheres e algumas ações que serão realizadas por todas nós em defesa da nossa vida.

Yonara Machado, Janaina e Socorro Nery
A professora Socorro Neri é a nossa representante maior e tem minha admiração.

JANAINA FURTADO

sábado, 18 de outubro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: OBRA DE RECUPERAÇÃO NA PONTE SOBRE O RIO TARAUACÁ

Visita às obras de recuperação da ponte
Essa semana aproveitei para fazer uma visita e verificar pessoalmente o andamento dos serviços de recuperação da parte da Ponte sobre o Rio Tarauacá, afetada pela forte erosão causada pelas enchentes dos rio, durante o inverno

14 homens trabalhando
Lá encontrei 14 homens trabalhando pela empresa JC Engenharia, sendo um tratorista que é servidor do DERACRE, sob a responsabilidade do Senhor José Carlos Paz. 

Paredões de pedras serão construídos
Estão sendo colocadas estacas, paredões e pedras, como serviços iniciais, durante os próximos três meses. Uma barreira sendo construída para evitar que que a força das águas não afetem a estrutura da ponte.

Obra de três milhões de reais
A obra, que está apenas começando, de acordo com a gerência do DERACRE em entrevista ou ao jornal da RRCTV (VEJA AQUI), está estimada em três milhões de reais.


JANAINA FURTADO

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

JANAÍNA FURTADO VEREADORA: COM A TURMA DO SOM AUTOMOTIVO

Vereadora Janaina Furtado com a turma do som automotivo
Recentemente fui procurada por alguns proprietários de "carros de som automotivos", veículos equipados com estruturas de som em que seus donos investem um bom dinheiro. 

O problema é que aqui em Tarauacá não há espaços, nem horários destinados a esses amandes do som automotivo. 

Geralmente esses proprietários são tratados como contraventores e seus veículos são sempre apreendidos, multados e o equipamento de som confiscado.

Estou tratando desse assunto com todos eles e com as autoridades. 

Em breve apresentarei uma Lei na Câmara Municipal para regulamentar essa situação.

JANAINA FURTADO

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: FAMÍLIAS RECLAMAM DAS DIFICULDADES DE SAÍREM DE SUAS RESIDÊNCIAS NO BAIRRO DA PRAIA

No Bairro da Praia - Campo Luiz Madeiro
Moradores de uma das regiões do imenso Bairro da Praia, mais precisamente o chamado Campo do Luis Madeiro, me convidaram para uma visita, onde eu iria verificar pessoalmente um problema que afeta cerca de 50 famílias. 

Moradores com dificuldade de locomoção
O morador Gilson Cavalcante, 26 anos, servidor da Control, me acompanhou e mostrou que essas famílias estão com dificuldades de saírem de suas residências, pois, precisam andar em cima de trapiches improvisados e quando chove as dificuldades aumentam. Os que mais sofrem são idosos e as crianças. 

Trapiches improvisados
"Precisamos de ajuda para resolver esse problema. Pedimos que a vereadora interceda por nós junto à Secretaria de Obras" , disse o morador.

Moradores pedem ajuda


Faz-se necessário informar que já existe um acesso às famílias por uma rua não pavimentada. A grande preocupação dos moradores é que não a iluminação publica e no período da noite muitos jovens utilizam essa área para consumirem drogas, trazendo uma sensação de insegurança as famílias. Sem contar que já estamos no inverno o que dificulta a situação dos moradores. 

Estou encaminhando o problema para as autoridades municipais e espero uma solução.


JANAINA FURTADO

DIA DOS PROFESSORES


Papai, mamãe, eu e meu esposo somos professores. 

Neste dia especial, manifesto meu carinho por eles e por todos os professores e professoras de Tarauacá.

JANAINA FURTADO 

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: A LUTA DAS MULHERES TARAUACAENSES.

Vereadora Janaina Furtado

Como única representante das mulheres na Câmara de Vereadores sei que minhas responsabilidades são grandes pra honrar essa função. 


A luta das mulheres de Tarauacá pela sobrevivência, enfrentando as adversidades que se apresentam no cotidiano, exige mais organização e unidade.


Nosso movimento de mulheres precisa se unificar e nossas amigas dirigentes se conscientizarem que essa luta está acima das agremiações políticas e dos interesses dos grupos organizados. Logicamente que ninguém pensa da mesma maneira. Essas diferenças devem ser a causa principal da nossa unidade.


Combater a violência e todas as injustiças contra nossas mulheres, numa cidade pequena como a nossa é um desafio coletivo. Nossas bandeiras de lutas precisam ser definidas com mais objetividade e clareza. Os poderes públicos precisam saber que a luta das mulheres é pelo bem da sociedade. Não lutamos contra os homens.

JANAINA FURTADO.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: NO BAIRRO DE COPACABANA

Acesso ao hospital não será mais bloqueado
Depois de inúmeras reclamações da comunidade do Bairro de Copacabana e também dos profissionais de saúde que prestam serviço no Hospital Dr. Sansão Gomes, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores no dia de ontem, quarta feira, 8 de outubro, convidei os vereadores presentes, João Moreira, Manoel Monteiro, José Sidenir e Narço Kaxinawá, o Senhor Raquel da Associação de Moradores do Bairro, para que fossemos até o Bairro de Copacabana conversar com os moradores, profissionais de saúde que prestam serviço no hospital local e também o representante da empresa MD CONSTRUÇÕES, sobre a obra de recuperação da Avenida Avelino Leal e o bloqueio do acesso ao hospital.

Avenida em Recuperação
A Avenida, que já está com grande parte asfaltada, está sendo toda recuperada pelo Governo do Estado através do Depasa.

Engenheiro Emanuel da MD CONSTRUÇÕES
Conversamos com Sr. Emanoel Carvalho, engenheiro civil da empresa e ele nos disse que em dias de chuva o trecho presando em frente ao hospital, só será liberado para os moradores e a ambulância deverá ter acesso pela rotatória da Estaca Zero. 

Avenida Avelino Leal sendo recuperada pelo Governo do Estado
A empresa deixará uma máquina no trecho, para fazer sempre a raspagem da rua e garantir que a ambulância trafegue tranquilamente nesses dias. Emanuel nos disse ainda que uma das dificuldades da empresa é que o asfalto esta vindo de Cruzeiro e em dias de chuva lá a usina atrasa os trabalhos. 

Grande parte da Avenida já recebeu asfalto
A previsão para o termino da obra é até o final de outubro.

Vereadora Janaina conversando com a comunidade
Falei com o representante do Depasa Tadeu Moreira e ele nos disse que as famílias que estão sem água do Depasa, serão abastecidas com caminhão pipa.

JANAINA FURTADO