Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

sábado, 31 de maio de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: NA IMPRENSA (Vereadora denuncia onda de assaltos a mulheres em Tarauacá)

Vereadora Janaina Furtado
A vereadora Janaina Furtado (PSD) denunciou nesta segunda-feira (26), a onda de assaltos a mulheres no município de Tarauacá. De acordo com ela, grupos de menores estariam abordando as vítimas para roubar celular, bolsa, correntes e objetos de valor. Os objetivos roubados estariam sendo trocados por droga.

A parlamentar informa que procurou a Coordenadora de Políticas Públicas Para as Mulheres da Prefeitura de Tarauacá, Yonara Machado, para buscar junto às autoridades uma solução para fazer um trabalho preventivo e coibir os assaltos que ela classifica como “pouca vergonha”.

Janaina Furtado diz que procurou também o MP. “Conversei com o promotor Luis Henrique e com o delegado Samuel Mendes, para saber o que precisa precisa ser feito para enfrentarmos os problemas e de que forma a gente poderá contribuir nas ações. Vamos nos reunir com comando da PM”.

Segundo a vereadora, a ideia é mobilizar o maior numero de mulheres para exigir posicionamento e ação imediata para contera ação dos menores. “A violência contra as mulheres de nossa cidade se apresenta de muitas formas, em todos os níveis sociais. Vamos reunir as mulheres de Tarauacá e exigir solução”.

Ray Melo, da editoria de política do ac24horas - raymelo.ac@gmail.com

JANAINA FURTADO VEREADORA: VAMOS PRA RUA TARAUACÁ


Na próxima quarta feira, 4 de junho, vamos reunir o povo na Praça Tarauacá para um grande ato público em defesa da nossa população. O convite está estendido à todos e a todas para se manifestarem. O Ato é promovido pela Rádio Comunitária Nova Era FM, Sindicato da Educação em parceria com o movimento social e iniciativa privada.

Cobrar do prefeito, dos vereadores, do Presidente da Câmara, do Ministério Público, do Juiz, do Comando da PM, do Delegado, do Comando Geral da PM, do Secretário de Segurança, do Governador, da Assembléia Legislativa, da Câmara dos Deputados, do Senado, da presidente Dilma , dos padres, pastores, do papa e seja lá de quem for.

Queremos uma cidade melhor e que as autoridades nos devolvam o direito de pelo menos sairmos às nossa ruas. 

Pelo fim da violência e contra todas as injustiças.

Estamos em guerra, mas o ato é pacífico.

COORDENAÇÃO

sexta-feira, 30 de maio de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: No 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Janaina Furtado
Ontem fui convidada para participar do Ato de Abertura do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, promovido pela Secretária Municipal de Promoção Social. Aproveitei para colocar meu mandato á disposição da administração municipal para contribuir com essa ação. Um passo importante na luta pela garantia do direito das crianças e Adolescentes do nosso município. 

Agradeço o convite do Secretário Antônio Araújo, Príncipe.

JANAINA FURTADO


quinta-feira, 29 de maio de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: CAMINHADA PELA SAÚDE DA MULHER EM TARAUACÁ

Vereadora Janaina Furtado
Ontem participei da caminhada pela saúde da mulher que foi realizada sob a coordenação da Professora Ionara Machado, responsável pela área das política públicas da prefeitura de Tarauacá, em benefício da mulheres.  As mulheres compareceram em bom numero e a caminhada aconteceu no final da tarde desta quarta feira, com a presença do prefeito e do vice.


Fotos de Jardes Lopes e Raimundo Accioly

JANAINA FURTADO VEREADORA: COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA SE REÚNE NA SEGUNDA FEIRA PARA ANALISAR DOIS PROJETOS


CONVOCAÇÃO

quarta-feira, 28 de maio de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: DIA INTERNACIONAL PELA SAÚDE DA MULHER


JANAINA FURTADO VEREADORA: VITÓRIA DAS MULHERES DE TARAUACÁ

Janaina Furtado
Ontem nós vereadores aprovamos mais uma lei em benefício da população de Tarauacá, especialmente as nossas mulheres. É a Lei que cria o conselho Municipal dos direitos da Mulher que tem como finalidade elaborar e implementar, em todas as esferas da administração do município de Tarauacá politicas públicas com enfoque de gênero, para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar a população feminina o pleno exercício de sua cidadania. Todos os vereadores presentes votaram a favor. 

Essa luta não é de hoje. Essa Lei é fruto da luta das mulheres que se manifestaram ao londo do tempo em seus encontros e conferências através da UTM - União Tarauacaense de Mulheres e REMUT - Rede de Mulheres Tarauacaenses e outros segmentos. 



Primeira Conferência de Mulheres em 2011
Em 31 de agosto eu tive a honra de coordenar a A Primeira Conferência de Políticas Públicas para as mulheres reunindo os municípios de Tarauacá e Feijó. Foi uma boa oportunidade para as mulheres se manifestarem por seus direitos e objetivos.

A maior virtude que um ser humano pode ser traduzida no reconhecimento. Reconhecer a si próprio e ao próximo. Essa expressão nos torna mais confiáveis e seguros de nossas ações. 

Em minha fala, na sessão da câmara no dia de ontem por ocasião da aprovação da lei, deixei claro  o meu reconhecimento e meus elogios ao prefeito Rodrigo Damasceno e ao Vice Chagas Batista, por terem encaminhado a o Projeto de Lei para a câmara.


Prefeito e vice sancionaram a lei
Atitude, que lamentavelmente e mais um vez prefeito e vice não tiveram. Trataram de se apressar, reuniram mulheres ligadas aos movimentos para sancionarem a lei, fazer fotinhas para o Facebook, deixando de convidar a única mulher vereadora do município para o ato. Mesmo assim estou satisfeita pela aprovação da Lei. A velha politicagem de excluir e boicotar os que não rezam na cartilha de quem governo, leva às administrações ao desespero.

Francelina Martins
Quero aqui fazer um reconhecimento a Professora Francelina Martins que é um símbolo da história recente de Tarauacá na luta das nossa mulheres. Essa vitória também tem a sua colaboração.

Agora a luta é para compor o conselho e começar sua funcionalidade.

JANAINA FURTADO

terça-feira, 27 de maio de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: REUNIÃO COM AS MULHERES DE TARAUACÁ

Janaina Furtado
Na noite desta segunda feira, no prédio da câmara de vereadores, reunimos um grupo representativo de mulheres para discutirmos as ações que vamos desenvolver no combate à essa onda de violência contra as mulheres tarauacaenses e também outras temáticas de interesse de todas nós.

Reunião com mulheres
No encontro estavam presentes, a Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, Professora Ionara Machado, representante da UTM (União Tarauacaense de Mulheres, Professora Maria do Carmo Lima, REMUT (Rede de Mulheres Tarauacaenses), Professora Socorro Neri, Núcleo Regional de Educação, Professora Francisca Aragão, Diretora do Hospital Regional de Tarauacá, professora Anízia Aragão, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosa Oliveira, servidoras públicas, gestoras, estudantes e outras representações.

No início, fiz um relato sobre o mandato que desenvolvo e minha proposições na câmara em benefício das nossa mulheres. Propus ao prefeito que visse a possibilidades de criação de um posto de saúde exclusivo para atender nossas mulheres com profissionais da área, serviços de exames laboratoriais, mamografia e outros. A criação de um centro de recuperação de dependentes químicos e a remoção desses dependentes das ruas. Sessão solene em homenagem às nossas mulheres e a criação do prêmio Mulheres Empreendedoras, foram outras ações. Pedi às mulheres presentes que pudesse sugerir ações para esse mandato que exerço, que na verdade é dedicado a elas.

Ouvimos as opiniões de todas elas e combinamos marcar em breve um encontro com as autoridades para cobrarmos uma atitude sobre o que está acontecendo. Combinamos também a presença na Câmara para acompanhar a votação do Projeto que Cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que será composto por representantes do poder público e da sociedade civil organizada com objetivo de promover o debate, a elaboração de políticas públicas e as ações em benefício de nossas mulheres.


No final da reunião compomos uma comissão representativa para organizar a ação das mulheres contra a violência e outros problemas que afetam nossa população. 

A composição é a seguinte:

IONARA MACHADO
MARIA BENTO
ANÍSIA ARAGÃO
SOCORRO NERY
LUCITA ALVES
ROSSI LIMA
FRANCISCA ARAGÃO
ANTÔNIA RODRIGUES
ELDA MENEZES
GRACILENE PINHEIRO
ROSA OLIVEIRA
JANAINA FURTADO
GRACIONE MONTEIRO

Na próxima quarta feira, as 17 horas, acontece uma caminhada pela Saúde da Mulher e todas as companheiras estão convidadas.


JANAÍNA FURTADO

segunda-feira, 26 de maio de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: MULHERES DE TARAUACÁ NUMA SEMANA DE MOBILIZAÇÃO.

Janaina Furtado e Ionara Machado
Saúde, segurança  e votação na câmara da proposta que cria o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de Tarauacá, pautam a semana que se inicia e devem mobilizar todas aquelas e aqueles que desejam se manifestar por melhores condições de vida.

Neste domingo, na qualidade de única mulher vereadora em nossa cidade e presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara de Vereadores, fui conversar com a Professora Ionara Machado que é Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Tarauacá. Trocamos idéias e firmamos compromisso para desenvolvermos ações nesse sentido.
Caminhada em Tarauacá, às 17 horas
Na próxima quarta feira deve acontecer a votação na câmara da Lei que cria o Conselho Municipal e,  no final da tarde, uma caminhada nas ruas de Tarauacá, pela passagem do dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.

Com o Promotor, Dr. Luiz Henrique
O debate sobre segurança veio à tona devido a grupos de menores estarem atacando meninas, mulheres adultas e idosas, em plena luz do dia para roubarem seus pertences, como celular, bolsa, correntes ou algum outro objeto de valor. De acordo com informações esses produtos roubados são trocados por drogas.

Conversei, a Coordenadora de Políticas Públicas Para as Mulheres da Prefeitura de Tarauacá, Professora Yonara Machado e, começamos um processo de visitas às autoridades do município para saber das mesmas o que estão pensando em fazer para acabar com essa pouca vergonha. 

Conversa com o Delegado Samuel Mendes
Visitei o Conselho Tutelar, conversei com o Promotor Dr. Luis Henrique e com o Delegado Samuel Mendes para saber dessas autoridades, o que na visão deles precisa ser feito para enfrentarmos os problemas e de que forma a gente poderá contribuir nas ações. No início dessa semana, ainda vamos nos reunir com Comando da Polícia Militar e Juiz de Direito.

Visita ao Conselho Tutelar
A ideia é juntar o maior numero de mulheres para conversarmos com as autoridades e exigir delas posicionamento e ação. Logicamente, a violência contra as mulheres de nossa cidade se apresenta de muitas formas em todos os níveis sociais. Vamos aproveitar para tratar de todos esses assunto.

Hoje, segunda feira, no final da tarde, vamos reunir um grupo de mulheres para darmos continuidade a essa discussão e encaminharmos as ações da semana.

JANAINA FURTADO

sábado, 24 de maio de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES DE TARAUACÁ

Janaina Furtado
Quero aproveitar a oportunidade aqui na minha página para manifestar minha preocupação com a recente onda de violência em as mulheres tarauacaenses estão sendo vítimas. 

Grupos de menores estão atacando meninas, mulheres adultas e idosas, em plena luz do dia para roubarem seus pertences, como celular, bolsa, correntes ou algum outro objeto de valor. De acordo com informações esses produtos roubados são trocados por drogas.

Conversei, com algumas mulheres e principalmente com a Coordenadora de Políticas Públicas Para as Mulheres da Prefeitura de Tarauacá, Professora Yonara Machado e, começamos um processo de visitas às autoridades do município para saber das mesmas o que estão pensando em fazer para acabar com essa pouca vergonha. 

Esse é apenas um dos assuntos relacionados à questão da luta das mulheres de Tarauacá. A violência contra a mulher se apresenta de várias formas e em todas as classes sociais. 

Na próxima semana, apresentaremos o resultado dessas conversas e marcaremos uma atividade com as representantes da mulheres e as diversas autoridades de Tarauacá.

JANAINA FURTADO

sexta-feira, 23 de maio de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: NO PARLAMENTO

Vereadora Janaina Furtado
A Sessão de ontem (21), começou com a vinda dos alunos do Instituto São José, que vieram conhecer o Poder Legislativo Municipal e fazer perguntas pertinentes para os Vereadores, o que deixou todos os Vereadores lisonjeados com a visita. Os Vereadores que já estavam presentes participaram com muito entusiasmo dessa honrosa visita.

Após a leitura da Ata foram lidos 02 requerimentos: O primeiro veio do Gabinete do Vereador e Presidente da Casa Manoel Monteiro de nº 018/2014 onde o mesmo solicita da Coordenadora da Maternidade ETHEL MURIEL GEDDIS a senhora Edilene Monteiro informações sobre a proibição das cirurgias de laqueadura naquela maternidade. O outro Requerimento de nº 019/2014 veio do Gabinete do Vereador Roberto Freire para que seja encaminhado a Câmara Municipal o processo licitatório, onde foi vencedora a empresa Alves e Grazzoto Ltda, como também relação de pagamentos já efetuados para a mesma.

No Grande Expediente foi feito um amplo debate entre os Vereadores acerca do Projeto de Lei que reduz de 10 salários para seis salários e meio a RPV ( Requisição de Pequeno Valor), pois no entendimento de uns iria prejudicar o trabalhador, para outros nada prejudicaria, apenas torna mais realista a capacidade do Executivo Municipal de honrar seus compromissos, inclusive nada mudando no que já foi definido juridicamente para cada trabalhador antes da data da aprovação da Lei.

Essa polêmica fez com que fosse colocado o parecer em votação, fato que ocorreu da seguinte maneira: 

Votaram a favor os Vereadores Nasso Kaxinawá, Marlindo, Sidenir, João Moreira, Ezi Aragão, Lulu Neri e Manoel Monteiro.

E votaram contra os Vereadores Mirabor Leite, Roberto Freire, Janaína Furtado e Jesus Sérgio. 

Em virtude disso o Presidente da Casa, Vereador Manoel Monteiro colocou o Projeto em votação e a LEI 807/2014 foi votada da seguinte forma.

Votaram contra os Vereadores – Jesus Sérgio, Janaína Furtado, Roberto Freire e Mirabor Leite. 

Votaram a favor os Vereadores Nasso Kaxinawá, Marlindo, Sidenir, João Moreira, Ezi Aragão, Lulu Neri, Manoel Monteiro.

Assessoria de Comunicação CMT

quinta-feira, 22 de maio de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: RECEBENDO ESTUDANTES NO PARLAMENTO

Janaina com os estudantes
Ontem, quarta feira, na câmara de vereadores, recebemos esses simpáticos estudantes da escola São José. 

Eles estão estudando sobre os três poderes. 

Essa galera mandou muito bem. 

Fizeram muitas perguntas aos vereadores, abordando os mais diferentes temas.

Parabéns as professoras Antonia Sales e Silvia Lessa.

JANAINA FURTADO


quarta-feira, 21 de maio de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: REUNIÃO COM SINTEAC

Reunião com direção do sindicato (foto/Assessoria CMT)
O SINTEAC (Sindicato dos Trabalhadores da Educação) solicitou uma reunião com os Vereadores para trazer ao conhecimento dos mesmos o que está acontecendo e o que virá a acontecer nos próximos dias em relação à Educação. Em suma, essa reunião é uma preliminar para que os Vereadores tomem conhecimento das reivindicações que não avançam e outras que virão pela frente.

Uma delas é a municipalização do ensino básico, ação que já foi feita em outros municípios como, por exemplo, Cruzeiro do Sul. Segundo os representantes do sindicato isso seria a redenção da pasta já que, o que injeta dinheiro no município é o repasse do 1º ao 5º ano.

Outros assuntos também estiveram na pauta como a eleição para Diretores, aumento do repasse de 25% para 30%, mudança na carga horária do servidor de apoio, PCCR e Lei de Gestão que precisam de atualizações.

O Presidente Manoel Monteiro a Mesa Diretora e os Vereadores presentes se colocaram à disposição, agradeceram a reunião e disseram que negociando dá para se chegar a um consenso.

(Assessoria Câmara de Vereadores)



sábado, 17 de maio de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: NO PARLAMENTO E NA LUTA

No parlamento
Uma semana de muita ação no parlamento municipal.
Foram três sessões (duas ordinárias e uma extraordinária) durante essa semana, onde debatemos os problemas da população, fizemos proposições e aprovamos projetos em benefício de todos. Em que pese o debate gerado e as críticas que recebi (pasmem) por conta da devolução das diárias que não utilizei, considero uma semana positiva.

Na reunião com direção do Sinteac
Participei de uma reunião com a direção do Sinteac para debate as propostas dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal e manifestei meu apoio à categoria.

Na comunidade da Copacabana
Fui mais uma vez participar de reunião da comunidade da Copacabana para tentarmos encontrar uma solução para o velho problema do abastecimento de água naquela área.

Formatura do Proerd
Tive a satisfação de participar também da formatura de mais de 500 alunos no programa Proerd Kids, que orienta nossas criancinhas sobre os perigos do uso das drogas.

Na assembléia do sinteac
Manifestei também meu apoio à luta dos trabalhadores em educação da rede municipal, na assembléia realizada pelo sindicato da categoria na sexta feira.

Deu na imprensa: 





JANAINA FURTADO