Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

domingo, 31 de agosto de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: UM ENCONTRO COM A EX-VEREADORA EUZA PRADO

Carlos Prado, Dona Euza e Janaina 
Nesses dias em Tarauacá, encontrei a ex-vereadora Dona Euza Prado juntamente com seu esposo Seu Carlos Prado. Dona Euza foi vereadora no nosso município por um período de 16 anos (4 mandatos).  

Ex-vereadora Euza Prado e atual vereadora Janaína Furtado
Quando foi vereadora pela primeira vez os parlamentares ainda não recebiam salários e trabalhavam, segundo ela, somente para servir ao povo. Conversamos bastante e ela contou algumas histórias do seu tempo, elogiou meu mandato e me incentivou a segui com dignidade, que o povo reconhece. 

Obrigado Dona Euza.

JANAÍNA FURTADO

sábado, 30 de agosto de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: COM AS MULHERES DO MOVIMENTO NA CAMPANHA "EU LIGO 180"

Janaina Furtado com as mulheres do movimento
Viver sem Violência é um Direito de Todas Nós, então  "Eu Ligo 180". Esse é o tema da campanha que será lançada em Tarauacá no próximo dia 7 de setembro, pelo movimento de mulheres do município, sob a coordenação da direção da Rede de Mulheres Tarauacaenses - REMUT, Coordenação Municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres e demais entidades. 


Com Yonara machado e Socorro Nery
O Ministério das Cidades e Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, lançaram a campanha “Eu ligo 180”. A ação teve início no último domingo (25) com comerciais de 30 e 60 segundos na televisão, em spots para rádios, anúncios para mídia impressa e mobiliário urbano. As peças foram desenvolvidas pela agência Agnelo Comunicação.

Com Rosa Nery - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
“A frase eu ligo 180 foi criação da Staff. Partindo deste princípio desenvolvemos toda a campanha. A experiência que possuímos por conta dos diversos trabalhos realizados para a OAB também foi importante e contribuiu significativamente na produção de toda a ação”, revelou o diretor de criação da campanha, Agnelo Pacheco.

Com Élica Oliveira - JPT/Coordenação de Juventude PMT
A campanha visa conscientizar as pessoas sobre a importância de denunciarem casos de assédio no trabalho, abuso, exploração sexual ou tráfico de mulheres, incentivando a realização de denúncias através da central telefônica, disponível 24 horas por dia, onde a vítima pode receber o apoio, informação e encaminhamento necessário para a solução nos crimes do gênero. A ligação é gratuita, não sendo obrigatória a identificação do denunciante. 
Com Claudione Souza - UJS/UTM
“A Central de atendimento é o melhor instrumento de enfrentamento à violência contra as mulheres, seja para buscar orientações de atendimento ou para efetuar uma denúncia, atitude sem a qual o fluxo da justiça não acontece. Ligue 180 e use sua voz para fazer justiça”, finaliza Agnelo Pachec.

JANAINA FURTADO

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: EM 15 DIAS, UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DA ESCOLA RILZA DANIEL.

Francisco, Manoel Monteiro, Elmira, Rodrigo e Janaina
O problema da rede de energia da Escola  Municipal Rilza Daniel deve ser resolvido em 15 dias. Foi o que garantiu o Prefeito Rodrigo Damasceno numa reunião com a direção da escola.

Reunião
Fui até a escola, me certifiquei do problema, (veja AQUI) falei com o Secretário de Educação e com o prefeito, levei o problema para a câmara ao conhecimento dos meus colegas vereadores, marcamos uma nova reunião na escola e o prefeito anunciou a resolução do problema.

Reunião na câmara com o secretário de educação
Assim cumpro meu mandato de vereadora, buscando me relacionar de forma respeitosa com o poder executivo, priorizando o diálogo e levando as reivindicações da população.

JANAINA FURTADO

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: O HINO DE TARAUACÁ

Janaina Furtado
Na sessão dessa quarta feira (27/08), tive a honra de apresentar o PROJETO DE LEI Nº 015/2014, que institui o Hino Oficial do município de Tarauacá como Símbolo do Município, ao lado da Bandeira e do Brasão Municipal.


O Hino Oficial do Município de Tarauacá foi composto pelos professores Francisco Jânio Melo da Silva e Rogério Lopes Craveiro.

Pelo projeto será obrigatório o ensino do canto e da interpretação do hino em todos os centros e estabelecimentos educacionais, públicos ou particulares, de ensino infantil, fundamental e médio, no município de Tarauacá e será executado facultativamente nas cerimônias oficiais do município; em cerimônias escolares, esportivas e culturais, cerimônias e ocasiões festivas promovidas por entidades particulares, cerimônias civis, militares ou religiosas a que se associe sentido patriótico ao município de Tarauacá ou exprima regozijo público. 

JANAINA FURTADO

ESSA É A LETRA DO HINO
Letra: Francisco Jânio Melo da Silva e Rogério Lopes Craveiro
Música: Rogério Lopes Craveiro 

O anseio de uma nova terra
Fez nascer teu povo varonil
Ao surgir no encontro dessas águas
Eis mais um recanto do Brasil

As águas do rio das tronqueiras
Irrigam o solo fertil deste lar
A fauna, a flora e esta gente
Belezas do vale Juruá 

Tarauacá teus ideais
Com passos firmes iremos conquistar 

Oh! cidade florida de sonhos
Do passado de lutas e glórias
Teu futuro reluz a esperança
De almejar confiantes a vitória 

O sangue cabloco e nordestino
De um povo hospitaleiro e gentil
O brilho da estrela altaneira
Em tua Bandeira refletiu 

Tarauacá teus ideais
Com passos firmes iremos conquistar 

A semente de tuas origens
Fez brotar a fé no coração
Dádiva singela tão presente
Que enaltece o ser de emoção 

O canto que ecoa na floresta
Dos filhos da Amazônia a clamar
Que a faz fortaleza dessa selva
Reine nas entranhas do lugar 

Tarauacá teus ideais
Com passos firmes iremos conquistar








quarta-feira, 27 de agosto de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: VISITA À ESCOLA RILZA DANIEL E OS PROBLEMAS APRESENTADOS PELA COMUNIDADE ESCOLAR.

Visita à Escola Rilza Daniel
Estive ontem visitando mais uma vez a Escola Municipal Rilza Daniel, acompanhada do Presidente do Sinteac Professor Eurico Paz. 

Crianças sofrem com o calor
A escola, localizada no Bairro da Praia, atende 1.200 (um mil e duzentas) crianças de pré-escola ao 5º ano.

Com a diretora Elmira Daniel
Fomos conversar com a Diretora, Professora Elmira Daniel, sobre as condições de instalação de 18 aparelhos de ar condicionado conseguidos pela escola há mais de um ano, através de um programa do Governo Federal. Conversamos também sobre outros assuntos. 

Alunos do pré ao 5º ano
Estamos na época do verão e o calor é insuportável. Nas escolas em que suas salas não são climatizadas, profissionais da educação e estudantes são os que mais sofrem. 

18 aparelhos de ar condicionados não funcional
Um grande problema foi detectado na Escola Rilza Daniel. Os aparelhos de ar condicionado foram instalados, porém a rede elétrica da escola não comporta e os aparelhos não funcionam. Em outubro de 2013, estive na escola para tratar desse problema e achava que já tinha sido resolvido. Veja AQUI

Nas salas de aula o calor é insuportável
Entramos em várias salas de aula e verificamos que as condições em que as crianças estão estudando são as mais adversas possíveis devido ao intenso calor.

Documento da Eletroacre
Em documento, a Eletroacre, condenou a instalação elétrica, informou a escola e alertou para os riscos decorrentes das condições da rede atual.

De acordo com um profissional da eletroacre, a rede elétrica da escola precisa ser trocada e construída uma sub-estação, para que as coisas funcionem. Isso é responsabilidade da prefeitura.

Com Secretário de Educação Professor Francisco Souza
Ao sair da escola fui procurar o Secretário de Educação para informá-lo do grave problema por que passa a comunidade escolar. Conversei também com o prefeito.  Os dois afirmaram que vão tomar as providências necessárias para resolver de vez o problema.

Espero que tudo se resolva, pois o caso é sério, coloca a vida da comunidade escolar em risco. Segundo a diretora Elmira já aconteceram dois princípios de incêndios na escola. Outro problema é que as lâmpadas da escola queimam diariamente devido ao problema da rede.

Espero ter contribuindo com a comunidade escolar com essa ação do meu mantado. 

JANAINA FURTADO

terça-feira, 26 de agosto de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: CONVERSANDO COM O POVO

Visita à Dona Tereza Sabóia - funcionaria aposentada da Câmara de Vereadores
Conversar com as pessoas e ouvir suas histórias, lamentações e seus sonhos é maravilhoso. 
Vacinadores da Secretaria de Saúde - Campanha contra a raiva
Um mandato só se torna representativo e verdadeiramente instrumento de luta da comunidade quando é desenvolvido sem muita politicagem e interesses pessoais. 

Membros da Quadrilha Matutos Pelo Avesso
É dessa forma que penso e que tento exercer minha honrosa função de vereadora do meu município.

JANAINA FURTADO


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: EM RIO BRANCO

No Tribunal de Contas do Estado - TCE
Estive em Rio Branco na semana passada e cumpri duas agendas que considero importantes. 


Primeiro, fui ao Tribunal de Contas do Estado do Acre - TCE, para fazer uma consulta e me certificar da situação da câmara de nossa cidade, frente ao que orienta o Tribunal. Em reunião com os vereadores, apresentarei o relatório e as orientações.


Joelda Pais e Janaina Furtado
Visitei também a SEPMULHEES - Secretaria de Politicas Públicas Para as Mulheres do Acre, para conversar com as suas representantes sobre a luta e o apoio do Governo do Estado para as mulheres de Tarauacá. 

Mamógrafo para a Regional Tarauacá-Envira-Jordão
Tratamos, entre outros assuntos, dos casos de violência contra as mulheres e solicitei da secretaria o apoio na minha luta para implantação de um Mamógrafo em Tarauacá, que irá atender também as mulheres de Feijó e Jordão. Elas gostaram da ideia e solicitaram que eu formalizasse o pedido.

Unidade Móvel da Sep Mulheres estará em Tarauacá
Fui informada e convidada para participar de uma atividade que será promovida pela SEPMULHERES em Tarauacá no próximo mês de setembro, com a vinda de uma unidade móvel (ônibus), onde as mulheres terão atendimento nas áreas de assistência social, psicológica, jurídica e ações lúdicas e culturais para abordar o tema da violência, que ainda faz parte da vida de muitas brasileiras. Além disso, ações para coibir e prevenir agressões também serão realizadas.

JANAINA FURTADO 

domingo, 24 de agosto de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: VAMOS PRA REDE DE MULHERES TARAUACAENSE

Socorro Neri - Presidente da REMUT
A REMUT é a Rede de Mulheres Tarauacaenses, fundada em maio de 2000, para fortalecer as lutas das mulheres do nosso município em defesa de seus direitos. 

Recentemente, tivemos a reeleição da Professora Socorro Neri para continuar dirigindo a entidade nos próximos dois anos. 

Quero aqui me colocar a disposição da REMUT para a gente discutir o meu mandato como mais um instrumento  dessa luta.

JANAINA FURTADO

sábado, 23 de agosto de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: LUCIANA MACHADO


Manifesto aqui, minhas condolências aos familiares e amigos da estudante Luciana Machado, pela pela morte trágica e precoce dela e de seu bebê. 
Rogo a Deus que na sua imensurável bondade, possa confortar todos e todas.   

JANAINA FURTADO

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

JANAÍNA FURTADO VEREADORA: Advogado na Minha Casa


Meu amigo advogado dr. Oscar Soares é um jovem cheio de idéias boas que fazem com que o mesmo recebe toda a minha admiração. Ele vai desenvolver um novo projeto chamado "Advogado na Minha Casa"
No Facebook ele escreveu.

"Hoje comprei uma bike. No próximo sábado iniciarei o projeto o Advogado na minha casa. Tal projeto tem por fim colimado a aproximação do direito com as pessoas mais humildes da nossa cidade. Depois do sucesso de público do Dicas Oab, do Advogado e a Comunidade, levarei às pessoas mais humildes de Tarauacá uma boa conversa sobre o Direito. E tem novidade: cada casa que eu visitar irá receber uma senha e concorrerá à uma bicicleta no domingo de páscoa, lembrando que o critério para concorrer ao prêmio é ter, na casa visitada, ao menos um livro. A minha meta é percorrer todas as ruas do nosso município. Breve maiores informações no Programa o Advogado e a Comunidade que vai ao ar na nova era fm, quinta feira, 8 horas da manhã".

JANAINA FURTADO VEREADORA

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: INDICAÇÕES, PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E MOÇÕES DE APLAUSOS NA SESSÃO DE TERÇA FEIRA

Com o Secretário Lázaro e uma equipe da Funasa
Na sessão desta terça feira, 19 de agosto, aproveitei meu tempo para fazer várias proposições, entre Indicações, Pedidos de Providências e Moções de Aplausos, em reconhecimento ao trabalhos de pessoas e instituições que destinam parte se seu tempo para desenvolver ações em benefício de nossa população.

Antes da sessão recebemos uma equipe que da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretário Lázaro Almeida acompanhado de membros da Funasa. eles estão discutindo e trabalhando o importante Plano de Saneamento Básico Municipal.

Estudante Fernanda Abreu de Lima
Apresentei INDICAÇÃO Nº042 /2014, solicitando da prefeitura que a Praça da juventude de Tarauacá, que está em construção no Bairro Senador Pompeu, receba o nome da jovem estudante falecida Fernanda Abreu de LimaFernanda, 16 anos, tarauacaense, estudante da Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista, filha de Francivaldo da Silva Lima e Rosinéia Guilherme da Abreu Lima, que nos deixou recentemente, vitima de câncer, causando comoção em toda sociedade tarauacaense, por sua luta e determinação contra a doença, tornando - se um símbolo de resistência da juventude do município. Além da musica Fernanda era dedicada à cultura e ao esporte. 

Rua movimentada
Já a INDICAÇÃO Nº043 /2014 solicita que a Rua Generalíssimo Deodoro seja transformada em via de mão única, sentido Quintino Bocaíuva. É notório e de conhecimento de todos que a parceria Prefeitura por sua Coordenação de Trânsito e Governo do Estado através do DETRAN (Departamento de Trânsito do Acre), vem contribuindo para modernizar e melhorar o trânsito em nossa cidade. Devido ser uma via estreita, onde concentra muitos estabelecimentos comerciais e também ao grande fluxo de veículos que nela circulam diariamente, se faz necessário que ela seja transformada em via de mão única, prevenindo assim dos acidentes e de outros transtornos para a população. 

PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS:

Bandeira hasteada na Praça Beira Rio
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº. 039/2014Que seja providenciada no mais rápido possível, a substituição da bandeira que fica hasteada no mastro da Praça Beira Rio. Tal Pedido de Providência deve-se ao fato de que a bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo representativo do município. Não sendo apenas um pedaço de pano simples. Em seu conteúdo é representada toda a história do nosso povo,convicções, lutas e esperanças. 

A atual bandeira que está hasteada no mastro da Praça Beira Rio, localizada no porto do mercado público, encontra-se, rasgada e, portanto, além de envergonhar nossa população incorre em desrespeito a um dos símbolos oficiais do nosso povo. 

Bairro da Cohab - agosto de 2014.
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº040/2014 

Que seja providenciada no mais rápido um serviço de desobstrução da rede de esgoto do Bairro da COHAB. O Pedido de Providência deve-se ao fato de que a o sistema de esgotamento sanitário do referido bairro, é precário e o resultado disso é repetição de constantes alagamentos de partes do bairro após qualquer chuva, especialmente nas ruas José Higino, Final da Antônio Frota e Manoel Vieira da Cunha, causando transtornos à comunidade além de se tornar ambiente para transmissão de várias doenças. Além disso, temos valas à céu aberto onde a água decorrente do esgoto doméstico ou da chuva, nunca dá vazante. 


Com o Pastor Reginaldo Alves

MOÇÕES DE APLAUSOS 

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA - TV NOVO TEMPO - Moção de Aplausos que se aprovada, solicito envio ao Pastor Reginaldo Alves Feitosa Líder da Igreja Adventista do Sétimo Dia, desejando sucesso nesse empreendimento social, TV NOVO TEMPO, que vai ajudar nossa população com informações, entretenimento e difusão da palavra de Deus.

Flávio Santos - Kbym

RACHÃO 2014 - FLÁVIO SANTOS - Recentemente, começou no Ginásio Poliesportivo Ruinet Lima de Mattos, a Oitava Edição do Rachão, maior Campeonato de Futebol de Salão de nossa cidade. Esse campeonato reúne cerca de 500 atletas, tem duração de quase um semestre, movimenta a economia e promove integração entre os seus participantes. Projeto financiado pela Lei de Incentivo ao esporte e que só recebe aprovação repetidas vezes devido ao seu alcance social. 

Seu organizador é o Professor Flávio Santos, conhecido carinhosamente como Kbym. Kbym, além de professor e desportista, também é líder comunitário no Bairro da Praia. Por estas e outras razões apresento a presente Moção de Aplausos que, se aprovada,solicito envio ao Professor Flávio Santos - Kbym, desejando sucesso no campeonato e nos seus resultados.

JANAINA FURTADO