JANAINA FURTADO VEREADORA: RRCTV - Hino de Tarauacá é oficializado

Vereadora Janaina Furtado
Em todas as instituições e organizações, de qualquer parte do mundo e em qualquer época da história, Sempre houve e sempre haverá grupos e Sociedades que se utilizam de símbolos e canções para representá-los seja por meio de imagem e som, a Sociedade, no decorrer da história, expressou suas ideologias, sua trajetória, suas forças e seus objetivos. Assim seguem os hinos e símbolos de um país, estado ou Município.

Nos brasões ou Bandeiras Civis estão expressas cores com significados nobres, e ícones que refletem as bases da história de um povo. Os hinos Civis são a mais democrática expressão de pertencer a uma Nação. São poemas que transcrevem em música o passado, o presente e a busca por futuro justo. É sempre uma declaração de esperança e amor a nação.

Daí a importância de conhecermos, propagarmos e respeitarmos os símbolos que nos representam. Foi baseado nessas fontes de informações que surgiu a idéia de oficializar o hino de Tarauacá para resgatar o costume e a interpretação do hino. Com o ensino do canto nas Escolas os alunos poderão aprender as verdadeiras lições de Cidadania, postura, respeito e Amor à Pátria e acima de tudo alimentar o Amor aos nossos costumes, Folclore e Cultura por meio do conceito de Nações.

Vereadora Janaína Furtado, que é autora do projeto fala: "é um projeto que vai ficar para a história do Município é sabido que Tarauacá é uma cidade centenária e infelizmente durante todo este período ainda não tinha sido regularizado o hino de Tarauacá. Já estava mais do que na hora de ser feita esta regularização por parte da câmara de Vereadores. No momento que comecei a me aprofundar no assunto vir à importância e de imediato criei o Projeto de Lei e apresentei na câmara na sessão do dia 27 de agosto de 2014 e no dia 23 de Setembro foi aprovado por todos os Vereadores. Agora em Dezembro de 2014, já como Lei, o Prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, mandou publicar no Diário Oficial do Estado. Tarauacá é uma cidade Centenária e o hino do Município é um de seus principais símbolos, ainda não tinha sido oficializado"

Prefeito Rodrigo Damsceno
Na última terça-feira, 02 de dezembro o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, publicou no Diário Oficial do Estado a Lei número 830, que institui o Hino Oficial de Tarauacá. O Hino será obrigatório em todas as instituições de ensino publica e privada e ainda em cerimônias oficiais do Município, na publicação mostra os autores da letra e música do Hino Tarauacaense professores Francisco Jânio Melo da Silva e Rogério Lopes Craveiro. 

O chefe do executivo do Município diz “esta é uma conquista de todos. É uma letra que tem um conteúdo muito lindo, criado por quem tem uma experiência de vida gigantesca que fez um belo hino. De agora em diante o nosso objetivo é de popularizar cada vez mais o hino por que nós já temos o orgulho de ser Tarauacáense e queremos sentir essa alegria a cada vez mais. A Prefeitura de Tarauacá e Câmara de Vereadores todos juntos vamos popularizar a letra deste hino em todos os centos Educacionais do Município. As Escolas vão ensinar as crianças para que desde pequenas elas já possam sentir o orgulho de ser Tarauacáense. Uma das nossas prerrogativas e levantar a nossa Bandeira e honra a cada vez mais o nosso Município”. Afirma o Prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno.

Escrito por Carlos Santos
Da RRCTV

Comentários

MAIS LIDAS