Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

segunda-feira, 31 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: ESCOLINHA DE FUTEBOL "BOM DE BOLA" - Formando Campeões

Janaina Furtado
Uma conversa muito gratificante os jovens Marcel (Policial Militar) e Alex (Agente Penitenciário). eles pediram meu apoio para execução de projeto elaborado com o objetivo de criar uma escolinha de futebol para atender crianças e adolescentes de 8 a 11 e de 12 a 14 anos.

Marcel apresentando seu projeto
Marcel Catão Peres é Policial Militar, Bacharel em Administração pela Universidade do Tocantins (UNITINS) e Acadêmico do curso de Educação Física pela Universidade do Paraná (UNOPAR). Atleta da seleção Tarauacaense de Futebol. 

Alex Marques 
Alex Marques Feitosa – Agente Penitenciário, acadêmico do último período do curso de Assistente Social pela Universidade do Paraná (UNOPAR) e jogador de futebol.

INSCRIÇÕES ABERTAS
As atividades vão acontecer nas quadras das Escolas São José, José Augusto, as inscrições para participação da criançada já estão abertas e as vagas são limitadas. Pediram nosso apoio e vamos apoiá-los para execução do projeto. Eles precisam da colaboração de toda a nossa comunidadeCONTATOS: 99628578 - 99970822

JANAINA FURTADO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Escolinha de Futsal Bom de Bola – Formando Campeões

APRESENTAÇÃO - “Já detectamos que em meio a uma sociedade competitiva, excludente e preconceituosa, o esporte e lazer, tanto para criança como para comunidade é de vital importância, dando-lhes subsídios para que esses possam por si mesmos transformar a sua realidade. Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada, como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para individualidade como para coletividade”. 
RESPONSÁVEIS: Marcel Catão Peres – Bacharel em Administração pela Universidade do Tocantins (UNITINS) e Acadêmico do curso de Educação Física pela Universidade do Paraná (UNOPAR); e Alex Marques Feitosa – Acadêmico cursando o último período do curso de Assistente Social pela Universidade do Paraná (UNOPAR). 
INTRODUÇÃO - Sendo inegável a identificação do brasileiro com a modalidade futebol, escolinhas para crianças e adolescentes que têm vontade de jogar e sonham em tornar-se um grande craque existem em grande número em todos os cantos do país. Embora uma boa parte delas preocupa-se em oferecer aos alunos atividades que desenvolvam tanto os aspectos motor e físico quanto o afetivo e social, uma maioria torna-se uma fábrica de mini craques, um trampolim que privilegia aqueles que se destacam pela melhor qualidade e facilidade com que apreendem as dinâmicas do esporte, relegando aqueles que possuem um outro ritmo de aprendizado ao estagnamento e desmotivação na continuidade de qualquer outro tipo de esporte ou atividade física. 
Autores importantes da área da Educação Física como João Batista Freire e Roberto Paes trazem às discussões a importância das atividades lúdicas em detrimento do uso de rotinas repetitivas para a melhoria dos fundamentos concernentes ao esporte. Os jogos e brincadeiras, ao contrário do que possa parecer, ao apresentarem um caráter mais livre e descompromissado, trabalham muitas capacidades importantes ao desenvolvimento físico, cognitivo, moral e afetivo sem que os alunos se sintam entediados, presos a um modelo fixo de atividade ou mesmo se dêem conta de que estão realizando uma atividade física. 
O resultado deste processo deve oferecer indivíduos que não são somente bons jogadores de futebol, mas sim cidadãos que possam estabelecer relações com outros seus iguais, saber refletir sobre o que é lícito ou não, entender como é estreito o caminho para aqueles que conseguem ter sucesso no esporte e, finalmente, adquirir o hábito saudável e necessário da atividade física.
A proposta a ser apresentada neste projeto é focada no aluno e não no esporte. O aluno visto através de suas experiências prévias, suas dificuldades, suas facilidades, enfim, visto na sua individualidade e, como tal, diferente do restante do grupo e único a sua maneira. A intenção é usar o esporte como meio e não um fim em si mesmo para proporcionar aos alunos um arcabouço de experiências satisfatórias, sejam elas motoras, sociais ou cognitivas. 
JUSTIFICATIVA - O presente projeto pretende utilizar o esporte em sua modalidade, o futsal, como expressão de cultura e rendimento, seria uma maneira de oferecer atividades às crianças em horário que estas não estejam na escola, tornando-se uma alternativa viável de prática esportiva no seu tempo livre, contudo, enfatizando a inclusão social trazida como um fator de desenvolvimento e transformação humana, no caso das crianças, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores e principalmente, um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade. 
OBJETIVO GERAL - Desenvolver nos alunos habilidades concernentes ao futebol e, consequentemente, relacionadas à convivência diária em sociedade. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Possibilitar aos alunos experiências relacionadas ao convívio social, trabalho em grupo, autonomia, respeito por regras, respeito para com seus iguais, respeito pelas diferenças e respeito consigo mesmo. 
Desenvolver habilidades motoras de forma lúdica e descompromissada, modificando os conceitos de repetição e modelos de execução. 
Auxiliar no desenvolvimento pleno de cada aluno, trazendo atividades que se relacionem com situações de aprendizado vividas no ambiente escolar. 
Promover a vivência do futebol através de uma visão contextualizada na realidade do esporte contemporâneo. 
TEMAS TRANSVERSAIS - Meio ambiente, Saúde, Sexualidade, Pluralidade, Drogas, Alcoolismo, Bullying e Pedofilia.
RECURSOS - O patrocínio da escolinha será acertado juntamente com os responsáveis pela mesma, que contribuirão com a aquisição do material pedagógico-desportivo, divulgação, humano, espaço físico, e também outros custos como materiais de escritório que serão custeados com a taxa de mensalidades paga pelos alunos no valor de $ 40,00 (quarenta) reais. 
MATERIAIS - Os materiais a serem utilizados para a aplicação das aulas integram duas categorias: organização e administração; pedagógico-desportivo. 
Organização e administração – Materiais utilizados para registro, manutenção e organização das rotinas administrativas na continuidade da escolinha como cartazes de divulgação, fichas de cadastro dos alunos, arquivo para fichas individualizadas, textos informativos a serem enviados aos responsáveis de cada aluno etc. à Papel, lápis, canetas, pranchetas, elásticos, caixa de arquivo, folhas sulfite, folhas de cartolina, réguas, tesouras. 
Pedagógico-desportivo – Materiais a serem utilizados nas aulas diárias e que auxiliem no desenvolvimento das atividades. à Bolas de futebol, bolas de borracha, cones, pratos, escadas motora, arcos, cordas, coletes padronizados, uniformes, além de materiais recicláveis que integrarão futura proposta de construção pelos alunos, que serão trazidos por eles próprios. 
FÍSICOS - As atividades da escolinha de futsal ocorrerão nas instalações da quadra poliesportiva da escola José Augusto de Araújo e Instituto São José, com espaço adequado para prática esportiva, obedecendo aos padrões de higiene e segurança, conforme relatório de inspeção aprovado pelo Corpo de Bombeiros. O espaço será usado mediante contrato de locação entre os responsáveis pela escolinha e a direção da escola. 
HUMANOS - A princípio, a escolinha contará com um Bacharel em Administração para gerir a escolinha no que lhe compete, um Acadêmico do curso de Assistência Social no último período de curso, um professor graduado em Educação Física para orientar, conduzir as aulas e cuidar de outros aspectos concernentes à atividade, um Acadêmico do curso de Educação Física, entres outros Atletas amadores e profissionais, todos capacitados (conhecimentos técnicos), para condução deste trabalho. Futuramente, a expansão de atendimento prevê o auxílio de um estagiário nas aulas e demais necessidades, bem como conta com a colaboração dos familiares dos alunos. 
PARTICIPAÇÃO - A participação dos alunos estará condicionada a: 
Encontrar-se dentro da faixa etária dos 8 aos 14 anos;
Preenchimento de ficha de inscrição, onde constará autorização dos pais e dados cadastrais do aluno; 
Atestado médico de aptidão física para prática do FUTSAL , com renovação semestral; 
Comprovante de matrícula e frequência escolar em torno de 80%;
Comparecer às aulas trajados adequadamente (coletes, bermuda/shorts, tênis/chuteira e meia esportiva). Será permitido o uso de agasalho em dias de frio, desde que confeccionado em tecido maleável que não interfira na execução das atividades. Será vedado o uso de jeans, sandálias, chinelos, colares, pulseiras, brincos e o não uso de camiseta durante as aulas; e 
Estar em dia com a taxa de manutenção mensal; 
Durante e no início das atividades, serão realizadas reuniões com os pais dos alunos para apresentação do projeto e objetivos da escolinha, buscando esclarecer dúvidas e contar com o apoio destes na condução das atividades. Da mesma forma, espera-se obter uma frequência regular dos alunos às aulas da escolinha de futsal, salvo motivo de força maior (viagem, doença, trabalhos escolares etc). 
METODOLOGIA - As atividades serão compostas de momentos de aulas práticas e também de exposição de elementos relacionados ao futebol utilizando outros meios (desenhos, esquemas, rodas de conversa e pesquisas feitas pelos alunos). Cada aula terá duração entre uma hora e uma hora e trinta minutos. A ocorrência das atividades irá proporcionar três aulas semanais, em dias alternados. A princípio, o número de alunos atendidos estará condicionado à permissão de uso do espaço físico e consequente frequência das aulas. 
A partir do momento em que tome parte nas atividades da escolinha, o aluno estará sujeito às regras de convivência definidas no documento de Regulamento Interno, apresentado aos alunos e assinado pelos responsáveis.
Todas as atividades práticas iniciarão com alongamento e aquecimento direcionados pelo professor, seguidos pela explanação das práticas a serem realizadas naquele dia e aplicação destas no grupo de alunos. Após o término das atividades, sempre ocorrerá uma discussão entre aquilo que foi proposto, o que ocorreu, por que ocorreu e quais mudanças/alterações poderiam melhorar a atividade. 
Eventualmente, poderão ser agendadas partidas amistosas com equipes de outras escolinhas de futebol, entidades promotoras do esporte e torneios/campeonatos inter-bairros. Caso algum destes jogos ocorra fora das dependências da escolinha, serão enviadas autorizações de saída dos alunos a serem assinadas pelos responsáveis e também requisitada uma pequena ajuda de custo para custear transporte e lanche. 
CRONOGRAMA - O início das atividades acontecerá após definição de aspectos quanto a (utilização do espaço físico pretendido, divulgação do projeto, inscrição dos alunos, reunião com os pais). A partir da aprovação e abertura da escolinha, as atividades ocorrerão nos dias e horários acertados, exceto feriados e outras ocasiões a serem comunicadas com antecedência pelo professor através de informativos aos pais e alunos. Durante as férias escolares do mês de julho e dezembro, as atividades serão interrompidas durante duas semanas para reorganização de cadastro e planejamento das atividades do segundo semestre.

domingo, 30 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: SAULO JÁ ESTÁ EM RIO BRANCO

Saulo acompanhado dos profissionais de saúde
Uma boa notícia para a família do garoto Saulo Pessoa Oliveira, 24 anos, que há 8 anos sofre com distúrbios mentais e há vários anos perambulava pelas ruas pelas ruas de Tarauacá, visivelmente transtornado.

Acompanhado do irmão
Depois de alguns dias de mobilização dos Setores da Secretaria de Promoção Social do Município e da Direção do Hospital, TFD e profissionais de saúde, finalmente o jovem foi removido das ruas e encaminhado para Tratamento na Cidade de Rio Branco. 

Saulo embarcou Para Rio Branco na última sexta feira
Uma ação humanitária que sensibilizou à todos e à todas. Agora nossa torcida é pela sua recuperação.

JANAINA FURTADO

sábado, 29 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: CPI DA TELEFONIA - AUDIÊNCIA PÚBLICA EM TARAUACÁ

Janaina Furtado
Eu e meus colegas vereadores participamos recentemente de uma Audiência Pública para tratar da telefonia móvel e fixa do Estado do Acre. 

Deputados Estaduais
Foi a 5ª reunião da CPI das Comunicações proposta pela ALEAC (Assembléia Legislativa do Estado do Acre), na pessoa do Deputado Luis Tchê (PDT) e contou com a participação de grande parte dos Deputados Estaduais. A audiência teve como objetivo escutar a sociedade tarauacaense para diagnosticar problemas na qualidade do serviço prestado.

Veja fotos AQUI

JANAINA FURTADO

sexta-feira, 28 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: SAULO SENDO MEDICADO E PREPARADO PARA VIAJAR E RECEBER TRATAMENTO

Saulo já internado sendo preparado para viajar

Me parece que agora está tudo encaminhado para que o jovem Jovem Saulo, possa viajar para receber tratamento psiquiátrico.

Saulo Pessoa Oliveira, 24 anos, morador da cidade de Tarauacá no Acre, filho de família pobre, ensino médio completo, ex-integrante de uma igreja evangélica e que há 8 anos sofre com distúrbios mentais e há vários anos e diariamente, o jovem Saulo perambula pelas ruas pelas ruas de Tarauacá, visivelmente transtornado. 

Atualmente, ele já apresenta um quadro de gravidade, com perda de peso, feridas no corpo, machucadora nos olhos, dentes cariados e surtos de violência. O rapaz alterna momentos de lucidez e de transtornos. Conhece a gente e conversa tranquilamente. Disse que precisa de ajuda para fazer seus tratamentos psiquiátricos.

Gostaria de agradece o Secretário Antônio Araújo (Príncipe) e também a nossa Diretora do Hospital Sansão Gomes Anísia Aragão por terem se articulado para ajudar a remover o garoto das ruas da cidade. Saulo já está internado ho Hospital Sansão Gomes, recebendo medicação e sendo preparado para viajar até Rio Branco.

Conheça a história do Saulo AQUI

JANAINA FURTADO

quinta-feira, 27 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA:FALTA ÁGUA POTÁVEL EM TARAUACÁ


Em Tarauacá já há racionamento de água potável que segundo o Depasa é por causa da enchente do Rio Madeira e o isolamento do Acre. Faltam produtos de tratamento da água, pois os mesmos são transportado para o Acre em caminhões, vindos do centro sul do país.

Há muita reclamação da população em nossa cidade. Um exemplo grave é na Escola Municipal Valdina Torquato localizada no Bairro do Triângulo, que depende da água do Depasa para matar a sede de seus estudantes. Com o racionamento o Diretor da Escola Professor Valter Junior e sua equipe, carregam água da sede do Sinteac em seu próprio veículo. Fizemos contato com o Chefe do Depasa Tadeu Moreira e ele ficou de resolver essa situação da escola.

JANAINA FURTADO


terça-feira, 25 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: ÔNIBUS ESCOLARES DA PREFEITURA, SEM COMBUSTÍVEL

Ônibus da Escola Aucilene Calixto
Recebi vários telefonemas de pais dos estudantes das Escolas Aucilene Calixto e Almirante Barroso, denunciando que os ônibus que fazem o transporte dos alunos estão parados. Imediatamente entrei em contato dom um dos diretores e fui informada da que a razão é a falta do combustível S10. Segundo o diretor Professor Alex Bispo relatou, o ônibus da Escola de Ensino Infantil Maria Aucilene Calixto está sem fazer transporte das crianças por falta de combustível S10 no posto RI. Um outro problema é que a escola possui outro ônibus que utiliza diesel comum, porém está com pneus estourados desde dezembro de 2013. A Secretaria de Educação foi informada varias vezes sobre o problema e até o momento nada foi feito.

Ônibus com pneu estourado desde 2013
Fiz contato com o Secretário de Educação Francisco Souza e o mesmo me disse que o problema do combustível já foi resolvido e a questão dos pneus está sendo resolvida hoje.

JANAINA FURTADO

sábado, 22 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA COM DATA DEFINIDA PARA A PROVA

Janaina Furtado
Estou muito satisfeita com o anuncio por parte do prefeito Rodrigo Damasceno, da assinatura do contrato com a FUNDAPE/UFAC, para realização do concurso publico municipal.

Mesmo com a demora, confesso que estou feliz por representar o parlamento municipal e fazer parte da Comissão que Trabalhou durante alguns meses na preparação desse concurso.

Comissão do Concurso
Apesar da desconfiança de algumas pessoas, que considero normal, e também algumas ofensas que sofri por acreditar nesse concurso, a população de Tarauacá, especialmente os jovens desempregados, terão oportunidade de concorrer e, se forem classificados, vão entrar no serviço público por esforços e méritos próprios.

Nesse momento, o secretário Dilvo Bareta e o advogado Oscar Júnior estão reunidos com a Comissão da UFAC para os detalhes finais do edital, que será publicado muito em breve e a prova já está confirmada para ser realizada no dia 27 de abril.

JANAINA FURTADO

sexta-feira, 21 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: ABRIGO PARA FRETEIROS E MOTOTAXISTAS

Janaina Furtado com os Freteiros

SENHOR PRESIDENTE

Apresento a Vossa Excelência, nos termos do Regimento Interno e após aprovação em plenário, a presente Indicação de interesse público, proponho que a Prefeitura Municipal de Tarauacá, através da Secretaria de Obras, construa um Abrigo para os Trabalhadores que exercem a atividade de Moto Taxistas. 

Justificativa - Estive recentemente com esses trabalhadores e constatei o abandono que essa categoria se encontra, escapando do sol e da chuva em baixo da área de uma loja. 

São muitos trabalhadores que retiram os seus sustentos e de suas famílias trabalhando diariamente no transporte de passageiros através de suas motocicletas. 

Esses trabalhadores ficam expostos ao sol e à chuva o ano inteiro, por conta de não terem um lugar para que possam se abrigar e fazerem suas necessidades básicas, enquanto esperam as chamadas diárias. 

Em nome desses bravos mototaxistas, peço aprovação dos colegas vereadores.

Janaina Furtado

Senhor Presidente,

Apresento a Vossa Excelência, nos termos do Regimento Interno e após aprovação em plenário, a presente Indicação de interesse público, proponho que a Prefeitura Municipal de Tarauacá, através da Secretaria de Obras, construa um Abrigo para os Trabalhadores do Frete, com banheiro e telefone. 

Justificativa - Estive recentemente com esses trabalhadores e constatei o abandono que essa categoria se encontra, escapando do sol e da chuva em baixo da área de uma loja. 

São muitos trabalhadores que retiram os seus sustentos e de suas famílias trabalhando diariamente no transporte de passageiros através de suas motocicletas. 

Esses trabalhadores ficam expostos ao sol e à chuva o ano inteiro, por conta de não terem um lugar para que possam se abrigar e fazerem suas necessidades básicas, enquanto esperam as chamadas diárias. 

Em nome desses bravos mototaxistas, peço aprovação dos colegas vereadores. 

Sala das Sessões Antônio Américo de Figueiredo, 19 de março de 2014. 

JANAINA DE ARAÚJO FURTADO 
Vereadora PSD 

JANAINA FURTADO VEREADORA: REFORMA ADMINISTRATIVA E CHEIA DO MADEIRA FORAM OS TEMAS MAIS DEBATIDOS NA SESSÃO DE QUARTA FEIRA

Janaina Furtado - foto/assessoria câmara
A Vereadora Janaína Furtado fez duas Indicações:

A primeira Indicação foi a de Nº 009/2014 Janaína para que a Prefeitura Municipal de através da Secretaria de Obras, construa um abrigo para os trabalhadores que exercem a atividade de moto taxistas. 

A segunda Indicação de Nº 010/2014 é para que a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Obras, construa um abrigo para os trabalhadores do frete, com banheiro e telefone. 

A Vereadora disse que apoiando os trabalhadores do frete conforme sua proposição vai ser uma forma de fortalecer a classe e manter desvinculada mais uma categoria do setor público. 

Em relação à reforma administrativa, a Vereadora esperava uma reforma mais radical.

Veja matéria completa AQUI

quinta-feira, 20 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: NENHUMA MUDANÇA VEM DO SILÊNCIO


“Todo poder à mulher e a esperança de um Brasil mais equilibrado”, enfatizou o ministro Marco Aurélio, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante discurso de lançamento da campanha “Mulher na Política”, em sessão solene do Congresso Nacional, realizada no Plenário do Senado nesta quarta-feira (19). A campanha – composta de um cartaz e de um vídeo e um spot, de 30 segundos cada – incentiva as mulheres a participar da política do país, candidatando-se aos cargos eletivos que estarão em disputa em outubro deste ano. A iniciativa será veiculada nas emissoras de rádio e televisão de todo o país a partir desta quinta-feira (20) até 30 de junho, último dia para que os partidos realizem suas convenções para a escolha dos candidatos que concorrerão às Eleições Gerais de 2014.

Em sua fala, o ministro Marco Aurélio citou dados que apontam que menos de 9% dos parlamentares eleitos para o Congresso Nacional são mulheres. Além disso, mostrou que o Brasil ocupa o 156º lugar, num total de 188 países, em relação à representação da mulher no Poder Legislativo.

O presidente do TSE defendeu o “afastamento do preconceito de qualquer espécie”, inclusive o preconceito de gênero, e lembrou que a população brasileira é formada, em sua maioria, por mulheres. Portanto, segundo o ministro, há a necessidade de uma conscientização maior para que as mulheres efetivamente ocupem lugares de poder. Nesse sentido, o presidente do TSE citou que o Ministério Público Eleitoral tem trabalhado para coibir candidaturas fictícias, que usam as mulheres apenas para preencher a cota obrigatória de 30% de participação do sexo com menor representação política nas eleições, na prática, o feminino. Para o ministro, é preciso que os partidos políticos verdadeiramente apoiem as candidatas mulheres a fim de que elas tenham condições de se eleger, e não apenas as usem como “laranjas” para cumprir o que determina a lei.
Carttaz da campanha
Em 1997, a Lei das Eleições (Lei nº 9.504) passou a prever a reserva de vagas para a participação feminina nos cargos proporcionais – deputado federal, estadual e distrital e vereador. Em 2009, com a sanção da Lei n° 12.034 (a primeira minirreforma eleitoral), essa participação passou a ser obrigatória. O novo texto, que consta do parágrafo 3º do artigo 10 da Lei nº 9.504, estipula que sejam preenchidas (e não apenas reservadas) “as candidaturas com o mínimo de 30% e o máximo de 70% de cada sexo”.

O ministro Marco Aurélio fez um apelo para que a Constituição Federal seja observada no que diz respeito aos fundamentos que preveem a cidadania, a dignidade da pessoa humana, o pluralismo político e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. “Conclamo a todos, especialmente os partidos políticos, para que avancemos socialmente e observemos a lei das leis”, disse.

SenadoO presidente do Senado, Renan Calheiros, parabenizou a iniciativa do TSE e destacou que, do ponto de vista da publicidade, nunca se fez algo voltado para a participação das mulheres nas eleições. “Obrigado por lançar aqui no Senado essa campanha. A política não pode ser o reduto em que os homens sejam eternamente a maioria”, sustentou, ao destacar que essa realidade mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer quando se trata das questões de gênero. “Que as mulheres atendam a esse chamado para que juntos possamos construir um país melhor e sem discriminação”, afirmou.

Procuradoria da Mulher no Senado - A senadora Vanessa Grazziotin, que comanda a Procuradoria da Mulher no Senado Federal, afirmou que é “muito comum as mulheres falarem de sua luta, mas o que não é comum é os homens falarem desta luta”. A senadora lembrou que a mulher representa mais de 40% da força de trabalho ativa no Brasil e mais da metade do eleitorado e da população, mas a representatividade da mulher no parlamento é de menos de 10%.

Vanessa Grazziotin cumprimentou o TSE pela iniciativa, por adotar uma campanha de estímulo à mulher na política. “Não podemos mais conviver com as mulheres subrepresentadas no parlamento brasileiro”, disse a senadora. Ela ainda citou Michelle Bachelet, presidente do Chile, ao dizer que “quando uma mulher entra na política, muda a mulher, mas quando várias mulheres entram na política, muda a política”. “Queremos mudar a política em favor de um país mais desenvolvido, a favor de uma nação que veja como prioridade a qualidade de vida da sua gente”, finalizou.

Também ocuparam a tribuna as deputadas federais Elcione Barbalho e Jô Moraes e a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Procuradora da mulher na Câmara dos Deputados, Elcione Barbalho destacou que “é um grande avanço para a luta política das mulheres, mas principalmente para a cidadania brasileira, o lançamento da primeira campanha pública de rádio e de televisão que incentiva a igualdade de participação de mulheres e homens nas próximas eleições”.

Coordenadora da bancada feminina na Câmara, a deputada Jô Moraes afirmou que “esse é um momento simbólico porque as nossas conquistas legais saem da letra fria da lei e dos solitários gabinetes e vêm para a voz das instituições. A Presidência do TSE fala à sociedade que é preciso dar voz à metade da população”.

Eleonora Menicucci afirmou que vivemos no século das mulheres. “Estamos no mercado de trabalho, estamos enfrentando a violência contra as mulheres em todos os níveis, estamos ocupando cadeiras nos tribunais, mas a representação na política não reflete o protagonismo da mulher na sociedade brasileira”, observou.

A solenidade contou, ainda, com a participação de integrantes do TSE, como as ministras Laurita Vaz e Luciana Lóssio e os ministros Henrique Neves, Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira de Carvalho, além de diversos parlamentares das duas casas legislativas.

Acesse aqui o cartaz, o vídeo e o spot da campanha.

CM/DB, LC

quarta-feira, 19 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

Janaina Furtado
Na última segunda feira, 17 de março, tive oportunidade de participar da 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDC) realizada com objetivo promover o fortalecimento do controle social e a integração das políticas públicas referentes à Defesa Civil Municipal. 

O encontro foi realizado no auditório da CEDUP, nesta através de uma iniciativa foi da Prefeitura de Tarauacá, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do Município e da Secretaria de Promoção Social.

Com o tema “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”, a primeira conferência é uma etapa preparatória para o 2ª ciclo de Conferências Estadual e Nacional. Quatro eixos foram debatidos durante o encontro: gestão integrada de riscos e resposta a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil; gestão do conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resistentes às adversidades.

JANAINA FURTADO 

terça-feira, 18 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: EQUIPAMENTO E PROTEÇÃO PARA OS TRABALHADORES


Ontem, segunda feira, fui convidada pelo pelo Secretario de Obras Luis Meleiro, para um ato de entrega de Equipamentos de Proteção Individual - EPI aos trabalhadores da Secretaria de Obras, atendendo uma proposição de minha autoria encaminhada através da Câmara de Vereadores.

Os equipamentos contemplam luvas de raspa, manga longa, máscaras de proteção, inchadas de capina, pá, bonés, calças, capas de chuvas, camisetas, botinas e carro de mão.

É importante que o servidor se sinta protegido e seguro para exercer o seu trabalho com tranqüilidade, que tenha plenas condições de exercer a sua função. Essa ação demonstra também a preocupação da administração municipal com os servidores.


Janaina Furtado
Fiquei muito agradecida pelo gesto da administração em me convidar para participar do ato. Reconhecimento é fundamental. 



Com fotos de Assecom

JANAINA FURTADO

JANAINA FURTADO VEREADORA: UMA VISITA À RÁDIO DIFUSORA DE TARAUACÁ

Joel Vieira e Janaina Furtado
No último domingo tive a satisfação de visitar os estúdios da Rádio Difusora de Tarauacá e ser entrevistada pelo amigo locutor Joel Vieira, líder de audiência da programação da emissora. Joel comanda a programação aos domingos pela manhã com alegria, descontração, informação e música para o povo das zonas urbana e rural de Tarauacá.  Na conversa falamos sobre política, musica e outras coisas da vida. foi maravilhoso.


Janaina Furtado e Railton Rodrigues
Na conversa com o diretor Railton Rodrigues tive a boa notícia de que a emissora vai ganhar um novo e potente transmissor em FM,  a partir do meio do ano de 2014.

Joel Vieira

Janaina Furtado
JANAINA FURTADO 

segunda-feira, 17 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: ENCONTRO DOS LÍDERES COMUNITÁRIOS

Com os Líderes Comunitários 
N sábado fui convidada para uma plenária de debates com as oito associações de moradores e Tarauacá realizada no último dia 15 de março. Estavam presentes todos os representantes de nossos bairros e mais a Presidente da FAMAC, Terezinha e Adécio da CONAM.


As ações conjuntas das associações para 2014, os programas de rádio, a reorganização da União Municipal das Associações de Moradores - UMAM, a escolha de representantes para o Congresso Nacional da CONAM e a realização de um grande encontro de todos os bairros para elaboração de uma pauta conjunta a ser entregue aos governos municipal e estadual, foram as principais discussões no encontro.

Janaina Furtado e José Gomes
Como parlamentar, me coloquei junto aos líderes comunitários, para levar ao parlamento todas as suas propostas que dependeram da ação dos vereadores.

JANAINA FURTADO

TARAUACÁ: COM OS TRABALHADORES DO FRETE


Janaina Furtado e os trabalhadores
Cansados da exposição ao sol e à chuva, e ainda, de esperar pelo poder público, os trabalhadores do chamado "frete", resolveram construir um abrigo, com cobertura de lona e papelão para se protegerem enquanto aguarda mais uma chamada. São motoristas e embarcadores de mercadorias. eles "carregam" de tudo um pouco.

Trabalhadores do Frete
Na próxima sessão da câmara vou propor que o poder público construa um espaço digno para esses pais de famílias que trabalham todos os dias da semana.


JANAINA FURTADO

domingo, 16 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: UMA PISTA DE SKATE EM TARAUACÁ

Com a turma do Skate

Aos meus amigos praticantes do Skate, quero dizer que tive uma conversa recente com o prefeito Rodrigo Damasceno e ele acenou com a possibilidade de construção de uma Pista de Skate. Já visitei uma pista em Rio Branco outra em Cruzeiro do Sul e percebi que o investimento não é grande. gasta-se cimento, tijolo, ferro, material para piso além de outros como iluminação.




sábado, 15 de março de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: COM AS CRIANÇAS

Janaina Furtado com as crianças
Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias,
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa.
Cheio de pipocas
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber porque.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil,
Pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que, para sermos felizes,
Basta apenas olharmos para uma criança.

JANAINA FURTADO