Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

JANAINA FURTADO VEREADORA: SESSÃO DE TERÇA FEIRA (29/10)

Marcio André marinho - Chefe da Licitação PMT

Ontem ouvimos o Presidente do Setor de Licitação da Prefeitura de Tarauacá, Marcio André Marinho  a pedido do colega Mirabor Leite. André se mostrou calmo e atencioso aos questionamentos dos vereadores e esclareceu algumas dúvidas dos parlamentares.

No posto de saúde do Gregório

Falei, ainda, da minha visita às escolas ruais e unidade de saúde da comunidade do Gregório e dos problemas por mim identificados. Falta material tanto na educação como na saúde. Devido essa verificação in loco vou buscar soluções junto ao governo municipal.

JANAINA FURTADO

terça-feira, 29 de outubro de 2013

JANAINA FURTADO VEREADORA: VISITA AO POSTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DO GREGÓRIO NA BR 364


Ninguém me contou.

Eu mesma visitei recentemente o Posto de Saúde MARIA LUIZA FERNANDES que atende as comunidades da região do Gregório na BR 364. 

Não quero aqui fazer proselitismo ou sensacionalismo político e desesperadamente fazer denúncias públicas. Meu mandato é propositivo e para isso eu trabalho. Cobrar da prefeitura que cuide bem do nosso povo é meu dever e de todos os cidadãos dessa cidade.

Visitar e ouvir as comunidades, se certificar dos seus problemas, propor e cobrar soluções é trabalho de um parlamentar. Na função de vereadora, devo ter o cuidado de não misturar o meu dever com a politicagem barata.

O atendimento de saúde naquela comunidade não é bom e o prefeito Rodrigo Damasceno como bom médico que é, deve ou deveria saber disso e trabalhar para melhorar. 

A unidade está equipada com infraestrutura básica capaz de atender os moradores. Há consultório médico e odontológico, laboratório de endemias, sala de vacina, enfermaria, medicamentos básicos, porém, faltam profissionais para que este atendimento seja realizado com regularidade. 

Médicos atendem geralmente quando a Secretaria Municipal de Saúde promove ações itinerantes, o que não acontece com frequência. 

fita isolante usada como esparadrapo

Não há consultas diárias e nos finais de semana o posto está fechado. No dia da visita, estava faltando esparadrapo pra realização de um simples curativo. Muitas vezes a pessoa responsável pelo curativo tem que usar fita isolante, comprada do próprio bolso no comercio local.

Ouvi reclamações dos próprios moradores da comunidade que me pediram que conversasse com a administração para que a mesma criasse as condições de melhor atender a comunidade com consultas regulares. 

Vou apresentar um relatório da minha visita ao Secretário de Saúde, ao prefeito e solicitar que as reivindicações básicas da comunidade sejam atendidas.

JANAINA FURTADO

Imagens da visita


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

JANAINA FURTADO VEREADORA: Vereadora do PSD/Tarauacá desmente boatos sobre saída do partido


Foto: Arquivo Blog da vereadora

Em relação aos comentários que a vereadora de Tarauacá, Janaína Furtado estaria deixando o PSD para ingressar em uma nova sigla, foi desmentido nesta sexta-feira(25) pela própria vereadora.

“Realmente recebi muitos convites para me filiar em outras siglas, porém estou muito bem no PSD, e não pretendo sair do partido que me elegi vereadora. Sou muito nova, e ainda no primeiro mandato, quero no momento me preocupar em trabalhar pelo povo de minha cidade com respeito e dedicação.

Não vou usar o meu mandato para obter vantagens, por que não fui eleita para isso. Meu mandato será sempre um instrumento de defesa do povo de Tarauacá. Não quero ser uma vereadora presa a ninguém, e a nenhum grupo político, só quero ser livre para desempenhar meu mandato junto com o povo, e de consciência limpa. Finalizou a vereadora.

FOLHA DO JURUÁ
redacao@folhadojurua.com.br

Marlus Ferreira

JANAINA FURTADO VEREADORA: UMA VISITA ÀS ESCOLAS RURAIS.

Janaina Furtado

Todos devem saber que fazer educação nas comunidades rurais nunca foi fácil. As adversidades são grandes.

Recentemente fiz uma visita a algumas escolas das redes municipal e estadual ao longo da BR 364, sentido Cruzeiro do Sul e constatei em loco a realidade das condições em que a educação é oferecida para essas comunidades rurais.

Professores e servidores dispostos ao trabalho, estudantes sendo transportados de ônibus, merenda em estoque, condições físicas das escolas ruins e falta de alguns materiais indispensáveis para que se possa oferecer uma educação de melhor qualidade. Conversei com profissionais da educação, crianças e moradores dessas comunidades.

Vou apresentar um relatório da visita ao secretário de educação do município, do estado e pedir que algumas providências sejam tomadas.

Espero poder contribuir para que esse serviço público oferecido ao povo das comunidades rurais seja melhorado. 

Como disse, nem tudo está certinho, porém, nem tudo está errado.

Janaina Furtado 



domingo, 27 de outubro de 2013

JANAINA FURTADO VEREADORA: FELIZ DOMINGO


Simplicidade é Felicidade ...

Nunca perca a ternura e o encanto que a vida te oferece nos mais simples detalhes.

Lute para manter sua verdade, sua identidade, afastar a maldade.

Se liberte de tudo que te faz mal, que te incomoda, usa seu livre arbítrio para ser feliz.

Não se deixe levar pelos julgamentos sem fundamentos, pela inveja de que deseja o seu lugar, de fazer o que você faz e não é capaz.

Ame e se entregue, agradeça por toda a beleza que te cerca, ore por tudo que te entristece, enaltece as bençãos emanadas por Deus.

Seja feita a sua vontade, com dignidade, com coragem.

Seja a simplicidade, abrace a felicidade.

Bom domingo à vocês.

JANAINA FURTADO

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

JANAINA FURTADO VEREADORA: NOTA DE ESCLARECIMENTO

Vereadora Janaina Furtado

Devido inúmeras especulações sobre minha possível saída do PSD – Partido Social Democrático, quero aproveitar a oportunidade para esclarecer o seguinte:

1. Não são procedentes as informações de que eu estaria deixando o partido pelo qual me elegi vereadora para ingressar em outro, apesar de saber da pouca participação de sua direção e de seus filiados no mandato que exerço e de sua vida orgânica quase inexistente;

2. De fato recebi muitos convites de outros partidos e fico até agradecida por isso, porém, ainda não encontrei razões para realizar essa mudança;

3. Tenho 26 anos e estou, ainda, no meu primeiro ano de mandato, aprendendo muito e impressionada com o jogo da política e dos políticos;

4. Só quero trabalhar para o povo e pela minha cidade com respeito, serenidade e dedicação;

5. Não quero fazer da política e do mandato conferido a mim pelo povo de Tarauacá, um instrumento de barganha para ganhar dinheiro, acumular bens materiais ou qualquer outro favorecimento pessoal;

6. Meu mandato é e será sempre um instrumento de defesa dos interesses coletivos da população de Tarauacá;

7. Quanto ao meu posicionamento na Câmara de Vereadores, quero dizer que não esperem de mim uma vereadora que fará jogo político para justificar interesses de pessoas ou grupos de situação ou oposição visando exclusivamente a eleição de 2014 ou 2016;

8. Quanto ao meu posicionamento em relação a atual administração municipal, quero deixar claro que não tenho nenhum tipo de “relacionamento incestuoso” com, pessoas, grupos ou os partidos que estão no poder;

9. Reafirmo mais uma vez que não quero “carregar” na minha incipiente missão política, o rótulo conservador de “oposição” ou “situação”. Não sou política carreirista. Nem tudo está certo, porém, nem tudo está errado. Elogiar, criticar e ser propositiva. Esse é meu papel.

10. Por fim, quero manifestar meu respeito aos meus colegas vereadores, apesar das nossas diferenças de pensamento e de atuação, sei que no coração deles há o desejo servir ao povo, cada um seguindo a sua consciência.

JANAINA FURTADO

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

JANAINA FURTADO VEREADORA: VISITA AO COMPLEXO INDUSTRIAL FLORESTAL DE TARAUACÁ

Secretário Edvaldo Magalhães

Ontem (quarta feira) à tarde tive a oportunidade de acompanhar uma visita do  Secretário Edvaldo Magalhães (SEDENS), ao Complexo Industrial Florestal de Tarauacá, um grande investimento que está sendo realizado em Tarauacá pelo Governo do Acre, previsto para ser inaugurado em 2014. 

Ao lados dos líderes comunitários Zé gomes e Gilson amorim

Fiquei impressionada e ao mesmo tempo feliz com a grande estrutura que está sendo montada tanto para a indústria de madeira, quanto para o Pólo Moveleiro que vai disponibilizar aos nossos marceneiros e construtores navais, nada menos que 12 galpões para que sejam instaladas sua pequenas indústrias.

Muitas autoridades presentes na visita

A obra deve gerar emprego e renda para os tarauacaenses, além de proporcionar aos profissionais da área de moveralia e construção naval, estrutura adequada e condições dignas de trabalho.

JANAINA FURTADO

JANAINA FURTADO VEREADORA: PREFEITO EM EXERCÍCIO CHAGAS BATISTA PARTICIPA DA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS PROFESSORES

Janaína Furtado

Na noite de terça-feira, 22, o prefeito em exercício, Chagas Batista acompanhado do secretário de Educação, Edmundo Maciel participou da sessão solene em homenagem aos professores de Tarauacá na Câmara Municipal, proposta pela vereadora, Janaína Furtado.

JANAINA FURTADO VEREADORA: CÂMARA MUNICIPAL REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR

Janaína Furtado

Ontem (22), a Câmara Municipal de Tarauacá realizou uma Sessão Solene em homenagem aos professores. Todos os presentes, convidados e autoridades, parabenizaram a Casa pelo reconhecimento ao profissional do ensino. A Sessão contou com um ícone da educação tarauacaense com décadas de dedicação, professora Francisca Aragão.

Após a abertura da mesma pelo Presidente da Casa, vereador Manoel Monteiro foi facultada a palavra aos Vereadores e convidados homenageados, dentre eles estavam a já citada professora Francisca Aragão, coordenadora do Núcleo de Educação Estadual em Tarauacá, Edmundo Maciel, Secretário de Educação Municipal, Professora Elmira Coelho, gestora da Escola Rosaura Mourão, Sarilândia gestora da Escola Donizete Mota, Eurico Paz, Presidente do SINTEAC/TK, o Vice-prefeito Chagas Batista e a vereadora Janaína Furtado juntamente com os vereadores Jesus Sérgio, Marlindo, Mirabor Leite, Nasso Kaxinawá e João Moreira.

Ficou com a vereadora Janaína Furtado propositora da Sessão e também professora, a abertura dos discursos. Lembrou que foi alfabetizada pela mãe ainda no seringal onde morava, e por saber de todas as dificuldades que passa um professor sempre apoiara a classe na Câmara Municipal no que diz respeito a reivindicações justas. Após, foi a vez da professora Francisca Aragão onde disse que ser professor é na verdade um sacerdócio, tem que antes de tudo gostar da profissão, pois além do conhecimento científico, compromisso e responsabilidade o professor tem que ter vocação na alma, porque, professor é a mãe de todas as outras profissões.

Veja mais no Blog da Câmara

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

JANAINA FURTADO VEREADORA: UMA HOMENAGEM AOS VALOROSOS PROFESSORES DE TARAUACÁ

Janaina Furtado Vereadora

Realizamos ontem (22), uma Sessão Solene em homenagem aos professores de Tarauacá. Eu e meus colegas vereadores, recebemos na câmara, o Prefeito em Exercício Chagas Batista, Secretário de Educação Edmundo Maciel, Coordenadora do Núcleo de Educação Francisca Aragão, Presidente do Sinteac Eurico Paz, diretores de escolas e professores.

Apesar da pouca participação dos profissionais da educação, a sessão cumpriu um papel importante em que o parlamento municipal manifestou seu apoio a causa dos professores, relembrou momentos de nossa história protagonizados pelos professores e cobrou melhoria na vida da categoria.

Sessão Solene

Como professora e vereadora, me senti orgulhosa por ser a autora da proposta, cumprindo assim minha missão de representar bem a população, especialmente meus colegas professores.

Mais uma vez registo aqui minhas homenagens a esses valorosos profissionais da educação que são responsáveis pela formação intelectual e moral de nossa gente.

Janaina Furtado