Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

segunda-feira, 30 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: A fábula do Rato

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali. 
Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. 
Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos: 
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!
A galinha disse: 
- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o porco e disse: 
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !
- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.
O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse: 
- O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não !
Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima. 
A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. 
No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. 
Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. 
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. 
Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. 
A mulher não melhorou e acabou morrendo. 
Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo. 
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: ALUNOS DA REDE MUNICIPAL AINDA FORA DO PROERD.

Janaina furtado e Hálida Valéria
Minha luta para que as crianças das escolas municipais sejam atendidos com programa PROERD não é de hoje. No parlamento tenho sido firme nesta cobrança. Sei a sua importância, por isso, gostaria que todos tivessem acesso. Não só os estudantes das escolas da rede estadual, mas, também, os estudantes das escolas da rede municipal. A prefeitura ainda não implantou o programa nas escolas minicipais e isso é lamentável.

Meu filho Neto, no Proerd
Estou realizada, meu filho está começando este programa fascinante. Durante algumas semanas ele receberá orientações valiosas, como o quanto as drogas podem tornar as pessoas, mais violentas e infelizes, o que é ruim para todos.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz. 

Meus agradecimentos a todos envolvidos. Em especial aos policiais militares, Abreu, Hálida Valeria e Orlando.

JANAINA FURTADO

quinta-feira, 26 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: SERVIDORES DA SAÚDE NÃO SÃO VAGABUNDOS

Reunião com profissionais da saúde
A tentativa da administração de colocar nossos médicos, técnicos e outros profissionais de saúde no roll dos "servidores vagabundos"  que querem receber sem trabalhar é ridícula. 

Ninguém nessa cidade é a favor que um profissional receba sem prestar serviço. Mas, o problema apresentado com os cortes de salários a mando do prefeito é outro. 

Segundo os médicos sempre houve um acordo e uma tolerância aos profissionais que trabalham nas duas redes. Agora vem essa medida sem discutir com a categoria. O próprio prefeito já trabalhou nesse sistema com base nesse acordo e nem teve o ponto cortado pela prefeita da época.

O que eu acho é que há perseguição há alguns médicos que se rebelam contra medidas antipáticas a atual administração. 

E por isso, que o Concurso Público não abriu vagas para médicos. Enquanto eles não forem contratados efetivamente, viverão sempre humilhados.  

Vou ao Ministério Público pedir ao Promotor que mande a prefeitura realizar concurso público efetivo para contratar médicos e outros profissionais de saúde para que não possam passar por essa humilhação.

Já cortaram salários dos servidores de apoio da educação e os obrigaram a dobrar de carga horária sem discutir com o sindicato.

Se querem economizar dinheiro que cortem de outros excessos, não dos salários dos trabalhadores.

JANAINA FURTADO

quarta-feira, 25 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: CADÊ A ILUMINAÇÃO DA PONTE?

Vereadora Janaina Furtado
A Vereadora Janaína Furtado justificou sua ausência na Sessão do dia (17), por estar na efetivação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no Teatro Municipal José Potyguara, convite ao qual a deixou muito feliz. J

A Vereadora finalizou cobrando a iluminação da ponte sobre o rio Tarauacá, lembrando que a falta de luz na ponte afeta consideravelmente os moradores no bairro do Corcovado no tocante a Segurança sem contar o alto risco de sofrerem um acidente. (Assessoria/Câmara)

sexta-feira, 20 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: AMANHÃ É O GRANDE DIA DO FESTIVAL GOSPEL DE TARAUACÁ


Amanhã, sábado, 21 de junho, às 19 horas, no espeço do Swing Clube, será a grande noite da Musica Gospel de Tarauacá. São 12 artistas das diversas igrejas do município que estarão se apresentando no Festival Gospel de Tarauacá. Depois de quase dois meses de ensaios, banda e intérpretes estão pronto para as grandes apresentações. 

Banda do Festival

A banda composta por músicos evangélicos formada especialmente para esse evento tem como articulador o Pastor e Músico Derkian Galvão que vai tocar guitarra, Leandro na bateria, David na guitarra, Esaú nos teclados e Neto no contra baixo.

Conheça os artistas AQUI

quinta-feira, 19 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: FALTAM 2 DIAS PARA O GRANDE FESTIVAL DE MUSICA GOSPEL

Ficaremos honrados com sua presença no Festival da Canção Gospel de Tarauacá. Serão 12 intérpretes da nossa musica cristã que se apresentarão na noite do próximo sábado, 21 de junho, no Swing Clube. 
A entrada é franca e começa às 19 horas.
Agradecemos antecipadamente sua presença. (Coordenação do evento)

Com esse convite a coordenação do Festival de Musica Gospel de Tarauacá, espera receber grande público na noite do próximo sábado no Swing Clube, a partir das 19 horas. 

Serão 12 intérpretes da musica cristã, sendo a grande maioria mulheres.

Os ensaios se encerram nessa sexta feira. Antes haverá uma reunião da coordenação com a banda e todos os participantes do evento para as recomendações finais.

Haverá premiação para os primeiros colocados escolhidos pelo corpo de jurados, convidados especialmente para essa edição do evento.

O festival Gospel de Tarauacá é promovido pela Rádio Comunitária Nova Era FM, em parceria com o Sinteac, Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Acre e Gabinete da Vereadora Janaina Furtado.

A ideia da organização é que, a partir desta edição, o festival seja incluído no calendário anual de eventos do município. 

Próximo sábado
21 de junho
No Swing Clube. 
Entrada é franca
Início 19 horas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: MULHERES TARAUACAENSES COMPÕEM CONSELHO MUNICIPAL EM DEFESA DE SEUS DIREITOS

Composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (foto/Jardy Lopes)
Depois da proposição do Poder Executivo e aprovação do Legislativo, significando uma vitória para as mulheres de Tarauacá, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi regulamentado e teve sua composição formada em ato promovido na manhã desta terça feira, 17 de junho, no Teatro José Potiguara. Composto por representações dos poderes públicos e da sociedade civil organizada, o Conselho tem o papel de debater os direitos da mulher, elaborar políticas públicas em defesa das mesmas e garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar a população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

Professora Mariado Carmo - União Tarauacaense de Mulheres (foto/Jardy Lopes)
A Câmara de vereadores havia aprovado, por unanimidade, na sessão do dia 27 de maio e o prefeito sancionado o Projeto de Lei 018/2014 (do executivo) que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Na prefeitura de Tarauacá já havia sido criada uma Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, que atualmente tem como coordenadora a professora Yonara Machado. 

Professora Socorro Nery - Rede de Mulheres Tarauacaenses (foto/Jardy Lopes)
O ato desta terça feira contou com a presença do prefeito e do vice, secretários municipais, representantes do movimento de mulheres do município, representantes da sociedade civil e convidados. Márcia Costa e Neuda Muniz da SEP mulheres estiveram presentes e coordenaram o processo de escolha das conselheiras. Maria do Carmo pela UTM e Socorro Nery Pela REMUT, representaram os movimento de mulheres do município.

Vereadora Janaina Furtado (foto/Jardy Lopes)
A vereadora Janaina Furtado compôs assento no conselho como Convidada de Honra, por ser a única mulher vereadora em Tarauacá. Em sua fala Janaina falou de sua gratidão pelo convite e disse que a formação do conselho será mais um instrumento para fortalecer cada vez mais a luta em defesa de todas as mulheres da tarauacaenses. 

Marcia, Yonara e Neuda (foto/Jardy Lopes)
Em sua fala Yonara Machado, que também foi eswcolhida presidente do Conselho, destacou a luta das entidades de mulheres, agradeceu ao prefeito e disse que Câmara, Prefeitura, Parceiros e Mulheres será uma união de sucesso. "Hoje o Brasil não ganhou,mas nós mulheres conquistamos uma grande batalha. Nesse dia tão especial quero dizer da emoção, da satisfação e do alívio que tive quando enfim fizemos a composição do Conselho Municipal dos Direitos da mulher tarauacaense. Foi uma manhã que ficará marcada em nossa memória e em nossos corações. Em pleno século XXI, não podemos deixar passar nenhuma oportunidade de mostrar nossa força e fazer de cada vitória o início de uma nova jornada em busca da igualdade de gêneros e de direitos. Somos milhões de mulheres vivendo, lutando, querendo, desejando, sonhando com uma sociedade mais justa e sem violência. Temos um mesmo objetivo e para alcançá-los precisamos estar sempre unidas em prol do bem comum, em busca de uma felicidade rotineira", disse ela.

Do Blog do Accioly
Fotos: Jardy Lopes

terça-feira, 17 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER SERÁ COMPOSTO HOJE

Janaina e Yonara
Ontem recebi um telefonema da minha amiga Yonara Machado, Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, me convidando para compor como CONVIDADA DE HONRA, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, criado recentemente por uma lei proposta pelo executivo e aprovada na Câmara de Vereadores. 

Feliz demais com o convite, aproveito para convidar nossas mulheres para se fazerem presentes hoje, as 8h, no Teatro José Potiguara, no ato de composição do conselho, com a presença da SEP MULHERES.

JANAINA FURTADO

domingo, 15 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: FESTIVAL GOSPEL DE TARAUACÁ - UM DIA PARA LOUVARMOS A DEUS COM OS ARTISTAS DAS NOSSAS IGREJAS.

Com músicos e as cantoras do festival.
A musica sempre me fascinou. Gosto de estilos musicais diversificados. Musicas alegres, ritmadas, dançantes, populares e românticas. Nos momentos mais difíceis da minha, a musica cristã sempre foi companheira. Louvores que me emocionam todas as vezes que escuto. 

Ajudar na realização de um festival de musica cristã, pra mim está sendo uma experiência nova, desafiadora e gratificante. 

Janaina furtado
Neste sábado. 15 de junho, a Coordenação do Festival Gospel, reuniu todos os interpretes que vão se apresentar no próximo sábado, 21 de junho, para uma conversa e também um ensaio geral. 

A banda do festival, coordenada pelo pastor e musico Derkian Galvão também conversou com a coordenação sobre os últimos preparativos para a grande noite. 

Raimundo Accioly, pela Rádio Comunitária e eu Vereadora Janaina Furtado somos os principais idealizadores do Festival que recebe apoio do Sinteac, Prefeitura, Swing Clube e governo do Acre.

No próximo sábado, 21 de junho, o evento acontece, as 19 horas,. no espaço do Clube Swing.

fotos AQUI

JANAINA FURTADO

sexta-feira, 13 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: NA TORCIDA PELO BRASIL

Janaina Furtado
A Copa do Mundo começou e o Brasil venceu a primeira partida. Torço incondicionalmente pela nossa seleção e pelo nosso país.

Misturar o amor pelo futebol, característico do povo brasileiro com a politicagem, não acho correto. 

Viva o Brasil!
Viva os nossos atletas!
Viva o povo brasileiro! 

Janaina Furtado

quinta-feira, 12 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: VEÍCULOS DA PREFEITURA DEVERÃO SER IDENTIFACOS

Vereadora Janaina Furtado
Na Sessão Ordinária de ontem (10), a Mesa foi composta extraordinariamente pelo Vice-Presidente Vereador Lulu Neri que presidiu a Sessão, o Vereador João Moreira e a Vereadora Janaína Furtado foram convidados para compor a Mesa.

Foram aprovados por unanimidade para apreciação um Anteprojeto de Lei e um Projeto de Lei.

O Anteprojeto de Lei nº 007/2014 foi oriundo do Gabinete da Vereadora Janaína Furtado e dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação dos veículos automotores oficiais, locados e cedidos para o município.

Veja mais AQUI

quarta-feira, 11 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: CONHEÇA A LEI ORGÂNICA (CONSTIRUIÇÃO) DE TARAUACÁ

Janaina Furtado
Posto aqui no meu blog, cópia da Lei Orgânica (constituição) do Município de Tarauacá, para que todos tenham conhecimento e que sirva como fonte de pesquisas para quem interessar. Infelizmente, não temos nossa principal lei municipal digitada. 

JANAINA FURTADO



terça-feira, 10 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: QUEREMOS DELEGACIA DA MULHER EM TARAUACÁ

A luta é de todos
A luta das mulheres de Tarauacá é intensa e extensa. Essa semana vou pedir à câmara de vereadores de Tarauacá, Eu e mais os meus 11 colegas, que a gente possa se unir e propor aos demais poderes públicos do município e do estado, a instalação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher aqui no Município de Tarauacá.

A Delegacia da Mulher tem por princípios:

Assegurar tranqüilidade à população feminina vítima de violência, através das atividades de investigação, prevenção e repressão dos delitos praticados contra a mulher;

Auxiliar as mulheres agredidas, seus autores e familiares a encontrarem o caminho da não violência, através de trabalho preventivo, educativo e curativo efetuado pelos setores jurídico e psicossocial.

Crimes contra a mulher, segundo o Código Penal Brasileiro

Lesões corporais: ofensa contra a integridade corporal ou a saúde de outrem.

Ameaça: ameaçar alguém por palavras, escrito, gestos ou qualquer outro meio simbólico de causar-lhe mal injusto e grave.

Estupro: quando a mulher é forçada, obrigada a manter relação sexual completa ou incompleta, independente de ejaculação masculina.

Sedução: ato de conduzir, levar, conquistar a confiança com vista a ofensa à integridade de menores.

Rapto violento ou mediante fraude: ato de retirar a vítima de sua área de locomoção e proteção.
Rapto consensual: ato de retirar a vítima de sua área de locomoção e proteção com consentimento livre e consciente da vítima, maior de 14 e menor de 21 anos.

Também estão incluídos os crimes:
* Posse sexual mediante fraude;
* Atentado ao pudor mediante fraude;
* Atentado violento ao pudor;
* Perigo de contágio venéreo;
* Perigo de contágio de moléstia grave;
* Constrangimento ilegal;
* Seqüestro e cárcere privado;
* Redução à condição análoga a de escrava;
* Corrupção de menores;
* Favorecimento à prostituição;
* Mediação para servir a lascívia de outrem.

O que fazer se você foi vítima de agressão

Vá até a Delegacia da Mulher, que funciona 24 horas e relate o ocorrido. Você será orientada sobre o que fazer. Você poderá obter informações também pelo telefone: 3219-8600

Em caso de estupro não jogue as roupas fora, traga-as para a Delegacia da Mulher quando vier fazer a denúncia. Se for o caso, você será encaminhada para atendimento hospitalar conveniado.

Quando o autor da agressão for desconhecido procure guardar a aparência física, das roupas ou de outros detalhes que ajudem a identificá-lo.

Se puder, no momento da denúncia, traga seus documentos pessoais e endereço completo. Se possível o nome e endereço do autor do delito.

Prevenção é melhor que agressão

Evite andar sozinha por ruas poucos iluminadas e/ou movimentadas.

Geralmente as agressões ocorrem nos ambientes familiares. Procure ajuda para a solução de seus problemas, antes que se tornem insuportáveis.

Vale lembrar que os estupros em família não ocorrem repentinamente. Fique atenta(o) ao comportamento de pais, companheiros, parentes e vizinhos, evitando o assédio que pode incorrer em violência sexual. Crianças e adolescentes molestados devem avisar uma pessoa de confiança para a tomada de providências.

Existem diversos serviços públicos e privados de ajuda a população, tais como Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Serviços de Psicoterapia e outros que podem ajudá-la. Informe-se sobre eles na Delegacia da Mulher.

Não espere que uma agressão ou estupro aconteça com você. Procure imediatamente a Delegacia da Mulher.

QUANDO EXISTE DELEGACIA DA MULHER

Informações importantes - Onde já foi implantada, a atuação da Delegacia da Mulher, em favor da mulher, tem limites legais, portanto, se ocorrer qualquer tipo de agressão a denúncia deve ser a mais imediata possível, no sentido de evitar a perda de evidências que comprovem o crime.

Por exemplo:Se houve agressão física ou estupro é importante o exame no Instituto Médico Legal. Esse exame só pode ser feito com guia expedida por autoridade policial.

Os crimes prescrevem. Situações antigas de agressão tornam-se difíceis de comprovar. Desta forma as punições ao autor, previstas em leis, são difíceis de serem aplicadas.

Quando um processo é aberto contra o autor de crime contra a mulher, torna-se difícil voltar atrás, logo, deve-se ter certeza, no momento da denúncia, sobre a verdade dos fatos e informar-se sobre os encaminhamentos do processo, evitando desta forma falsa comunicação de crime ou arrependimento futuro.

Na Delegacia da Mulher todas as informações prestadas são sigilosas e os sofrimentos enfrentados pelas vítimas são respeitados. Todas as providências necessárias de auxílio à mulher são tomadas, para a mais breve solução das denúncias. (http://www.policiacivil.pr.gov.br/)

JANAINA FURTADO

segunda-feira, 9 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: REFLEXÃO


É tempo de olhar para o céu
É tempo de agradecer a Deus
É tempo de olhar para trás
E dizer: OBRIGADO SENHOR, mil vezes obrigado
Pelo que recebemos, por cada bênção doada
Pelo que realizamos
Pelos feitos e vitórias alcanÇadas
Pelo que TU nos concedeste ! . . .

É tempo de plantar a semente de esperança
De estender a mão ao necessitado
De abençoar quem nos decepcionou
É tempo de renovar o coração como criança
É tempo de plantar amor
É tempo de olhar pra Deus, fazer alianças.

É tempo de sonhar mil venturas
De por a mão no "arado"
De planejar o futuro
De esquecer as "loucuras"
De colocar Deus dentro dos sonhos
De conservá-lo ao nosso lado
Para um sucesso seguro.

Professor Freitas
http://blogdoproffreitas.blogspot.com.br/

sábado, 7 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: PROJETO E INDICAÇÕES EM DEFESA DA POPULAÇÃO

Janaina Furtado

Oriundos do Gabinete da Vereadora Janaína Furtado para votação de apreciação, um Projeto de Lei e também duas Indicações. 

O Projeto de Lei de nº 008/2014 é sobre a obrigatoriedade de identificação de veículos automotores oficiais locados e cedidos ao município de Tarauacá.
Esse projeto vai ser votado em plenário na próxima terça feira, 10 de junho. 

A Primeira Indicação de nº 028/2014 solicita que o Executivo Municipal revitalize a Praça da COHAB

A segunda Indicação de nº 029/2014 solicita que a Prefeitura Municipal compre as cartilhas do programa PROERD que segundo ela, é de suma importância para evitar que crianças adentrem no mundo das drogas. Esta intenção já havia sido assinalada por Secretários de Educação, mas o compromisso do Executivo municipal que ainda não se concretizou. (assessoria Câmara).

PROERD em Debate
A boa notícia relacionada a essa indicação é que na última quinta feira, (5), o prefeito em exercício,Chagas Batista, se reuniu no  com o tenente Abreu, o secretário municipal de educação, Francisco Souza e Hálida Valéria, Diretora do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, para discutir a implantação do programa nas escolas da rede municipal. Para o Chagas Batista, o PROERD, é uma prioridade da administração municipal no combate a violência, porque ataca o mal na raiz, cuidando das crianças e das famílias. (Facebook de Chagas Batista)


JANAINA FURTADO

sexta-feira, 6 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: TARAUACÁ ESTÁ DE LUTO


Manifesto aqui minhas condolências aos familiares  e aos amigos da querida Fernanda Lima, que na noite de ontem foi Morar com Deus.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: BASTA DE VIOLÊNCIA

Janaina Furtado
Foi muito legal, o protesto da população contra a violência. O povo foi às ruas e se manifestou tranquilamente, pintou o rosto, levou cartazes e ouviu atentamente os líderes populares, vereadores, religiosos e pessoas da comunidade.
Na sua essência o protesto seri contra a violência, mas, o povo protestou contra o que bem entendeu. 

Parabéns aos organizadores do movimento e ao povo que teve coragem de ir às ruas se manifestar.

Janaina Furtado